Escócia: O que fazer em Edimburgo – Roteiro de 2 ou 3 dias

2
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia

Edimburgo é uma das cidades mais charmosas do Reino Unido e porta de entrada para quem quer conhecer a Escócia. Neste roteiro super completinho você vai encontrar todas as dicas de atrações mais famosas na cidade, além de sugestões de restaurantes e locais de compras de produtos típicos. Que tal se aventurar por Edimburgo?

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE EDIMBURGO

A cidade de Edimburgo (fala-se “Edimbrah”, não pergunte o porquê dessa loucura!) é a capital da Escócia e sua segunda maior cidade, com pouco menos de meio milhão de habitantes. Os primeiros relatos sobre assentamentos no locam datam do século VII d. C., mas Edimburgo só foi elevada à categoria de cidade em 1889! O centro antigo (região da Royal Mile) e o centro novo (construído no século XVIII) de Edimburgo são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Bandeira da Escócia hasteada em Edimburgo

Depois de Londres, Edimburgo tem a economia mais forte do Reino Unido. Com uma população altamente qualificada, é uma cidade muito competitiva e tem o maior valor agregado bruto por empregado na Escócia. Durante o século XIX, seus negócios estavam concentrados no setor bancário, publicações e cervejarias. Atualmente, a economia baseia-se em serviços financeiros, pesquisa científica (a Universidade de Edimburgo é muito renomada) e turismo.

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Escocês com traje típico toca gaita de fole em rua de Edimburgo

A moeda utilizada é a libra esterlina, embora o Royal Bank of Scotland imprima moeda com uma aparência um pouco diferente da que encontramos na Inglaterra. O clima da cidade costuma ser temperamental, pela proximidade com o mar, ao norte. Embora possa ventar e chover bastante no inverno (não é uma boa época para visitar a cidade!), raramente costuma nevar.

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Vista da cidade a partir do Castelo de Edimburgo

Curiosidade: A formação da Grã-Bretanha e do Reino Unido

Em 1707, os parlamentos do Reino da Inglaterra (o País de Gales já havia sido incorporado a partir de 1535 no reinado de Henrique VIII) e do Reino da Escócia oficializaram a criação da Grã-Bretanha através dos “Atos de União”. A rainha Ana se tornou a primeira monarca do novo país. Em 1801, sob o reinado de George III, a Grã-Bretanha se uniu à Irlanda, criando o Reino Unido. Parte da Irlanda, de maioria católica, acabou se separando em 1922.

O QUE FAZER EM EDIMBURGO

Para facilitar o planejamento do seu roteiro por Edimburgo, colocamos todas as nossas sugestões de atrações (em azul e roxo – já vamos explicar!), restaurantes (em vermelho) e lojas (em verde) no mapa interativo abaixo. Assim, você vai conseguir otimizar os seus dias na cidade! Nós recomendamos ficar entre 2 e 3 dias na cidade para conseguir visitar todas as atrações sugeridas aqui, dependendo do seu ritmo.



Sugestão de roteiro:

  • DIAS 1 e 2: ATRAÇÕES NA ROYAL MILE
  • DIA 3: MUSEUS, CALTON HILL E ARREDORES

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

DIAS 1 E 2: ATRAÇÕES NA ROYAL MILE

A Royal Mile é a principal via de circulação em Edimburgo. Na verdade, ela é formada por um conjunto de ruas no centro da cidade que ligam o Castelo de Edimburgo até o Palácio Hollyroodhouse. Tem tanta coisa bacana para ver/fazer na Royal Mile, que nós escrevemos um post especialmente sobre ela com todas dicas de atrações e informações mais relevantes. Aqui vai um resumão das nossas dicas, mas veja o roteiro completo no post especial.

Roteiro detalhado –  Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo

 

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Castelo de Edimburgo fica no alto de uma colina
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
A bela e histórica Catedral de St. Giles
  • ESTÁTUAS E MARCAÇÕES: enquanto caminha pela Royal Mile, não deixe de reparar em alguns itens, que vão desde estátuas de grandes nomes da Escócia, até lugares históricos relevantes
  • THE REAL MARY KING’S CLOSE: tours por um local histórico que fica embaixo dos edifícios da Royal Mile e ganhou fama com diversos em mitos e lendas urbanas
  • “CALÇADA DA FAMA” DE EDIMBURGO NAS CITY CHAMBERS: grandes nomes que recebem o Edinburgh Awards, ganham um espaço na calçada, entre eles estão J.K. Rowling, escritora de Harry Potter e eter Higgs, físico famoso pelo Bóson de Higgs
  • MUSEUS: Museum of Childhood, Museum of Edinburgh e The People’s Story
  • CANONGATE KIRKimportante igreja de Edimburgo, que serve como a igreja oficial do Castelo de Edimburgo e do Palácio Holyroodhouse e famosa por celebrar casamentos da família real; nela também fica o túmulo do famoso economista Adam Smith
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
É nesta igreja que fica o túmulo do economista Adam Smith e onde são celebrados casamentos reais

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Nós em frente ao Palácio Hollyroodhouse

DIA 3: MUSEUS, CALTON HILL E ARREDORES

> MUSEUS E GALERIA DE ARTE

Edimburgo possui uma série de museus e galerias de arte incríveis. A melhor parte? Eles são gratuitos! Separamos 5 dos museus mais importantes da cidade e que não podem ficar fora do roteiro:

  • GALERIA NACIONAL ESCOCESA: Lindíssima galeria de arte com obras-primas européias e obras escocesas (Endereço: The Mound, Edimburgo EH2 2EL/ Horários: diariamente de 10h às 17h (quinta-feira até 19h) / Entrada: gratuita)
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Galeria Nacional Escocesa
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Uma das salas da bonita galeria de arte
  • GALERIA NACIONAL ESCOCESA DE RETRATOSHistória escocesa e retratos de celebridades em uma grande galeria vitoriana de pedra vermelha (Endereço: 1 Queen St, Edimburgo EH2 1JD / Horários: diariamente de 10h às 17h / Entrada: gratuita)
  • MUSEU ON THE MOUNDMuseu cujo foco é o design e a história do dinheiro, com exposições incluindo a nota de dinheiro mais antiga da Escócia (Endereço: The Mound, Edimburgo EH1 1YZ / Horários: / Entrada: gratuita)
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Antigas notas no Museu do Dinheiro
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Até o Paulo entrou na brincadeira
  • THE WRITER’S MUSEUMMuseu dos Escritores abriga manuscritos e itens pessoais de grandes escritores escoceses como Burns, Scott e Stevenson (Endereço: Lawnmarket, Lady Stair’s Close, Edimburgo EH1 2PA / Horários: de quarta a sábado de 10h às 17h e domingo de 12h às 17h / Entrada: gratuita)
  • MUSEU NACIONAL DA ESCÓCIA: Museu moderno e imperdível, abriga relíquias da história industrial escocesa, possui exposições interativas interessantes e até mesmo expõe a empalhada Dolly, a primeira ovelha clonada do mundo! (Endereço: Chambers St, Edimburgo EH1 1JF / Horários: diariamente de 10h às 17h / Entrada: gratuita)
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
O incrível Museu Nacional da Escócia
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Olha a ovelha Dolly empalhada!

> CALTON HILL

Calton Hill é uma colina localizada na área central da cidade. Para quem está na dúvida se deve ou não subir, a resposta é categórica: com certeza! As vistas lá de cima são belíssima e e possível ter uma visão panorâmica de Edimburgo, sendo um lugar ótimo para fotografias! Em cima da colina ficam uma série de monumentos e estruturas importantes, entre as quais:

  • Dugald Stewart Monument: Monumento inspirado na arquitetura grega, formado por 8 colunas coríntias, em memória do filósofo e professor escocês Dugald Stewart que foi inaugurado em 1831.
  • The Nelson Monument: Uma torre de pedra que homenageia o almirante Horatio Nelson e foi construída entre 1807 e 1815 para celebrar a vitória de Nelson sobre as frotas francesas e espanholas durante a Batalha de Trafalgar, em 1805, e sua morte durante ela. É possível subir na torre para admirar uma vista ainda mais incrível de Edimburgo.
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Nelson Monument
  • Robert Burns Monument: O monumento é um mausoléu que abriga o túmulo de Robert Burns, poeta escocês, e foi erguido em 1815. Seu design é baseado no “Monumento aos Lisicrates” em Atenas, na Grécia.
  • Political Martyr’s Monument: Obelisco de 27 metros de altura, todo construído com blocos de arenito, que celebra cinco reformistas políticos do final do século XVIII e início do século XIX: Thomas Muir, Thomas Fyshe Palmer, William Skirving, Maurice Margarot e Joseph Gerrald.
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Vista do Obelisco que homenageia 5 reformistas políticos
  • The National Monument of Scotland: Memorial em homenagem aos soldados escoceses e marinheiros que morreram lutando nas Guerras Napoleônicas. O monumento foi projetado entre 1823 e 1826 e é inspirado no Parthenon de Atenas. No entanto, devido à falta de fundos, a obra foi deixada inacabada, mas as colunas em estilo grego continuam em pé.
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Monumento Nacional da Escócia tem inspiração grega
  • Antiga Escola Real: É um edifício neoclássico do século XIX que foi construído para o uso da Royal High School. Havia também uma proposta, na década de 1970, para que ele abrigasse uma assembléia escocesa descentralizada.
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Royal High School em um lindo dia de sol em Edimburgo
  • Observatório da Cidade: Construído em 1776, O Observatório da Cidade é um observatório astronômico também conhecido como o Observatório Calton Hill. O lugar é fechado por uma parede com um monumento a John Playfair, presidente da Instituição Astronômica de Edimburgo. O edifício central com a aparência de um templo grego é o Playfair Building, que recebeu o nome em homenagem a William Henry Playfair, designer do edifício.

Confira uma galeria com as vistas da colina:

> ESTÁTUA DE GREYFRIARS BOBBY

Greyfriars Bobby foi um cão da raça skye terrier que viveu entre 1855 e 1872. Ele se tornou conhecido em Edimburgo por ter ficado 14 anos seguidos guardando o túmulo de seu dono, John Gray, até sua morte aos 16 anos de idade. Bobby foi enterrado perto do túmulo de seu antigo dono. A história continua muito conhecida na Escócia, e já foi retratada em vários livros e filmes. A estátua que celebra a vida de Bobby se tornou uma das principais atrações do país e fica em frente ao um pub que leva o seu nome.

  • Endereço: Candlemaker Row, Edimburgo EH1, Inglaterra
Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Estátua de Bobby

PRINCES STREET GARDENS

Princes Street Gardens é um parque público localizado no centro de Edimburgo e é o mais famoso da cidade. Ele foi criado em duas fases nas décadas de 1770 e 1820 e se tornou um dos lugares mais gostosos para curtir durante o verão para relaxar, fazer um piquenique ou praticar atividades ao ar livre. Nos meses mais quentes, muitas atividades, concertos e eventos variados são realizados no local. Um dos destaques do parque é a fonte Ross, uma estrutura de ferro fundido que foi instalada em 1872. Ele fica bem abaixo da colina onde fica o Castelo de Edimburgo e rende fotos lindíssimas.

  • Endereço: Princes St, Edimburgo EH2 2HG, Inglaterra
  • Horários: de novembro a março de 7h às 18h / abril e outubro de 7h às 19h / maio e setembro de 7h às 20h / de junho a agosto de 7h às 22h
  • Entrada: gratuita

DICA DE ECONOMIA: CARTÕES DE DESCONTO

  • ROYAL EDINBURGH TICKET: Para quem quiser aproveitar pelo menos 48 horas na cidade economizando muito, a dica é o Royal Edinburgh Ticket, um ticket que inclui entrada em 3 atrações de Edimburgo (Castelo de Edimburgo, Palácio Holyroodhouse e Royal Yacht Britannia – um antigo iate da família real britânica localizado a 4 km do centro da cidade), além de paradas ilimitadas a bordo do ônibus Hop-On Hop-Off. Para mais informações, acesse este link.
  • EXPLORER PASS: É um ticket válido por até 14 dias para explorar não só Edimburgo, mas toda a Escócia. São mais de 70 atrações históricas no país que estão inclusas no ticket. Além disso, você ganha 20% de desconto no audio guide do Castelo de Edimburgo, e entrada prioritária para várias atrações. Confira todas as informações acessando aqui.

TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM EDIMBURGO

ONDE COMER EM EDIMBURGO

A Royal Mile possui uma variedade enorme de restaurantes. Separamos alguns para ajudar você a se programar de acordo com a culinária oferecida em cada um deles:

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Um dos pratos do Restaurante Amber, no Scotch Whisky Experience

ONDE COMPRAR EM EDIMBURGO

ROUPAS ESCOCESAS

WHISKY

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
As opções de tipos de whisky são infindáveis em Edimburgo

FUDGE (DOCE TÍPICO)

ONDE SE HOSPEDAR EM EDIMBURGO

A melhor região para se hospedar em Edimburgo para curtir o melhor da cidade é próximo a Royal Mile. Nós ficamos no hotel The Inn Place, pertinho da estação de trem Edinburgh Waverley e do lado da Royal Mile e não nos arrependemos! Os quartos eram confortáveis, os funcionários muito simpáticos e o café da manhã delicioso! Confira as opções que separamos para se hospedar na região da Royal Mile:

3 estrelas

Leia mais: Escócia: Dica de hospedagem em Edimburgo

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia
Um dos bonitos quartos do hotel The Inn. Foto: Booking.com

4 estrelas

5 estrelas

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO IR DE TREM A PARTIR DE LONDRES

Uma das formas mais bacanas e menos cansativas de viajar de Londres para Edimburgo é a partir de trem. Mas, uma dica essencial é pesquisar as passagens com antecedência para não pegar preços absurdos que mais compensam ir de avião. Os trens para Edimburgo saem da estação London Kings Cross e as viagens duram de 4h15 a 5h30, dependendo do trajeto e número de paradas previstas. Se você quer saber mais detalhes, confira nossas dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Nós visitamos o Edimburgo a convite da Visit Scotland, que nos providenciou tickets para as atrações e todo suporte para nossa viagem à cidade. Alimentação e hospedagem ficaram por nossa conta, embora tenhamos tido condições especiais no hotel The Inn Place. Todas as opiniões são baseadas em nossas próprias experiências.

Guarde esta dica no Pinterest!

Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia - Viajonários


Leia o que fazer nos países que compõem o Reino Unido:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem no Submarino Viagens!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
   CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Compre com a TravelMobile e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Edimburgo – O Departamento de Turismo da Escócia me recebeu tão bem, mais tão bem, que eu tive vontade de passar logo 1 mês no país. Infelizmente, só consegui sentir um pouco o gostinho do que a Escócia tem a oferecer, através de sua simpática capital, Edimburgo. Leia mais: Escócia: Guia para explorar a Royal Mile em Edimburgo e Edimburgo: Roteiro e dicas na linda capital da Escócia […]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui