Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido

0

Vocês já ficaram alguma vez com dúvida sobre as diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido e outros termos? Temos que confessar que essa dúvida já bateu à nossa porta. E como contamos em um post anterior estamos fazendo nossa mudança da Califórnia para a Europa, mais precisamente a cidade de Londres, vale a pena entender as diferenças entre esses conceitos, não é mesmo? Vem com a gente porque, com certeza, existem alguns detalhes que você nem imagina!

DIFERENÇA ENTRE INGLATERRA, GRÃ-BRETANHA, REINO UNIDO E OUTROS (DEPENDÊNCIAS DA COROA E COMMONWEALTH)

Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido…tantos termos diferentes que nos confundem! O Império Britânico foi gigantesco e conquistou muitos territórios ao longo dos séculos. É por isso que ainda algumas nomenclaturas estão em uso. Confira!

1. INGLATERRA

Inglaterra é um país europeu insular, cuja capital é a cidade de Londres.

Diferença de Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido e outros
Londres, a terra da Rainha

2. GRÃ-BRETANHA

A Grã-Bretanha é um território que é composto por três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Veja mais detalhes sobre cada um deles:

  • Inglaterra: é o maior dos três países mencionados com mais de 130 mil km² e, aproximadamente, 54 milhões de habitantes. As principais cidades da Inglaterra são: Londres, Manchester, Birmingham, Liverpool e Oxford.
  • Escócia: com uma população estimada de 5,35 milhões de habitantes, a Escócia fica localizada ao norte da Inglaterra e possui cerca de 79 mil km². As línguas oficiais são inglês e gaélico escocês. Sua capital é a cidade de Edimburgo. As principais cidades escocesas são: Glasgow (a mais populosa), Edimburgo, Aberdeen, Dundee e Inverness.
  • País de Gales: com uma população um pouco maior que 3 milhões de habitantes, o País de Gales é o menor país da Grã-Bretanha, ficando localizado a sudoeste da Inglaterra. Além do inglês, a língua oficial também é o galês. A capital é a cidade de Cardiff. As principais cidades do País de Gales são: Cardiff, Swansea, Newport, Wrexham e Barry.
Vista do centro de Edimburgo, capital da Escócia, que junto com a Inglaterra e País de Gales formam a Grã Bretanha
Vista do centro de Edimburgo, capital da Escócia, que junto com a Inglaterra e País de Gales formam a Grã-Bretanha

3. REINO UNIDO

O Reino Unido é uma união política que inclui toda a Grã-Bretanha e também, a Irlanda do Norte, que não faz fronteira com a Inglaterra, pois está em uma outra ilha. O único país que a Irlanda do Norte faz fronteira é a Irlanda, que não faz parte do Reino Unido. Os países possuem administrações representativas próprios, mas todos respondem tem o regime de governo a monarquia constitucional e respondem à Rainha Elizabeth como chefe de Estado, além de estarem representados pela Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns. Ao todo, o Reino Unido possui quatorze territórios ultramarinos, que são países independentes, todos remanescentes do Império Britânico (1583-1997), que na soma possuem cerca de 250 mil habitantes. A população total do Reino Unido ultrapassa 63 milhões de habitantes. Em resumo, fazem parte do Reino Unido:

  • Grã-Bretanha: Inglaterra, Escócia e País de Gales
  • Irlanda do Norte: com uma população de quase 2 milhões de habitantes, a Irlanda do Norte tem como capital a cidade de Belfast. O país possui três línguas oficiais: inglês, irlandês e scots-irlandês, também chamado de scots de Ulster). Além de Belfast, outras cidades importantes são: Derry, Lisburn, Newtownabbey e Bangor.
  • Territórios ultramarinos: Acrotíri e Deceleia; Anguilla; Bermudas; Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul; Ilhas Cayman; Ilhas Malvinas; Ilhas Pitcairn; Ilhas Turks e Caicos; Ilhas Virgens Britânicas; Gibraltar; Montserrat; Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha; Território Britânico da Antártida; e Território Britânico do Oceano Índico.
Mapa do Reino Unido. Figura: reprodução Google Maps
Países que compõem o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Figura: Reprodução Google Maps

4. DEPENDÊNCIAS DA COROA BRITÂNICA

Dependências da Coroa Britânica são territórios de posse da Coroa Britânica, mas que não fazem parte do Reino Unido, e não pertencem à União Europeia. Estas dependências são:

  • Ilhas do Canal (com os dois Bailiados de Jersey e de Guernsey)
  • Ilha de Man

5. REINOS DA COMMONWEALTH

Os Reinos da Commonwealth ou “Comunidade das Nações” são formados por 16 monarquias constitucionais parlamentaristas que possuem o monarca do Reino Unido como seu chefe de estado simbólico. No entanto, mesmo com o chefe de estado compartilhado, os países e seus governos são totalmente independentes e cada um deles possui seu primeiro-ministro (com exceção do Reino Unido). São eles:

  • Antígua e Barbuda (capital: St. John’s)
  • Austrália (capital: Camberra)
  • Bahamas (capital: Nassau)
  • Barbados (capital: Bridgetown)
  • Belize (capital:Belmopan)
  • Canadá (capital: Ottawa)
  • Granada (capital: St. George’s)
  • Jamaica (capital: Kingston)
  • Nova Zelândia (capital: Wellington)
  • Papua Nova Guiné (capital: Port Moresby)
  • Ilhas Salomão (capital: Honiara)
  • Santa Lúcia (capital: Castries)
  • São Cristóvão e Neves (capital: Basseterre)
  • São Vicente e Granadinas (capital: Kingstown)
  • Reino Unido (capital: Londres)
  • Tuvalu (capital: Funafuti)

BANDEIRAS DA GRÃ-BRETANHA E DO REINO UNIDO

Tendo as informações acima, fica fácil entender como “surgiram” as bandeiras que representam a Grã Bretanha e o Reino Unido. Elas nada mais são do que bandeiras que representam os países que, por sua vez, representam os santos patronos de cada país. Olha só que interessante essa montagem que fizemos:

Origem das bandeiras da Grã-Bretanha e Reino Unido
Origem das bandeiras da Grã-Bretanha e Reino Unido. Figura: montagem feita por nós

Leia mais sobre a Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário