Como vistar o Capitólio em Washington DC

Se você está planejando uma viagem para a capital dos Estados Unidos, não pode deixar de incluir no roteiro um dos grandes símbolos americanos e um dos principais cartões postais da cidade: o Capitólio em Washington DC, que é uma das atrações mais interessantes para quem visita a cidade. Todo mundo que vai para lá sempre tira uma foto em frente à sua fachada, mas a parte mais interessante está internamente, em um tour guiado cheio de história no Capitólio em Washington DC.

599686_4372396759036_1933249601_n
Em frente ao Capitólio

O CAPITÓLIO EM WASHINGTON DC

O Capitólio em Washington, cujo nome oficial é United States Capitol, mas é comumente chamado de Capitol Hill (nome do bairro em que se localiza) é um belo edifício branco em estilo neoclássico em que se encontra o Congresso dos Estados Unidos, o braço legislativo do governo americano. O Congresso americano é formado pelo Senado e pela Câmara dos Representantes, que seria a Câmara dos Deputados, como conhecemos no Brasil. A construção do edifício começou em 1793 e terminou em 1800, sendo expandido posteriormente. No centro do edifício há uma cúpula, que foi construída somente em 1854, e de um lado situa-se o Senado, enquanto do outro fica a Câmara dos Representantes. Do lado de fora, em cima da cúpula, é possível ver uma estátua que é chamada de “Estátua da Liberdade” que apenas foi colocada no local em 1863. Veja mais dados históricos neste link. Em 2014, andaimes foram erguidos em torno da cúpula para um projeto de restauração programada para ser concluída no início de 2017.

Atrás do Capitólio
Atrás do Capitólio

COMO RESERVAR SUA VISITA AO CAPITÓLIO

Dificilmente você conseguirá visitar o Capitólio sem fazer um agendamento prévio pelo site oficial. Durante a semana costuma ser mais tranquilo, mas aos finais de semana a procurar é muito grande. Por este motivo, não se arrisque e faça o agendamento antecipadamente. É rápido, fácil e gratuito.

De qualquer forma, vamos passar todas as orientações para que você possa fazer seu tour tranquilamente. Para quem é cidadão americano há tours diferenciados e exclusivos com membros do Congresso Americano (Representantes e Senadores). Mas, para a grande maioria das pessoas, o tour convencional é o indicado. Acessando este link, você será direcionado para uma página com dias e horários disponíveis de tours.

capitol
Figura: reprodução do site do Centro de Visitantes do Capitólio em Washignton DC

Legenda da figura: o símbolo X em preto significa que não há mais vagas disponíveis naquele dia e horário; o símbolo em cinza mostra que há poucas vagas no dia e horário; a bolinha marrom indica que há várias vagas disponíveis no dia e horário.

Ao selecionar o dia e horário desejado, você será levado para uma outra tela em que precisará incluir o número de pessoas que estarão com você. Nesta tela há informações de quantas vagas estão disponíveis, o dia e o horário do tour. Você precisa clicar na caixinha de seleção confirmando que está desacordo com os termos e condições de visita ao Capitólio e também colocar as letrinhas que confirmam que você não é um robô.

Figura: reprodução do site oficial do Centro de Visitantes do Capitólio
Figura: reprodução do site oficial do Centro de Visitantes do Capitólio

O último passo é você preencher com os dados solicitados. Caso você já tenha se cadastrado anteriormente, coloque à esquerda os dados de e-mail e senha. Caso seja seu cadastro, coloque seu nome, sobrenome, e-mail, senha, confirme a senha, coloque um número de telefone, selecione o país e CEP.  Selecione se as reservas estão sendo feitas para um grupo escolar, um outro grupo, um guia turístico ou nenhum dos casos. Novamente, coloque as letrinhas para confirmar que você não é um robô. Pronto, você receberá uma confirmação por e-mail. Imprima-a e leve com você no dia do tour.

Figura: reprodução do site oficial do Centro de Visitantes do Capitólio
Figura: reprodução do site oficial do Centro de Visitantes do Capitólio

CHEGANDO AO CENTRO DE VISITANTES

O Centro de Visitantes do Capitólio possui duas entradas, ambas laterais e no piso inferior, conforme o mapa abaixo as setas vermelhas indicando a entrada. A primeira coisa que você precisará fazer é passar pela segurança que é muito parecida com o que encontramos no aeroporto (raio-x e detector de metais).

Centro de Visitantes do Capitólio
Centro de Visitantes do Capitólio
Mapa do Capitólio. Figura: site oficial do Centro de Visitantes do Capitólio
Mapa do Capitólio. Figura: site oficial do Centro de Visitantes do Capitólio

Depois de entrar nas dependências do Capitólio, vá até o balcão central do Centro de Visitantes no Emancipation Hall e entregue a confirmação do seu agendamento que você imprimiu. Você receberá um material com um guia do local e um adesivo que deverá colar na roupa. Vá até o local indicado e entre em uma fila na qual você vai esperar até dar o horário do seu tour.

No Emancipation Hall
No Emancipation Hall

Existe um video no site oficial que fala um pouquinho (em inglês) sobre os procedimentos e sobre o tour:

COMO SÃO AS VISITAS AO CAPITÓLIO

Video

As visitas guiadas ao Capitólio em Washington DC começam com o guia levando os participantes para um dos teatros de orientação (que mais parecem salas de cinema) do Centro de Visitantes em que  assistirão a filme de 13 minutos, “Out many, one”, algo como “Entre muitos, um”, em tradução literal. O filme procura mostrar como os Estados Unidos lutaram para estabelecer a primeira democracia verdadeiramente representativa do mundo e apresentar o visitante ao magnífico edifício que abriga o Congresso. Após o término do filme, mas ainda dentro do auditório, os guias dividem os participantes em grupos menores para começar o passeio por dentro do edifício. Todos os participantes recebem um audio-guide para ouvir uma narração que conta a história do local.

Rotunda

Vista da Rotunda do Capitólio
Vista da Rotunda do Capitólio

Toda a área é belíssima repleta de mármore de diversas cores nas paredes e no chão e muitas estátuas. No teto, o belo domo tem um afresco pintado por Constantino Brumidi chamado “A Apoteose de Washington”, que foi pintada em 1865. No centro da pintura está George Washington, o primeiro presidente americano da história. A pintura ainda faz homenagens à Guerra, às Ciências, à Marinha, ao Comércio, à Agricultura e à Mecânica.

National Statuary Hall

Outra linda área rica em mármore, tapeçaria e beleza, com estátuas belíssimas que homenageam famosos “Representatives”, ou seja, alguns deputados famosos.

Sala com muitas estátuas
Sala com muitas estátuas

Jefferson Hall

Trata-se de um famoso Hall que possui 40 colunas.

Jefferson Hall muitas colunas e grupos de turistas
Jefferson Hall muitas colunas e grupos de turistas

Dicas:

  • Caso o Congresso (Senado ou Representatives) estão em sessão, você pode assistir também, mas isso não está incluso no tour. É preciso ir ao balcão do Centro de Visitantes e fazer a solicitação para conseguir uma permissão para assistir.
  • Se quiser mais informações sobre o Capitólio, veja o Guia do Visitante neste link. Você encontrará o mapa do Capitólio com a localização dos principais locais e restaurante, loja de presentes que ficam no local.
  • Mesmo antes de começar o tour (ou depois que ele terminar), aproveite para observar a arquitetura belíssima do local. Há estátuas, uma fonte e muita beleza para ser admirada antes mesmo do tour começar. Esse local é chamado de Emancipation Hall.
  • O Centro de Visitantes conta com o “Exhibition Hall” uma exposição dedicada ao Congresso Americano e à construção do Capitólio. Há objetos da época, artefatos, vídeos e documentos raros. A entrada fica atrás da grande estátua da Liberdade (que é uma réplica da estátua de bronze que está no alto do domo do lado de fora) que fica no Emancipation Hall. No Exhibition Hall é proibido filmar e fotografar. Veja mais informações neste link.

Atrás da estátua fica a entrada do Exhibition Hall
Atrás da estátua fica a entrada do Exhibition Hall
Mapa do Exhibition Hall. Figura: reprodução site do Centro de Visitantes do Capitólio
Mapa do Exhibition Hall. Figura: reprodução site do Centro de Visitantes do Capitólio

TOURS ESPECIAIS E ATIVIDADES

Existem alguns tours diferentes do tour convencional que explicamos acima. São eles:

Outdoor Walking Tour

Um tour para andar por fora do Capitólio e ocorre de segunda a sábado somente às 13h. A duração é de 50 minutos. Não é preciso reservar com antecedência e nenhum ticket é necessário.

Brumidi Corridors Tour

Tour focado em admirar as pinturas feitas pelo artista do Capitólio Costantino Brumidi. O tour acontece de segunda a sexta às 11h e às 14h. A duração do tour é de 30 minutos. Não é preciso reservar com antecedência, mas é preciso retirar o ticket para o passeio no balcão do Centro de Visitantes.

Extraordinary Ordinary People: Freedom Fighters in the Capitol Collections

No tour, aprende-se sobre quatro pessoas comuns que mudaram o curso da história americana. O tour acontece de segunda à sexta às 13h. A duração é de 60 minutos. Não é preciso reservar com antecedência, mas é preciso retirar o ticket para o passeio no balcão do Centro de Visitantes.

What’s Happening in the Chambers?

O que acontece nas Câmaras do Senado e dos Representatives? De segunda à sexta ao meio-dia. Não é preciso reserva ou tickets. Procure o Exhibition Hall.

Capitol Visitor Center Encounter

Guias contam uma variedade de histórias sobre o Capitólio. Segunda a sábado durante o dia. Não são necessários reservas ou tickets.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

United States Capitol

  • Endereço: East Capitol St NE & First St SE, Washington, DC 20004
  • Horários: de segunda a sábado de 8h30 às 16h30 (o último tour inicia às 15h20); fechado aos domingos
  • Duração: 1 hora
  • Entrada: gratuita, mas precisa de agendamento prévio
  • Itens proibidos: não é permitido levar líquidos (inclusive água), comidas de qualquer tipo, bolsas entre outros itens. Veja a lista completa de itens proibidos neste link.

6 COMENTÁRIOS

  1. Post muito esclarecedor! Muito obrigada, fiz a reserva com suas orientações!

Comments are closed.