City of London: O centro histórico e financeiro de Londres

2

Veja o que conhecer na área mais antiga e histórica de Londres, conhecida como The City of London. Aqui fica o centro histórico e financeiro da cidade, que também conta com muitas atrações interessantes!

CITY OF LONDON (THE CITY)

A chamada Grande Londres é uma área de 33 distritos entre eles Westminster, Greenwich, Kensington, Islington, Camden e tantos outros. Um desses distritos é a City of London, o distrito que foi onde a cidade teve origem e o centro financeiro de Londres. O mapa abaixo mostra exatamente que área de Londres é compreendida pela City of London, também chamada de “The City”. Foi aqui que a cidade teve origem, quando os romanos fundaram a cidade de Londinium por volta de 50 d.C. Ainda na área há vestígios e ruínas das antigas muralhas que cercavam a idade.

O QUE FAZER NA CITY OF LONDON

Atrações interessantes não faltam na City. Nós separamos 15 lugares para que você possa visitar e colocamos todos eles no mapa interativo abaixo. Incluímos também algumas sugestões de restaurantes, além do todas as estações de metrô da área para você saber como chegar até lá.

1. TOWER BRIDGE

A Tower Bridge é uma mistura de ponte basculante com ponte pênsil. A construção da ponte (1886-1894) foi necessária devido ao aumento do desenvolvimento comercial na área leste de Londres. Em 1974, o mecanismo de funcionamento original foi em grande parte substituído por um novo sistema de acionamento eletro-hidráulico. Em 1982, a Tower Bridge Exhibition (Exposição da Tower Bridge) foi aberta. Ela está alojada nas duas torres da ponte, em plataformas no alto da Tower Bridge.

  • Endereço: Tower Bridge Rd, London SE1 2UP
  • Horários: Verão: de abril a setembro de 10h às 17h30 (horário da última entrada) / Inverno: de outubro a março de 9h30 às 17h (horário da última entrada)
  • Entrada: £9 (online: £8 => compre neste link)

Leia mais: Tour na Tower Bridge: a ponte mais linda de Londres

Tower Bridge a icônica ponte de Londres

2. TORRE DE LONDRES

A Torre de Londres é um castelo histórico fundado em 1066 como parte da Conquista Normanda da Inglaterra. Ela consiste em um complexo com vários edifícios situados dentro de dois anéis concêntricos de muralhas e um fosso. A torre já foi usada de várias formas ao longo da história: como um arsenal, prisão, uma câmara do tesouro, casa da moeda, um escritório de registros públicos, e casa das joias da Coroa Britânica. Hoje a Torre de Londres é uma Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das atrações turísticas mais populares do país, recebendo mais de 3 milhões de turistas todos os anos.

  • Endereço: London EC3N 4AB, United Kingdom
  • Horários:
    • de novembro a fevereiro: de terça a sexta de 9h às 16h30; domingo e segunda de 10h às 16h30 / de março a outubro: de terça a sexta de 9h às 17h30; domingo e segunda de 10h às 17h30
  • Entrada: £22.50 (online: £21) adulto / £10.50 (online: £9.50) entre 5 e 15 anos / £17.50 (online: £16) estudantes, portadores de deficiência e idosos

Leia mais: Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica

A bela e imponente Torre de Londres

3. MONUMENTO AO GRANDE INCÊNDIO DE LONDRES

O Grande Incêndio de Londres foi um incêndio de grandes proporções que assolou partes centrais da cidade de Londres entre os dias 2 de setembro e 5 de setembro de 1666. O incêndio destruiu a cidade medieval de Londres no interior da antiga muralha da cidade romana. Entre 1672 a 1677 foi construído o The Monument to the Great Fire of London (O Monumento ao Grande Incêndio de Londres), conhecido popularmente como “The Monument”. Trata-se de uma coluna de 62 metros de altura em estilo dórico romano. No topo, uma urna dourada representando o fogo. O monumento fica no cruzamento da Monument Street e da Fish Street Hill a 62 metros de Pudding Lane, local onde o grande incêndio começou em 2 de setembro de 1666. É possível subir até o topo através de uma escada em espiral de 311 degraus para ter uma linda vista de Londres.

  • Endereço: Fish St Hill, London EC3R 8AH
  • Horários: de outubro a março de 9h30 às 17h30 (última entrada às 17h) /de abril a setembro de 9h30 às 18h (última entrada às 17h30)
  • Entrada: £4

Leia mais: Londres: O Grande Incêndio de 1666

A imponente estrutura de 62 metros de altura

4. LEADENHALL MARKET

O Leadenhall Market é um mercadão coberto com acesso para a circulação de pedestres. É um dos mercados mais antigos da cidade, datando do século XIV e está no centro do que foi a Londres romana. Em sua origem, o Leandenhall Market era um mercado que vendia carnes de caça e aves. Atualmente, o mercado vende alimentos frescos, carnes, flores, além de ter outras lojinhas, restaurantes, cafés e pubs. O mercado serviu de cenário para os filmes: “A Morte Segue Seus Passos” (1975); “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001); “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” (2009)’; “Além da Vida” (2010), entre outros.

  • Endereço: Gracechurch St, London EC3V 1LT
  • Horário: de segunda a sexta de 10h às 18h

Leia mais: Leadenhall Market: o icônico mercado coberto em Londres

Um passeio gostoso pelo centro de Londres

5. PRÉDIOS FAMOSOS DO CENTRO FINANCEIRO

O Centro Financeiro conta com prédios altos e espelhados lindíssimos e com design bastante diferente. Os próprios londrinos colocaram apelidos “carinhosos” em alguns deles:

  • Walkie-Talkie: oficialmente, 20 Fenchurch Street, ele foi finalizado em abril de 2014 e tem 160 metros de altura, o que o faz ser o 12º prédio mais alto de Londres
  • The Cheesegrater: oficialmente, Leadenhall Building, o “Ralador de Queijo” tem 225 metros de altura, foi inaugurado em 2014 e está localizado na 122 Leadenhall St
  • The Gherkin: aberto em 2004 com 180 metros de altura, ele é chamado oficialmente de 30 St Mary Axe e recebeu o apelido devido ao seu formato que lembra um pepino
Prédios do Centro Financeiro de Londres

6. SKY GARDEN

O Sky Garden é uma área localizada no topo do “Walkie Talkie”, no 35º andar. Esta área toda envidraçada proporciona uma vista panorâmica e belíssima de Londres. O local é uma ótima opção para ver Londres de cima e aproveitar para fazer uma refeição. Há um Café e Bar, chamado Sky Pod Bar e dois restaurantes: o Fenchurch e o Darwin Brasserie. Há também um bar, o City Garden Bar, que fica na parte traseira.

  • Endereço: 1 Sky Garden Walk, Londres EC3M 8AF
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 18h / sábado e domingo de 11h às 21h
  • Entrada: gratuita, mas obrigatório fazer reserva antecipadamente (2 semanas antes)

Leia mais: Sky Garden: Vista panorâmica e gratuita de Londres

O Sky Garden proporciona uma vista linda e gratuita de Londres

7. MUSEU DO BANCO DA INGLATERRA

Fundado em 1694, o Banco da Inglaterra é o Banco Central do Reino Unido. Sendo o segundo banco central da história, a instituição serviu como modelo para vários outros bancos centrais estabelecidos no mundo posteriormente. O museu, além de apresentar as atividades do Banco da Inglaterra como tendo papel único na manutenção da estabilidade monetária e financeira, também conta com áreas interativas tanto para adultos quanto para crianças e tudo é apresentado de forma bastante didática.

  • Endereço: Bartholomew Ln, London EC2R 8AH
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h / fechado aos sábados e domingos
  • Entrada: gratuita

Leia mais: Museu do Banco da Inglaterra em Londres

Notas de dinheiro atuais no Museu do Banco da Inglaterra

8. MANSION HOUSE

A Mansion House é uma mansão de 3 andares, cujas obras de construção tiveram início em 1739 e foram concluídas em 1752. É lá que mora o O Lord Mayor of London (o prefeito da City of London e não da Grande Londres, como explicamos no início do post). A fachada é belíssima, com lindas colunas e adornos. Na parte interna, salas requintadas com muitas obras de arte. A Mansion House abriga uma coleção de pinturas holandesas e flamengas do século XVII. O grande destaque da visita pela Mansion House é o Grande Salão para eventos e jantares de gala que são recepcionados pelo Lord Mayor of London.

  • Endereço: Walbrook, London EC4N 8BH
  • Horários: tours guiados somente às terças-feiras às 14h (1 hora de duração)
  • Entrada: £7 pagamento somente em dinheiro na entrada / não há como agendar com antecedência

Leia mais: Mansion House: lar do prefeito do centro histórico de Londres

Salão imponente da Mansion House

9. GUILDHALL ART GALERY

A Guildhall Art Gallery foi fundada em 1886 para abrigar obras de arte que pertencem à cidade de Londres. O acervo conta com mais de 4 mil obras, desde 1670, mas geralmente apenas 250 ficam em exposição. A Guildhall Art Gallery fica localizada ao lado do Guildhall, um edifício que foi utilizado como Prefeitura de Londres por centenas de anos. Subindo as escadas, encante-se com uma linda coleção de quadros, que incluem retratos do século XVII e obras de arte pré-rafaelitas. No piso térreo, ficam exposições provisórias que são renovadas periodicamente. No piso inferior fica um antigo anfiteatro romano encontrado muitos anos depois de sua construção. A cidade estave sob o domínio romano por um quinto de sua história quando, por volta de, 43 d.C., os romanos estabeleceram a cidade Londinum.

  • Endereço: Guildhall Yard, London EC2V 5AE
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 16h
  • Entrada: gratuita

Leia mais: Londres: Guildhall Art Gallery & Anfiteatro Romano

Belíssimo acervo da Guildhall Art Gallery

10. MUSEUM OF LONDON

Inaugurado em dezembro de 1976, o museu compreende uma série de galerias cronológicas contendo artefatos originais, modelos, fotos e diagramas, com uma forte ênfase em descobertas arqueológicas, a construção da cidade, o desenvolvimento urbano e da vida social e cultural de Londres, com exposições interativas e atividades para todas as idades. No museu também está exposta a “London Stone”, um bloco irregular de pedra calcária que marca o centro original da cidade de Londres.

  • Endereço: 150 London Wall, London EC2Y 5HN, Reino Unido
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita

Leia mais: Museum of London: Museu da História de Londres

London Stone, um dos marcos da cidade no Museum of London

11. BARBICAN CENTRE

Fundado em 1982, o Barbican é um grande centro cultural que reúne cinema, teatros, sala para concertos e salas para exposições que se renovam periodicamente. Há também restaurantes distribuídos pelo complexo. Tem muita coisa interessante para fazer no Barbican e é preciso ficar de olho na agenda de eventos para se programar para as atrações.

  • Endereço: Silk St, London EC2Y 8DS
  • Horários: variam de acordo com o evento
  • Entrada: varia de acordo com o evento
Área externa do centro de artes Barbican

12. CATEDRAL DE ST. PAUL

A St Paul’s Cathedral (Catedral de São Paulo) é um dos ícones da cidade de Londres e uma das igrejas mais famosas e tem uma importância histórica muito grande e é sede do bispo de Londres. No local, foram celebrados o casamento do Príncipe Charles e da Princesa Diana e o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth. Além de toda a sua beleza interna, uma das coisas mais interessantes em e fazer um tour por ela é ver Londres de cima da cúpula St Paul’s Cathedral. A vista é incrível!

  • Endereço: St. Paul’s Churchyard, London EC4M 8AD
  • Horários: de segunda a sábado de 9h30 às 16h30
  • Entrada: £18 (online: £16 – reserve os tickets neste link)

Leia mais: Londres vista de cima na St Paul’s Cathedral

Vista de Londresa partir do alto da Catedral St. Paul

13. OBSERVATÓRIO NO ONE NEW CHANGE

One New Change é um pequeno shopping center que reúne lojas e alguns restaurantes no centro de Londres. No último piso fica um observatório, que tem acesso gratuito, e fica bem em frente à Catedral St. Paul. Uma ótima opção para descansar depois de longas caminhadas pela cidade, apreciando belas vistas!

  • Endereço: 1 New Change, London EC4M 9AF
  • Horários: lojas: de segunda a quarta e sexta de 10h às 19h; quinta de 10h às 20h; sábado de 10h às 18h; domingo de 12h às 18h / observatório: diariamente de 6h à meia-noite
  • Entrada: gratuita
Londres também tem céu azul! Vista da St Paul’s Cathedral a partir do observatório do shopping center One New Change

14. MILLENNIUM BRIDGE

A Millennium Bridge (Ponte do Milênio) é uma ponte suspensa que cruza o Rio Tâmisa em Londres, foi feita para uso exclusivo de pedestres. As construções se iniciaram em 1998 e ela foi inaugurada no ano 2000, véspera do novo milênio. Ela chegou a ser fechada por quase 2 anos porque muitos pedestres reclamaram de que ela era trêmula! O desenho da ponte foi definido através de um concurso organizado em 1996. Com um design futurista, ela combina uma estrutura de aço, bordas laterais de aço inoxidável e o deck foi todo feito em alumínio.

Leia mais: Londres: A ponte suspensa Millennium Bridge

A bela Millennium Bridge com a Igreja de St. Paul ao fundo

15. IGREJA DOS TEMPLÁRIOS

A Temple Church é uma igreja construída por Cavaleiros Templários no século XII, e consagrada no ano de 1185. A Ordem dos Templários foi uma Ordem de Militar de Cavalaria que existiu durante a Idade Média (1119-1312). Ela foi fundada após a Primeira Cruzada, com o intuito de proteger os cristãos que retornavam de Jerusalém após a sua conquista. A igreja é muito bonita, os bancos são todos dispostos lateralmente em relação ao altar. Há vitrais coloridos que ficam lindíssimo quando a luz do sol desponta.

  • Endereço: Temple, London EC4Y 7BB
  • Horários: variam muito – confira no site oficial
  • Entrada: £5

Leia mais: Temple Church: a Igreja dos Cavaleiros Templários em Londres

Temple Church

BÔNUS: LOJA & MUSEU DA TWININGS

Tem algo mais inglês do que chá? Para quem ama essa iguaria, que tal conhecer a casa de chá da Twinings, a mais antiga e famosa da Inglaterra? Além de ser uma loja, é possível ver degustação de chás e ver objetos do pequeno museu que conta a história desta histórica empresa.

  • Endereço: 216 Strand, London WC2R 1AP
  • Horários: de segunda a sexta de 9h30 às 19h / sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 18h
Loja Twinings

COMO CHEGAR NA CITY OF LONDON

Confira todas as estações de metrô que ficam na região e linhas que as atendem:

  • Circle Line (vermelha): Chancery Lane, Holborn, St. Paul’s, Bank, Liverpool Street
  • Piccadilly Line (marinho): Holborn
  • District Line (verde): Temple, Blackfriars, Mansion House, Cannon Street, Monument, Tower Hill
  • Circle Line (amarela): Temple, Blackfriars, Mansion House, Cannon Street, Monument, Tower Hill, Aldgate, Liverpool Street, Moorgate, Barbican
  • Hammersmith & City Line (rosa): Liverpool Street, Moorgate, Barbican
  • Metropolitan Line (roxa): Aldgate, Liverpool Street, Moorgate, Barbican
  • Northern Line (preta): Bank, Moorgate,
  • DLR (trem leve de superfície): estação Bank

ONDE COMER NA CITY OF LONDON

Seguem algumas sugestões de alimentação na City of London:

Pratos saborosos do restaurante Jamie’s Italian

Leia mais sobre outros bairros de Londres:

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário