Como é um luau havaiano

0

Como é um luau havaiano? A maior parte das pessoas quando pensa em luau havaiano imagina uma praia, poucas pessoas sentadas em volta de uma fogueira e alguém tocando violão, não é mesmo? Nós também pensávamos que seria algo do tipo antes de ir para o Hawaii e participar de alguns luaus também. E, desculpem-nos por acabar com esta linda imagem dos filmes, mas o luau havaiano não é nada disso! Mas isso não é motivo para você ficar decepcionado. Nós curtimos tanto a experiência que até nosso Natal de 2015 foi em um luau e recomendamos que todos que visitem o Hawaii participem de pelo menos um!

COMO É UM LUAU HAVAIANO

Tendo dito que a imagem que temos de um luau havaiano não corresponde com a realidade, você deve estar se perguntando como ele é. Antes de mais nada, vale lembrar que, na atualidade, os luaus têm um foco bastante turístico e são eventos para atender a muitas pessoas simultaneamente. Os luaus havaianos são grandes eventos em que há apresentações de dança e música havaiana, acompanhadas por um jantar de comida típica. Eles podem ocorrer ao ar livre ou não, perto da praia ou não. O evento tem início pelo menos uma hora antes do pôr-do-sol para que os visitantes possam apreciar o momento. Em muitas das praias do Hawaii, o pôr-do-sol é no mar, proporcionando um ambiente incrível e vistas maravilhosas.

Música, dança e comida típica estão presentes em um luau havaiano
Música, dança e comida típica estão presentes em um luau havaiano

Em geral, quando você for comprar o ingresso para um luau vai ter vários tipos de “pacotes”. Isso faz diferença no tipo de colar havaiano que você vai receber (feito de conchas ou feito de flores naturais) e no lugar que você vai sentar (mais perto do palco ou mais longe). Se você quiser um colar de flores naturais, terá que pagar por ele adquirindo um pacote mais caro. Com o pacote mais barato, você vai ganhar o colar de conchas e sentar em um local mais afastado do palco.

Colar de conchas no luau do Hotel Sheraton em Kauai
Colar de conchas no luau do Hotel Sheraton na ilha de Kauai
Colar havaiano de flores naturais no Polynesian Cultural Center

Falando em sentar, estes eventos são grandiosos, com muitos turistas por noite e, por isso, montam-se enormes fileiras de mesas para que as pessoas sentem umas do lado das outras. É provável que você se sente ao lado de desconhecidos, mas isso faz parte da festa.

Grandes mesas no Paradise Cove Luau
Grandes mesas no Paradise Cove Luau

O jantar é feito em esquema self-service. As comidas são disponibilizadas em grandes mesas e os funcionários que trabalham no luau vão chamando os visitantes em grupos, por ordem em que estão sentados nas mesas. Há luaus sem bebidas alcóolicas, com bebidas à vontade ou com um valor embutido no preço do pacote que você adquiriu para você gastar no bar do local. Nós já fomos nos três tipos. É bom se informar antes de comprar seu ingresso.

Self-service nos luaus
Self-service nos luaus

Enquanto os visitantes estão comendo, no palco está havendo apresentações musicais e de dança mais tranquilas. Assim que as pessoas já estão de “barriga cheia”, as apresentações ficam mais intensas, alguns luaus chegam a apagar todas as luzes como se fosse um show mesmo. Independente do luau escolhido, sempre há apresentações de malabarismos com tochas de fogo surpreendentes!

Show de fogo no Paradise Cove
Show de fogo no Paradise Cove

COMIDA DO LUAU

Nós sempre que pensávamos em comida havaiana, achávamos que sempre tinha que ter abacaxi! Pois é, a comida foi outra coisa que nos surpreendeu, porque nem mesmo as sobremesas costumam ter abacaxi! O jantar de comida típica havaiana, geralmente, inclui:

  • Salada variada
  • Kalua Pork (carne de porco, cozida sob a terra, desfiada)
  • Peixe cozido
  • Salmão Iomi Iomi (temperinho que lembra vinagrete que inclui salmão cru)
  • Pão de Inhame
  • Poi (um tipo de purê feito com inhame)
  • Sobremesa (bolo, torta, frutas, etc.)
Kalua Pork, no Polynesian Cultural Center
Nós adoramos o Kuala Pork, a carne de porco desfiada
Nós adoramos o Kalua Pork, a carne de porco desfiada

LOCAIS DE LUAU

Normalmente, os luaus acontecem em hotéis, parques temáticos, locais específicos para eventos, entre outros. Veja alguns exemplos:

LUAU EM HOTEL

Luau em hotel é exatamente como descrevemos acima: show de música e dança havaiana, comida típica e pelo menos uma bebida já está inclusa no preço pago. Vale a pena escolher uma opção de luau cujo hotel fica de frente para a praia e que esteja localizado em um local em que o pôr-do-sol seja no Oceano (no lado oeste) para deixar o evento mais agradável. Em geral, os hotéis têm espaços menores para organizar o evento e, por isso, o luau não será tão cheio quanto em outros locais, podendo proporcionar experiências mais intimistas.

Luau no Hotel Sheraton em Kauai
Luau no Hotel Sheraton na ilha de Kauai

LUAU EM PARQUE TEMÁTICO

Um local que recomendamos a todos que gostam de aprender mais sobre a cultura do povo havaiano é o Polynesian Cultural Center, que é um parque temático incrível no qual é possível conhecer mais sobre os povos polinésios, suas danças, músicas, artesanato e cultura. O local também proporciona um luau em um grande galpão com muitas mesas e cadeiras. Nenhuma bebida alcóolica é permitida. Além do luau, o mais impressionante do parque fica por conta de um show temático muito bem produzido chamado Hā–Breath of Life, que é apresentado em um anfiteatro. Super recomendamos assisti-lo porque é um show muito diferente de um luau tradicional. Para mais informações, veja este post específico sobre o parque.

Luau no Polynesian Cultural Center

Um outro parque que também disponibiliza luau em suas dependências é o Sea Life Park, um parque aquático localizado na ilha de Oahu. Embora tenhamos conhecido o parque (contamos sobre nossa visita neste post), não participamos do luau, chamado Chief’s Luau. O local é lindo, mas não tem pôr-do-sol no mar, já que fica lado leste da ilha.

LUAU PÉ NA AREIA

Parece estranho, mas os luaus no Hawaii não são pé na areia. O único local que tivemos a experiência de luau pé na areia foi no Paradise Cove Luau, pertinho das Ko’Olina Lagoons, que fica a 1 hora de Waikiki, na ilha de Oahu. É um luau super turístico de frente para a praia, que combina os eventos disponibilizados pelos outros luaus com um tipo de “vila” com quiosques para fazer tatuagem de hena, lojinha de produtos locais, pode-se passear de canoa havaiana, tocar ukulele, aprender a fazer o colar de flores havaiano, entre outras atividades.

Luau pé na areia no Paradise Cove com direito de passeio de canoa ao pôr-do-sol
Luau pé na areia no Paradise Cove com direito de passeio de canoa ao pôr-do-sol

Nós passamos a noite de Natal de 2015 neste luau e foi bem divertido, com decoração natalina, árvore de natal feita de luzes, apresentação de músicas natalinas em estilo havaiano. Diferente dos demais luaus que costumam ter bebidas “padrão”, neste é possível pedir alguns drinks que são preparados na hora, na sua frente, no bar do local. Encontramos a sugestão do Paradise Cove no blog da Lucia Malla, uma brasileira que mora no Hawaii e conhece muito do estado! Desde já, deixamos nosso muito obrigado pela dica!

Drinks preparados na hora, no Paradise Cove Luau
Drinks preparados na hora, no Paradise Cove Luau

QUANTO CUSTA UM LUAU

Luaus são eventos caros e, por isso, vale a pena pesquisar bem antes de comprar os tickets para participar de um. Alguns oferecem transporte a partir de alguns hotéis selecionados até o local onde o evento será realizado, mas é preciso pagar um valor adicional para o traslado.

Pôr-do-sol no luau Paradise Cove
Pôr-do-sol no luau Paradise Cove
Veja alguns exemplos de pacotes:

* preços pesquisados em dez/2015

Continue lendo sobre o Hawaii:

Deixe seu comentário