Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres

1
Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres

Eu estou sempre à procura de lugares pouco conhecidos em Londres que ficam fora do roteiro regular pela cidade. Foi em uma dessas buscas que acabei conhecendo a Charterhouse, um local cheio de história na cidade. Confira o que encontrar por lá.

A HISTÓRIA DA CHARTERHOUSE

A história da Charterhouse teve início em 1348, quando Walter de Manny arrendou 13 acres de terra para a construção de um cemitério e crematório para as vítimas da Peste Negra. Acredita-se que cerca de 55 mil pessoas foram enterradas ali. Além disso, uma capela e um eremitério também foram construídos no local. Em 1371, esta terra foi concedida para a fundação da London Charterhouse, para a construção de um mosteiro de cartuxo (ordem católica semi-eremítica de clausura monástica). O mosteiro foi dissolvido em 1537, após a criação da Igreja Anglicana, por Henrique VIII. Partes da construção deste período monástico ainda permanecem até hoje, mas o local foi reconstruído em grande parte depois de 1545. A Charterhouse foi posteriormente alterada e, após 1611, foi comprada por Thomas Sutton e se tornou um abrigo para necessitados e uma escola.

Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres
Entrada da Charterhouse
Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres
Maquete do complexo na entrada
CHARTERHOUSE NOS DIAS DE HOJE

Atualmente, abrigo ainda ocupa o local, mas a escola foi deslocada para um outro endereço, no interior da Inglaterra, em 1872. O complexo de abrigos, preservado entre blocos de torre, é cercado por jardins e pátios aconchegantes. A Charterhouse ainda fornece abrigo a 40 homens, conhecidos como “irmãos”, e, pela primeira vez, mulheres são bem-vindas para se candidatar a uma vaga na instituição. Qualquer pessoa que se candidata a ser um “irmão” deve ter mais de 60 anos, ser pobre e solteira e, assim, precisar do apoio da comunidade para o resto de suas vidas.

Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres
Detalhes da arquitetura

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

ABERTURA AO PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

Em parceria com o Museum of London (leia mais em: Museum of London: Museu da História de Londres), a Charterhouse abriu para a visitação pública pela primeira vez em 400 anos, em fevereiro de 2017, com a presença da Rainha Elizabeth II. Há 3 estruturas voltadas para o público: um Museu, que conta detalhes sobre a história do local até os dias atuais; um Centro de Aprendizagem e Programa de Aprendizagem para que os grupos escolares possam descobrir como a Charterhouse foi o lar de todos, desde monges e monarcas até estudantes e membros da irmandade; e uma recém-ajardinada Praça Charterhouse aberta ao público para que mais pessoas possam desfrutar desta área verde. Além disso, são disponibilizados diversos tours guiados que detalham a história da instituição.

Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres
Placa no chão mostra que o local foi inaugurado pela Rainha Elizabeth e seu marido, o Duque de Edimburgo

COMO VISITAR A CHARTERHOUSE

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

1. MUSEU

O recém-inaugurado museu de Charterhouse conta a história da Ordem Cartuxa da época da Peste Negra até os dias de hoje. Um dos destaques da exposição é o esqueleto de uma das 13 vítimas da Peste Negra que foram resgatadas durante escavações da nova linha de metrô de Londres. Este esqueleto agora está em uma caixa de vidro no museu iluminada por velas elétricas.

2. CAPELA

Assim como no museu, a entrada para a Capela é totalmente gratuita. Esta capela ainda é formada por restos da antiga igreja cartuxa do século XV. O corredor norte e a arcada toscana foram desenhados por Francis Carter, que também foi responsável pelo claustro espaçoso que une a capela ao edifício principal. Este claustro é um lugar de sepultações e um memorial.

Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres
Corredor que leva até a capela

Atualmente, o local abriga missas diárias abertas ao público. Os serviços utilizam a linguagem do século XVII do Livro da Oração Comum. Nos dias da semana, geralmente há cerca de meia dúzia de “irmãos” residentes. Nos domingos, cerca de 30, e algumas músicas são cantadas durante a cerimônia.

Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres
Capela
Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres
Detalhes da capela

3. TOURS

  • Standard Tour: Passeio com guia profissional para conhecer os destaques da Charterhouse, incluindo lugares históricos como o Grande Salão, onde os “irmãos” residentes se sentam juntos para saborear suas refeições, a Grande Câmara onde a Rainha Elizabeth I realizou sediou sua corte durante os primeiros dias de seu reinado, o antigo Tribunal associado aos monges medievais da Charterhouse e o Tribunal dos Mestres que revela a opulência da mansão Tudor. Eu fiz esse tour e aprendi muitas coisas interessantes sobre o local.
    • Duração: 55 minutos
    • Horários: de terça a domingo às 11h30, 13h45 e 14h45 | mudança de horário a partir de 1º de março de 2018: 11h30, 12h e 14h
    • Preço: £10
  • Brother’s Tour: Um passeio guiado feito com um dos “irmãos” residentes na Charterhouse. Os passeios são feitos mostrando a perspectiva de cada “irmão” e, portanto, nenhum tour é igual ao outro. Os tours fornecem um olhar aprofundado sobre a longa história do site e o estilo de vida dos “irmãos” ao longo dos séculos.
    • Duração: até 2 horas
    • Horários: de terça a quinta, sábados e domingos às 14h
    • Preço: £15
  • Crossrail and the Charterhouse Tour: Desde a Peste Negra até a fundação de um mosteiro cartuxo até a mais nova ferrovia de Londres, descubra os segredos que estão por trás, ou melhor, embaixo da Charterhouse. Quando linha férrea atravessou Londres, os restos de um poço da Peste Negra do século XIV oram descobertos.
    • Duração: 75 minutos
    • Horários: horários selecionados
    • Preço: £20
  • Garden Tour: O tour nos jardins é guiado por Claire Davies, o jardineiro-chefe da Charterhouse. É  uma rara oportunidade de entrar no jardim encantador e secreto da Charterhouse. A melhor época para visitar é a partir de abril, início da primavera no hemisfério norte.
    • Duração: 1 hora
    • Horários: horários selecionados
    • Preço: £20

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO CHEGAR A CHARTERHOUSE

As estações de metrô mais próximas são a Barbican e Farrington, atendidas pelas linhas Circle, Hammersmith & City e Metropolitan. Para quem prefere ônibus, as linhas 4, 56 e 153 param em frente à estação Barbican, na Aldersgate Street, 5 minutos de caminhada do local.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Charterhouse

  • Endereço: Charterhouse Square, Londres EC1M 6AN, Inglaterra
  • Horários: de terça a domingo de 11h às 17h
  • Entrada: gratuita para o museu e para a capela
  • Tours:  entre £10 e £20

Guarde esta dica no Pinterest!

Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres - Viajonários


Explore lugares pouco conhecidos em Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem no Submarino Viagens!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
   CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Compre com a TravelMobile e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui