Dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica

0

Recentemente fizemos uma viagem de uma semana pela Bélgica, passando por diversas cidades. Estabelecemos base em Bruxelas e fizemos bate-voltas a partir da estação central da capital belga. Neste post, compartilhamos algumas dicas para viajar de trem pelo interior da Bélgica e comprar passagens.

DICAS PARA VIAJAR DE TREM PELO INTERIOR DA BÉLGICA

Bruges, Ghent, Antuérpia ou qualquer outra cidade da Bélgica que você queira conhecer, podem ser acessadas com facilidade através de transporte férreo. Foram poucas as vezes que os trens atrasaram e, quando isso aconteceu, foi no máximo 10 minutinhos. Compramos sempre passagens na 2ª classe, para economizar e os trens costumam ter poltronas relativamente confortáveis.

Paulo trabalhando no trem enquanto íamos de Bruxelas para alguma cidade no interior da Bélgica
Paulo trabalhando no trem enquanto íamos de Bruxelas para alguma cidade no interior da Bélgica

Você pode comprar as passagens online ou em máquinas localizadas nas estações de trem. Todas as passagens que compramos para viajar de trem partindo de Bruxelas foram adquiridas antecipadamente pelo site da Belgian Rail. O site é bem simples e está disponível em 4 idiomas: holandês, francês, alemão e inglês. Selecionando o idioma inglês (em cima, à direita clique em “EN”), basta você colocar a estação de partida no campo “From” e a de destino no campo “To”. Clique em “Outward and return journey”,  que significa que você quer adquirir passagens de ida e volta. Basta colocar o dia e horário e clicar em “Timetable & buy tickets”.

Reprodução site Belgian Rail
Reprodução site Belgian Rail

A próxima tela levará você a colocar as informações com os nomes dos viajantes e, em seguida, efetuar o pagamento com cartão de crédito. Você receberá a confirmação de sua compra por email e um PDF com o bilhete em anexo. É preciso imprimir o bilhete e levá-lo com você no dia da viagem. O ticket comprado vale para o dia que você selecionou, mas você poderá pegar o trem em qualquer horário daquele dia e não somente naquele horário que simulou, já que o bilhete não vem com a informação de hora. Isso é bem bacana porque dá uma flexibilidade boa para seguir seu roteiro na cidade com calma e voltar na hora que for mais conveniente para você. Quando o fiscal vier pedir o bilhete, basta entregar o papel para que ele valide e entregue de volta para você, em seguida. Guarde até o final da viagem porque você precisará do mesmo papel para mostrar para outro fiscal na viagem de volta.

TEMPO DE VIAGEM

Seguem as distâncias entre as principais cidades belgas e a capital Bruxelas:

  • Bruxelas-Bruges: em média, entre 1h02 e 1h13 de viagem
  • Bruxelas-Ghent: em média, entre 34 minutos e 39 minutos de viagem
  • Bruxelas-Antuérpia: em média, entre 47 minutos e 1 hora de viagem

TARIFAS DE TREM

As empresas belgas de trem fazem promoções para viajar pelo interior do país a partir do final da tarde de sexta-feira até o domingo. Por isso, se você conseguir se planejar de modo a viajar nos finais de semana, conseguirá tarifas mais baratas. Só para ter uma ideia do quanto pagamos (valores referentes a setembro de 2016):

  • Bruxelas-Bruges (quinta-feira): 28,60 por pessoa ida e volta
  • Bruxelas-Ghent (sexta-feira): 18 euros por pessoa ida e volta
  • Bruxelas-Antuérpia (domingo): 14,80 euros por pessoa ida e volta

Veja como uma viagem no domingo (Antuérpia) saiu por quase a metade do preço de uma viagem na quinta-feira (Bruges) para distâncias semelhantes. Vale a pena pesquisar bastante e fazer diversas simulações antes de comprar.

DICA: APLICATIVO PARA CELULAR

Uma dica para saber os horários de trens disponíveis é baixar o aplicativo “Railer for NMBS/SNCB” no celular. Lá é possível fazer o mesmo tipo de simulação que mostramos aqui apenas para consultar os próximos horários de trem. Além dos horários, o aplicativo mostra o tempo de deslocamento, se é preciso trocar de trem e qual é a plataforma de embarque. Tudo muito fácil.

Reprodução simulação feita no aplicativo
Reprodução simulação feita no aplicativo
  • Tela 1 (esquerda acima): tela inicial do aplicativo – coloque as informações de estação de partida e destino.
  • Tela 2 (direita): o aplicativo vai mostrar todas as opções de trem que estão saindo na hora informada com destino a cidade informada. O número em destaque é o número da plataforma de embarque no trem.
  • Tela 3 (esquerda abaixo): Na simulação, você quer ir de Bruges para a estação Central de Bruxelas a partir de 17h. Há um trem saindo às 17h08 com destino a Genk na plataforma 4. Quando chegar na estação Brussels-Central, você vai descer do trem na plataforma 3 após 1h07 minutos de viagem.

Fácil, não é mesmo? Pronto para andar de trem pela Bélgica?


Leia mais sobre a Bélgica:

Deixe seu comentário