Copenhagen: Tivoli – a inspiração para os parques da Disney

0

Tivoli, um parque de diversões mega tradicional que precisa estar no seu roteiro de viagem por Copenhagen, capital da Dinamarca. Fundado no século XIX, ele foi inspiração para que Walt Disney criasse a Disneyland! Quer saber o que o Tivoli tem de tão especial? Vem com a gente descobrir!

O PARQUE DE DIVERSÕES TIVOLI 

Tivoli Gardens, ou somente Tivoli, é um parque de diversões que está localizado no centro  de Copenhagen, em frente à principal estação de trem da cidade. Com 83 mil m², é o segundo parque de diversões mais antigo da Dinamarca e abriu suas portas pela primeira vez em 15 de agosto de 1843! Dá para acreditar que o Tivoli tem mais de 170 anos de existência? O Tivoli recebeu em 2015 quase 5 milhões de visitantes, sendo o primeiro parque de diversões mais visitado da Escandinávia e o quarto mais visitado da Europa.

Entrada principal do Tivoli
Entrada principal do Tivoli

O fundador do Tivoli, Georg Carstensen, obteve uma carta de autorização para criar Tivoli, dizendo ao Rei Cristiano VIII que “quando as pessoas estão se divertindo, elas não pensam sobre política”. Bem, deu certo e o Rei autorizou a construção do parque. Desde seus primórdios, o Tivoli inclui uma variedade de atrações: edifícios em estilos exóticos do Oriente, um teatro, palco para apresentação de concertos musicais, restaurantes e cafés, jardins de flores, e parques de diversões com brinquedos eletrônicos.

Edifício de arquitetura japonesa no Tivoli
Edifício de arquitetura japonesa no Tivoli

Ao anoitecer, lâmpadas coloridas iluminam os jardins. Em certas noites pré-determinadas, há shows de luzes coloridas e águas dançantes no lago (Tivoli Illuminations) do parque e também uma grande queima de fogos de artifício (consulte o calendário do parque no site oficial para saber datas e horários). Nós estivemos no parque durante o último final de semana de setembro, quando se encerra o calendário regular de funcionamento (veja mais informações no final do post) e pudemos apreciar tanto o show de luzes quanto a queima de fogos. Lembra muito as apresentações que vemos atualmente nos parques da Disney. Claro, que em proporção menos grandiosa, mas não deixa de ser bonito de se ver.

tivoli14
Show de luzes a águas dançantes

CURIOSIDADE: O PRIMEIRO PARQUE DE DIVERSÕES DO MUNDO

Uma curiosidade é que o parque mais antigo do mundo também fica na Dinamarca e se chama Dyrehavsbakken (vamos combinar que poderiam ter colocado um nome mais fácil, né?). Ele foi fundado em (pasmem) 1583! O Brasil recém descoberto, colônia de Portugal, formado por capitanias hereditárias e a Dinamarca já tinha um parque de diversões… :/

A INSPIRAÇÃO PARA OS PARQUES DA DISNEY

O Tivoli está sempre evoluindo sem abandonar o seu encanto ou tradições originais. E, com certeza, Walt Disney, concordava com essa ideia. Seu sonho era criar um “grande, grande parque de diversões para crianças e suas famílias”. O famoso criador do Mickey confirmou que seu próprio parque temático foi inspirado no Tivoli, após uma viagem com a esposa para visitar o local a procura de inspiração.

Leia mais: San Francisco: Museu da Família Disney

Desta forma, o Tivoli foi a “semente” para a criação dos parques temáticos que conhecemos atualmente. O primeiro parque fundado por Walt Disney foi a Disneyland, em Anaheim, Califórnia, próximo a cidade de Los Angeles, em 1955, 4 anos após a viagem para a Dinamarca. Assim como o Tivoli, a “Disneyland nunca será concluída. Continuará a crescer enquanto houver imaginação no mundo “, segundo ele.

Castelo da Bela Adormecida na Disneyland, na Califórnia
Castelo da Bela Adormecida na Disneyland, na Califórnia, o primeiro parque da Disney

O QUE FAZER NO TIVOLI

Temos que confessar que nosso objetivo no Tivoli não foi para ir em todos os brinquedos disponíveis. Nós nos planejamos para bater perna pelas atrações de Copenhagen durante o dia e, no final da tarde, íamos para o Tivoli para relaxar. Gostamos tanto do parque que fomos dois dias seguidos para brincar um pouco, passear, ver o show de luzes e fogos e jantar. Por isso, podemos falar que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se divertir muito no Tivoli. Basta você encontrar a atividade que mais se encaixa com o que está procurando. Não encontramos um mapa do parque no site oficial. Esse abaixo data de 2009. Salvo algumas mudanças, o porque atual se parece bastante com a figura abaixo e dá para ter uma boa ideia do que encontrar por lá.

Mapa do Tivoli
Mapa do Tivoli

Só passear pelos jardins do Tivoli, ver a iluminação das 120 mil lâmpadas incandescentes no local, já vale muito a pena. O parque é lindíssimo, com um ambiente descontraído e funcionários muito solicitos. Não tivemos nenhum problema em nos comunicar em inglês com absolutamente ninguém no parque. Veja algumas fotos para se encantar com a beleza do Tivoli:

tivoli6
Andando pelas ruas do parque
tivoli5
À direita, a bela foto do parque, e, ao fundo, um palco onde são feitas apresentações musicais
tivoli11
A bela fonte com o The Tivoli Concert Hall ao fundo
tivoli18
Brinquedos do Tivoli refletindo as luzes no lago do parque
tivoli19
O parque todo é iluminado e cheio de plantas e flores

BRINQUEDOS DO TIVOLI

O Tivoli conta com 4 montanhas-russas e quase 30 outros brinquedos. O parque é bastante conhecido por sua montanha-russa de madeira, a Rutschebanen, ou como algumas pessoas chamam, Bjergbanen (a montanha russa), construída em 1914. É uma das mais antigas montanhas-russas de madeira do mundo que ainda está em operação hoje. Outra montanha-russa famosa do parque é a Dæmonen, situada ao lado do teatro, que apresenta um loop incrível que desafia a gravidade.

Montanha-russa Dæmonen
Montanha-russa Dæmonen

O Star Flyer, um tipo de Chapéu Mexicano das alturas, é o segundo mais alto do mundo (80 metros), inaugurado em 2006, e oferece vistas panorâmicas de Copenhagen. Há opções de divertimento para todas as idades, sendo que há uma área especialmente criada para as crianças pequenas.

Star Flyer ao anoitecer
Star Flyer ao anoitecer

Você precisa comprar tickets para usar os brinquedos (o valor pago para entrar no parque é obrigatório, mas não inclui acesso aos brinquedos). Basta ir até a uma das máquinas de tickets espalhadas pelo parque e fazer a compra com cartão de crédito. Nosso foco na viagem não foi exatamente curtir os brinquedos do Tivoli, mas claro que tínhamos que aproveitar a ocasião para conhecer melhor o local e acabamos indo na The Roller Coaster, uma das montanhas-russas do Tivoli! Foi bastante divertido!

The Roller Coaster, a montanha-russa fechada que nós encaramos no parque
The Roller Coaster, a montanha-russa fechada que nós encaramos no parque

OUTRAS ATIVIDADES

O Tivoli é um parque de diversões bastante completo e diversificado porque, além dos brinquedos, também conta com apresentações variadas de dança, música e shows. Há 7 locais em que são realizadas apresentações no parque. Algumas delas são feitas em palcos no meio do parque e para outras é preciso adquirir tickets para assistir às apresentações nos teatros The Glass Hall Theatre e The Tivoli Concert Hall. O Tivoli também possui o maior aquário de água salgada do norte da Europa (ingresso à parte) com mais de 100 espécies de seres marinhos.

Pantomime Theatre, um teatro a céu aberto perto da entrada principal do Tivoli
Pantomime Theatre, um teatro a céu aberto perto da entrada principal do Tivoli

RESTAURANTES NO TIVOLI

Não faltam opções gastronômicas dentro do Tivoli. No site oficial do parque estão listadas mais de 40 opções de restaurantes, bares e cafés. Uma das opções mais diferenciadas é o Pirateriet, um restaurante alocado dentro de um barco pirata que fica ancorado no Lago Tivoli. Os pratos servidos têm foco na culinária caribenha.

Pirateriet, um restaurante dentro de um barco
Pirateriet, um restaurante dentro de um barco

Outro que faz muito sucesso é o restaurante Det Japanske Taarn, alocado no belíssimo edifício japonês a beira do lago, que tem como foco a culinária asiática.

tivoli12
Det Japanske Taarn, o restaurante de comida asiática pertinho do lago

Como nós estivemos lá dois dias, acabamos jantando em dois restaurantes bem gostosos e vamos dar a sugestão de quem quiser conhecê-los também:

Biergarten

Procura recriar o ambiente de um Biergarten alemão legítimo em um cabana de madeira, com áreas interna e externa. Você faz o pedido no balcão, paga, e recebe um aviso para ir buscar seu prato quanto estiver pronto.

  • Culinária: alemã
  • Cardápio: acesse este link e clique em “Menu” para baixar o PDF
Comida alemã no capricho com cerveja
Comida alemã no capricho com cerveja

Italia – La Vecchia Signoria

Para quem é apaixonado por comida italiana (como é o nosso caso), a garantia de uma refeição saborosa está neste restaurante. Há diversas opções de massas, pizzas, saladas, sopas.

  • Culinária: italiana
  • Cardápio: acesse este link e clique em “Menu” para baixar o PDF
Excelente nhoque ao molho de queijos, acompanhado de vinho tinto
Excelente nhoque ao molho de queijos, acompanhado de vinho tinto

HOTEL DENTRO DO TIVOLI: NIMB

Construído em 1909 e com uma fachada inspirada no Taj Mahal da Índia, o Nimb, além de ser um dos prédios icônicos do parque, também abriga um hotel 5 estrelas, bar e restaurante. O hotel é luxuoso e super exclusivo, contando apenas com 14 quartos.

Nimb, o imponente edifício que abria o hotel do parque
Nimb, o imponente edifício que abria o hotel do parque

DICA DE ECONOMIA: COPENHAGEN CARD

Uma dica para quem vai passar por Copenhagen é adquirir o Copenhagen Card, um cartão que permite acesso a 73 museus e atrações, além de descontos em lojas e restaurantes e acesso ilimitado ao transporte público. O cartão pode ser adquirido pessoalmente ou pela internet e retirado no aeroporto de Copenhagen, na estação central, no centro de visitantes (que fica pertinho da estação) e outros pontos de venda. O Tivoli, é claro, está incluso no pacote de atrações. Há 4 tipos de cartões: 24 horas, 48 horas, 72 horas e 120 horas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Tivoli Gardens

  • Endereço:  Vesterbrogade 3, 1630 Copenhagen, Dinamarca
  • Horários: Varia conforme a época do ano e dia da semana (confira neste link)
    • Verão: entre abril e setembro (de domingo a quinta de 11h às 23h / sexta e sábado de 11h à meia-noite)
    • Fechado entre janeiro e março
    • Programação especial:
      • Halloween (entre meados de outubro a início de novembro)
      • Natal (entre meados de novembro até 31 de dezembro)
  • Entrada: DKK 120 / crianças até 7 anos não pagam
  • Brinquedos: cada ticket custa DKK 25 e é necessário de 1 a 3 tickets dependendo do brinquedo / existe um pacote de tickets para quem quiser ir a vários brinquedos durante o dia que custa DKK 199

*Taxa de câmbio Coroa Dinamarquesa e Real: DKK 1 é aproximadamente R$ 0,48 – cotação de outubro de 2016

Deixe seu comentário