Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres

2

Preparado para conhecer uma atração totalmente fora do convencional? Para isso, vamos até o bairro de Greenwich e visitar o Cutty Sark, uma embarcação inglesa com muita história para contar! Confira os motivos de incluir mais essa dica no roteiro.

O CUTTY SARK

O Cutty Sark é um navio estilo veleiro da classe clipper de 963 toneladas, que foi construído, em 1869, com  finalidade comercial. Com a abertura do Canal de Suez, no Egito, muitos navios passaram a ter uma rota mais curta e rápida para a China e o Cutty Sark se aproveitou disso para fazer transporte de chá entre a China e a Grã-Bretanha. Posteriormente, o veleiro se dedicou, por 10 anos, ao comércio de lã na Austrália, outra colônia britânica na época.

Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Cutty Sark

O Cutty Sair foi vendido para a empresa portuguesa Ferreira e Cia, em 1895, e renomeado para Ferreira. O navio transportou diversas mercadorias entre Portugal e as colônias africanas, incluindo Angola, Moçambique. Ele continuou como um navio de carga até ser comprado, em 1922, pelo capitão aposentado Wilfred Dowman, que usava a embarcação como navio de treinamento. Após a sua morte, o Cutty Sark foi transferido para o Thames Nautical Training College, em 1938. Em 1954, o veleiro foi transferido para Greenwich em uma doca-seca de cerca de 3 metros de altura, e aberto ao público como um museu.

Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Deck superior do Cutty Sark
Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Um dos itens originais do Cutty Sark

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO É A VISITA AO CUTTY SARK

Você pode admirar o navio por fora chegando em Greenwich, mas a entrada nele é paga. Entre pela porta de vidro para acessar a estrutura que foi construída especialmente para abrigar o Cutty Sark como um museu. Compre seu ticket na bilheteria, pegue o audio guide, passe pela catraca eletrônica para começar o passeio pelo veleiro. O passeio todo é acompanhado por informações que são dadas através do audio-guide. É bem interessante para quem quiser saber mais sobre as atividades do Cutty Sark e todo o contexto histórico que envolve a época em que ele operava ativamente.

Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Entrada do Cutty Sark

A ideia é percorrer toda a parte interna do navio. Há diversos videos, paineis informativos com dados históricos e curiosidades sobre a tripulação, alimentação oferecida no navio, dia-a-dia e muito mais. É bem interessante obter mais informações sobre o contexto da “Guerra do Ópio” e sobre o comércio entre a Grã-Bretanha e suas antigas colônias na Ásia e Oceania.

No deck principal, não deixe de admirar o bonito leme de madeira envernizada do navio. e reparar em toda a sua estrutura, mastros e lindas vistas da região de Greenwich a partir do alto do veleiro.

Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Área do deck superior
Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Mastros do navio
Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Leme de madeira

Além de poder ver itens que eram utilizados na época, um dos pontos altos da visita é no final, quando é possível andar por baixo do lindíssimo casco de cobre do navio que foi totalmente reformado. A estrutura de vidro que separa a parte de baixo do navio da parte superior é simplesmente incrível e rende muitas fotos bacanas.

Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Andando por debaixo do Cutty Sark
Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Vista do navio a partir da área de baixo
Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Objetos decorativos do navio

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

LOJA E CAFÉ DO CUTTY SARK

Dentro do Cutty Sark você vai encontrar também uma lojinha de presentes com diversos itens inspirados nos navios mais famosos do mundo. Além disso, se bater fome, existe um Café localizado embaixo do casco do navio. O Café serve sanduíches, bolos, lanches variados e pratos quentes. Quem quiser, pode aproveitar para tomar um chá da tarde no local.

Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
Cafe do Cutty Sark ao fundo

COMO CHEGAR AO CUTTY SARK

Não há estações de metrô na região. Para chegar, pegue o DLR (trem leve que sai da estação Bank e passa pela estação Canary Wharf, que tem também acesso ao metrô) e desça na estação Cutty Sark for Maritime Greenwich.

Estação Cutty Sark for Maritime Greenwich
Estação Cutty Sark for Maritime Greenwich

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Cutty Sark

  • Endereço: King William Walk, Londres SE10 9HT, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £12.15 / combo com o Observatório do Meridiano de Greenwich £15.65
  • Encontro com a tripulação: diariamente às 11h, 12h, 13h30 e 14h30 – mais informações neste link

Guarde esta dica no Pinterest!

Inglaterra: Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres - Viajonários


Leia mais sobre atrações em Greenwich:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui