Futebol: Museu e Tour no estádio do Arsenal em Londres

0

Que tal aproveitar sua passagem por Londres para conhecer o Emirates Stadium, o tradicional estádio do Arsenal e conhecer o museu que conta a história do clube? Neste post contamos em detalhes como fazer o tour e dicas para aproveitar sua visita da melhor forma possível.

O ARSENAL FOOTBALL CLUB

O Arsenal Football Club, fundado em 1886, é um dos times mais tradicionais da Inglaterra e atua na Premier League, o campeonato mais importante do Reino Unido. Seu estádio atual, conhecido como Emirates Stadium, foi inaugurado em 2006. Ele tem capacidade para 60 mil torcedores, sendo o terceiro maior estádio do Reino Unido, atrás de Wembley (que pertence à seleção inglesa) e do Old Trafford (que pertence ao Manchester United). Toda a história desde os primórdios do clube, a construção de seu atual estádio, seus principais jogadores (que incluem o francês Thierry Henry, o holandês Dennis Bergkamp e o brasileiro Gilberto), troféus e fatos históricos podem ser encontrados no Museu do Arsenal que fica localizado ao lado do estádio.

Panorâmica da frente do estádio
Frente do estádio com uma calçada repleta de nomes famosos de jogadores

Do lado de fora do estádio ficam 4 estátuas: dos jogadores Thierry Henry, Dennis Bergkamp e Tony Adams; e de Hebert Chapman, que foi treinador do clube entre 1925 e 1934 e ganhou os primeiros títulos nacionais da história do time.

Bergkamp
Tony Adams
Hebert Chapman
Thierry Henry

TIPOS DE TOUR NO ESTÁDIO DO ARSENAL

  • Tour auto guiado: é o tour tradicional feito no seu ritmo através de um audio guide que faz o visitante visitar as áreas do estádio na ordem (há números em cada lugar, os quais correspondem ao número que você deve digitar no aparelho); está disponível em 9 idiomas, inclusive português
  • Tour em dia de jogo: é um tour especial disponível somente nos dias em que há partidas disputadas no estádio; o tour não dá acesso ao túnel de entrada no campo e os vestiários
Há vários tours disponíveis no Estádio do Arsenal
  • Legends Tour: o tour é guiado por uma lenda (antigo jogador do Arsenal) que vai revelar seus pensamentos sobre a equipe atual
  • VIP Lengends Tour: é o Legends Tour com algumas melhorias como: bebidas no Arsenal Museum pela manhã, explorar os bastidores do estádio não acessíveis para o público em geral, almoço com um famoso ex-jogador no Diamond Club (vinho e cerveja inclusos), autógrafos em itens do Arsenal que você possuir

COMO É O TOUR AUTO GUIADO

Eu optei por fazer o tour auto guiado pelo estádio. Comprei o ingresso pela internet (não é necessário comprar antecipadamente) e, quando cheguei ao estádio, entrei na Loja do Arsenal (The Arsenal Armoury). À direita fica um balcão para comprar tickets ou mostrar a confirmação da compra feita pela internet (pelo celular ou impressa). Você receberá da funcionária um fone de ouvido na cor vermelha que será o seu acesso para o tour e para o museu. Tudo é muito bem indicado e você só precisa selecionar o número correspondente ao local que estiver visitando para ouvir a explicação sobre características de cada lugar do estádio. Eu, particularmente, adoro tours auto guiados porque é possível seguir no ritmo que queremos. Dá para tirar fotos bacanas sem aquela multidão de pessoas no mesmo espaço ao mesmo tempo.

Audio guide

DIAMOND CLUB & DIRECTORS

O tour começa no Piso -1, na entrada Diamond Club & Directors. Ali fica uma placa com informações sobre o estádio: capacidade, tamanho, toneladas de concreto utilizadas na construção, entre outros dados. Subindo as escadas chega-se ao Piso 0, a entrada oficial da área do estádio reservada para membros do clube Diamond e diretores.

Entrada do Diamond Club

É preciso subir mais um pouco para chegar ao Piso 1, uma linda área de bar. Ali fica a réplica de um troféu da Premier League em homenagem à campanha imbatível que o time teve na temporada 2003/2004, em que o Arsenal não foi derrotado em 49 partidas consecutivas. Nenhum time conseguiu tal feito: não perder uma única partida durante todo o campeonato. Aquele time foi apelidado de “Os Invencíveis”. Saindo pela porta, chega-se até o local de assentos VIP, todos bonitões e estofados. A vista é privilegiadíssima.

Bar VIP em uma das áreas mais privilegiadas do estádio
Troféu em homenagem a campanha perfeita na temporada 2003/2004
Vista do estádio
E o outro lado – destaque para a iluminação artificial no gramado
Cadeiras mega confortáveis
Bela vista do Estádio do Arsenal

Subindo mais um lance de escadas, chega-se ao Piso 2, onde se localiza o restaurante do Diamond Club, chiquérrimo, por sinal! Para dar continuidade ao passeio, é preciso pegar o levador para o Piso -1 para seguir para a próxima área de visitação.

Entrada do restaurante do Diamond Club
Mesas do restaurante
Vista do gramado a partir do restaurante

TROFÉUS, VESTIÁRIOS E TÚNEL

Este piso é um dos acessos da garagem do estádio. Aqui ficam algumas fotos do Emirates Stadium nas paredes, uma cápsula do tempo e diversos troféus já ganhos pelo clube. Há uma área em que você pode tirar fotos com fundo falso (para comprá-las depois).

Piso inferior onde estão uma cápsula do tempo, troféus e vestiários
Cápsula do tempo fechada em 2004
Troféus ganhos pelo clube

Você vai avistar o túnel para entrada no gramado, mas ainda não é hora de entrar nele. Siga as placas e vá até o vestiário utilizado pelos times adversários. O vestiário é super espaçoso e tudo novinho e folha. Lá estão camisas de vários times que disputam a Premier League penduras.

Vestiário do time visitante

O próximo passo é visitar o vestiário do time da casa…e que vestiário incrível! Ele é enorme, super organizado, com piscina para relaxamento e recuperação muscular pós-jogo e até uma área de tratamento médico e fisioterapia.

Os três uniformes atuais do clube
Azulejos escrevem o nome do time
Sala de atendimento médico que fica dentro do vestiário
Área dos chuveiros
Vestiário do Arsenal

O passo seguinte é entrar no túnel que dá acesso ao gramado para admirar aquele belo estádio do ponto de vista dos jogadores. É possível até mesmo se sentar no confortável banco de reservas.

Túnel que leva ao gramado
Na “boca” do túnel
Gramado do ponto de vista dos jogadores
Bonito gramado do Arsenal
Banco de reservas
Vista do gramado

ÁREA DE ENTREVISTAS E IMPRENSA

A parte final do tour diz respeito às áreas em que são feitas as entrevistas por redes de rádio e televisão, assim como um espaço dedicado os jornalistas que cobrem as partidas realizadas no Emirates Stadium. Aqui fica uma área com alguns totens eletrônicos em que é preciso escrever seu nome para receber um certificado impresso no final do tour (você deve buscá-lo na Loja do Arsenal depois que terminar o tour).

Uma das várias salas de entrevistas individuais
Sala de entrevistas coletivas
Área de imprensa
Não saia antes de colocar seu nome para imprimir o certificado da sua visita
Olha só o certificado como é bonito

MUSEU DO ARSENAL

O Museu do Arsenal pode ser visitado independente de tour. Caso opte por fazer o tour, a entrada para o museu já está inclusa, bastando mostrar o fone de ouvido vermelho que você recebe logo na entrada do tour. Caso prefira só visitar o museu, o valor do ingresso é reduzido (veja horários e preços no final do post). O museu procura recontar toda a história do clube, desde os seus primórdios, como foi criado em 1886, seu primeiro estádio, a construção do atual Emirates Stadium, além de destacar grandes vitórias e grandes jogadores até os dias atuais. No final da exposição, há uma pequena sala de cinema exibindo cenas de jogos do Arsenal.

Fachada do Museu do Arsenal – contorne o estádio para chegar até o edifício
Lances de partidas nos dia de hoje
História contada desde a fundação do clube
Artigos de grandes jogadores que passaram pelo clube
Muita história e prêmios

LOJA DO ARSENAL: THE ARSENAL ARMOURY

Para quem quer levar para casa algumas lembrancinhas do Arsenal, uma boa pedida é dar uma passada na Loja do clube, The Arsenal Armoury. São muitas opções de agasalhos, camisas, uniformes completos, acessórios, canecas, artefatos variados com o logotipo do clube, bolas e até mesmo artigos infantis.

Uniformes completos
Uma variedade enorme de artigos com o logotipo do clube

COMO CHEGAR AO ESTÁDIO DO ARSENAL

Há duas estações de metrô muito próximas ao estádio do Arsenal: Estação Arsenal e Estação Holloway Road, ambas na Piccadilly Line (azul marinho).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Emirates Stadium – Estádio do Arsenal

  • Endereço: Hornsey Rd, London N7 7AJ
  • Horários:
    • Tours auto guiados: de segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 10h às 16h
    • Demais tours: datas e horários selecionados
    • Museu: de segunda a sábado de 10h30 às 18h15 / domingo de 10h30 às 16h15
  • Museu: £ 10 – visita exclusiva ao museu (sem tour)
  • Tours: o ticket para o tour inclui visita ao museu, basta mostrar os fones de ouvido que você ganha para fazer o tour
  • Importante:
    • confira no calendário do lado direito da página quais os dias de visita em que o tour estará indisponível ou o estádio estará parcialmente fechado
    • você pode utilizar o ingresso para o tour auto guiado comprado pela internet no dia e horário de sua preferência em até 3 mês após a data de compra
    • é proibido entrar com malas e não há espaço destinado para guardar bagagens durante a visita


Veja mais dicas de esportes em Londres:

Deixe seu comentário