Como é celebrada a Páscoa nos EUA

A Páscoa está chegando e com ela fica a dúvida: como é celebrada a Páscoa nos EUA? Uma coisa podemos garantir, nada de feriado na terra do tio Sam! Nós já falamos anteriormente no post “O que é celebrado nos feriados americanos” sobre os feriados oficiais no país e não incluímos a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão na lista. Feriado religioso oficial nos Estados Unidos é somente o Natal mesmo. Mas as diferenças não param por aí! Vamos conhecer um pouco mais?

COMO É CELEBRADA A PÁSCOA NOS EUA

A Páscoa americana tem algumas semelhanças e várias diferenças com a Páscoa que estamos acostumados a celebrar no Brasil. A Páscoa aqui é chamada de Easter e também tem no coelho, símbolo da fertilidade, a principal figura representativa da data. No entanto, enquanto no Brasil quando pensamos em Páscoa lembramos nos ovos gigantes nos corredores dos supermercados, a Páscoa americana é bem diferente.

Como é celebrada a Páscoa nos EUA
Coelho também é o símbolo da Páscoa nos EUA

NÃO É FERIADO NACIONAL

Domingo de Páscoa não é um feriado, mas muitas lojas fecham em muitas partes dos EUA e se abrem, podem ter o horários diferenciados. Em algumas cidades, os sistemas de transporte público normalmente executam a sua programação regular domingo, mas é melhor verificar com as autoridades de transporte locais se as alterações serão implementadas durante o domingo de Páscoa.

IGREJAS

É bem comum que várias igrejas realizem missas e encontros especiais no domingo de Páscoa, para lembrar da ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação. Muitas famílias aproveitam a ocasião para irem juntas à igreja.

É bem comum as pessoas irem no domingo de manhã para a Igreja
É bem comum as pessoas irem no domingo de manhã para a Igreja

OVOS DE PÁSCOA

Embora os ovos de Páscoa gigantes só existam em locais com alta concentração de brasileiros, aqui nos EUA, os ovos também são uma tradição. Mas, em geral, eles são pequenos e podem ser de chocolate, ovos de galinha decorados, ou mesmo de plástico ou outros materiais.

easter-708390_1280
Ovos de páscoa decorados

“CAÇA AOS OVOS”

No domingo de Páscoa é tradicional fazer uma brincadeira com a criançada escondendo os ovinhos para que as crianças saiam em busca deles. A vizinhança toda se reúne para organizar a brincadeira e quem conseguir encontrar mais ovos é o grande vencedor. É diversão garantida para os pequenos! A “Casa Branca”, residência oficial do presidente americano, organiza uma evento anual de “Caça os Ovos” em que as crianças procuram ovos pelos jardins.

"Caça aos Ovos"
“Caça aos Ovos”
easter-707700_1280
Ovos são escondidos para as crianças procurarem

DECORAÇÃO

Assim como no Natal e no Halloween, outras importantes datas celebradas nos Estados Unidos, muitos estabelecimentos comerciais e residências são decorados nesta época. Ovos pintados e o “Easter Bunny”, o Coelhinho da Páscoa, sempre estão presentes!

hare-1179733_1280 easter-652188_1280 easter-697751_1280

DESFILES DE PÁSCOA

Algumas cidades organizam as tradicionais “Parades” que são desfiles de pessoas que se vestem de coelho e usam fantasias ou alguma coisa que remeta à data. Uma das “Easter Parades” mais tracionais acontece em Nova York, na 5ª Avenida.

O coelho é o centro das atenções nos desfiles de Páscoa
O coelho é o centro das atenções nos desfiles de Páscoa

DOCES

É mais comum encontrar chocolates em forma de coelho e pequenos ovos, nos tamanhos de um ovo normal, diferente do Brasil que tem o hábito de fabricar ovos gigantes. Além do chocolate, é comum as crianças ganharem marshmallows, balas, jujubas e até mesmo cookies ou bolinhos.

Coelhos de Chocolate
Coelhos de Chocolate
Mini ovos de chocolate
Mini ovos de chocolate

TROCA DE OVOS / PRESENTES

Não é uma tradição comum entre os americanos, mas até pode acontecer para simbolizar a amizade. Pode ser preparada uma cesta com guloseimas, ovinhos em miniatura ou ovos de galinha pintados à mão. Um cartão desejando “Boa Páscoa” ou um coelhinho de pelúcia talvez sejam mais comuns do que ovos de chocolate.

Pelúcias e ovinhos de chocolate
Pelúcias e ovinhos de chocolate

ALMOÇO DE PÁSCOA

O cardápio do almoço de Páscoa varia bastante dependendo da família. Algumas costumam voltar da missa da Igreja e saborear um almoço caprichado com peru, pernil ou até cordeiro, acompanhado de vegetais, purê de batata, pães. É comum também encontrar nessa época o “Easter Egg Bread”, um pão doce de ovo, com ovo cozinho (com casca e tudo) dentro do pão (Para quem duvida, olha a receita neste site)! Outras famílias são menos tradicionais e acreditam que é um dia para divertir a criançada, servindo até mesmo pizza no horário do almoço.

Sweet Egg Bread. Foto: cakestudent.com
Easter Egg Bread. Foto: cakestudent.com

Veja mais sobre feriados e datas comemorativas nos EUA: