Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head

2
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head

Confira este roteiro repleto de dicas para conhecer a cidade litorânea de Eastbourne,na Inglaterra, e a região das falésias belíssimas em Beachy Head neste bate-volta perfeito a partir de Londres.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE EASTBOURNE

Eastbourne é uma estância balneária localizada a 130 km ao sul de Londres que possui cerca de 100 mil habitantes. O nome original veio de “Burne”, um riacho que percorreu a área da cidade velha de Eastbourne. Infelizmente, o rio não existe mais e o que sobrou dele é um pequeno lago na região de Motcombe Gardens. Embora Eastbourne seja uma cidade relativamente nova, há evidências de ocupação humana na área desde a Idade da Pedra. A cidade fica pertinho de Beachy Head, o maior penhasco de giz da Grã-Bretanha.

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
A cidade litorânea de Eastbourne

A orla de Eastbourne possui diversos hotéis da época vitoriana, um grande píer, um forte militar da Era Napoleônica. A cidade cresceu como uma estância turística em grande parte graças ao proeminente proprietário de terras, William Cavendish, que mais tarde se tornaria o Duque de Devonshire (já falamos sobre ele aqui e aqui). A cidade sofreu muito durante a Segunda Guerra, com muitos edifícios danificados ou destruídos por ataques aéreos. Recuperada, Eastbourne apresenta, atualmente, uma ampla base econômica e abriga empresas em uma ampla gama de indústrias. A cidade abriga o maior distribuidor de livros do Reino Unido, bem como várias empresas especializadas em fabricação e engenharia avançadas, muitas das quais são baseadas em propriedades industriais dentro e ao redor da cidade.

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
A famoso Pier de Eastbourne, uma de suas principais atrações

BEACHY HEAD

Beachy Head é o principal motivo de se visitar Eastbourne, pois a partir da cidade é possível pegar um ônibus turístico que leva até diversos pontos que proporcionam vistas belíssimas. Ele é um enorme penhasco de giz situado a leste das Seven Sisters, uma série de 7 penhascos de giz que ficam no Canal da Mancha. Como falamos incialmente, ele é o maior penhasco de giz do país, a uma altura de 162 metros acima do nível do mar. No passado, o local era extremamente perigoso para o transporte marítimo. Por conta disso, em 1831, foi construído o farol Belle Tout no alto do penhasco. No entanto, como nuvens baixas poderiam esconder a luz do farol, um novo farol foi construído no mesmo nível do mar e é conhecido como Farol de Beachy Head.

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Vista do Farol Beachy Head

Dica

Um outro local interessante no litoral sul da Inglaterra para admirar as falésias brancas é Dover. Leia mais: Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha

 

O QUE FAZER EM EASTBOURNE & BEACHY HEAD

Para facilitar o seu dia na cidade, todas as atrações indicadas neste post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Há também sugestões de restaurantes e locais para compras que serão detalhadas em seguida.

1. PIER DE EASTBOURNE

A primeira atração a ser conhecida na cidade tem que ser o grande Pier de Eastbourne. Antes mesmo de entrar nela, você verá um jardim todo florido muito bonito que é chamado de Carpet Gardens, já que parece um tapete de flores.

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Carpet Gardens
HISTÓRIA

Construído sobre palafitas, o píer foi concluído em 1872 e possui 300 metros de comprimento. Em 1888, foi construído um pavilhão abobadado de 400 lugares, um teatro de 1000 lugares, um Bar e uma Camera Obscura. Durante a Segunda Guerra Mundial, decks foram removidos para abrigar metralhadoras com o objetivo de repelir aterrissagens inimigas. O teatro de 1000 lugares foi destruído por um incêndio em 1970 e foi substituído por um local de entretenimento noturno. Em 2014, o píer pegou fogo novamente, desta vez destruindo as grandes arcadas e salões. Atualmente, o local possui um amplo espaço de circulação e é um lugar bastante famoso na cidade para celebrações e eventos.

ONDE COMER / BEBER
  • The Chippy: serve o tradicional “fish and chips”
  • The Victorian Tea Rooms: local perfeito para desfrutar de um chá da tarde tradicional, incluindo um bule de chá ou café
  • 1901 Jazz Lounge: bar de jazz e blues, com comidas e bebidas e shows ao vivo
  • Endereço: 3 Grand Parade, Eastbourne BN21 3EL, Inglaterra
  • Horários: diariamente a partir de 9h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
O Pier de Eastbourne

2. FORTALEZA REDOUBT

A Fortaleza Redoubt foi construída em 1805 como parte das preparações britânicas para evitar invasões durante as Guerras Napoleônicas, sendo utilizada como um quartel. Foi brevemente usada como prisão durante a Primeira Guerra Mundial. A fortaleza é uma estrutura circular de 68 metros de diâmetro construída de tijolo com alguns revestimentos em granito. O nível inferior é composto de um anel de 24 câmaras abobadadas, que se abrem para um pátio central. O nível superior acima das casamatas forma uma plataforma para 11 canhões. O local é cercado por um fosso seco que fica a 9 metros de altura em relação ao topo do parapeito. Atualmente, o interior da fortaleza abriga um museu regimental e uma coleção militar. Há também um Café com mesas na área do pátio interno.

  • Endereço: Royal Parade, Eastbourne BN22 7AQ, Inglaterra
  • Horários: entre meados de março e início de novembro diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £4.50 (para o museu) | exterior e a plataforma de canhões são gratuitos
  • Tours: às 11h e às 14h30 | duração de 30 minutos | incluso no ticket de entrada

3. WISH TOWER

A Wish Tower é uma das 103 torres de armas construídas nas costas sul e leste da Inglaterra para se defender de uma potencial invasão de Napoleão Bonaparte no início do século XIX. Ela foi construída na mesma época em que a Fortaleza Redoubt foi erguida. Apenas 43 dessas torres ainda permanecem de pé, e a Wish Tower é uma delas.

  • Endereço: 5 King Edward’s Parade, Eastbourne BN21 4BY, Inglaterra
  • Horários: aberta em eventos especiais – mais informações no site
  • Entrada: não informada
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Wish Tower

4. TOWNER ART GALLERY

A Galeria de Arte Towner abriga uma das mais importantes coleções de arte pública no sul da Inglaterra. Foi criada, em 1920, com um legado de John Chisholm Towner, que serviu como vereador local. Ele deixou um conjunto de pinturas e uma soma em dinheiro com instruções para que fosse usado para a abertura de uma galeria de arte. Em 2009, ela foi transferida para o edifício onde se encontra atualmente. A coleção conta com cerca de 5 mil obras de arte moderna e contemporânea, que inclui nomes como Henry Moore e Pablo Picasso. Um elemento-chave da coleção é o trabalho de Eric Ravilious, que estudou e ensinou na Eastbourne School of Art. A galeria detém a mais ampla coleção de pinturas, ilustrações e projetos comerciais do mundo deste importante artista britânico.

  • Endereço: Devonshire Park, College Rd, Eastbourne BN21 4JJ, Inglaterra
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita

5. ROTA DO ÔNIBUS SIGHTSEEING PARA BEACHY HEAD

A melhor opção para quem não viaja de carro pela Inglaterra (meu caso) é pegar o ônibus turístico para ir de Eastbourne até a região de Beachy Head. Não há transporte público que leve até o local e ir a pé é praticamente inviável, a menos que você queria fazer um hiking poderoso. Antes de mais nada, gostaria de dizer que eu não sou muito fã desses ônibus turísticos, mas recomendo demais e acho que é imperdível visitar a região de Beachy Head se você estiver em Eastbourne.

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Vista da cidade a partir do ônibus

COMO FUNCIONA

Os ônibus de dois andares, abertos na parte superior, partem do Pier de Eastbourne e param em diversos pontos de interesse da cidade, facilitando a vida do visitante, pois eles ficam distantes do centro.

  • Horários: Os ônibus operam diariamente. Entre abril e setembro de 10h às 17h a cada meia hora. De outubro e março de 10h30 às 16h30. Os horários de 2018 estão aqui.
  • Preço: O ticket custa £10 e é válido por 24 horas. Para comprar, basta pagar diretamente ao motorista.

A ROTA

A rota feita pelos ônibus pode ser vista no mapa abaixo. Os números mostram os pontos de parada do ônibus. Lembre-se de usar roupas e calçados confortáveis, use filtro solar e leve uma garrafinha de água com você. Veja, em seguida, quais são os mais interessantes para fazer uma parada.

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Rota do Eastbourne Sightseeing. Figura: site oficial

PRINCIPAIS PONTOS DE PARADA ANTES DE BEACHY HEAD 

  • Eastbourne Bandstand (#2): Segundo o site oficial, o Coreto de Eastbourne é o mais movimentado do Reino Unido, com muitos eventos, apresentações musicais e teatrais. Ele foi construído em frente à praia de Eastbourne, em 1935, em estilo neo-grego, nas cores creme e azul, verde e preta. O coreto possui um design único: semi-circular com um telhado abobado azul. Tem uma arena principal, varandas de nível médio e superior para assentos, os quais acomodam até 1.600 pessoas.
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
O famoso coreto de Eastbourne
  • Eastbourne Lifeboat Museum (#3): O museu foi construído a partir de doações para celebrar a vida do ator William Terriss, que foi assassinado em 1897. Reformado em 2011, ele abriga briga coleções que contam a história dos botes salva-vidas de Eastbourne desde 1822. Funciona diariamente de 10h às 16h.
  • Italian Gardens (#5): Os Jardins Italianos ficam escondidos abaixo do Helen Gardens, no final da orla marítima de Eastbourne. O vistoso jardim estão em um anfiteatro arborizado esculpido na face do penhasco a poucos metros da praia de Holywell. Ele é repleto de plantas e rosas sazonais e são considerados um ótimo lugar para fazer um piquenique nos meses mais quentes. Há um Café e banheiros no local.

PRINCIPAIS PONTOS DE PARADA NA ÁREA DE BEACHY HEAD 

  • Beachy Head Countryside Centre (#7): Este é o centro de visitantes de Beachy Head, onde você vai encontrar informações, mapas e guias para caminhada pelo local. Além de duas exposições gratuitas (Downland Experience e Sussex Gallery), há um Café e uma lojinha de presentes. O local fica aberto, geralmente, de abril a outubro de 10h às 16h. Vale lembrar que não são aceitos cartões de crédito.
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Beachy Head Countryside Centre
  • Belle Tout Lighthouse (#8): Belle Tout é o primeiro farol construído na área que comentamos no início do post. Ele foi construído em 1832, mas desativado em 1902. Atualmente, há um pequeno café, mas não há banheiros disponíveis no local. As vistas do Canal da Mancha proporcionadas por esta área são imperdíveis! É possível ver o farol Beachy Head, que fica no nível do mar, a partir desta parada.
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Farol Belle Tout
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Vista da área do farol
  • Birling Gap and the Seven Sisters (#9): Um dos lugares mais bacanas para visitar na região, pois fazem parte das famosas falésias Seven Sisters. O local é gerenciado pela National Trust e fornece um ponto de partida excelente para passeios deliciosos. Há um Café no topo da falésia. A praia abaixo é ótima para piqueniques à beira-mar com suas piscinas naturais e áreas de seixos e areia. A entrada é gratuita e o local abre diariamente de 10h às 17h (16h nos meses de inverno).
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
As incríveis falésias de giz
  • Tiger Inn (#11): Tiger Inn é um local histórico que oferece opções de hospedagem e também é um famoso pub inglês, que serve pratos típicos e cervejas variadas. O menu é excelente, até mesmo com opções sem glúten, vegetarianas e veganas.

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Entrada para o Tiger Inn

ONDE COMER / BEBER EM EASTBOURNE

Para a hora da fome, seguem algumas sugestões de lugares para comer em Eastbourne para todos os bolsos e gostos. Há dicas de restaurantes, cafés e bares ou pubs.

RESTAURANTES
Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Salada Caesar do restaurante Prezzo
BARES E PUBS

CAFÉS E SOBREMESAS

ONDE COMPRAR EM EASTBOURNE

Quer aproveitar a passagem pela cidade para fazer umas comprinhas? Confira quais são os principais locais para compras na cidade:

ONDE SE HOSPEDAR EM EASTBOURNE

Caso você esteja pensando em estender o passeio pela cidade, aqui estão algumas sugestões de hotéis bem localizados e bem avaliados em Eastbourne.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head
Um dos quartos do Hotel The View. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A EASTBOURNE

É muito fácil chegar a Eastbourne a partir de Londres através de trem. Os trens saem, aproximadamente, a cada meia hora da estação London Victoria. O trajeto leva em torno de 1 hora e 30 minutos. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Para mais informações sobre como funciona o sistema férreo na Inglaterra, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: Eastbourne e as incríveis falésias de Beachy Head - Viajonários


Conheça outras cidades litorâneas na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui