Futebol: Museu e Tour no estádio do Manchester United

1

Manchester é a capital do futebol inglês e nenhuma visita à cidade é completa sem visitar o famoso estádio do Manchester United, um dos clubes de futebol mais tradicionais no mundo. Neste post, divido a experiência de fazer um tour guiado e visitar o museu com itens históricos do clube. Vale a pena conferir e incluir no roteiro!

O MANCHESTER UNITED FOOTBALL CLUB

O Manchester United Football Club é um clube de futebol sediado na área de Old Trafford, na Grande Manchester. O time foi fundado em 1878 com o nome Newton Heath LYR F.C., mudando para o nome atual em 1902. Os “diabos vermelhos” apelido pelo qual são conhecidos, mandam suas partidas desde 1910 no Old Trafford Stadium, com capacidade para mais de 75 mil assentos.

Chegando ao estádio

O time é um dos mais tradicionais e vitoriosos da Inglaterra, acumulando diversos títulos nacionais e internacionais. Mas não é só de títulos que a história do Manchester United é marcada. Em 1958, um desastre aéreo abalou o mundo do futebol, com o falecimento de 8 jogadores do clube em Munique, na Alemanha.

Frente do Old Trafford

Bem em frente ao estádio fica a estátua conhecida pelo nome de “The United Trinity”, que reúne o trio de jogadores George Best, Denis Law e Sir Bobby Charlton. Esse jogadores ajudaram o clube a se tornar a primeira equipe inglesa a vencer a Copa da Europa em 1968.

The United Trinity

O técnico mais famoso da equipe é Alex Ferguson, que ganhou 38 títulos pelo clube, incluindo 13 títulos da Premier League, 5 FA Cup e 2 Ligas dos Campeões da UEFA, entre 1986 e 2013. Na temporada 1998-99, o Manchester United se tornou o primeiro time inglês a conquistar o “treble”, ou seja, na mesma temporada acumular 3 títulos de campeão: Premier League, FA Cup e UEFA Champions League.

Troféus do “treble”, os 3 títulos conquistados na temporada 1998-99

Entre os jogadores importantes na história do clube estão: Rooney, Drogba, Cristiano Ronaldo, Éric Cantona, George Best, Roy Keane, Duncan Edwards, Denis Law, Paul Scholes, Bobby Charlton, Ryan Giggs, Ibrahimović.

TIPOS DE TOUR NO ESTÁDIO DO MANCHESTER UTD

  • Stadium Tours: Este é o tour mais tradicional oferecido no estádio do Manchester United. Com horário marcado, os visitantes podem visitar as dependências do estádio acompanhados por um guia especializado que conta um pouco sobre a história do time, curiosidades sobre o clube e passa informações atualizadas sobre novidades que estão por vir. O tour é oferecido somente em inglês e inclui uma visita ao museu do Manchester United, que também fica no local.
  • The Old Trafford Experience: Além do tour com um guia especializado e vista ao museu, este tour também inclui refeição no Red Café, o restaurante que fica localizado dentro do estádio, proporcionando um passeio mais “família”. O cardápio da refeição pode ser consultado neste link.
Logotipo do Manchester United
  • Legend Tours: Este é o “Tour das Lendas” que é conduzido na companhia de ex-jogadores icônicos, proporcionando uma retrospectiva das maiores vitórias e dos mais preciosos momentos do clube da melhor maneira possível, através das palavras daqueles que estiveram em campo e possuem muita história para contar. O tour tem início às 9h da manhã com café, chá e biscoitos, com direito a perguntas e respostas para o jogador e visita ao estádio. Inclui também um almoço com o jogador em uma área particular, encerrando-se às 13h30. É preciso consultar a agenda para ver quais serão os próximos tours, qual o jogador que irá participar e agendar com antecedência porque a procura é grande e os ingressos bem limitados.
  • Leisure Cruise Tours: Esse tour é, geralmente, oferecido uma vez por mês durante um sábado ou domingo. Ele inclui um pacote exclusivo que permite aos visitantes a chance de pegar uma barco no canal do centro da cidade de Manchester em torno da área de Salford Quays antes de fazer um passeio pelo estádio Old Trafford.

DICAS PARA VISITAR O ESTÁDIO

Eu fiz o tour guiado mais tradicional, disponibilizado diariamente em diversos horários. Recomendo fortemente fazer a reserva pelo site com antecedência, pois a procura é enorme e muitos horários se esgotam rapidamente. Uma outra dica importante é chegar ao estádio entre 1 hora e 1 hora e meia antes do início do tour para visitar o Museu do Manchester United. Lá dentro, há um alto falante que fica chamando (em diversos idiomas) as pessoas conforme o horário agendado do tour. Quando chegar o seu horário, desça até o último piso para aguardar o seu guia.

Depois de visitar o museu, desça as escadas para ir até a área do ponto de encontro para o início do tour

Eles conferem o horário que está no crachá que você vai receber na recepção. Não há como entrar em um tour com um horário diferente do que você agendou. É melhor ver o museu antes de fazer o tour, porque o tour termina na loja do clube e não dentro do estádio. Se você quiser entrar novamente para ver o museu, terá que caminhar até o local e passar pela segurança de novo.

Crachá entregue na recepção tem o dia e horário do tour

MUSEU DO MANCHESTER UNITED

Conforme mencionei anteriormente, o museu será o primeiro lugar a ser visitado. Mesmo que você chegue em cima da hora, terá que passar pelo museu para chegar à área de onde saem os tours. O museu procura recontar toda a história do clube, desde os seus primórdios, como foi criado, além de destacar grandes vitórias e grandes jogadores até os dias atuais. Há videos e diversos objetos históricos que contam a trajetória do clube ao longo dos anos. Há uma homenagem ao ex-técnico Alex Ferguson, além de áreas dedicas à torcida, jogos disputados com times de outros continentes e uma belíssima galeria com os troféus já conquistados pelo clube. Uma das exposições mais emocionantes diz respeito ao acidente aéreo de 1958 que casou a morte de jogadores do time e abalou o esporte.

Entrada do Museu
Itens históricos do clube
Galeria com grandes nomes do clube
Galeria dos troféus
Uniformes históricos

COMO É O TOUR GUIADO PELO ESTÁDIO

Depois de visitar o museu, desci as escadas para chegar ao ponto de encontro para o início do tour. Enquanto aguarda é possível visitar uma exposição especial sobre o “treble” da temporada de 1998-99. Há também diversas mesas de pebolim e outros jogos. É preciso pagar £1 para ter acesso a cada um dos jogos. Vi diversas famílias com crianças aproveitando o momento para divertir a galerinha.

Exposição especial sobre o “treble”
Área com mesas e diversos jogos

Pontualmente, o guia nos chamou pelo horário do tour. Todos os crachás foram conferidos antes do nos encaminharem para o estádio. O primeiro contato com o estádio é incrível! As cadeiras todas vermelhas fazem um contraste belíssimo com o gramado verdinho e bem cuidado do estádio.

Visitando a área das arquibancadas
O tour é guiado e feito com um grupo de pessoas
Vista panorâmica do Old Trafford

O passeio continuo pela sala de imprensa. Eu até achei a sala bem apertadinha para um time do porte do Manchester United. Ela ficou bem cheia com o grupo com o qual eu estava participando do tour, como pode ser visto na foto abaixo.

Sala de imprensa

O guia foi nos levando para avistar o gramado de diversos ângulos diferentes e o mais bacana é justamente o que mostra o nome do clube todinho escrito nas cadeiras da arquibancada.

Vista do meio da arquibancada
Corredores do Old Trafford

Em seguida, fomos visitar os vestiários tanto o do time da casa, quanto dos adversários. Camisas penduradas mostravam o local onde cada um dos jogadores do time atual costumam ficar. No vestiário dos adversários ficam camisas de diversos jogadores importantes que já jogaram contra o Manchester United.

Vestiário do Manchester United
Camisas dos jogadores atuais
Vestiário do time visitante com camisas de jogadores importantes que foram adversários do Manchester United

Na parte final do tour, entramos pelo túnel que dá acesso ao gramado para ficar pertinho do campo. Pudemos conhecer o banco de reservas e ver tudo de pertinho, mesmo sendo proibido pisar no gramado.

Vendo o gramado de pertinho
Banco de reservas
Vista das cadeiras que ficam próximas ao gramado

CAFÉ E LOJA DO MANCHESTER UNITED

Além do tour guiado e do museu, há ainda mais dois lugares possíveis de visitar: o Red Café, que serve café da manhã, almoço, drinks, cafés e abriga, até mesmo, festas infantis; e a Megastore, a loja oficial de produtos do clube, que vende diversos artigos como camisas, bolas, canecas e diversos artigos para presente. Em um espaço de 17 mil m², mais de 800 tipos de produtos estão disponíveis na loja para os fanáticos pelo Manchester United.

Loja do Manchester United
Há diversos artigos para presentes com o logotipo do clube
Depois do tour, vá até a área indicada na loja para retirar o seu certificado da visita

COMO CHEGAR AO ESTÁDIO DO MANCHESTER UTD

  • TÁXI: Quem chega à estação de trem Manchester Piccadilly pode pegar um táxi até o estádio. Como o Old Trafford fica afastado do centro do Manchester, o trajeto leva cerca de 15 minutos.
  • TRANSPORTE PÚBLICO: Essa foi a alternativa que utilizei para chegar ao estádio. Pegue o ônibus número X50, que sai do terminal Piccadilly Gardens (Stop K) sentido Trafford Centre. O pagamento do bilhete é feito diretamente para o motorista (peça o return ticket). O trajeto leva cerca de 30 minutos e custa £4.30. Desça no ponto Old Trafford, Matt Busby Way. Basta atravessar a rua e caminhar até o estádio. Guarde o bilhete com você e mostre para o motorista na volta. Para informações de rota, horários e preços, consulte o site oficial da empresa de ônibus. Há outras formas de chegar usando combinações de metrô + ônibus, mas a citada acima é a mais simples. A estação de trem localizada ao lado do estádio só funciona em dias de jogo.
Bilhete do ônibus de Manchester

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Old Trafford Stadium – Estádio do Manchester United

  • Endereço: Sir Matt Busby Way, Stretford, Manchester M16 0RA
  • Horários:
    • Tours no estádio: diariamente entre 9h40 e 16h30 (15h30 aos domingos), com duração de cerca de 70 a 80 minutos | não há tours em dias de jogos – confira os horários neste link
    • Tours especiais: datas selecionadas
    • Museu: aberto diariamente de segunda a sábado de 9h30 às 17h e de 10h às 16h no domingo | fechado em dias de jogos
  • Tours: compre tickets online neste link
    • Stadium Tours: £18 (inclui tour guiado e visita ao museu)
    • Tours especiais:
      • The Old Trafford Experience: £25 (inclui tour, museu e refeição no Red Café)
      • Legend Tours: £120 (tour com um antigo craque do clube)
      • Leisure Cruise Tours: £30 (inclui tour guiado, museu e um cruzeiro)
  • Importante: É preciso passar pela segurança antes de acessar a área do museu e do início do tour. Malas grandes devem ser evitadas.


Veja mais posts sobre futebol na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui