Inglaterra: 10 castelos para visitar a partir de Londres

35

Estamos participando de uma blogagem coletiva com outros blogueiros de viagem para sugerir dicas de castelos pelo mundo. Morando em Londres temos oportunidade de conhecer muitas atrações que muitas vezes são desconhecidas da maioria dos turistas, mas que valem muito uma visita. Pensando nisso, sugerimos 10 castelos para visitar a partir de Londres. São sugestões de bate-voltas perfeitos para um dia longe da agitação da cidade com muito estilo. Ao final deste post, você encontrará várias outras dicas dos amigos blogueiros!

10 CASTELOS PARA VISITAR A PARTIR DE LONDRES

Para elaborar essa listinha de 10 castelos para visitar a partir de Londres fizemos uma seleção de alguns que consideramos que valem a pena serem visitados e que possuem acesso fácil, não sendo necessário lugar um carro e se aventurar na “mão inglesa” para chegar. No mapa interativo abaixo, colocamos a localização de cada um deles e, para facilitar, vamos passar informações de como chegar até o local partindo de Londres.

1. CASTELO DE ARUNDEL

O Castelo de Arundel é a atração principal desta cidade de mesmo nome que possui pouco mais de 3 mil habitantes e se localiza a 80 km de Londres. Desde 1068, o castelo pertence à família católica (sim, católica, e não anglicana como era de se esperar) mais tradicional da Inglaterra, a do Duque de Norfolk. Além de ambientes finamente decorados, muitas obras de arte e uma torre de menagem, o castelo conta com jardins incríveis e muitas áreas verdes. Um dos melhores castelos para visitar a partir de Londres para quem ama jardins floridos. É proibido tirar fotos dentro do castelo.

  • Endereço: Arundel BN18 9AB, UK
  • Horários: aberto de abril a outubro de terça a domingo de 10h às 17h
  • Entrada: há vários tipos de ingresso que variam entre  £11 e £20
  • Como chegar: Trens partem diariamente da estação London Victoria e a viagem leva cerca de 1 hora e 20 minutos. Chegando na estação, é preciso caminhar cerca de 15 a 20 minutos até o castelo.

Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Arundel – Roteiro de 1 dia

castelos para visitar a partir de Londres
O belíssimo Castelo de Arundel
Os jardins bem cuidados são de cair o queixo!

2. CASTELO DE COLCHESTER

O Castelo de Colchester foi um dos primeiros castelos construídos após a invasão Normanda em 1066, a pedido de William, o Conquistador, sendo erguido sobre um antigo templo romano do século VI. A construção é a maior torre de menagem normanda da Europa. O castelo teve vários usos desde que deixou de ser um castelo real e, por muito tempo, foi uma prisão. Foi somente na década de 1920 que ele foi adquirido pela cidade de Colchester e se tornou um museu, contando com diversas exibições interessantes. Essa visita é muito mais focada para pessoas que querem saber mais de história, já que o castelo atual não tem interiores finamente decorados, mas sim exposições com objetos encontrados por arqueólogos e informações históricas. A cidade toda de Colchester possui diversas ruínas da época dos romanos e reivindica ser a primeira cidade que se tem registros da Inglaterra, há mais de 2 mil anos.

  • Endereço: Castle Park, Colchester CO1 1TJ, UK
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
  • Entrada: £7.75 / Tours: £3 + entrada
  • Como chegar: Trens partem diariamente da estação London Liverpool Street. Há duas estações na cidade: Colchester, um pouco mais afastada do centro, mas com maior quantidade de horários de trem, e Colchester Town, bem no centro da cidade. O tempo de viagem varia de 50 minutos a 1h10 minutos, dependendo do trajeto. Chegando à estação basta caminhar de 10 minutos (partindo de Colchester Town) ou 20 minutos (a partir da estação Colchester) até o castelo.
O Castelo de Colchester é a maior torre de menagem da Europa
Internamente, um museu com exposições que contam desde os primórdios da cidade

3. CASTELO DE DOVER

Fundado no século XI, o Castelo de Dover possui uma importância estratégica gigantesca, pois a partir dele está a menor distância da Inglaterra até a França, o Canal da Mancha, sendo conhecido como “a chave para a Inglaterra”. Localizado no topo de um penhasco, próximo a falésias (White Cliffs of Dover – que também valem uma visita), ele começou a tomar a forma que conhecemos hoje durante o reinado de Henrique II, tornado-se o maior castelo do país até os dias atuais. A construção mais importante ocorreu no final do século XVIII durante as Guerras Napoleônicas. Havia uma necessidade de construir quartéis e depósitos para as tropas adicionais e seus equipamentos. A solução adotada foi criar um complexo de túneis a cerca de 15 metros abaixo do topo do penhasco. Esses túneis também foram utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, eles foram convertidos em um abrigo anti-aéreo e, mais tarde, foram transformados em um centro de comando militar e hospital subterrâneo.

  • Endereço: Kent Downs AONB, Castle Hill Rd, Dover CT16 1HU
  • Horários: diariamente de abril a julho e setembro de 10h às 18h / agosto de 9h30 às 18h / outubro de 10h às 17h / dezembro e janeiro somente aos finais de semana de 10h às 16h / fevereiro e março de quarta a domingo de 10h às 16h
  • Entrada: £19.40
  • Como chegar: Há trens partindo das estações London Victoria (2 horas), London Charing Cross (2 horas) e London St Pancras (de 1h a 1h30) com destino à estação Dover Priory. Chegando na estação, você pode fazer uma caminhada de meia hora ou pegar um ônibus (número 15) no ponto da Taswell Street (Stop R) até o Castelo. Como eu também queria aproveitar para ver as falésias de Dover, participei de uma excursão que saía do centro de Londres e que também incluía uma visita à cidade de Canterbury.
O imponente Castelo de Dover
Ambientes internos do Castelo foram recriados

 4. CASTELO HIGHCLERE

A construção do Castelo Highclere teve início em 1679 e o local tem sido residência oficial dos Duques de Carnarvon desde então. Ele ficou muito conhecido do grande público pelo fato de ter sido o cenário da série de sucesso Downton Abbey. No entanto, muito antes disso, o castelo ficou famoso devido a um projeto ambicioso do 5º Duque de Carnarvon, que se tornou um entusiasta em arte egípcia e patrocinou a descoberta da tumba de Tutankhamun, em 1922. Além da visita a grande parte dos aposentos que aparecem na série (biblioteca, sala de estar e quartos) a visita inclui muitos outros que são uma agradável surpresa. Há também uma exposição de arte egípcia que pode ser visitada no subsolo. Vale a pena gastar um tempinho para passear pelos belos jardins que circundam a propriedade. E só lembrando que é proibido tirar fotos dentro do castelo.

  • Endereço: North Wessex Downs AONB, Highclere Park, Highclere, Newbury RG20 9RN
  • Horários: abre somente em datas selecionadas nos meses de abril, maio e de julho a setembro – confira no site oficial
  • Entrada: de £7 (só jardins) a £22 (castelo + jardins + exibição egípcia)
  • Como chegar: Não há estação de trem próxima ao castelo. Para chegar até lá de trem há duas possibilidades: pegar o trem em London Paddington e descer na estação Newbury (de 50 minutos a 1h15 de viagem) ou pegar o trem em London Waterloo e descer na estação Whitchurch (de 1h a 1h30 de viagem). Em ambos os casos, é preciso pegar um táxi para ir até o Castelo Highclere (é bom reservar antecipadamente se você for por Whitchurch). Embora eu evite, nesse caso achei mais prático participar de uma excursão que saía da região de Victoria em Londres e seguia até o castelo (incluindo uma passagem rápida pela cidade universitária de Oxford e o vilarejo de Bampton, onde foram gravadas diversas cenas de Downton Abbey).
castelos para visitar a partir de Londres
Highclere Castle, ou Downton Abbey para os fanáticos pela série de TV
O castelo é cercado por amplas áreas verdes

5. CASTELO DE LEEDS

Leeds Castle, que apesar do nome fica bem longe da cidade inglesa de Leeds, é uma castelo histórico originalmente construído em 1119. Durante o século XIII, ele se tornou propriedade do Rei Eduardo I. Já no século XVI, o famoso Rei Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana, morou com sua primeira esposa, Catarina de Aragão. O castelo passou por diversos proprietários e, em 1926, foi adquirido por Lady Baillie, que redecorou grande parte do seu interior. Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo serviu como um hospital improvisado a pedido de Lady Baillie. Em 1976, após seu falecimento, ele passou a ser uma atração turística. Entre os destaques do castelo estão suas áreas verdes incríveis e belos jardins; algumas exposições que contam a história do local; salas históricas e uma bela biblioteca; áreas de entretenimento para crianças como playgrounds e até um labirinto. É uma das melhores opções de castelos para visitar a partir de Londres se você estiver com crianças.

  • Endereço: Maidstone ME17 1PL
  • Horários: diariamente de 10h às 16h30
  • Entrada: £24.90 (compre pela internet neste link com desconto – £23.90)
  • Como chegar: É possível chegar ao Leeds Castle com uma combinação de trem + transfer. Pegue o trem na estação London Victoria, e desça na estação Bearsted. A viagem dura cerca de 1 hora. Lá você vai encontrar um serviço de transfer (van) da empresa Spot Travel que leva até o Leeds Castle. O percurso dura menos de 10 minutos. Caso você não queira se preocupar o deslocamento, há várias excursões que incluem um passeio pelo Leeds Castle (passando também pelas cidades de Dover e Canterbury).

Leia mais: Leeds Castle: castelo e lindos jardins perto de Londres

O belo Castelo de Leeds, um dos mais bonitos para visitar a partir de Londres
Impossível não se encantar com tanta beleza

6. CASTELO DE LINCOLN

Quando eu soube que o Castelo de Lincoln guarda um dos 4 exemplares originais da Magna Carta, sabia que precisava ir para lá! (Parênteses: Magna Carta é o principal documento da história da Inglaterra e um dos mais importantes do mundo – há dois exemplares na British Library em Londres e um na Catedral de Salisbury.) O Castelo de Lincoln é um outro exemplo de castelo construído no século XI por William, o Conquistador, no local de uma antiga fortaleza romana. Posteriormente, funcionou como uma prisão e um tribunal. Entre os destaques da visita estão: as celas da prisão com exposições que contam detalhes sobre o cotidiano dos presos; a capela da prisão; os jardins do castelo; a área construída especialmente para abrigar a Magna Carta e outros dois documentos importantes; passeio a pé (com audio guide) por toda a muralha do castelo. Da nossa listinha de 10 castelos dos castelos para visitar a partir de Londres, ele é o que fica mais longe, mas a visita vale a pena.

  • Endereço: Castle Hill, Lincoln LN1 3AA
  • Horários: diariamente de 10h às 16h
  • Entrada: £13.50 / £16 ticket combinado com a Catedral de Lincoln
  • Como chegar: Para chegar até Lincoln é preciso, geralmente, pegar dois trens de duas empresas diferentes. Saindo da estação London Kings Cross, depois de 1h15 de viagem em um trem de alta velocidade, desça em Newark North Gate. Troque de trem sentido Lincoln (o trem que peguei só tinha 1 vagão!) por mais 30 minutos. O percurso total leva 1h45 minutos (mas pode levar até 2h20 dependendo do trajeto). A estação já fica no centro da cidade, mas para chegar ao castelo é preciso subir uma ladeira considerável de, aproximadamente, 15 minutos. Fôlego!
Castelo de Lincoln
castelos para visitar a partir de Londres
Vista da muralha, do prédio da antiga prisão e da Catedral ao fundo

7. CASTELO DE WARWICK

O Castelo de Warwick é um castelo medieval construído por William, o Conquistador, em 1068. Ele está localizado na cidade de Warwick, às margens do Rio Avon (o mesmo que corta a cidade de Shakespeare Stratford-upon-Avon). Em 1978, a propriedade foi comprada pelo Grupo Tussauds (o mesmo dos famosos Museus de Cera) e aberta ao público. Muitos dos ambientes no interior do castelo mostram bonecos de cera representando cenas do cotidiano dos moradores do castelo. Os quartos reais incluem um grande salão com armaduras e armas medievais, uma biblioteca, aposentos reais, salas e uma capela. Ele está localizado em um área grandiosa, com muito verde e jardins. Além disso, ele abriga uma série de atividades, teatros e diversão para a garotada.

  • Endereço: Warwick CV34 4QU, UK
  • Horários: diariamente de 10h às 16h (alguns dias até 17h – confira no site oficial) / Há shows e eventos diários cujos horários variam conforme a época do ano – confira aqui
  • Entrada: É mais barato comprar online do que na bilheteria e o preço varia de acordo com a quantidade de dias de antecedência que você compra. O ingresso mais barato sai por £13, com 5 ou mais dias de antecedência, e £19.20, se comprado na hora.
  • Como chegar: Os trens saem da estação London Marylebone e as viagens duram em torno de 1 hora e 20 minutos. Chegando na estação de trem, saia e siga por uma ruazinha à esquerda e e, em seguida, vire à direita. A entrada para o castelo fica ao lado do estacionamento do castelo e pode ser acessada pela rua Castle Lane.

Leia mais: Inglaterra: Castelo de Warwick – um programa super família

Grande Salão com armaduras medievais
Castelo visto da área do Moinho que funciona no Rio Avon

8. CASTELO DE WINDSOR

Da nossa listinha de 10 castelos, provavelmente, o Castelo de Windsor é o mais conhecido e visitado, uma vez que ele funciona como residência oficial dos monarcas britânicos há mais de 900 anos! A apenas 40 km de Londres, ele foi construído originalmente no século XI, depois da invasão normanda por William, o Conquistador, para proteger e supervisionar esta região. Desde o reinado de Henrique I (de 1106 a 1135), o castelo passou a ser utilizado por todos os monarcas britânicos, tornando-se o castelo mais antigo ocupado na Europa. Entre os destaques do castelo estão: os Salões de Estado, utilizado para recepções e cerimônias oficiais; a casa de bonecas da rainha Mary; e a Capela de São Jorge, onde estão os túmulos de dez soberanos, incluindo Henrique VIII e Charles I. Lá também acontece a cerimônia de troca de guarda real, bem mais fácil de acompanhar do que a cerimônia no Palácio de Buckingham. É proibido tirar fotos dentro do castelo. Uma ótima opção castelos para visitar a partir de Londres para quem quer visitar um castelo ainda em uso.

  • Endereço: Windsor SL4 1NJ
  • Horários: diariamente de março a outubro de 9h30 às 17h30 / de novembro a fevereiro de 9h45 às 16h45 / Salões de Semi-Estado: abertos somente de setembro a março / Capela de São Jorge: fechada aos domingos
  • Entrada: £20
  • Como chegar: Há duas formas de chegar ao Castelo de Windsor de trem. (1) Há trens que partem da estação London Waterloo e vão direto para Windsor & Eton Riverside. O trajeto leva menos de 1 hora e o Castelo de Windsor fica a 5 minutos de caminhada. (2) A outra opção é pegar o trem na estação London Paddington. Após, aproximadamente, 20 minutos no trem, desça na estação Slough e troque de trem rumo a Windsor, mas é sentido estação Windsor & Eton Central. Este último trecho demora apenas 5 minutos. Basta caminhar em torno de 8 minutos para chegar ao castelo.

Leia mais: Inglaterra: Como visitar o Castelo de Windsor

Castelo de Windsor, há 900 anos habitado pelo monarca britânico
Cerimônia de troca de guarda no Palácio de Windsor

9. PALÁCIO HAMPTON COURT

Localizado na região de Richmond upon Thames, a pouco mais de 20 km do centro de Londres, o Hampton Court Palace foi o palácio real oficial do monarca Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana. Mas, foi no reinado de William III, que o palácio passou por uma grande processo de reconstrução e expansão espalhando-se no Palácio de Versalhes, na França. Uma das coisas mais interessantes do Palácio é que, há atores que representam membros da realeza e vão encenando momentos históricos em diversos cômodos do castelo. Entre os destaques estão: os apartamentos de Henrique VIII, incluindo a capela em que ele se casou com sua primeira esposa, Catarina de Aragão; as cozinhas medievais que preparavam banquetes suntuosos; apartamentos reais de William III; uma galeria de arte; uma quadra de tênis do século XVI; a maior vinha do mundo segundo o Guinness Book; jardins belíssimos e até um labirinto. É um dos castelos para visitar a partir de Londres mais gostos e fáceis de chegar.

  • Endereço: A308East Molesey KT8 9AU, Inglaterra
  • Horários: de final de março a final de outubro: diariamente de 10h às 18h / de novembro a março: diariamente de 10h às 16h (jardins fechados no período)
  • Entrada: de março a outubro £19 (na bilheteria) e £18 (online) / de novembro a fevereiro £16.50 (na bilheteria) e £15.50 (online)
  • Como chegar: Os trens saem da estação de trem London Waterloo e param na estação Hampton Court. A viagem dura menos de meia hora. Chegando lá, basta atravessar o Rio Tâmisa pela Ponte Hampton Court para chegar ao palácio.

Leia mais: Inglaterra: Hampton Court Palace – o palácio de Henrique VIII

castelos para visitar a partir de Londres
Entrada do palácio
Belos jardins do palácio

10. PALÁCIO BLENHEIM

Localizado no interior da Inglaterra, em uma charmosa região repleta de vilarejos chamada Cotswolds, o Palácio Blenheim é um colírio para os olhos. Confesso que ele superou de longe as minhas expectativas. Sua importância histórica é tremenda, pois ele pertence à família Spencer-Churchill (da falecida princesa Diana Spencer e do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill) e é Patrimônio Mundial da UNESCO. Os ambientes são deslumbrantes, possuem muitas obras de arte e tetos decorados com afrescos incríveis. Logo no começo da visita há uma exposição que homenageia o Winston Churchill, contando um pouco da história desde o seu nascimento no palácio até a sua morte. Foi também neste palácio que ele pediu a mão de sua esposa, Clementine, em casamento. Além de ser bonito por dentro, os jardins e áreas verdes do palácios são simplesmente imperdíveis! Um dos melhores castelos para visitar a partir de Londres para quem ama áreas verdes e história.

  • Endereço: Blenheim Park, Woodstock OX20 1PP
  • Horários: diariamente de 10h30 às 17h30 (jardins até 18h)
  • Entrada: £24.90
  • Como chegar: Para ir de trem, é preciso ir até a estação London Marylebone e seguir com destino a Oxford Parkway (percurso leva 1 hora). De lá, pegue o ônibus número 7 no ponto Oxford Parkway Railway Station (Stop E) até o Blenheim Palace. Caminhe cerca de 10 minutos até o palácio. Como eu queria aproveitar a ida ao palácio para conhecer um pouco da região de Cotswolds, preferi a excursão que visita 3 vilarejos e o Blenheim Palace e achei que foi uma ótima decisão.
Palácio visto da área dos jardins
Teto lindíssimo do hall de entrada do palácio

Veja mais dicas de #castelospelomundo com as sugestões de outros blogueiros de viagem:

35 COMENTÁRIOS

  1. Que lista completa, adorei. É maravilhoso visitar um país com tanta história né? Fomos a Londres 2 vezes mas não fizemos nenhum passeio além da cidade, vou guardar sua lista para nos guiar na próxima viagem.

  2. Que seleção maravilhosa! E que timing perfeito: no momento, assisto a segunda temporada da série “The Tudors” e estou absolutamente fascinada pela vida de Henry VIII! Parabéns pela compilação e por todas as dicas práticas valiosas! Só conheço o castelo de Warwick, mas se já tinha um desejo enorme de conhecer o Castelo de Windsor, agora tenho mais oito para incluir nesse roteiro de sonhos! Abraços!

  3. Fantástico!! A Inglaterra é um destino incrível para que adora castelos. Tive a oportunidade de conhecer alguns, mas pra mim, o Castelo de Leeds é um dos mais belos!!!
    William, o conquistador, apesar dos pesares, nos deixou belas obras medievais!

  4. Adorei as sugestões!!! Eu achei o Castelo de Leeds o mais bonito de todos. Quando fui a Londres foi tudo tão rápido que não conheci nenhum deles. Quem sabe em uma próxima vez?
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

  5. Que seleção maravilhosa, foram todos para a listinha de desejos para quando eu visitar Londres. O Downton Abbey é o meu predileto aqui, adoro a série, pena que em alguns não se pode fotografar no interior. Parabéns, post belíssimo e completo.

  6. Amei a sua seleção e já estão na listinha de desejos para quando eu for à Londres. Pena que em alguns não pode fotografar no interior, o Downton Abbey é demais, sou fã da série e deste castelo maravilhoso!!!

  7. Uau!!! Que coisa linda esta sua seleção! Fiquei babando no castelo de Dover, porque já li muitos romances sobre a Idade Média, incluindo as histórias de Eduardo I. Agora, o castelo de Downton Abbey é sacanagem né? Tô sofrendo aqui porque quero conhecer! Lindo post!

    • A vista do mar a partir do castelo de Dover é incrível! Para quem é fanático por Downton Abbey, é uma emoção muito grande conhecer o local em que se passa a série! 🙂

  8. Só conheci o Castelo de Windsor mesmo, mas vários deles já estavam na minha wishlist desde quando fui pra Londres!!! Esperando loucamente pela minha volta para poder conhecer mais castelos!

  9. Eu adoro visitar castelos e os castelos da Inglaterra são maravilhosos! Já visitei alguns que você citou e estou anotando todas as dicas sobre os outros que fiquei encantada! Parabéns pelo post e pela seleção, está tudo muito bem explicado e me deixou com uma curiosidade danada em conhecê-los! Um grande abraço

Deixe seu comentário