Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery

0

O interesse em conhecer a Courtauld Gallery já vinha de longa data, mas tinha faltado oportunidade. Mas, finalmente, fui conhecê-la e tenho que dizer que é, definitivamente, um passeio que vale a pena. Quadros de Monet, Picasso, Renoir e Cézanne, e até o famoso auto-retrato de Van Gogh com a orelha decepada estão entre as atrações do museu.

LONDRES: ACERVO INCRÍVEL DE PINTURAS NA COURTAULD GALLERY

Eu estava aguardando há muito tempo para conhecer esta galeria porque estava esperando uma exposição provisória entrar na agenda, a Rodin and Dance (20 de outubro de 2016 a 22 de janeiro de 2017), uma parceria que trouxe uma parte do acervo do Museu Rodin de Paris. E quando entrou, não perdi tempo e fui correndo para lá. A Courtauld Gallery tem entrada paga e é mais barata quando não está aberta nenhuma exposição temporária e somente o acervo permanente. Mas caso tenha alguma exposição, é preciso pagar um valor adicional (paguei 2,50 libras a mais). Independente de exposição temporária, o acervo permanente já vale muito a pena ser visitado e, depois de tanta espera, fui surpreendida com uma galeria de arte que dificilmente está no roteiro de viagem da maior parte das pessoas, mas que deveria estar.

Escadaria da Courtauld Gallery
Escadaria da Courtauld Gallery

SOMERSET HOUSE

A Courtauld Gallery fica localizada na Somerset House um edifício em estilo neoclássico que foi originalmente construído para ser um palácio dos Tudor. Projetado em 1776, ele foi sendo extendido entre 1831 e 1856. No final do século XX, o edifício foi revigorado como um centro para as artes visuais. A primeira instituição a se mudar foi o Instituto Courtauld de Arte, incluindo a Courtauld Gallery. No final dos anos 1990, o pátio principal deixou de ser um parque de estacionamento público e o terraço principal com vista para o Tamisa foi remodelado e aberto ao público. No inverno, o pátio central abriga um rinque de patinação no gelo. O pátio também é usado como um local de concertos e uma série de eventos musicais chamados de “Summer series” são realizados em julho de cada ano.

Somerset House
Somerset House – pátio interno sendo preparado para virar rinque de patinação no gelo

A COURTAULD GALLERY

O nome da galeria é uma homenagem a Samuel Courtauld (1876-1947), um industrial inglês e colecionador de arte. Em 1932, ele fundou o Courtauld Institute of Art, uma faculdade autônoma da Universidade de Londres, especializada no estudo de história da arte. A Courtauld Gallery abriga a coleção de arte do Courtlaud Institute of Art.

Entrada da Courtauld Gallery
Entrada da Courtauld Gallery

A coleção da galeria foi formada, em grande parte, por meio de doações e legados e inclui pinturas, desenhos, esculturas e outras obras da época medieval até os tempos modernos. Atualmente, a coleção contém, aproximadamente, 530 pinturas e 26 mil desenhos. Um dos destaques da coleção fica por conta das pinturas impressionistas e pós-impressionistas. A galeria está dividida em: Piso Térreo, Mezanino, Primeiro Andar, Segundo Andar e Piso Inferior.

Teto da galeria
Teto da galeria

1. PISO TÉRREO

No piso térreo, ficam a bilheteria, uma loja de presentes e a Sala 1, com uma coleção do século XIII ao XV com obras Medievais e do Renascimento. Destaques:

Exposição de objetos medievais e do Renascimento
Exposição de objetos medievais e do Renascimento

2. MEZANINO

O mezanino abriga a Galeria de Desenhos, que exibe exposições temporárias que vão sendo renovadas periodiacamente. Veja mais informações acessando este link.

Área do Mezanino
Área do Mezanino

3. PRIMEIRO ANDAR

No primeiro andar, ficam as Salas 2 a 7. A Sala 2 abriga obras do século XVI (Renascimento Europeu); a Sala 3, obras do século XVII (Rubens e barroco); a Sala 4, obras do século XVIII (Iluminismo); as Salas 5 a 7, abrigam obras do século XIX (pré-impressionismo; impressionismo e pós impressionismo; e pós impressionismo respectivamente). A sala mais importante da galeria, sem dúvida, é a número 7. Com obras de Monet e dois quadros de Van Gogh, trata-se de uma sala que merece uma visita atenciosa. Confira algumas obras de destaque:

courtauld-rubens
The Family of Jan Brueghel the Elder, do belga Rubens
courtauld-sala5
“Two Dancers on a Stage” à direita e estátuas de dançarinas também são obra de Edgar Degas
courtauld-sala6
Belíssimas obras de arte na sala 6
courtauld-manet
O grande destaque é “A Bar at the Folies-Bergère”, de Édouard Manet
courtauld-van-gogh1
“Self-Portrait with Bandaged Ear”, um dos quadros mais famosos de Vincent Van Gogh

4. SEGUNDO ANDAR

O segundo andar abriga as salas que vão dos números 8 a 15. A Sala 8 se destaca por cenários impressionistas com obras de Pissaro, Cézanne, Monet e Manet; as Salas 9, 10 e 11a abrigam pinturas francesas do século XX. A Sala 11b abriga obras de Georges Seurat; a Sala 12 contém obras de artistas expressionistas alemães; a Sala 13, pinturas britânicas do século XX. As Salas 14 e 15 costumam dar espaço a exposições temporárias. Este andar também exibe várias obras emprestadas de outras galerias.

A sala 8 contém quadros de Pissaro, Cézanne, Monet e Manet
A sala 8 contém quadros de Pissaro, Cézanne, Monet e Manet
courtauld-picasso
“Yellow Irises” de Picasso, é uma das obras emprestadas já exibidas na galeria
The Outshorts of Pont-Aven, de Renoir
The Outshorts of Pont-Aven, de Renoir
Obras fantásticas de Kandinsky na sala 13
Obras fantásticas de Kandinsky na sala 13

5. PISO INFERIOR

O piso inferior abriga os banheiros, armários e o café da galeria.

THE COURTAULD GALLERY CAFÉ

Se a fome bater durante o passeio, o piso inferior há um café super gostoso com uma área externa super bonita e excelente para os dias de verão. O Café fica aberto diariamente de 10h às 17h30 e além de servir sobremesas e bebidas quentes, também conta com um cardápio enxuto para almoço. Eu almocei lá e pedi uma sopa caseira com salada, pão e queijo. A sopa estava ok, mas o a salada, pão e queijo estavam ótimos! Veja mais informações neste link.

Almoço no Café da galeria
Almoço no Café da galeria

COMO CHEGAR

O acesso através de metrô é muito fácil e você pode chegar através das seguintes estações:

  • Temple: Circle Line (amarela) e District Line (verde)
  • Charing Cross: Bakerloo Line (marrom) e Northern Line (preta)
  • Embankment: Bakerloo Line (marrom), Circle Line (amarela), District Line (verde) e Northern Line (preta)
  • Covent Garden: Piccadilly line (marinho)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

The Courtauld Gallery

  • Endereço: 0RN, Strand, Londres WC2R
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: £7 / varia nas exposições temporárias / gratuita para menores de 18 anos


Leia mais sobre museus e galerias de arte em Londres:

Deixe seu comentário