Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra

3
Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra

Já ouviu falar na região de Cotswolds, na Inglaterra? Não? Com certeza você irá se apaixonar pelos vilarejos charmosos que ficam localizados no interior da Inglaterra! Confira e se encante por Cotswolds!

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A REGIÃO DE COTSWOLDS

Cotswolds é uma região pitoresca de, aproximadamente, 2 mil km² no centro sul da Inglaterra onde ficam uma série de colinas. A área é definida pelo rochedo de calcário jurássico que cria um tipo de habitat de pastagem raro no Reino Unido. A rocha, de cor dourada, é rica em fósseis, particularmente de ouriços marinhos fossilizados.

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
A graciosa cidade de Bourton-on-the-Water, uma das mais simpáticas de Cotswolds

A população está distribuída em vários vilarejos totalizando cerca de 84 mil habitantes. Ao caminhar pelos vilarejos, parece que estamos fazendo uma viagem no tempo, por cidadezinhas que lembram a época medieval da Inglaterra. O turismo é uma parte significativa da economia na área, juntamente com a agricultura, já que 80% da terra é utilizada para este fim, incluindo o plantio de cevada, feijão, trigo e criação de carneiros.

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
Praça central de Stow-on-the-Wold

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

Curiosidades Cinematográficas

A região serviu de cenário para diversos filmes e programas de televisão, entre eles: os filmes da série “Harry Potter”, “O Diário de Bridget Jones” (2001), “Orgulho e Preconceito” (2005), “Coração Valente” (1995), “Alice no País das Maravilhas” (2016), entre outros. Entre as séries de televisão, podemos citar a famosa “Downton Abbey”, onde foram feitas as filmagens do fictício vilarejo de Downton.

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
Casa de Isobel Crawley, mãe de Matthew, no vilarejo de Bampton (a fictícia Downton)

CIDADES DE COTSWOLDS

A lista de cidades, vilarejos e aldeias que compõem a região é enorme e inclui dezenas nomes! Por isso, é preciso escolher algumas delas para visitar. Vamos separar algumas sugestões aqui, lembrando que existem muito mais opções na área. Algumas delas, são cidades maiores e vamos incluir na lista porque também merecem uma visita. No mapa abaixo estão localizadas todas as nossas sugestões de passeio. Em seguida, falaremos mais sobre elas.


ALGUNS DOS VILAREJOS, ALDEIAS E CIDADELAS

1. BAMPTON

Bampton é o vilarejo que foi utilizado para as filmagens de Downton Abbey, onde foram gravadas a maior parte das cenas externas da cidadezinha fictícia de Downton. A cidadezinha tem pouco mais de 2,5 mil habitantes. Entre os destaques estão: a igreja de St. Mary’s, chamada em Downton Abbey de Igreja Saint Mary the Virgin. Ao lado da igreja fica a pracinha onde diversos personagens da série se encontravam. Em frente da praça, fica a casa da Sra. Crawley.

2. BOURTON-ON-THE-WATER

Bourton-on-the-Water é uma aldeia com uma população de pouco mais de 3 mil habitantes. Ela é a minha cidade favorita em Cotswolds porque é, simplesmente, uma gracinha! Entre os destaques em Bourton-on-the-Water estão sua pitoresca rua principal, chamada High Street. Ela é cortada pelo Rio Windrush e há diversas pequenas pontes arqueadas de pedra que cruzam a rua. Essas pontes arqueadas baixinhas proporcionaram  à cidade o apelido de “Veneza de Cotswolds”.

Outras atrações que valem a visita são: A “Model Village”, uma réplica da cidade em miniatura que inclui um modelo da própria “Model Village”, que foi construída por artesãos locais na década de 1930; e o “Cotswold Motoring Museum”, cuja coleção inclui carros, motos, bicicletas, caravanas e recordações de automobilismo do século XX.

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
A cidade reproduzida em miniatura no “Model Village”
Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
Cotswold Motoring Museum

3. BURFORD

A cidade de Burford, com pouco mais de 1 mil habitantes, é conhecida como “o portão de entrada para Cotswolds”. No passado, a cidade era de extrema relevância para o comércio de lã. Ela fica localizada a menos de 30 km a oeste de Oxford. O centro da cidade, que possui algumas casas do século XV, praticamente se resume à sua rua principal, a High Street. Eu fiquei a maior parte do tempo caminhando por ela e conferindo o comércio local, repleto de lojinhas charmosas e cafés. O edifício mais notável do centro da cidade é a Igreja de São João Batista.

4. STOW ON THE WOLD

Stow-on-the-Wold é uma pequena cidade comercial. A cidade foi fundada como um mercado planejado pelos senhores normandos para aproveitar o comércio nas estradas convergentes. Uma feira anual de cavalos ainda é realizada à beira da cidade. A cidade praticamente se resume à sua praça, cercada por edifícios antigos por todos os lados que abrigam comércios. É possível comprar artigos de presente nas simpáticas lojinhas ou tomar um café e comer fudge, um doce típico inglês à base de açúcar, manteiga e leite. Um outro local importante da cidade é a Igreja de St. Edward.

5. WOODSTOCK (Blenheim Palace)

A atração imperdível na pequena cidade de Woodstock é o Blenheim Palace. Projetado no estilo barroco inglês, ele se tornou o lar da família Spencer-Churchill nos últimos 300. O palácio é o local de nascimento do ex-primeiro-ministro Sir Winston Leonard Spencer-Churchill, uma das personalidades britânicas mais relevantes da história. Desde 1987, o palácio está listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
O belíssimo palácio que o local de nascimento de Churchill

CIDADES DE PEQUENO / MÉDIO PORTE NA ÁREA

Todas as cidades abaixo contam com excelente estrutura de restaurantes e transporte público e é muito fácil se locomover de Londres para eles. Nós já visitamos todas as cidades abaixo e estamos escrevendo posts específicos para cada uma com todas as informações de atrações, alimentação e dicas.

6. BATH

Cidade belíssima famosa pelas termas romanas e uma das minhas favoritas na Inglaterra. Ela fica localizada a pouco mais de 150 km a oeste de Londres e possui uma população de pouco mais de 90 mil pessoas. Desde 1987, a cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO. Confira nosso roteiro completo com 10 atrações.

7. GLOUCESTER

A cidade de Gloucester foi fundada em 97 d.C. pelos romanos e, atualmente, possui uma população de pouco mais de 100 mil habitantes. Uma de suas atrações principais é a Catedral de Gloucester, famosa por ter sido usada para cenas dos filmes da saga Harry Potter: “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002) e Harry Potter e o  Enigma do Príncipe (2009).

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
Catedral de Gloucester

8. OXFORD

Fundada em 1542, a cidade de Oxford se localiza a pouco menos de 100 km do centro de Londres. Ela é mundialmente conhecida por abrigar a famosa Universidade de Oxford, a universidade em língua inglesa mais antiga do mundo. Formada por 38 colleges, Oxford tem educado muitos alunos notáveis, incluindo 28 prêmios Nobel, 27 primeiros-ministros do Reino Unido e muitos chefes de Estado estrangeiros. A Universidade inspirou muitos dos cenários dos filmes da saga Harry Potter. Confira nosso roteiro completo com 12 atrações.

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
Oxford é uma das cidades universitárias mais prestigiadas do mundo

9. STRATFORD-UPON-AVON

A pequenina cidade de Stratford-upon-Upon foi originalmente habitada por anglo-saxãos e se tornou oficialmente cidade em 1196. A cidade possui menos de 30 mil habitantes e tem grande parte de sua economia voltada para o turismo, devido a presença de muitos edifícios históricos que recontam a história de seu morador mais ilustre, William Shakespeare. Mais de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade anualmente. Veja um roteiro completo com 15 atrações e muitas dicas!

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
Stratford-upon-Avon, a cidade do dramaturgo William Shakespeare

10. WARWICK

A cidade de Warwick gira em torno do castelo que leva seu nome. O Castelo de Warwick é um castelo medieval construído por William, o Conquistador, em 1068. Durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), a fachada ao lado da cidade foi refortificada, resultando em um dos exemplos mais reconhecíveis da arquitetura militar do século XIV. É uma atração incrível e com atrações para todas as idades!

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra
Vista do pátio interno do Castelo de Warwick

COMO CHEGAR A COTSWOLDS

Como Cotswolds é composta por uma série de cidadezinhas, a melhor maneira de se locomover pela região é de carro. Alguns dos vilarejos ficam pertinho um dos outros, mas em alguns casos é preciso pegar a estrada e dirigir alguns quilômetros. São poucos os vilarejos que possuem estações de trem e ônibus. Todas as cidades que chamamos de “médio porte” acima, possuem e merecem que você passe mais tempo nelas. No entanto, os vilarejos não contam com essa facilidade de transporte público. Se você, assim como eu, prefere não alugar um carro e se arriscar na mão inglesa, existem alguns tours e excursões bacanas que partem de Londres e fazem o trajeto por algumas das aldeias de ônibus.

TOURS PARA COTSWOLDS A PARTIR DE LONDRES

Para quem não quer se preocupar com transporte público e quer aproveitar o dia fora de Londres para incluir outros passeios, existem excursões que saem de Londres de ônibus. Recomendo alguns tours:

ONDE SE HOSPEDAR EM COTSWOLDS

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COTSWOLDS

Consulte esses três sites abaixo para ter mais informações sobre cada um dos vilarejos, eventos, opções de hospedagem, alimentação e muito mais!

Guarde estas dicas no Pinterest!

Cotswolds: Vilarejos charmosos no interior da Inglaterra - Viajonários


Leia mais sobre lugares para conhecer no interior da Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem no Submarino Viagens!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
   CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Compre com a TravelMobile e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ana e Paulo! Sabem se existe alguma agência que realize excursão de 2 dias saindo de Londres e, preferencialmente, com guia em português? Pelo que vi na internet, são tantas cidades deslumbrantes que acho que um dia é muito pouco! Irei para Londres no dia 26 de maio e gostaria de passar um fim de semana lá.

    • Olá Simone! Nós não conhecemos nenhum serviço em português para essas cidades.
      O que recomendamos são as excursões citadas no post. Algumas delas foi a forma que utilizamos para visitar esses lugares.
      Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui