Litoral da Califórnia: Santa Cruz

Que tal conhecer um pouco mais sobre a cidade de Santa Cruz na Califórnia? Fomos para Santa Cruz em um final de semana para celebrar nosso aniversário de 7 anos de casamento! No nosso trajeto, podíamos pegar uma estrada mais rápida ou então ir pela costa da Califórnia e apreciar a vista do Oceano Pacífico e acabamos escolhendo esta agradável opção.

thumb_DSC07373_1024
Foto panorâmica da praia de Pescadero, na Highway 1, costa da Califórnia

Nossas viagens pela Califórnia são sempre econômicas e por isso alugamos o carro pelo nosso parceiro RentalCars.com e reservamos o hotel pelo Booking.com, sempre com ótimos preços e condições. Ficamos em um hotel bem próximo da praia, o Lanai Lodge, que é um hotel bem simples e de baixo custo, mas com uma localização excelente e ótima conexão wifi.

A CIDADE DE SANTA CRUZ NA CALIFÓRNIA

Para ajudar nas nossas dicas, vale a pena conferir esse mapa com os principais pontos da cidade:

1. REGIÃO OESTE

A região oeste (localizada à esquerda do mapa acima) é, sem dúvida, a mais bonita da cidade e a que proporciona as melhores vistas do centro de Santa Cruz e do Oceano Pacífico. Se você só tiver tempo para conhecer um local na cidade, tem que ser aqui! Tivemos muita sorte, pois no dia que visitamos o local o sol brilhava forte e o céu estava aberto e muito azul, deixando as vistas deslumbrantes.

santa cruz map5
A mais bela região da cidade se localiza à esquerda do Santa Cruz Wharf. Figura: reprodução Google Maps

A melhor forma de conhecer a região é seguir pela W Cliff Drive. Essa é a rua beira-mar que proporciona vistas incríveis! Há uma calçada para caminhar ou andar de bicicleta durante todo o trecho, assim como bancos para sentar e curtir o visual. Alguns pontos de paradas são a Surfer Memorial Statue, estátua em homenagem a todos os surfistas do mundo; o Santa Cruz Surfing Museum, considerado o primeiro museu de surf do mundo e a Natural Bridges State Beach, uma praia fechada que abre todos os dias de 8h da manhã até o pôr-do-sol. Além da praia, o local é um parque com espaço para piqueniques e possui uma área de preservação de borboletas monarca. Mais informações sobre o parque neste link.

thumb_DSC07653_1024
Vista de Santa Cruz a partir da W Cliff Drive
thumb_DSC07669_1024
Litoral recordado e com lindas vistas
thumb_IMG_3403_1024
Paulo em frente à Surfer Memorial Statue, uma estátua dedicada a “todos os surfistas do passado, presente e futuro”.
thumb_DSC07840_1024
Essa vista maravilhosa é bem próxima do Surfing Museum
thumb_DSC07875_1024
Um dos locais mais bonitos da costa fica logo atrás do Surfing Museum
thumb_DSC07859_1024
Em frente ao Museu do Surf e do Farol ao fundo, Lighthouse Point
thumb_DSC07887_1024
Placa em frente ao Surfing Museum, explicando que o surf veio do Hawaii!
thumb_DSC07890_1024
Parte interna do pequeníssimo Primeiro Museu de Surf do Mundo
thumb_DSC07914_1024
Pedras e vista belíssima
thumb_DSC07942_1024
Mais uma bela vista do litoral da cidade
thumb_DSC07963_1024
Natural Bridges State Beach, uma praia lindíssima que possui essa pedra famosa com furo no meio dentro do mar.

2. REGIÃO CENTRAL

Na região central de Santa Cruz se encontram o Wharf (cais), Boardwalk (grande calçadão com parque de diversões) e o centro da cidade propriamente dito (com lojas, restaurantes, agências bancárias, etc.). É a região mais frequentada da cidade e onde se concentra a maior parte dos turistas.

santa cruz map3
Principais pontos da região central de Santa Cruz. Figura: reprodução Google Maps
  • Santa Cruz Wharf

Essa é, sem dúvida, um dos locais mais gostosos do centro de Santa Cruz. Wharf significa cais em inglês e esse local é um daqueles que você não pode deixar de ir. A entrada de carro é paga ($1 dólar a cada 20 minutos) e há um número limitado de vagas. Há lojas e deliciosos restaurantes com vista para o mar! Jantamos no local em um restaurante e tivemos o prazer de assistir ao pôr-do-sol (dicas no próximo post). No cais também ficam muitos leões marinhos e você vai perceber rapidinho a localização deles devido ao barulho que emitem. Há bancos para sentar apreciar a belíssima vista da cidade e os barcos que passam pelo local. De lá é possível ter uma bela vista do Santa Cruz Boardwalk.

thumb_DSC07431_1024
Detalhe do Boardwalk a partir do Santa Cruz Wharf
thumb_DSC07446_1024
Paulo caminhando pelo Santa Cruz Wharf
thumb_DSC07448_1024
Não dá vontade de sentar neste banco e passar o dia todo olhando para o mar?
thumb_DSC07452_1024
Veleiros e barcos no Oceano Pacífico
thumb_DSC07469_1024
Belíssimo local para curtir uma linda vista!
  • Santa Cruz Boardwalk

Trata-se de um grande calçadão com restaurantes de fastfood e um parque de diversões com vários brinquedos diferentes. O local é a alegria da criançada e onde se concentra a maior parte dos turistas! Em frente ao Boardwalk fica a Main Beach, principal praia da cidade, sempre cheia de banhistas. Há um grande estacionamento logo em frente ao Boardwalk atravessando a rua. Há também uma área para jogos e até um boliche em uma localização próxima.

thumb_DSC07595_1024
Chegando ao Boardwalk
thumb_DSC07600_1024
Teleférico no Boardwalk
thumb_DSC07626_1024
Brinquedos no parque de diversões localizado no Boardwalk
thumb_IMG_3309_1024
Nós tomando um sol (com muito vento) na Main Beach, praia principal de Santa Cruz
Paulo caminhando pela praia com o Santa Cruz Wharf ao fundo
thumb_DSC07624_1024
Vista a partir do Boardwalk
thumb_DSC07622_1024
Oceano Pacífico a partir do Boardwalk
  • Ruas do Centro

As principais ruas de comércio de Santa Cruz são a Cedar Street, a Pacific Avenue e a Front Street. Nelas e nas ruas que as cruzam é possível encontrar muitas lojas e restaurantes. Se estiver disposto a fazer uma caminhada pela região, vai encontrar o Del Mar Theatre, um cinema muito famoso da cidade e o Tower Clock, um relógio símbolo da cidade que foi construído no século XIX. Para finalizar o passeio pelo centro, vá até a Mission Santa Cruz, uma pequena igreja construída na época da Missões, as quais eram iniciativas religiosas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre povos não cristãos. No caso de Santa Cruz, trata-se de uma Missão espanhola da ordem dos franciscanos fundada em 1.791.

thumb_DSC07541_1024
Teatro Del Mar
thumb_DSC07545_1024
Tower Clock
thumb_DSC07550_1024
Missão Santa Cruz
thumb_IMG_3284_1024
Dentro da Missão Santa Cruz

3. REGIÃO LESTE

A região leste da cidade (à direita do primeiro mapa deste post), é a que estão localizadas diversas praias de acesso fácil aos banhistas. Na verdade, a cidade de Santa Cruz termina na praia de Seabright (em que está localizado o farol conhecido como Walton Lighthouse). Continuando no litoral para a direita, estão as pequenas cidades de Twin Lakes, Opal Cliffs e Capitola, as quais pertencem ao Condado de Santa Cruz.

santa cruz map4
Ao leste de Santa Cruz estão as cidades de Twin Lakes, Opal Cliffs e Capitola. Figura: reprodução Google Maps

A melhor forma de conhecer a região é passear de carro pela E Cliff Drive, uma rua à beira-mar. A cidade de Capitola é uma gracinha, com casinhas com uma arquitetura encantadora, com lojas, restaurantes e é um local bastante frequentado por surfistas.

thumb_DSC07529_1024
Vista do farol Walton localizado na praia de Seabright visto a partir da Harbor Beach
Salva-vidas na praia de Twin Lakes
thumb_DSC07524_1024
Rua do centro de Capitola, simpática cidade ao lado de Santa Cruz
thumb_DSC07521_1024
Casinha de madeira em Capitola
thumb_DSC07503_1024
Vista em Depot Hill, na cidade de Capitola
thumb_DSC07490_1024
Ao fundo, a Capitola Beach

Leia mais sobre Santa Cruz: