Suécia: O que fazer em Estocolmo – Roteiro de 2 ou 3 dias

5
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias

Confira este roteiro detalhado e cheio de dicas sobre o que fazer em Estocolmo, a linda capital da Suécia! Separamos as melhores atrações na cidade para você curtir ao máximo o que essa linda cidade tem a oferecer!

A CIDADE DE ESTOCOLMO

De todas as capitais da Escandinávia a que mais nos cativou foi Estocolmo. A cidade é muito mais bonita do que imaginávamos. Com uma história que remota ao século VI a.C., a capital da Suécia é também a cidade mais populosa dos países nórdicos com quase 950 mil habitantes (1,5 milhão considerando a zona metropolitana). Estocolmo é uma cidade deliciosa para caminhar, mesmo sendo formada por 14 pequenas ilhas, que são recordadas pelo lago Mälaren, que encontra com o mar Báltico.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Vista de uma das ilhas de Estocolmo

Desde o século XIII, Estocolmo é o centro cultural, político, administrativo e econômico da Suécia. O centro medieval, conhecido como Gamla Stan, ainda preserva diversas características do passado. Atualmente, a cidade é uma das mais ricas do planeta, com altos índices de desenvolvimento econômico e social, e baixíssimos índices de violência.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Ruela no centro medieval de Estocolmo
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Prédios no centro de Estocolmo

O metrô de Estocolmo, inaugurado em 1950, é conhecido pela decoração de suas estações e é considerado a “galeria de arte mais longa do mundo”. A Suécia é uma monarquia e a residência oficial do monarca sueco e seu local de trabalho é o Palácio Real de Estocolmo. Já o Palácio de Drottningholm, localizado nos arredores da cidade, é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e serve como residência privada da família real sueca.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Impossível não se apaixonar por Estocolmo!

O QUE FAZER EM ESTOCOLMO

Todas as dicas de atrações sugeridas neste post foram colocadas no mapa interativo abaixo para facilitar a localização na cidade. Separamos uma sugestão de roteiro para os 3 dias na cidade, indicando por cores, conforme a legenda a seguir:

  • DIA 1: GAMLA STAM & ARREDORES (azul)
  • DIA 2: DJURGÅRDEN (roxo)
  • DIA 3: 2 ATRAÇÕES QUE DEMANDAM MAIS TEMPO E/OU MAIS DISTANTES (verde)

IMPORTANTE: Vale lembrar que a moeda utilizada na Suécia não é o Euro, mas sim a Coroa Sueca.

DIA 1: GAMLA STAN

Neste primeiro dia, nossa recomendação é se concentrar na região de Gamla Stan e arredores. Gamla Stan é a uma pequena ilha que abriga a antiga cidade medieval onde Estocolmo foi fundada no ano 1252.  Esta região pitoresca preservou o ar medieval, sendo repleta de ruelas estreitas de pedra, edifícios antigos, lojas, cafés e restaurantes. É uma delícia andar pelos pequenos becos, descobrindo a cidade. Acorde cedo e com muita disposição para caminhar, pois a programação do dia será intensa.

1. STADSHUSET (PREFEITURA DE ESTOCOLMO)

Situada em uma localização próxima de Gamla Stan, um dos locais obrigatórios para visitar em Estocolmo é a sua prefeitura. Isso porque é lá acontece a cerimônia de entrega dos prêmios Nobel todos os anos no mês de dezembro. O interior da prefeitura é suntuoso e as salas são divinas! No entanto, as visitas às principais salas do edifício são permitidas somente através de tours guiados, que incluem o Golden Hall e seus mosaicos dourados, e a sala azul de banquetes, onde ocorre o jantar no dia em que os prêmios são entregues.

Salão Dourado da prefeitura de Estocolmo, com seus 18 milhões de azulejos de mosaico em ouro

A torre de 106 metros de altura também pode ser visitada através de um tour guiado (os ingressos para as duas atrações devem ser comprados separadamente). Para visitar a prefeitura, não é possível agendar com antecedência. Os ingressos são vendidos somente no dia da visita na bilheteria do local. Depois de fazer o seu tour, não deixe de visitar os jardins que ficam do outro lado do prédio. A vista da baía Riddarfjärden é simplesmente incrível!

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
A torre da prefeitura também pode ser visitada
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Jardim que fica atrás do prédio da prefeitura
  • Endereço: Hantverkargatan 1, 111 52 Estocolmo, Suécia
  • Horários / Entrada:
    • Tours: tours a cada meia hora a partir de 9h30 (horários variam conforme o período do ano – confira a página oficial) | de abril a outubro SEK 110 / de novembro a março SEK 90 | grupos de 10 ou mais pessoas devem marcar um tour privado com antecedência
    • Torre: visitas somente de maio a setembro a cada 40 minutos a partir de 9h10 (confira o calendário neste link) | máximo de 30 pessoas a cada horário | SEK 50
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Estátua no jardim da prefeitura de Estocolmo

2. KUNGLIGA SLOTTET (PALÁCIO REAL DE ESTOCOLMO)

O Palácio Real de Estocolmo é a residência oficial do Rei da Suécia. Ele é utilizado para fins representativos pelo Rei enquanto exerce suas funções como chefe de Estado e para recepções oficiais. O primeiro edifício construído neste local foi uma fortaleza com uma torre central erguida no século XIII. A fortaleza cresceu e se tornou um castelo, conhecido como Tre Kronor, decorado com três coroas. No entanto, em 1697, o castelo foi destruído por um incêndio. A construção do novo palácio só terminou em 1760.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Teto decorado no Palácio Real

Desde então, não houve mudanças importantes no palácio desde a sua conclusão, apenas alguns ajustes, novos interiores, modernização e redecoração para diferentes monarcas e suas famílias, pintura das fachadas e adição dos museus do palácio. Ao todo, o palácio possui mais de 600 cômodos, distribuídos em 7 andares, mas é claro que não são todos eles que estão abertos à visitação. É possível visitar os salões de Estado, com interiores esplêndidos dos séculos XVIII e XIX, em que são feitas recepções e são recebidos convidados ilustres; o Rikssalen com o trono de prata da rainha Kristina e Ordenssalarna (Salões da Ordem da Cavalaria).

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Trono de prata

É possível também visitar o Tesouro, onde ficam as joias da Coroa; o Museu Tre Kronor, que mostra o palácio no seu período medieval; uma Capela; e o Museu de Antiguidades de Gustavo III. O Palácio ainda conta com uma área de Armaduras e Armas medievais, além de carruagens de coroação. Para quem gosta de cerimônias de troca de guarda, é possível assistir à troca de guarda real que dura cerca de 40 minutos (confira mais informações sobre dias e horários neste link).

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Obras de arte estão por toda parte
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Lindos salões decorados
  • Endereço: Kungliga Slottet, 107 70 Estocolmo, Suécia
  • Horários: de outubro a abril de terça a domingo de 10h às 16h / maio, junho e setembro de 10h às 17h / julho e agosto de 9h às 17h
  • Entrada: SEK 160 / gratuita com Stockholm Pass
  • Tours guiados: diariamente de maio a setembro
    • 10h30, 13h30 e 15h30: Apartamentos Reais
    • 11h30: Tesouro
    • 11h30 (sábados e domingos somente): Museu Tre Kronor
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Um dos membros da guarda real

3. STOCKHOLMS DOMKYRKOFÖRSAMLING (CATEDRAL DE ESTOCOLMO)

A catedral medieval de Estocolmo, construída em 1279, abriga objetos únicos, como a escultura de “São Jorge e do Dragão” (1489), o lendário “Vädersoltavlan” (1535) e a escultura “José e Maria” de Lena Lervik (2002). Desde 1527, a Catedral é uma igreja luterana, onde são realizadas uma ampla gama de serviços religiosos e concertos. Devido ao seu tamanho conveniente e à proximidade do antigo Castelo Real e do atual Palácio Real, esta igreja tem sediado diversos eventos importantes na história sueca, como coroações, casamentos reais e funerais reais.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fachada da Catedral
  • Endereço: Trångsund 1, 111 29 Estocolmo, Suécia
  • Horários: de janeiro a abril e de outubro a dezembro de 9h às 16h / maio e setembro de 9h às 17h / de junho a agosto de 9h às 18h
  • Entrada: SEK 60 / gratuita com Stockholm Pass
  • Tours:
    • Catedral: tours guiados com no máximo 25 pessoas / custo adicional de SEK 1250
    • Torre: tours guiados com no máximo 15 pessoas / custo adicional de SEK 1250
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Catedral de Estocolmo
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Estátua de São Jorge e o Dragão

4.  STORTORGET

Stortorget é a principal praça da região de Gamla Stan, área medieval de Estocolmo. Ela é a mais antiga praça da cidade e o coração da “cidade velha” de Estocolmo, embora tenha um tamanho reduzido. No local ocorrem manifestações artísticas e, no final do ano, uma famosa feira de Natal com artesanato local e comidas típicas. Uma das áreas mais interessantes da praça são os edifícios de números 14 ao 22, com pinturas bastante coloridas. Aproveite para caminhar tranquilamente pelas diversas ruelas dão acesso à praça.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
As casinhas coloridas e o antigo poço decoram a praça

Um dos prédios mais famosos localizados na Stortorget é da antiga Bolsa de Valores de Estocolmo. Atualmente, o edifício é ocupado pelo Museu do Prêmio Nobel, Academia Sueca e Biblioteca do Nobel.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Ruelas no entorno da praça

5. NOBELMUSEET (MUSEU DO PRÊMIO NOBEL)

Aberto em 2001, o objetivo do Nobel Museum é difundir o conhecimento, bem como criar interesse e discussão em torno das ciências naturais e cultura através de técnicas criativas de aprendizagem e exibição, tecnologia moderna e design elegante. O museu presta uma homenagem a alguns dos vencedores em mais de mais de um centenário se história do prêmio. Há exposições interativas bem interessantes e muitas informações sobre todas as áreas que o Nobel premia.

  • Endereço: Stortorget 2, 103 16 Estocolmo, Suécia
  • Horários: 
    • de junho a agosto: diariamente de 9h às 20h
    • de setembro a maio: terças de 11h às 20h / quartas às sextas de 11h às 17h / sábados e domingos de 10h às 18h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: SEK 120 / gratuita às terças-feiras de 17h às 20h / gratuita com Stockholm Pass

Leia mais: Suécia: Museu do Prêmio Nobel em Estocolmo

6. KUNGSTRÄDGÅRDEN (PARQUE CENTRAL DA CIDADE)

Kungsträdgården é o parque mais central de Estocolmo, com raízes históricas nos anos 1400. O parque tornou-se um dos locais mais importantes da cidade e sua localização central, um local perfeito para eventos na cidade de Estocolmo. Festivais diversos com comida, concertos, instalações culturais, exposições de arte e eventos esportivos são comumente encontrados no local. Nós estivemos na cidade no início do ano, na época das cerejeiras e ficamos recebidos por diversas árvores carregadas ao redor do espelho d’água, formando um cenário belíssimo!

  • Endereço: Jussi Björlings allé 5, 103 91 Estocolmo, Suécia
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Kungsträdgården em um dia lindo de sol em Estocolmo
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Cerejeiras deixando o dia mais bonito

7. MODERNA MUSEET (MUSEU DE ARTE MODERNA)

O Museu de Arte Moderna de Estocolmo está localizado na ilha Skeppsholmen. Neste museu estão expostas obras importantes de artistas como Salvador Dalí, Pablo Picasso e Matisse. Há também um calendário recheado com exposições temporárias e palestras para quem curte arte moderna.

  • Endereço: Exercisplan 4, 111 49 Estocomo, Suécia
  • Horários: terça e sexta de 10h às 20h / quarta e quinta de 10h às 18h / sábado e domingo de 11h às 18h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: SEK 150
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Obras de Picasso no Moderna Museet. Foto: divulgação

8. FOTOGRAFISKA (MUSEU DE FOTOGRAFIA)

Se ainda sobrou tempo (e fôlego) é possível terminar o dia dando um pulinho no Fotografiska, um museu fundado em 2010 que é dedicado à fotografia. É um excelente local para quem adora fotografia, comida e música, contando com exposições de fotógrafos conhecidos internacionalmente. A dica é deixar essa atração por último no dia porque o museu fecha bem tarde da noite e você pode deixar até mesmo para jantar no local, pois o museu conta com várias opções gastronômicas.

  • Endereço: Stadsgårdshamnen 22, 116 45 Estocolmo, Suécia
  • Horários: de domingo a quarta de 9h às 23h / de terça a sábado de 9h às 1h
  • Entrada: SEK 135 – compre o ticket aqui / gratuita com Stockholm Pass
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fotografiska, um museu dedicado à fotografia. Foto: divulgação

DIA 2: DJURGÅRDEN

Na ilha de Djurgården ficam diversos museus a servem visitados no segundo dia em Estocolmo: o Historiska Museet, Nordiska Museet, o incrível e imperdível Vasa Museet e o museu ao ar livre Skansen. Todos eles estão inclusos na tarifa do Stockhom Pass, exceto o ABBA The Museum, interessante para quem é fã da antiga banda dos anos 1970.

9. HISTORISKA MUSEET (MUSEU DE HISTÓRIA SUECA)

O Museu da História Sueca é um museu que cobre a história arqueológica e a história cultural sueca desde o período Mesolítico (Idade da Pedra) até os dias atuais. Fundado em 1866, atua como uma agência governamental e tem a tarefa de preservar os itens históricos suecos, além de tornar o conhecimento sobre a história disponível para o público. A coleção do museu abriga coleções de arte e objetos históricos reunidos por monarcas suecos desde o século XVI. Não deixe de visitar a galeria dos Vikings e Sala de Ouro.

  • Endereço: Narvavägen 13-17, 114 84 Estocolmo, Suécia
  • Horários: de terça a domingo de 11h às 17h (quarta até 20h) / fechado às segundas
  • Entrada: gratuita
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Galeria dos Vikings

10. NORDISKA MUSEET (MUSEU NÓRDICO)

Inaugurado em 1873, o Museu Nórdico é dedicado à história cultural e à etnografia da Suécia no início do período moderno (a partir de 1520) ao período contemporâneo. O museu foi fundado por Artur Hazelius, que também fundou o museu ao ar livre Skansen (falaremos dele em breve). O acervo do Nordiska é impressionante, abrigando mais de 1,5 milhão de objetos em suas coleções. O arquivo do museu também abriga uma extensa coleção de documentos e aproximadamente 6 milhões de fotografias datadas da década de 1840 até os dias atuais.

  • Endereço: Djurgårdsvägen 6-16, 115 93 Estocolmo, Suécia
  • Horários: de terça a domingo de 11h às 17h (quarta até 20h) – nos meses de junho a agosto o horário é até as 18h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: SEK 100 / gratuita com Stockholm Pass
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
O lindo edifício do Nordiska Museet

11. VASA MUSEET (MUSEU DO NAVIO VASA)

Na nossa opinião, esta é a melhor atração de Estocolmo! Construído entre 1626 e 1628, o Vasa é um navio de guerra feito todo em madeira que naufragou em sua viagem inaugural. Ao que tudo indica houve um erro de engenharia. Em 1956, o Vasa foi localizado e começou-se, então, a estudar possibilidades de resgatá-lo, o que acabou ocorrendo em 1961. O Vasa foi resgatado praticamente intacto e um grande projeto de restauração começou a ser feito para poder preservá-lo. Ao final do projeto de restauração, foi possível manter 98% da estrutura original do Vasa. Visitando o Vasa Museum é possível ver como o trabalho feito foi algo magnífico e não é à toa que o navio acabou se tornando um símbolo da Suécia e uma das atrações mais visitadas do país.

  • Endereço: Galärvarvsvägen 14, 115 21 Estocolmo, Suécia
  • Horários: de janeiro a maio e de setembro a dezembro: de quinta a terça de 10h às 17h / quarta de 10h às 22h | de junho a agosto: diariamente de 8h30 às 18h
  • Entrada: 130 SEK / gratuita com o Stockholm Pass

Leia mais: Suécia: Museu Vasa – o navio resgatado de Estocolmo

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
O Museu Vasa é incrível e cheio de história

12. SKANSEN (MUSEU AO AR LIVRE)

Essa é uma das atrações mais indicadas para quem está viajando em família, pois é diversão garantida para a garotada, além de proporcionar uma imersão na cultura nórdica. Fundado em 1891, e com 300 mil m², o Skansen é o primeiro museu ao ar livre e zoológico da Suécia. Seu objetivo é mostrar o modo de vida nas diferentes partes da Suécia antes da era industrial. O museu fica no alto de um morro e, quem quiser, pode usar um funicular para auxiliar na íngrime subida.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Uma das entradas do Skansen

O Skansen é uma das atrações mais famosas de Estocolmo, atraindo mais de 1,3 milhão de visitantes todos os anos. Em sua área, há uma réplica perfeita de uma cidade do século XIX. Ali ficam atores vestidos com trajes típicos, demonstrando habilidades no trabalho executado no passado por artesãos, curtidores, sapateiros, ourives, padeiros e vidraceiros.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Moinho de vento
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Construções podem ser visitadas por dentro

Há também um zoológico ao ar livre que contém uma ampla gama de animais escandinavos, incluindo bisonte, urso marrom, alce, lince, lontra, raposa vermelha, rena, lobo, entre outras raças raras de animais. Desde 1903, no início de dezembro, a praça central do Skansen abriga um popular mercado de Natal, que atrai cerca de 25 mil visitantes por semana. No verão, há exibições de dança folclórica e concertos variados.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Urso no zoológico do Skansen
  • Endereço: Djurgårdsslätten 49-51, 115 21 Estocolmo, Suécia
  • Horários: confira os horários de cada dia antes de visitar porque mudam em datas comemorativas e feriados no país
    • Parque e Zoológico: de janeiro a março e de outubro a dezembro de 10h às 15h (16h nos fins de semana) / abril de 10h às 16h / de maio a junho e setembro de 10h às 18h / julho e agosto de 10h às 20h / dezembro de 10h às 18h
    • Casas Históricas: de maio a setembro de 10h às 17h (ou mais tarde) / de outubro a abril (número limitado de casas) de 11h às 15h
  • Entrada: variam entre SEK 120 e SEK 180 dependendo da época do ano / ticket combinado com o Aquário (Aquaria Vattensmuseum – Endereço: Falkenbergsgatan 2, 115 21 Estocomo, Suécia) varia entre SEK 220 e  SEK 280 / gratuita com Stockholm Pass
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Linda vista da cidade a partir do alto do Skansen
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Torre com a bandeira da Suécia no meio do Skansen

13. ABBA THE MUSEUM

Para os fãs da antiga banda sueca ABBA, que emplacou diversos sucessos nos anos 1970, este local para incluir no roteiro. O museu foi fundado em 2013, e exibe coleções em um ambiente contemporâneo e interativo. Ele foi inspirado no Museu dos Beattles, em Liverpool. O ABBA The Museum é o lar permanente da exposição itinerante ABBAWORLD que passou pela Europa e a Austrália durante os anos de 2009 e 2011. O museu abriga figurinos utilizados no palco que foram doados pelos membros da banda. Existem também várias estações de áudio e vídeo interativas que permitem aos visitantes tocar músicas da banda. Uma opção interessante para quem quer recordar as canções do filme/musical Mamma Mia!.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Entrada do ABBA The Museum
  • Endereço: Djurgårdsvägen 68, 115 21 Estocolmo, Suécia
  • Horários: de outubro a início de dezembro diariamente de 10h às 18h (quarta até 19h) / veja a tabela completa de horários em dias específicos neste link
  • Entrada: SEK 250 – compre o ticket online sem filas
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
O Paulo entrou na brincadeira!
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Diversos artigos à venda na lojinha do museu, como essa caneca “Dancing Queen”

DIA 3: DICAS PARA QUEM TEM TEMPO SOBRANDO

O terceiro dia em Estocolmo é para quem tempo sobrando já que as duas atrações que vamos indicar demandam pelo menos meio dia cada uma. Uma delas é um parque de diversões, uma opção interessante para quem viaja com os pequenos. A outra, é um palácio real que fica afastado do centro de Estocolmo e pode ser visitado combinando com um agradável passeio de barco. Se você escolher uma dessas opções e ainda sobrar tempo, pode incluir no roteiro um dos museus (dos dias anteriores que sugerimos) para visitar com mais tempo.

14. GRÖNA LUND (PARQUE DE DIVERSÕES)

Aberto em 1883, o Gröna Lund é um parque de diversões de 15 hectares, que é uma opção interessante de entretenimento para quem viaja com crianças. Ele é o parque de diversões mais antigo da Suécia e, atualmente, abriga 31 brinquedos, sendo 7 montanhas-russas. O Gröna Lund possui a maioria das atrações comuns aos parques de diversões, como um túnel do amor e montanhas-russas. Durante os meses de verão, o parque costuma abrigar diversos concertos musicais. O recorde foi um show de Bob Marley, que atraiu 32 mil pessoas em 1980. Para quem já foi a Copenhagen, o Gröna Lund segue o mesmo estilo do Parque Tivoli.

  • Endereço: Lilla Allmänna Gränd 9, 115 21 Estocolmo, Suécia
  • Horários: aberto entre final de abril e final de setembro; horários variam, abrindo pela manhã e fechando à noite (confirmar dias e horários no site oficial)
  • Entrada: SEK 115 (entre 7 e 64 anos; demais idades é gratuita) – compre online aqui
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Entrada do parque de diversões
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Brinquedos do parque vistos de uma outra ilha de Estocolmo

15. DROTTNINGHOLM PALACE (PALÁCIO REAL)

Para os adultos, a dica é curtir o último dia em Estocolmo visitando o Palácio Drottningholm. Para quem adquirir o Stockholm Pass, está incluso gratuitamente um passeio de barco para chegar até o local. Este palácio, construído por volta de 1600 e inspirado nos palácios franceses, está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. A visita ao palácio inclui a combinação de diversos elementos como o exótico Pavilhão Chinês, um teatro e belíssimos jardins e áreas verdes. A ala sul do Palácio Drottningholm abriga a residência privada do rei e da rainha da Suécia, não ficando aberta à visitação pública.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Drottningholm Palace. Foto: Gomer Swahn
  • Endereço: 178 02 Drottningholm, Suécia
  • Horários: confira todos os horários neste link
    • primeira semana de janeiro diariamente de 12h às 15h30
    • da segunda semana de janeiro até março aos sábados e domingos de 12h às 15h30
    • abril diariamente de 11h às 15h30
    • de maio a setembro diariamente de 10h às 16h30
    • outubro de sexta a domingo de 11h às 15h30
    • novembro e início de dezembro aos fins de semana de 12h às 15h30
    • fechado nas 3 últimas semanas de dezembro
  • Entrada: SEK 130 / ticket combinado com Chinese Pavilion (maio a setembro) SEK 190 / gratuita com Stockholm Pass e ainda inclui um passeio de barco
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Pavilhão Chinês. Foto: divulgação

TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM ESTOCOLMO

FORA DE ESTOCOLMO

DICA DE ECONOMIA: STOCKHOLM PASS 

Já sabendo que Estocolmo não é uma cidade barata, dicas de economia são sempre bem vindas, não é mesmo? Uma boa opção para economizar é adquirir o Stockholm Pass, um cartão que inclui entrada gratuita a mais de 60 atrações (entre elas o Vasa Museum, Skansen, Palácio Real, Nobel Museum, Nordic Museum); tours gratuitos de ônibus e barco pela cidade de Estocolmo, ilhas e canais; e um guia impresso com todas as dicas da cidade. Nós testamos e aprovamos! Há opções para 1, 2, 3 ou 5 dias. Os preços do Stockholm Pass são os seguintes:

  • 1 dia: SEK 595 adulto / SEK 298 criança
  • 2 dias: SEK 795 adulto / SEK 398 criança
  • 3 dias: SEK 995 adulto / SEK 498 criança
  • 5 dias: SEK 1295 adulto / SEK 648 criança

*criança: entre 6 e 15 anos

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Stockholm Pass. Foto: divulgação

LUGARES DE COMPRAS / RESTAURANTES

  • Drottninggatan: A “Rua da Rainha” é uma rua de pedestres que possui 1,5 km de extensão recheada de lojas variadas e restaurantes, bares e cafés.
  • Östermalms Saluhall: É uma espécie de mercado municipal sofisticado, com frutas frescas, queijos, peixes, além da presença de restaurantes finos. Está passando por um processo de renovação e deverá ficar pronto em 2018.
  • Sturegallerian: Uma galeria de lojas exclusivas, com uma área total de aproximadamente 13.000 m². É composta por cerca de 60 lojas, restaurantes, cafés e bares.
  • Gallerian: Aberto em 1976, tornou-se o primeiro shopping no centro de Estocolmo. O interior conta com muitas lojas de moda, beleza, design de interiores, brinquedos e eletrônicos, além de uma variedade de restaurantes e cafés.
Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Drottninggatan, rua de pedestres no centro comercial de Estocolmo

COMO CHEGAR DO AEROPORTO AO CENTRO

Para quem está na dúvida de como chegar do aeroporto de Estocolmo até o centro da cidade, uma das melhores opções é o trem expresso Arlanda Express. O trajeto dura apenas 20 minutinhos e o trem é bem confortável. Para saber todas as dicas, confira o post que já publicamos: Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Trem da Arlanda Express. Foto: site oficial

ONDE SE HOSPEDAR EM ESTOCOLMO

Durante nossa visita a Estocolmo, nós ficamos hospedados no Comfort Hotel Stockholm, um hotel 3 estrelas, da famosa rede de hotéis Comfort Inn. Ele fica localizado ao lado da estação central de trem, onde chegam os trens que fazem o trajeto do aeroporto ao centro de Estocolmo. A cidade tem fama de ser cara e este hotel oferece alguns quartos bem econômicos para os padrões locais. Os quartos são novos, a decoração é colorida e divertida e o café da manhã está incluso na tarifa. Leia todo nosso relato no post: Suécia: Dica de hospedagem em Estocolmo.

Suécia: O que fazer em Estocolmo - Roteiro de 2 ou 3 dias
Um dos quartos do Confort Hotel Stockholm. Foto: divulgação

Agradecemos ao Visit Stockholm pelos ingressos concedidos para visitar as atrações na cidade. Refeições e hospedagem ficaram por nossa conta. Todas as opiniões sobre os lugares visitados foram baseadas em nossas próprias experiências.

Guarde essas dicas no Pinterest!

Suécia: O que fazer em Estolcomo - Roteiro de 2 dias - Viajonários


Leia mais sobre a Escandinávia:

  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Dinamarca
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Finlândia
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Noruega
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre a Suécia
VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

5 COMENTÁRIOS

  1. […] Atualmente, Oslo é o centro econômico e governamental da Noruega. É um centro comercial importante para as indústrias marítimas, sendo o lar de muitas empresas do setor marítimo, algumas das quais estão entre as maiores companhias de navegação, corretores de navios e corretores de seguros marítimos do mundo. Com a Coroa Norueguesa como moeda oficial, a cidade é considerada uma das caras do mundo para se viver. Em contrapartida, já foi considerada algumas vezes uma das melhores cidades do mundo em termos de qualidade de vida. Em Oslo é entregue anualmente o Prêmio Nobel da Paz, o único dos “Nobéis” entregue fora de Estocolmo, na Suécia. […]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui