Copenhagen: Castelo Rosenborg e Joias da Coroa Dinamarquesa

0

O Castelo Rosenborg possui mais de 400 anos de história, já foi residência real e hoje abriga tesouros e obras de arte da Coroa Dinamarquesa. Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre este lindo castelo e seus jardins incríveis.

COPENHAGEN: CASTELO ROSENBORG E JOIAS DA COROA DINAMARQUESA

Em 1606, o Castelo Rosenborg foi construído para ser uma casa de veraneio. Ele é um dos muitos projetos de arquitetura do Rei Christian IV, que já estava cansando de propriedades em estilo medieval, já ultrapassado na época. Christian não queria um terreno somente para construir uma palácio, mas um espaço grande para um parque magnífico e uma horta para abastecer as necessidades da Corte. O Castelo foi construído em estilo renascentista holandês, com torres altas e parede de tijolo vermelho ornamentado com arenito. Ao longo de 28 anos, Rosenborg passou por quatro fases de ampliação e o castelo como conhecemos hoje foi concluído em 1633.

Chegando ao local onde fica o Castelo
Chegando ao local onde fica o Castelo

Vários outros monarcas passaram pelo local, desde então, e o edifício foi sofrendo uma série de modificações internamente. O Castelo de Rosenborg foi utilizado como residência real até aproximadamente 1710, quando o bisneto de Christian IV, Frederik IV, optou por residências de verão mais modernas. O Palácio, então, passou a ser um espaço para guardar as coleções reais, como artefatos da realeza dinamarquesa, que datam do final do século XVI até o século XIX. Desde 1838, ele está aberto para visitação pública.

Fachada do Castelo Rosenborg
Fachada do Castelo Rosenborg
Castelo visto do outro lado da ponte, onde ficam os jardins
Castelo visto do outro lado da ponte, onde ficam os jardins

O problema da moeda: não comentam o mesmo erro!

Antes de mais nada, compre seus tickets na bilheteria antes de seguir até o Castelo. Caso você tenha adquirido o Copenhagen Card (mais informações no final do post), é só na bilheteria, apresentar o cartão e pegar os ingressos. Só tem um probleminha: é proibido entrar com bolsas e mochilas e, por isso, você terá que deixar em um dos armários antes de seguir. Mas, os armários exigem uma moedinha de 20 kr. para serem acessados. E até parece que nós tinhamos moedas de Coroas Dinamarquesas conosco durante a visita!  Solução encontrada: tivemos que nos revezar para visitar o Castelo, primeiro o Paulo foi e a Ana ficou passeando pelos jardins com a bolsa; depois a Ana entrou e o Paulo foi conhecer os jardins. Bem, pessoal, fica a dica: moedinha de 20 kr. antes de ir para lá, ok?

O QUE VISITAR NO CASTELO ROSENBORG

O Castelo tem 3 pisos e você mostra o ingresso na hora de entrar. Para visitar o porão, onde ficam as Joias da Coroa, você precisa sair pela mesma porta que entrou e se dirigir para uma outra entrada ao lado. Lá é preciso mostrar novamente o ticket para um funcionário, por isso, aguarde-o até o final do passeio. Seguem os destaques de cada um dos pisos do castelo.

PISO TÉRREO

Este piso abriga diversos quartos de uso pessoal do rei Christian IV. Logo na entrada fica o Christian IV’s Winter Room (sala 1) o mais preservado do castelo e o quarto mais importante do rei dos três privados que ele tinha. O quarto é muito bonito, com painéis decorados.

A sala mais bem preservada do Castelo
A sala mais bem preservada do Castelo

A Marble Room (sala 5) é outro exemplo belíssimo, com as paredes todas decoradas em mármore, que era originalmente o quarto da esposa do Rei Christian IV. Foi Frederik III que deixou o quarto com um estilo barroco pomposo.

A sala toda decorada em mármore
A sala toda decorada em mármore

Outro quarto que merece destaque neste piso é o Christian V’s Hall (sala 6), que anteriormente era o a sala de estar da esposa do Rei Christian IV. O quarto é decorado com retratos, obras de arte e tapeçaria. No centro da sala, está uma belíssima lareira.

rosenberg-terreo2
Decoração colorida e ornamentada
rosenberg-terreo3
Lareira no centro da sala

PRIMEIRO ANDAR

Suba as escadas que levam para a torre que foram construídas em 1663, em decorrência do casamento do casamento do príncipe de Christian. Era necessário um acesso adequado para as câmaras oficiais para o primeiro e segundo andares. Você vai passar por um bonito corredor recheado de obras de arte. Quando chegar a Frederik’s IV Hall (sala 10), você estará na sala que, por mais tempo, foi usada como Câmara de Audiência de Christian IV. Uma lareira de mármore e o teto com motivos mitológicos estavam entre as decorações originais da sala.

Móvel requintado presente na Fredericks Hall
Móvel requintado presente na Fredericks Hall

Frederik IV’s Cabinet (sala 11), embora pequena é ricamente decorada, e era usada pela irmã de Frederik IV, Sophie Hedevig, como Câmara de Audiência. Nenhum dos móveis da sala é original da época.

Decoração colorida de tapeçaria
Decoração colorida de tapeçaria

Christian VI’s Room (sala 12) é um magnifico quarto que era originalmente o quarto de dormir da irmã de Frederik IV, Sophie Hedevig. As paredes estão decoradas com tapeçarias com cenas da vida de Alexandre, o Grande.

O belíssimo Christian VI’s Room
O belíssimo Christian VI’s Room

The Rose Room (sala 13) remonta ao tempo de Frederik IV, quando essa antecâmara central foi usada como uma sala de jantar para as senhoras e senhores da Corte.

Móveis requintados na sala central The Rose Room
Móveis requintados na sala central The Rose Room

Frederik VII’s Room (sala 18) contém principalmente exposições com uma conexão com a vida e de governo de Frederik VII e foi projetada apenas cinco anos após a morte dele em 1863. O objeto mais importante desta sala é, sem dúvida, a caneta com a qual Frederik VII assinou a Constituição da Dinamarca em 05 de junho de 1849.

rosenberg-1andar7
Frederik VII’s Room, decorada em tons de vinho e dourado
rosenberg-1andar6
Caneta com a qual o rei assinou a Constituição da Dinamarca

SEGUNDO ANDAR

O segundo andar é o menor de todos, contando somente com um grande salão e 3 pequenas saletas. Este grande salão é o The Knights’ Hall (sala 21) é incrível e foi o último cômodo do castelo a ser finalizado em 1624 para ser usado como um salão de baile. Por volta do anos 1700, suas funções tinham mudado e ele era usado, principalmente, para audiências públicas e banquetes. Entre as principais atrações desta sala estão as cadeiras de coroação, destinadas ao Rei e Rainha, e usadas nas coroações dos reis absolutistas, guardado por três leões de prata. O “Salão dos Cavaleiros” também contém uma grande coleção de móveis de prata, dos quais a maioria é do século XVII.

rosenborg-2andar2
Cadeiras de Coroação guardadas por 3 leões de prata
rosenborg-2andar1
Trono do rei do outro lado da sala

Os demais cômodos deste andar são The Glass Cabinet (sala 22), com muitos objetos em vidro; The Porcelain Cabinet (sala 23), com uma coleção de porcelanas finamente decoradas; e The Regalia Room (sala 24), sala que no passado guardava a coleção de tesouros do Rei Christian V, como ouro e pedras preciosas.

rosenborg-2andar3
Um conjunto incrível de porcelanas
rosenborg-2andar4
The Regalia Room

PORÃO

No porão do castelo ficavam guardadas armas e barris de vinho (sala B); peças decorativas feitas de marfim e âmbar (sala C) entre outras riquezas.

rosenborg-porao1
Sala das Armas
rosenborg-porao2
Artefatos em marfim e âmbar

O grande destaque deste piso é o Tesouro (salas G, H e I), que é divido em 3 seções. A sala de concreto bruto abriga a maioria dos tesouros mais valiosos do Rosenborg. Entre os tesouros da primeira seção (sala G) está a espada de Christian III. A espada estava entre os peças usadas em coroações antes da introdução do Absolutismo; e foi usada pela última vez na coroação de Frederik III em 1648. Também são exibidas as primeiras amostras da Ordem do Elefante, Ordem da Jarreteira e outras peças, na sua maioria datam da época de Christian IV de Christian IV.

Espada de Christian III
Espada de Christian III

O item mais importante tesouro na segunda seção (sala H) é a coroa de Christian IV, feita para a coroação em 1596.

Coroa de Christian IV
Coroa de Christian IV

Na terceira e última seção (sala I) do Tesouro muitas das principais atrações de Rosenborg estão em exibição, especialmente as Jóias da Coroa e as Coroas do Rei Absolutista e da Rainha.

rosenborg-porao5
Coroas do Rei e da Rainha
rosenborg-porao6
Cedro, espada, colares e outros itens de Coroação de um monarca
rosenborg-porao7
Joias da Coroa incluíam peças em ouro e esmeraldas
rosenborg-porao8
Coleção de Joias da Coroa

KONGENS HAVE (JARDIM DO REI)

O Jardim do Rei, também chamado de Jardim do Castelo de Rosemborg, é o mais antigo jardim real da Dinamarca e foi embelezado em estilo renascentista por Christian IV pouco antes da construção do castelo principal. O jardim é belíssimo, com muito verde, flores coloridas, fontes, lago e estátuas. Durante o verão, o castelo recebe exposições temporárias e outros eventos como concertos musicais. Ao lado do Castelo fica o quartel (Rosenborg Barracks) onde os os Guardas Reais se abrigam. Lá há um pequeno museu aberto à visitação (Horários: domingo de 11h às 15h o ano todo / terça de 11h às 15h entre maio e setembro)

rosenborg-jardim1
Castelo visto dos jardins
rosenborg-jardim2
Árvores formam um lindo corredor no Jardim do Rei
O belíssimo jardim do Rei
O belíssimo jardim do Rei

CERIMÔNIA DE TROCA DE GUARDA REAL

E por falar em guarda real, a cerimônia de troca de guarda pode não ser tão famosa quanto a troca de guarda do Palácio de Buckingham, mas não deixe de ser interessante. A vantagem é que você não precisa se acotovelar por um lugar. Os guardas também usam aquele chapelão de pele de urso na cor preta e calças azuis. Todos os dias às 11h30 da manhã eles marcham pelas ruas de Copenhagen do Castelo de Rosenberg até chegar às 12h ao Palácio Amalienborg, atual residência oficial da família real dinamarquesa, para efetuar a troca de guarda. O trajeto pelas ruas de Copenhagen varia (existem 3 rotas diferentes).

Banda militar que participa da cerimônia de troca de guarda
Banda militar que participa da cerimônia de troca de guarda

COMO CHEGAR

  • Metrô / Trem: A estação Nørreport fica a 200 metros do Castelo
  • Ônibus: linhas 14, 42, 43, 184, 185, 5A, 6A, 173E, 150S, 350S

DICA DE ECONOMIA: COPENHAGEN CARD

Uma dica para quem vai passar por Copenhagen é adquirir o Copenhagen Card, um cartão que permite acesso a 73 museus e atrações, além de descontos em lojas e restaurantes e acesso ilimitado ao transporte público. O cartão pode ser adquirido pessoalmente ou pela internet e retirado no aeroporto de Copenhagen, na estação central, no centro de visitantes (que fica pertinho da estação) e outros pontos de venda. O Castelo de Rosenborg, é claro, está incluso no pacote de atrações. Há 4 tipos de cartões: 24 horas, 48 horas, 72 horas e 120 horas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Rosenborg Slot

  • Endereço: Øster Voldgade 4A, 1350 Copenhagen, Dinamarca
  • Horários: variam bastante ao longo do ano, confira a tabela completa neste link
    • de novembro a meados de abril: diariamente de 10h às 14h (fechado às segundas) / *há horários especiais em alguns dias
    • de meados de abril a meados de junho; e de setembro a outubro: diariamente de 10h às 16h
    • de meados de junho a agosto: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: 105 kr. / ticket combinado com Amalienborg 145 kr. – gratuita com Copenhagen Card
  • Dica: É proibido entrar no castelo com bolsas e mochilas (tamanho máximo permitido: 15 cm x 23 cm x 15 cm). Há armários disponíveis na bilheteria e na lojinha do castelo, mas é preciso colocar moedas de 20 kr. para fechá-los, as quais serão retornadas após o uso. Tenha um moedinha à mão antes de visitar o castelo.

*Taxa de câmbio Coroa Dinamarquesa e Real: DKK 1 é aproximadamente R$ 0,48 – cotação de outubro de 2016


Leia mais sobre Copenhagen:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário