Esplanade Beach: praia dog friendly no Litoral da Califórnia

Tem coisa mais gostosa do que ver seu pet feliz da vida, divertindo-se muito? Imagina só levá-lo para brincar em uma praia em que não é só permitido levar cachorros, mas é mais do que recomendável deixá-los à vontade e livres para aprontar todas? Fomos comemorar o aniversário de 1 aninho do Max, o golden retriever de um amigo nosso que costumava ficar conosco todo mês quando morávamos na Califórnia, em Esplanade Beach, praia dog friendly no Litoral da Califórnia! Neste post compartilhamos nossa experiência!

ESPLANADE BEACH: UMA PRAIA DOG FRIENDLY NO LITORAL DA CALIFÓRNIA

Esplanade Beach é uma praia na cidade de Pacifica, localizada a 27 km ao sul de San Francisco (entre San Francisco e Half Moon Bay). Embora todas as praias de Pacifica sejam dog friendly, Esplanade Beach é a única em que é permitido deixar os cãezinhos fora da guia (aquela corda ou corrente para segurar os bichinhos), correndo livremente pela praia. Ou seja, quem frequenta o espaço sabe que está em um local em que a diversão canina é prioridade. Não gosta? Melhor procurar outra praia!

Esplanade Beach: praia dog friendly no Litoral da Califórnia
Vista da Esplanade Beach, praia dog friendly no Litoral da Califórnia

O Max tinha acabado de completar 1 ano e o Robin, nosso amigo e “pai” dele, fez o convite para que a “Max’s family” celebrasse a data na praia! O Max nunca tinha colocado as patinhas na areia e, por isso, tínhamos receio de como seria sua reação. Ele sempre foi um cão muito obediente e tínhamos certeza de que não seria diferente nesta ocasião.

Vista do lado oposto, onde é possível ver casas no alto do penhasco
Vista do lado oposto, onde é possível ver casas no alto do penhasco

Não chegue ao local aguardando uma grande infra-estrutura, porque você não vai encontrar. Não há estacionamento no local, então, é preciso deixar o carro estacionado da grande avenida que fica próxima do local e seguir a pé. Devido ao fato do litoral da Califórnia ser bastante recordado e com encostas altas, para chegar até a praia é preciso descer bastante! O local é bem sinalizado e é preciso descer por uma rampa de areia batida. No finalzinho, há uma escada larga que dá acesso à praia. Infelizmente, não achamos que o local tem fácil acesso para quem tem dificuldade de locomoção. A areia é escura e grossa.

Rampa que leva até a praia
Rampa que leva até a praia

O Max ficou eufórico no local, principalmente porque lá se encontravam vários outros cães e ele, todo sociável como é, foi  fazer novas amizades logo de cara. Fomos nesta praia dog friendly no Litoral da Califórnia nos últimos dias de primavera no hemisfério norte, quase verão (final de junho), e por isso o dia estava não só lindo, com céu azul, e sol forte, como também quente. A brisa vinda do Oceano Pacífico ajudava a amenizar um pouco o calor. Encontramos um lugarzinho na área e lá fomos nós “montar acampamento” enquanto o Max se divertia horrores correndo pela praia.

A primeira vez na praia a gente nunca esquece!
A primeira vez na praia a gente nunca esquece!
Max e seus novos amigos na praia
Max e seus novos amigos na praia

O QUE FIZEMOS NA PRAIA

Fizemos um piquenique no local com queijo, salame, petiscos e muita água para aguentar o sol forte. Comemos à medida do possível que o Max permitiu. Não dá para esperar um comportamento exemplar do cachorrinho que estava tão feliz se sentindo livre, não é mesmo? Ele brincou muito por toda orla, mas tinha pavor das ondas do mar quebrando na praia. Não sabemos se era o barulho, ou por ser novidade ele ainda estava assustado com o desconhecido.

Max preferia ficar brincando na areia
Max preferia ficar brincando na areia
esplanade-beach-dog-friendly-california9
Correndo pela praia
Divertindo-se comum novo amigo
Divertindo-se com um novo amigo

Até tentamos fazer com que ele entrasse no mar, mas sempre que uma onda chegava mais perto dele, ele saia correndo! É claro que ele se molhou e ficou todo sujo de areia, mas não foi dessa vez que o Max deu um belo mergulho. Uma coisa muito legal que vimos lá foi que ao longe era possível ver baleias nadando nas águas geladíssimas (geladíssimas e com fortes correntes marítimas, por isso, nem pense em nadar no local), acompanhadas por leões marinhos! Um espetáculo poder acompanhar essas maravilhas da natureza não é mesmo?

Será que ele gostou?
Será que ele gostou?
Pose para foto com o nosso "sobrinho" canino
Pose para foto com o nosso “sobrinho” canino

Embora a praia tenha essa vantagem de deixar o cachorro livre e disponibilizar saquinhos para recolher a “sujeira” dos cãezinhos próximos às lixeiras, para nós humanos não há nenhum tipo de infra-estrutura como banheiros, chuveiros ou restaurante. É praia e só praia, mas rendeu muitas risadas e momentos divertidos! Leve água, petiscos, filtro solar e divirta-se muito com seu cãozinho!

Vista da Esplanade Beach
Vista da Esplanade Beach

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Esplanade Beach

  • Endereço: 100 Esplanade Avenue, Pacifica, CA 94044 (no final de West Manor Drive)
  • Entrada: gratuita
  • Como chegar: Não há estacionamento específico. Estacione o carro ao longo da Esplanade Avenue e siga a pé. Desça as escadas que ficam perto do complexo de apartamentos chamado Land’s End Apartments.
  • Política: Cachorros são permitidos fora da guia no final norte da praia e é obrigatório o uso de guia em todos os demais lugares.
  • Facilidades: Não há banheiros, restaurantes e chuveiros. Saquinhos para recolher os dejetos dos cães estão disponíveis próximos às lixeiras.

Veja mais posts dog friendly:

Leia mais sobre o Litoral da Califórnia: