Chatsworth House: cenário de filmes e de muita história na Inglaterra

2

Chatsworth House é uma das residências mais importantes da aristocracia inglesa, pertencendo à mesma família há quase 500 anos. Ela já foi cenário de diversos filmes de Hollywood e é repleta de história. Confira alguns dos bons motivos para incluir Chatsworth no roteiro!

CHATSWORTH HOUSE 

Chatsworth House é uma mansão localizada na região de Derbyshire, na Inglaterra. Ela é o lar do duque de Devonshire e da família Cavendish desde 1549! Às margens do Rio Derwent, a mansão está situada em um parque extenso com colinas arborizadas. Poucas mudanças foram feitas em Chatsworth até meados do século XVII.

Chatsworth House vista dos jardins

O 2º e 3º Duques de Devonshire não fizeram mudanças na casa e nos jardins, mas contribuíram muito para a coleção de arte da residência. Conhecedor das artes, a coleção inclui pinturas, desenhos e gravuras do antigo mestre, moedas antigas e esculturas esculpidas gregas e romanas. O 4º Duque fez mudanças fundamentais nos jardins, ele substituiu os jardins formais do 1º Duque com um aspecto mais natural.

O grande espelho d’água nos jardins

Em 1748, o 4º Duque casou-se com Lady Charlotte Boyle, a única herdeira sobrevivente de Richard Boyle, 3º Conde de Burlington. Lord Burlington era um arquiteto com muitas obras a seu nome, incluindo Chiswick House (leia mais em: Chiswick House: Casarão histórico e belos jardins em Londres). Com sua morte, suas importante coleções foram transferidas para os duques de Devonshire.

Obras de arte em Chatsworth House

William Cavendish, 5º duque de Devonshire, era um nobre, aristocrata e político britânico. Ele é mais conhecido por sua primeira esposa, Lady Georgiana Spencer, Duquesa de Devonshire, cuja história chocante é retratada no filme “A Duquesa” (2008). O 6º Duque realizou muitas modernizações da Chatsworth House para cumprir os padrões de conforto do século XIX, adequando a um estilo de vida menos formal. O atual duque, Peregrine Cavendish, é o 12º duque de Devonshire.

A famosa cascata nos jardins

CURIOSIDADES CINEMATOGRÁFICAS

Chatsworth House já foi utilizada em diversas produções cinematográficas e também de televisão. Entre elas, podemos citar: “Orgulho e Preconceito” (2005), “Jane Eyre” (2011); “A Duquesa” (2008); “O Lobisomem” (2010); “Uma Noite Real” (2015); “Lady Jane: Uma História Verdadeira” (1986).

A belíssima residência

O QUE VISITAR EM CHATSWORTH HOUSE

Eu já era louca para visitar a Chatsworth House desde que assisti ao filme “Orgulho e Preconceito”, mas o que me despertou ainda mais vontade foi ver um documentário na Netflix, “Secrets of Chatsworth” (2013) sobre à residência. Abaixo colocamos o mapa oficial de Chatsworth, seus jardins, áreas verdes e opções de entretenimento. Em seguida, falaremos um pouco mais sobre o que encontrar durante a visita, acrescentando algumas informações que aprendi no documentário também.

Mapa da Chatsworth House (Clique no mapa para abrir o PDF). Fonte: site oficial

1. CASA

A Chatsworth House é um lugar incrível, finamente decorado, repleto de afrescos nas paredes e teto. É possível visitar dois andares da casa, totalizado em torno de 30 cômodos  diferentes e variados. O casarão conta com uma importante coleção de pinturas, móveis, desenhos de mestres antigos, esculturas neoclássicas, livros e outros artefatos. As obras de arte abrangem 4.000 anos, desde esculturas egípcias antigas e romanas até obras-primas de Rembrandt, Reynolds e Veronese.

Logo na primeira sala, um espetáculo no teto
Detalhe da escadaria no Grande Salão

É possível visitar belas salas, grandes salões de festa, biblioteca, sala de jantar e quartos. Uma das coisas que me surpreendeu durante a visita foi que muitos cômodos exibem itens decorativos e pessoais da família, vestidos de noiva de importantes membros dos Cavendish, bonecos com vestidos de grifes famosas simulando festas na casa e muito mais.

Na Capela estavam expostos vestidos de casamento e para funerais
Teto da escadaria para o piso superior
Objetos da família expostos em uma das salas
Vestido da Duquesa Georgiana, esposa do 5º Duque
Diversos retratos mostram gerações da família Cavendish
Duomo que liga os dois pisos da casa
Um dos quartos da casa
Área da biblioteca
Sala de Banquetes
Detalhes da mesa posta
Salão de esculturas é um dos destaques no filme “Orgulho e Preconceito” quando Elizabeth visita a mansão de Mr. Darcy
As estátuas do salão são belíssimas

2. JARDINS

Os jardins da Chatsworth House são um dos mais interessantes que já visitei. No passado, havia um imenso conservatório de flores, que era aquecido através de carvão (o túnel ainda existe até hoje). No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, foi impossível manter o fornecimento de carvão, fazendo com que muitas plantas morressem. Infelizmente, o conservatório foi desmantelado posteriormente. 

Estátuas nos belos jardins
O atual conservatório

Com 105 acres de extensão, atualmente, os jardins contam com famosas instalações hidráulicas, que incluem a cascata de 300 anos de idade, a Willow Tree Fountain e a impressionante Fonte de Imperador com um jato de água que atinge 90 metros de altura.

A bela cascata nos jardins
Vista da cascata da área superior, com a casa ao fundo
Espelho d’água e a Fonte do Imperador
O bonito espelho d’agua e a Fonte do Imperador ao fundo

Há também esculturas históricas e modernas, um Labirinto, o Rockery (jardim de rochas), um Jardins de Rosas e muitas outras atrações. No total, há mais de 8 km de caminhadas com árvores raras, arbustos, riachos e lagoas para visitar.

O Jardim de Pedras
O Labirinto
Jardins muito bem cuidados
Objetos decorativos estão em todas as partes
Kitchen Garden

3. FAZENDINHA E PLAYGROUND

Este local é perfeito para quem viaja acompanhado de crianças. Construído em 1973, aqui as crianças podem encontrar pôneis e cordeiros, e brincar no balanço, escorregador e todas as atrações do playground. Há também atividades especiais durante a Páscoa, o Dia das Bruxas e o Natal. Confira o mapa e o detalhe de todas as atividades disponíveis acessando este link. Abaixo, um video oficial do local mostra o que encontrar por lá.

ONDE COMER NA CHATSWORTH HOUSE

Há opções gastronômicas na Chatsworth House. Há quiosques na área dos jardins e restaurantes  na região dos estábulos.

Área dos Estábulos
Na área dos Estábulos ficam restaurantes e lojas

ONDE COMPRAR NA CHATSWORTH HOUSE

Há várias opções para fazer umas comprinhas na Chatsworth House. Lembrancinhas, livros, artigos para presente, ímãs de geladeira e cartões postais, joias, canecas e muito mais:

Orangery Shop

COMO CHEGAR À CHATSWORTH HOUSE

Para chegar à Chatsworth House a partir de Londres, pegue um trem na estação London St. Pancras International com sentido à cidade de Sheffield. Quando chegar à estação de trem de Sheffield, saia pela porta da frente e você verá uma praça com uma fonte de água e um um paredão de metal com água corrente. Suba pela praça seguindo esse paredão. Em seguida, atravesse a rua e caminhe até o ponto de ônibus que fica à sua direita. O ônibus que você deverá pegar é o número 218.

Ponto de Ônibus em Sheffield

Peça ao motorista um “return ticket” (bilhete ida e volta) que custa £5.80 (preço em agosto de 2017). O trajeto dura cerca de 45 minutos e o ônibus para dentro da área da Chatsworth House, não tem erro, porque você verá a mansão antes de descer. A volta é feita no mesmo ponto de ônibus da ida, mas tome cuidado para pegar o ônibus certo, sentido Sheffield. Programe-se direitinho porque só existe 1 ônibus a cada hora para ir para Chatsworth House e para voltar. Veja todos os horários neste link.

  • Dica: Mostrando o ticket de ônibus na bilheteria da Chatsworth House, você ganhará £2 de desconto na entrada da casa. A pessoa da bilheteria vai recortar uma parte do ticket que indica esse desconto. Guarde o que sobrar do ticket para mostrar ao motorista e pegar o ônibus na volta.
Ticket de ônibus que dá desconto na entrada para a Chatsworth House

CONHEÇA TAMBÉM: A CIDADE DE SHEFFIELD

Depois de 3 horas de passeio, aproveitei a volta da Chatsworth House para conhecer um pouquinho da cidade de Sheffield. Ela é a quarta cidade mais populosa da Inglaterra com quase meio milhão de habitantes. A cidade possui diversas galerias de arte, um gracioso jardim de inverno e uma bonita Catedral. Se você tiver tempo até o horário do seu trem, vale a pena dar uma volta pelo centro da cidade. Há também diversos restaurantes de redes famosas na Inglaterra como Pizza Express, Bill’s, Café Rouge e Zizzi.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Chatsworth House

  • Endereço: Bakewell DE45 1PP
  • Horários: confira as datas exatas neste link
    • entre final de março e final de maio e entre início de setembro a início de novembro
      • Casa: diariamente de 11h às 17h
      • Jardins: diariamente de 11h às 17h30
      • Fazendinha & Playground: diariamente de 10h30 às 17h30
    • entre final de maio e início de setembro
      • Casa: diariamente de 10h30 às 17h
      • Jardins: diariamente de 10h30 às 18h
      • Fazendinha & Playground: diariamente de 10h30 às 17h30
    • entre início de novembro e início de janeiro
      • Casa: de 11h às 17h30 (dias de semana) / de 10h às 17h30 (fim de semana)
      • Jardins: de 11h às 17h30 (dias de semana) / de 10h às 17h30 (fim de semana)
      • Fazendinha & Playground: diariamente de 10h30 às 17h30
  • Entrada:
    • Fazendinha & Playground: £6
    • Jardins: £12.90
    • Jardins e Fazendinha & Playground: £15.90
    • Casa e Jardins: £19.90
    • Casa, Jardins e Fazendinha & Playground: £21.90
    • Casa, Jardins, Fazendinha & Playground e Chá da Tarde: £40


Veja mais atrações para conhecer na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu tive a felicidade de conhecer Chatsworth, pretendo voltar novamente e levar meus filhos, de tantas maravilhas pra se ver na Inglaterra, essa mansão foi a que mais me marcou, Amo❣️

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui