Dicas para escolher assentos no avião

Foto: Boeing

Pensando em fazer aquela viagem super bacana, mas tem dúvidas de quais são os melhores lugares para sentar dentro do avião? Ah claro, os assento da Primeira Classe e Classe Executiva! Se você pode considerar essa possibilidade, ótimo! Caso esteja no mesmo grupo que nós que viajamos sempre de Classe Econômica, vale a pena dar uma olhada nessas dicas!

DICAS PARA ESCOLHER ASSENTOS NO AVIÃO

COMPRAR PASSAGEM COM ANTECEDÊNCIA

Quando você compra a passagem com antecedência, mas chance tem de conseguir escolher  melhor os assentos no avião porque o avião ainda está relativamente vazio e há muitas opções de lugares disponíveis.

PAGAR UM VALOR ADICIONAL POR ASSENTOS PREMIUM

Algumas companhias aéreas já tem cobrado há algum tempo valores adicionais pelos melhores assentos no avião. Temos que confessar que já desembolsamos um dinheiro adicional alguns vezes para pode viajar mais tranquilos em voos longos, já que o Paulo é bem alto (1,90m) e tem dores nas costas constantes.

SITE/APLICATIVO SEAT GURU

O Seat Guru, que é do mesmo grupo do TripAdvisor, é o nosso site favorito para escolher assentos no avião. Há também um aplicativo que pode ser baixado e consultado no celular. Com esse aplicativo, você coloca a informação do voo (número, companhia aérea e data). O serviço vai abrir o mapa de assentos no avião que será utilizado no seu voo. Mesmo se você não souber o número do voo pode usar as informações de origem e destino para tentar encontrá-lo.

Reprodução da página inicial do site Seat Guru
Reprodução da página inicial do site Seat Guru

Após colocar as informações solicitadas, é aberta uma nova tela com o mapa de assentos do avião, trazendo informações importantes como: o assento é perto do banheiro, a poltrona inclua pouco, etc. Os assentos nas cores vermelha e amarela são aqueles que você deve evitar selecionar. Os verdes são os melhores e os brancos não possuem nenhuma grande vantagem ou desvantagem.

Exemplo de mapa de assentos. Figura: Reprodução site Seat Guru
Exemplo de mapa de assentos. Figura: Reprodução site Seat Guru

SITE SEAT EXPERT

A ideia do site Seat Expert é parecida, mas a busca é bem mais limitada do que do Seat Guru, na nossa opinião. Você seleciona o tipo de aeronave da companhia aérea pela qual irá viajar.

Reprodução página inicial site Seat Expert
Reprodução página inicial site Seat Expert

E a página seguinte será semelhante à que mostramos do Seat Guru, com um mapa de assentos no avião e a seguinte legenda:

Reprodução site Seat Expert
Reprodução site Seat Expert

As poltronas verdes estão acima da média, as amarelas tiveram avaliações distintas (algumas boas, outras ruins), as laranjas estão abaixo da média, nas vermelhas você deve ter cuidado porque são ruins e as brancas são assentos na média (dentro do esperado).

PRIMEIROS ASSENTOS

Muitas vezes as pessoas acreditam que escolher os primeiros assentos é a melhor opções, pois ninguém estará na sua frente abaixando o encosto bem na hora que você está jantando e você poderá ter mais espaço para as pernas. No entanto, vale lembrar que estes lugares nem sempre são os melhores assentos no avião. Você não pode colocar itens abaixo do banco da frente e não poderá colocar seus objetos pessoais no bolso que fica atrás do assento dianteiro. Isso significa que no pouso e na decolagem todos os seus objetos deverão estar no compartimento superior. Outro problema é que a TV individual (em casos de voos que contam com função de entretenimento) também não estará disponível nos pousos e decolagens porque ela fica guardada ao lado da poltrona.

SEGURANÇA

Você é daqueles que adora sentar na frente para poder sair o mais rápido possível do avião quando as portas abrirem? Em um estudo recente divulgada pela revista americana Time, baseado em dados do Departamento de Aviação dos EUA, sentar nos assentos do meio (entre outros dois passageiros) e na parte de trás do avião pode aumentar as chances de sobrevivência em caso de um desastre aéreo. Segundo o estudo, o pior resultado foi constatado em assentos no corredor e no meio da cabine. A maior chance de sobrevivência é estar em assentos no avião perto de uma saída de emergência.