Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha

6
Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha

Conheça tudo sobre Dover, a cidade inglesa mais próxima da França, que possui um castelo medieval belíssimo, falésias brancas incríveis e muita história para contar. Um local imperdível que precisa estar no seu roteiro de viagem pela Inglaterra.

A CIDADE DE DOVER

Dover é uma cidade inglesa de pouco mais de 30 mil habitantes que fica, aproximadamente, a 125 km a sudeste de Londres. Seu nome deriva do rio que flui através dela, o Dour. A cidade possui uma posição estratégica por que fica “de frente” para a França, no Estreito de Dover, a parte mais estreita do Canal da Mancha.

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Famoso painel de Banksy sobre o Brexit é destaque na cidade

Sua localização tem sido importante ao longo de sua história, pois achados arqueológicos revelaram que a área sempre foi um foco para os povos que entram e saem da Grã-Bretanha sentido a Europa continental. Sua costa é formada por enormes penhascos de giz, que dão a eles uma cor branca impressionante, conhecidos como White Cliffs.

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
As belíssimas Falésias Brancas

Por estar localizada no litoral, seu porto é um dos mais importantes do país. Para se ter uma ideia, o Canal da Mancha, no seu ponto de menor distância com a França, é a faixa de transporte mais movimentada do mundo!

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Vista da área portuária da cidade

Com uma estrutura fortificada e gigantesca, conhecida como Castelo de Dover, a cidade serviu de bastião contra vários possíveis ataques, como os franceses durante as Guerras Napoleônicas; e contra a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Castelo no alto do morro

O QUE FAZER EM DOVER

Para facilitar a sua visita, todas as principais atrações e dicas sobre a cidade foram colocadas no mapa interativo abaixo. Aqui você irá encontrar além de informações sobre o que fazer na cidade (em azul), você terá algumas dicas de onde comer e comprar (em vermelho). Há sugestões de tours ou excursões partindo de Londres, além de informações de hospedagem na cidade.

1. CASTELO DE DOVER

Este castelo medieval é uma estrutura gigantesca e é possível passar um dia inteiro somente visitando as atrações existentes nele. O castelo foi construído no século XI a pedido do rei Henrique II. Ele é descrito como a “chave para a Inglaterra” devido a sua importância defensiva ao longo da história. Durante o século XVIII, ele passou por um processo de fortificação em massa, devido a possibilidade de Napoleão invadir o país. Com Dover tornando-se uma cidade de guarnição, havia necessidade de quartéis e armazéns para as tropas adicionais e seus equipamentos.

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Canhões protegem o castelo

A solução adotada foi criar um complexo de túneis a cerca de 15 metros abaixo do topo do penhasco. No auge das Guerras Napoleônicas, os túneis alojavam mais de 2 mil homens e, até hoje, são os únicos quartéis subterrâneos já construídos na Grã-Bretanha. Com o início  da Segunda Guerra Mundial, em 1939, os túneis foram convertidos primeiro em um abrigo anti-aéreo e depois em um centro de comando militar e hospital subterrâneo. Atualmente, esses túneis podem ser visitados mediante tours guiados. Além disso, o Museu do Regimento Real da Princesa de Gales está localizado no castelo.

  • Endereço: Castle Hill Rd, Dover CT16 1HU, Inglaterra
  • Horários: confira dias e horários exatos neste link
    • de novembro a março de quarta a domingo de 10h às 16h
    • de abril a outubro diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: £19.40

2. FALÉSIAS BRANCAS DE DOVER

Uma das principais características da cidade são suas incríveis falésias brancas. Tratam-se de penhascos que fazem parte do litoral inglês em frente do Estreito de Dover e da França. Os penhascos se estendem por 13 km e possuem até 110 metros de altura. Sua composição é de giz e acentuada por estrias de sílex preto, proporcionando uma visão belíssima de quem passeia pela costa. Desde 2016, o local é administrado pela National Trust, que abriu um centro de visitantes no local, além de um café e uma loja. É possível fazer trilhas para admirar essas maravilhas brancas e, em dias abertos, é possível até mesmo ver o litoral francês da Normandia, já que este é o ponto mais próximo da Europa continental.

  • Endereço: Upper Rd, Guston, Dover CT16 1HJ, Inglaterra
  • Horários: geralmente de fevereiro a outubro de 10h às 17h / de novembro a janeiro de 11h às 16h / confira os horários exatos neste link
  • Entrada: £4

3. CENTRO DE DOVER

O centro da cidade é bem compacto e pode ser conhecido a pé em poucas horas. Separamos algumas das principais atrações para conferir por lá:

MUSEUS
  • Dover MuseumÉ muito mais do que apenas um museu de história local e também um museu de arqueologia. Exibe inclusive um restos de um grande barco pré-histórico de madeira que tem cerca de 3 mil anos de idade. (Endereço:Drop Redoubt Rd, Dover CT17 9AP | Horários: de outubro a março de segunda a sábado de 9h30 às 17h / de abril a setembro de segunda a sábado de 9h30 às 17h e domingo de 10h às 15h | Entrada: gratuita)
Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Dover Museum. Foto: divulgação
  • Roman Painted HouseExposições especiais de artefatos encontrados em escavações de antigos fortes romanos na região. (Endereço:25 New St, Dover CT17 9AJ | Horários: abril de terça a sábado de 10h às 17h / maio somente às terças e sábados de 10h às 17h / junho a setembro de terça a sábado de 10h às 17h / fechado de outubro a março | Entrada: £4)
OUTRAS ATRAÇÕES
  • Western Heights of Dover: Atualmente, em ruínas, esta extensa rede de fortificações foi inicialmente construída durante as guerras napoleônicas e completada na década de 1860, visando proteger a cidade de uma invasão francesa. (Endereço:Drop Redoubt Rd, Dover CT17 9AP | Horários: enquanto houver luz natural | Entrada: gratuita )
  • St Mary’s ChurchA igreja atual de Santa Maria foi construída sobre uma antiga igreja romana. O edifício normando que vemos hoje começou a ser construído entre 1066 e 1086. Muitos dos vitrais, colocados para substituir os destruídos na Segunda Guerra Mundial, comemoram as várias associações históricas entre a igreja e a cidade.(Endereço: Cannon St, Dover CT16 1AA | Horários: aberta diariamente, horários não divulgados | Entrada: gratuita )
Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
A igreja normanda de St Mary. Foto: divulgação
  • Pencester Gardens: Estes jardins estão localizados no centro e oferecem uma área de boas-vindas de espaço verde dentro da cidade. Os gramados abertos para o rio Dour proporcionam uma área agradável para relaxar. No coreto, construído em 2000, acontece uma série de eventos durante o verão. (Endereço: Pencester Rd, Dover CT16 1NS | Horários: 24 horas por dia | Entrada: gratuita)

TOURS PARA DOVER A PARTIR DE LONDRES

Para quem não quiser se preocupar com transporte e quer aproveitar para conhecer diversos lugares bacanas no interior da Inglaterra em um mesmo dia, a dica é participar de um dos tours ou excursões disponíveis a partir de Londres. Há opções que incluem uma passagem pela simpática cidade de Canterbury (onde o cristianismo teve início na Inglaterra) e pelo Castelo de Leeds (um belo castelo histórico com lindas áreas verdes e outras atividades). Confira algumas das opções disponíveis:

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Falésias Brancas são um passeio imperdível. Foto: divulgação

ONDE COMER E COMPRAR EM DOVER

Bateu fome ou quer aproveitar para fazer umas comprinhas? Os melhores estabelecimentos comercias ficam localizados bem no centro da cidade. Há muitas opções de restaurantes e lojas na High Street e Biggin Street. Seguem algumas opções no centro da cidade:

COMER
COMPRAR

ONDE SE HOSPEDAR EM DOVER

Caso você esteja pensando em passar mais tempo, seguem algumas opções de hospedagem bem próximas do centro da cidade:

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Um dos quartos do Hubert House. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A DOVER

Para quem está em Londres e vai conhecer a cidade, a opção mais rápida para chegar é ir de trem. Os trens saem das estações London Victoria, London St Pancras International ou London Charing Cross sentido Dover Priory. A viagem dura de 1 hora a 2h30, dependendo do trajeto. A estação fica bem no centro da cidade. Para saber mais sobre como andar de trem na Inglaterra, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde estas dicas no Pinterest!

Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha - Viajonários


Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

6 COMENTÁRIOS

  1. […] Dover – Que viagem incrível! Dover é a cidade litorânea da Inglaterra que é mais próxima da França, separa apenas pelo Canal da Mancha. A cidade conta com um castelo medieval de cair o queixo e falésias brancas que parecem coisa de cinema! Preciso escrever o que fazer na cidade o mais rápido possível! Leia mais: Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha […]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui