Inglaterra: Tour no Estádio Olímpico de Londres

0

O Estádio Olímpico de Londres foi construído para as Olimpíadas de 2012 e desde 12 de agosto de 2016 é possível fazer um tour completo pelas arquibancadas, gramado e vestiários. Neste post, contamos a experiência de fazer esse tour com dicas importantes para quem está pensando em incluir a atração no roteiro.

O ESTÁDIO OLÍMPICO DE LONDRES

O Estádio Olímpico de Londres, também conhecido como London Stadium, foi construído na área oeste da cidade no bairro de Stratford, a 10 km do centro da cidade, para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012. O estádio abrigou as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas, além de ter sido palco para as disputas das provas de atletismo. A construção teve início em 2008 e foi finalizada em 2011. A inauguração oficial do estádio ocorreu algumas semanas antes do início das Olimpíadas.

A caminho do Estádio Olímpico de Londres

Após o calendário olímpico, o estádio já sediou o Mundial de Rúgbi em 2015 e sediará o Mundial de Atletismo de 2017 (4 a 13 de agosto), que marcará a despedida definitiva de Usain Bolt. Desde 2016, o estádio é palco dos jogos do clube de futebol West Ham United F.C., que disputa a Premier League, a principal liga de futebol do Reino Unido. Além de eventos esportivos, o Estádio Olímpico de Londres também recebe outros eventos, como concertos musicais. Estima-se que a capacidade do estádio é de pouco mais de 60 mil espectadores para eventos esportivos e quase 80 mil para shows.

Estádio Olímpico de Londres e, ao lado, o ArcelorMittal Orbit

Na Entrada J do estádio há uma calçada com o nome de importantes nomes de atletas e até mesmo de Bobby Moore, o grande ídolo do futebol inglês, capitão da seleção campeão da Copa de 1966.

Calçada com o nome de Bobby Moore e outros atletas do West Ham

COMO COMPRAR TICKETS PARA O TOUR

Há duas formas de comprar tickets para fazer o tour no estádio. É possível comprar pela internet ou pessoalmente. Caso compre pela internet, é preciso selecionar um horário, mas vimos que eles não são tão estritos com o horário de entrada, já que o tour é auto guiado. Em ambos os casos, procure pela loja do estádio (fica em frente à Entrada F).

Loja do Estádio Olímpico local para comprar tickets, artigos esportivos e de um Café no subsolo

Perto dos caixas fica uma pequena bilheteria em que você pode comprar os tickets ou retirar seu comprovante de compra. O funcionário perguntará se você já reservou com antecedência pela internet (vale a pena reservar porque você terá uma economia de £2). Você receberá um comprovante e uma ficha colorida que deverá ser entregue na entrada do tour.

Onde comprar tickets ou retirar o comprovante

Saindo da loja, dirija-se até a Entrada B. Acho legal dar todas as instruções sobre a entrada porque senti falta disso quando estive lá. A minha sorte é que um funcionário estava indo para o local do início do tour e me acompanhou até a entrada, porque eu teria ficado meio perdida, já que faltavam placas indicativas de onde o tour começa.

A placa não indica onde ir

Chegando lá, você precisará passar pela segurança (uma revista rápida caso esteja com bolsa ou mochila). Em seguida, pegue um audio guide para começar a fazer o tour. Há 5 idiomas disponíveis, mas o português não é um deles (tem em espanhol, caso prefira). Como o tour é auto guiado, você pode ver tudo sem pressa, no seu ritmo. O tour completo dura em torno de 1 hora a 1 hora e meia.

Entrada para o tour

COMO É O TOUR NO ESTÁDIO OLÍMPICO

Quando estive visitando o estádio, tudo estava bem tranquilo e deu para ver tudo sem pressa. Era um dia de inverno ensolarado e poucas pessoas estavam por lá. Logo de cara, após pegar o audio guide, subi as escadas rolantes e cheguei a uma área VIP do estádio com um bar/restaurante muito bonitos.

Audio guide com videos e audios para auxiliar no passeio
Parte interna do estádio

A área dá acesso as cadeiras exclusivas, que apenas os mais sortudos (ou endinheirados) conseguem comprar. A vista do gramado é incrível e fiquei imaginando como teria sido bacana assistir às Olimpíadas daquele lugar. No audio guide são passadas mais informações sobre o ídolo do futebol inglês, o jogador Bobby Moore, que além de capitão da seleção inglesa de 1966, foi jogador do time West Ham United F.C. que agora administra o estádio.

Lanchonete da área VIP
Visão interna do gramado
Cadeiras confortáveis
O nome do time West Ham está por toda parte

Saindo desta área, subi novamente as escadas para chegar a “Academia de Futebol”, onde ficam os vestiários. Lá estão expostas as camisas de todos os jogadores do time West Ham United F.C. A camisa número 6 foi de Bobby Moore no passado e este número foi aposentado. Nenhum outro jogador pode utilizar esse número.

Academia de Futebol
Camisas oficiais do West Ham
Área dos chuveiros
Vestiário
A camisa 6 de Bobby Moore não é mais utilizada

Em seguida, o tour nos leva para a área de aquecimento, que foi muito usada pelos atletas durante os Jogos Olímpicos. Há uniformes de atletas e é possível tirar fotos com fundo em montagem para serem compradas depois. Essa parte eu passei porque não costumo gostar dessas foto-montagens. É possível também conhecer as várias salas em que os atletas dão entrevistas para a imprensa após os jogos/provas.

Área de aquecimento
Homenagem aos atletas das Olimpíadas de 2012
Uma das salas de imprensa

O ponto alto do tour fica por conta da visita ao gramado. Siga pelo túnel que dá acesso ao campo para conhecer de perto a área técnica e confortáveis banco dos reservas. A vista do estádio é incrível vista do gramado e aproveitei para bater várias fotos!

Túnel que leva ao gramado
Entrando na área do gramado
Cadeiras do banco de reservas
Vista do gramado do estádio

O tour no Estádio Olímpico é bacana, mas senti um pouco de falta de mais itens históricos expostos. Acho que valeria a pena incluir um museu com alguns itens esportivos, mais fotos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012, videos, etc. Acredito que com o tempo, a ideia é ampliar o tour e deixá-lo ainda mais interessante.

PRESENTE NO FINAL DO TOUR

Terminado o tour, você devolverá o equipamento do audio guide e receberá 2 vouchers. Um deles dá direito a retirar um certificado com o seu nome que comprova a sua presença no tour do Estádio Olímpico de Londres. O outro é de 15% de desconto para consumo de comidas e bebidas no Café do estádio.

Voucher para pegar o certificado

Saindo do local do tour, volte até a loja do estádio e desça as escadas para o subsolo. Lá fica mais uma parte da loja e o Café. Há um totem em que você pode escrever seu nome para imprimir o certificado. Há dois tipos disponíveis: um com a imagem do Estádio Olímpico e outro para quem é fã do time West Ham. No dia em que estive lá este totem estava travado e tive que pedir ajuda para imprimir o meu certificado, mas, no final, deu tudo certo!

Totem para fazer o certificado
Dois tipos de certificado
O meu certificado após o tour

COMO CHEGAR 

  • Metrô: Estação Stratford atendida pela Jubilee Line (cinza) e Central Line (vermelha)
  • Overground: Estação Hackney Wick
  • DLR (trem leve de superfície): Estações Stratford e Pudding Mill Lane

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Estádio Olímpico de Londres (London Stadium)

  • Endereço: Queen Elizabeth Olympic Park, London E20 2ST, Reino Unido
  • Horários: confirme as datas disponíveis no site oficial
    • de março a outubro:
      • de segunda a sexta e domingo de 10h às 16h45 (última entrada às 15h30)
      • sábado de 9h30 às 17h45 (última entrada às 16h30)
    • de novembro a fevereiro:
      • de segunda a sexta e domingo de 10h às 16h15 (última entrada às 15h)
      • sábado de 9h30 às 16h45 (última entrada às 15h30)
    • Café e Loja: abrem 15 minutos antes do primeiro tour e fecham 30 minutos depois do horário final do último tour
  • Entrada: £17 online (reservar com pelo menos 1 dia de antecedência) / £19 na bilheteria
  • Audio guide: oferecido em inglês, alemão, espanhol, francês e italiano


Leia mais sobre tours esportivos em Londres:

Deixe seu comentário