Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico

0
Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
Seguros Promo

Conheça o sítio arqueológico do Cemitério Kerameikos, que também abriga um museu arqueológico repleto de história no coração de Atenas! Aqui você vai encontrar todas as dicas para visitar este local incrível em Atenas.

O CEMITÉRIO KERAMEIKOS

O sítio arqueológico de Kerameikos (Cerâmico) é uma pequena parte do antigo Deme Ático de Kerameon, localizado na extremidade noroeste da cidade. Ele compreende parte da Muralha de Themistoclean, o Portão de Dipylon e o Portão Sagrado, a Pompeion, o recinto de sepultamento da Estela de Hegeso, a Demosion Sema e outros monumentos conhecidos. No passado, Kerameikos (cerâmica, em grego) era um assentamento de oleiros e de pintores de vasos, e o principal centro de produção dos famosos vasos áticos, devido à existência de depósitos de argila. As partes que estavam localizadas perto da margem do rio sofriam continuamente com enchentes, e, assim, a área foi convertida em ruas repletas de cemitérios e monumentos funerários. Com o decorrer do tempo, o local se transformou no cemitério mais importante da antiga Atenas.

Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
Cemitério Kerameikos

As primeiras tumbas dos Kerameikos datam da Idade do Bronze (2.700-2.000 a.C.). O cemitério se expandiu continuamente e o número de túmulos aumentou ao longo dos séculos. O local foi muito usado entre o período helenístico e o cristianismo primitivo (de 338 a.C até, aproximadamente, o século VI d.C.). Os vasos atenienses mais importantes vêm dos túmulos dos Kerameikos. Entre eles está o famoso “Dipylon Oinochoe”, que tem a inscrição mais antiga escrita no alfabeto grego.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


CURIOSIDADE: POSTO DE PESTE

Durante a construção da estação de Kerameikos para o extenso Metrô de Atenas, um poço de peste e aproximadamente mil túmulos dos séculos IV e V a.C. foram descobertos. Na época, a epidemia durou dois anos e matou cerca de um terço da população.

Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
Vista da área do antigo cemitério

Leia mais: Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia

 

MUSEU ARQUEOLÓGICO KERAMEIKOS

As escavações de Kerameikos começaram em 1870 e muitos objetos antigos foram recuperados. Em 1935, o Museu de Kerameikos foi construído para abrigar os itens encontrados durante essas escavações.

Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
Área em frente do museu

O museu foi aberto em 1937 e, em 1960, sua estrutura foi ampliada para abrigar novas peças encontradas durante escavações. Ele está alojado em um pequeno edifício neoclássico que abriga a mais extensa coleção de artefatos relacionados a sepulturas na Grécia, variando de esculturas em mármore de grande escala a urnas funerárias, estelas, jóias, brinquedos etc.

Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
Vasos encontrados durante escavações

As exposições são exibidas em ordem cronológica e de acordo com sua proveniência. Uma curiosidade é que os vasos atenienses mais importantes são provenientes justamente dos túmulos de Kerameikos. O museu incorpora pátios internos e externos, onde as maiores esculturas são mantidas.

Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
Escultura da Grécia Antiga

COMO CHEGAR AO CEMITÉRIO KERAMEIKOS

Para chegar ao local de transporte público, confira abaixo quais as opções e linhas de metrô estão disponíveis:

  • Thissio (Linha M1): fica a apenas 6 minutos de caminhada
  • Kerameikos (Linha M3): fica a 7 minutos de caminhada
  • Monastiraki (Linhas M1 e M3): fica a 10 minutos de caminhada

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico Kerameikos

  • Endereço: 148, Ermou Str, Kerameikos, Atenas 118 54, Grécia
  • Horários: de terça a domingo de 8h às 15h
  • Entrada Avulsa: €8 (ticket combinado para 7 sítios arqueológicos: €30 – leia mais neste link)

Guarde esta dica no Pinterest!

Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico - Viajonários | https://www.viajonarios.com.br/cemiterio-kerameikos/| #viajonarios #grecia #atenas #greece #athens #kerameikos #cemiterio #ceramica #museu #museuarqueologico #arqueologico #arqueologia #grecia antiga


Leia mais sobre Atenas:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui