Da Michele: A pizza de “Comer, Rezar, Amar” em Londres

0

L’Antica Pizzeria da Michele é o nome do local que produz a pizza que é considerada a melhor pizza do mundo! Nós fomos conhecer a unidade em Londres, inaugurada em 2017, e contamos como foi nossa experiência por lá!

PIZZERIA DA MICHELE & “COMER, REZAR, AMAR”

O restaurante familiar original da L’Antica Pizzeria da Michele abriu em Nápoles em 1870 e é amplamente considerado como o melhor pelos habitantes locais. Além disso, especialistas italianos costumam chamar o local de “Templo Sagrado da Pizza” e suas pizzas são consideradas as melhores do mundo. Foi nesta pizzaria que a personagem interpretada por Julia Roberts no filme “Comer, Rezar, Amar” (2010), disse: “Estou apaixonada. Estou em um relacionamento sério com a minha pizza!”.

Pizza saindo do forno. Foto: divulgação

Em 147 anos de existência, a pizzaria nunca abriu uma filial, ficando restrita ao sul da Itália. A primeira (e até agora única) é justamente a unidade aberta em Londres em fevereiro de 2017. Ali foi instalado um forno de pizza de 2.300kg e contratada uma equipe de profissionais em uma tentativa de recriar as famosas pizzas de Nápoles.

NOSSA EXPERIÊNCIA NA PIZZERIA DA MICHELE EM LONDRES

Fomos conhecer a Pizzeria da Michele em Londres em um sábado no horário do jantar alguns meses depois de sua abertura. Já tínhamos lido que era provável que teríamos que esperar para conseguir uma mesa (quando abriu, a espera chegava a 2 horas!!!). Entretanto, fomos atendidos bem mais rápido do que imaginávamos. Chegamos lá, demos o nosso nome e telefone para um funcionário. Ele cadastrou tudo em um sistema em seu tablet e nos enviou uma mensagem no celular que informava qual lugar na fila em que nós estávamos. Em torno de 20 minutos depois, recebemos uma outra mensagem dizendo que nossa mesa estava pronta e que poderíamos nos sentar.

Fachada do restaurante L’Antica Pizzeria da Michele em Londres
Detalhe da placa em frente ao restaurante

O restaurante é pequeno, mas possui dois andares. No andar inferior, fica o local em que os pizzaiolos preparam as pizzas, o forno e  algumas mesas. Subindo uma escadinha estreita em madeira fica uma área maior com mesas. Nas paredes do andar superior, textos em italiano sobre os dois únicos sabores de pizza servidos no local: Margherita (com molho de tomate, mozarela e manjericão) e Marinara (com molho de tomate, alho e orégano – sem queijo).

Uma homenagem à pizza Marinara em uma das paredes.
Pizza Margherita e Marinara (sem queijo). Foto: divulgação

Pois é, o cardápio é bem enxuto mesmo. Estávamos até pensando em pedir uma entradinha, mas não havia nada no cardápio. Somente os dois sabores de pizza e bebidas. Além das versões tradicionais das pizzas, é possível pedir a pizza de Margherita com duplo queijo e a Marinara em tamanho bem grande). As pizzas, assim como na Itália, apesar do tamanho generoso, são individuais). Se sobrar, é só mandar embrulhar para levar embora. O restante do menu é voltado para bebidas: cervejas e vinhos, os mesmos que são servidos na unidade de Nápoles.

Cardápio da pizzaria
Nunca vimos um cardápio tão simples!

A HORA DA VERDADE: PROVANDO A PIZZA!

Nós pedimos uma pizza de cada sabor, mas por um erro de marcação da garçonete, acabamos recebendo duas de Margherita. E, quer saber? Foi o melhor erro que cometeram com a gente em um restaurante, porque a pizza estava incrível! Nós dois amamos queijo e foi muito conveniente quando chegaram duas pizzas imensas, com um cheirinho maravilhoso na nossa mesa! Para acompanhar, vinho tinto, é claro!

A pizza de Margherita é maravilhosa!

Nós ainda não conhecemos a pizzaria matriz em Nápoles, mas foi pelo fato de ser considerada a melhor pizza do mundo que decidimos conhecer a filial londrina. No entanto, não estávamos com as expectativas super altas porque, para sermos muito sinceros, nós gostamos mais das pizzas feitas no Brasil do que as da Itália. No entanto, fomos surpreendidos pela pizza da L’Antica Pizzeria da Michele em Londres. Em primeiro lugar, a massa é uma delícia, macia na medida certa. O molho de tomate fresco é incrível e eles não economizam no preparo da pizza. Em terceiro, gente, que queijo era aquele??? Muito, muito bom mesmo! A pizza pode não ser a melhor que já comemos na vida, mas, definitivamente, está na lista de uma das melhores pizzas que já provamos.

COMO CHEGAR À PIZZERIA DA MICHELE

Há diversas maneiras de chegar à pizzaria a partir do centro de Londres. Como nós moramos em Angel, no norte da cidade, pegamos um ônibus e em menos de 20 minutos estávamos lá. Vale a pena simular no Google Maps para ver qual é a melhor rota no seu caso. Seguem algumas opções:

  • Pegue a Northern Line (linha preta do metrô) até a estação Euston, King’s Cross ou Angel. De lá, pegue o ônibus número 73 ou 476.
  • Pegue a Victoria Line (linha azul clara do metrô) até a estação Highbury & Islington Station e de lá pegue o ônibus número 393, 476 ou 73.
  • Pegue o Overground (linha laranja) até a estação Stoke Newton e siga a pé por 10 minutos ou pegue o ônibus número 73.
  • Pegue a Piccadilly Line (linha azul marinho do metrô) ou Victoria Line (linha azul clara do metrô até a estação Finsbury Park e de lá pegue o ônibus número 106.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

L’Antica Pizzeria da Michele

  • Endereço: 125 Stoke Newington Church St, Stoke Newington, London N16 0UH
  • Horários: de terça a sábado de 12h às 23h / domingo de 12h às 22h30 / fechado às segundas-feiras
  • Pizzas: Somente nos sabores Margherita e Marinara | preços entre £6.90 e £9.00
  • Reservas: As reservas só podem ser feitas para mesas com 6 ou mais pessoas. É preciso telefonar para  020 7687 0009.


Confira outras dicas de restaurantes em Londres:

Deixe seu comentário