Eltham Palace: Um antigo palácio real em Londres

0

O Eltham Palace é uma opção de atração diferente em Londres para quem está procurando algo fora do convencional na cidade. Ele é um antigo palácio real, repleto de história. Confira o que encontrar por lá.

O PASSADO REAL DO ELTHAM PALACE

A história do Eltham Palace começa no início do século XIV. Em 1305, o bispo de Durham, Anthony Bek, presenteou o rei Eduardo II com o edifício. O local serviu como residência real do século XIV ao XVI. Na década de 1470, Eduardo IV que construiu o famoso Grande Salão, o cômodo mais imponente do palácio.

O Grande Salão nos dias de hoje

Uma curiosidade é que o futuro rei Henrique VIII cresceu no Eltham Palace e a família costumava celebrar o Natal no local. No entanto, após a Guerra Civil Inglesa (1642-1651), o palácio entrou em declínio e muitas áreas foram reduzidas a ruínas. O rei Charles II, após restaurar a monarquia na Inglaterra, doou o palácio para a família Shaw, que o manteve até 1893. A mansão atual foi construída na década de 1930, e incorpora o Grande Salão do antigo palácio. Fragmentos das paredes de outros edifícios permanecem visíveis ao redor dos jardins, e a ponte do século XV ainda cruza o fosso.

À direita, ruínas do antigo palácio ainda podem ser vistas

ELTHAM PALACE E A FAMÍLIA COURTAULD

Em 1933, Stephen Courtauld e sua esposa Virginia adquiriram o edifício, restauraram o Grande Salão e construíram uma casa elaborada, decorada internamente em estilo Art Deco. A casa é considerada uma “obra-prima do design moderno”. Stephen era um irmão mais novo de Samuel Courtauld, um industrial, colecionador de arte e fundador do Courtauld Institute of Art (leia mais em: Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery).

Vista do Palácio a partir da ponte que cruza o fosso

Em setembro de 1940, o telhado do Grande Salão foi gravemente danificado por bombas incendiárias alemãs. Em 1944, a família Courtauld se mudou para a Escócia, doando o palácio ao Corpo Educacional do Exército Real, que permaneceu no local até 1992. Em 1995, a English Heritage assumiu a administração do palácio, fez grandes reparos e restaurações dos interiores e jardins, abrindo-o para visitação pública.

Curiosidades Cinematográficas

O palácio já serviu como cenário para diversos filmes, programas de TV, clipes musicais e propagandas comerciais. Entre os filmes estão: “Mulheres e Chantagens” (2001) e “Revolver” (2005).

VISITANDO O ELTHAM PALACE

O Eltham Palace fica localizado em uma rua sem saída. Logo na entrada, antes de atravessar a ponte que leva até o palácio, você precisa comprar o seu ingresso e receberá uma pulseira colorida para colocar no braço. A propriedade possui dois andares e belos jardins ao seu redor. Veja o mapa do Eltham Palace neste link.

A MANSÃO

Dirija-se até o Palácio e pegue um audio guide para conhecer um pouco mais de detalhes sobre a história do antigo palácio, da casa e da família Courtlard. O hall hall de entrada é muito bonito, com uma abóbada no teto. Este é o local onde convidados de prestígio se reuniam para cocktails glamourosos. Membros da alta sociedade, políticos, realeza e artistas costumavam frequentar  a mansão. A sala atraente é uma mistura de Art Deco e design sueco. A sua luxuosa casa é um dos melhores exemplos de arquitetura e design Art Deco que hoje sobrevivem na Grã-Bretanha. Veja neste link destaques da coleção do Eltham Palace.

A bela sala de entrada da mansão

O audio guide nos indica começar o tour pela casa pelo andar de cima para assistir a um filme curtinho que dá uma introdução sobre a história da mansão. No andar de cima é possível conhecer o belo quarto de Virgínia, seu closet e seu banheiro luxuoso; o quarto de Stephen; os quartos dos sobrinhos do casal que sempre estavam pela casa e uma vista do Grande Salão, a partir do mezanino.

Local onde um video é exibido
Quarto de Virgínia
O requintado banheiro de Virgínia

Em seguida, volta-se para o piso inferior e segue-se por um grande corredor até chegar ao Grande Salão. Há uma área externa gramada, muito interessante para ficar nos dias quentes, por onde se tem acesso aos jardins, Café e outras áreas. A biblioteca de Stephen, sala de estar de Virgínia, sala de mapas (onde eles planejavam suas viagens pelo mundo) podem ser vistas neste corredor.

O Grande Salão
Vista da propriedade saindo pelo Grande Salão
Biblioteca de Stephen
Sala de estar de Virgínia

Outros cômodos de destaque são uma bela sala de jantar com o teto com folhas de alumínio e uma grande sala de estar com quadros de grandes mestres italianos. Ao lado da sala de jantar, há uma entrada para a área de bastidores da casa, no porão, com uma adega, sala escura para revelação de fotografias, etc. Há, inclusive, uma sala de bilhar onde os moradores da casa se refugiaram durante os bombardeios que ocorreram em Londres durante a Segunda Guerra Mundial.

Grande sala de estar com belas pinturas nas paredes
Sala de jantar
Sala escura para revelação de fotografias
Sala com mesa de bilhar que foi usada como refúgio durante a guerra

OS JARDINS

A área dos jardins é muito agradável, com 19 hectares de belos jardins. Há uma cascata que leva água até o fosso em frente da casa, além de uma grande variedade de plantas e rosas, já que Virginia era apaixonada por elas. Nas estufas do Eltham Palace é possível encontrar diversas orquídeas coloridas. Para quem estiver visitando com crianças, há uma área de playground para divertir a garotada.

Ponte que leva ao palácio
Belos jardins do palácio
Área gramada para relaxar

CAFÉ, LOJA E CENTRO DE VISITANTES

Bateu fome? Há um café localizado no novo Centro de Visitantes do palácio. Lá é possível saborear refeições rápidas para o almoço ou, aproveitar o clima inglês para tomar um chá da tarde. No local também há uma lojinha de presentes com itens inspirados em Art Deco.

Eltham Café. Foto: site oficial

COMO CHEGAR AO ELTHAM PALACE

Não existe nenhuma estação de metrô que fique próxima ao Eltham Palace. A estação de trem de Mottingham fica a 10 minutos de caminhada. Uma outra possibilidade (é como eu fiz) é ir de ônibus. Você pode pegar o metrô até a estação North Greenwich, na Jubilee Line (linha cinza), em seguida, pegar o ônibus 161 ou 132 no terminal que fica ao lado. Desça no ponto Eltham Church Well Hall Road (Stop G) e, finalmente, caminhe cerca de 5 minutos até o palácio.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Eltham Palace

    • Endereço: Court Yard, London SE9 5QE
    • Horários: de abril a setembro de domingo a sexta de 10h às 18h | outubro de domingo a sexta de 10h às 17h | fechado de novembro a dezembro | de meados de fevereiro a março de de domingo a sexta de 10h às 18h | pode abrir em alguns sábados durante o ano e para eventos especiais – confira o calendário oficial aqui
    • Entrada: £14.40


Veja mais atrações diferentes em Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário