País de Gales: O histórico Castelo de Cardiff

0

No post “País de Gales: O que fazer na capital Cardiff – Roteiro de 1 dia” nós listamos dicas bacanas para curtir 1 dia na cidade de Cardiff, capital do País de Gales. Mas ficou faltando falar sobre todos os principais detalhes que você precisa saber antes de conhecer o Castelo de Cardiff, a principal atração dessa simpática cidade. Vamos conferir?

O CASTELO DE CARDIFF

A história do Castelo de Cardiff é bastante antiga. Acredita-se que os romanos chegaram ao local por volta do século III e construíram uma fortificação. Ela teve importância estratégica como uma base naval para proteger o império contra a ameaça de ataques marítimos de incursores selvagens, também chamados de “bárbaros”. O exército romano se retirou da área no final século V. Pouco se sabe sobre o que aconteceu na área durante os séculos que seguiram a partida romana.

Castelo de Cardiff

No século XI, um uma torre de menagem começou a ser construída em estilo gótico, por invasores normandos, sobre as ruínas do antigo forte romano. No século XV, ocorreram diversas obras para expansão do castelo e, a partir do século XVIII, ele passou a pertencer a John Stuart, terceiro Conde de Bute. Foi no início do século XIX que o castelo começou novamente a ser ampliado e renovado num estilo neogótico, transformando-o em um belo palácio com cômodos ricamente decorados. Foi neste período que também foi construída uma bela Torre do Relógio, adjacente aos apartamentos. Em 1947, o castelo foi doado à cidade de Cardiff, tornando-se uma das principais atrações turísticas da capital do País de Gales.

Entrada principal do Castelo
Muralhas vistas do Bute Park
Torre do Relógio

O QUE VISITAR NO CASTELO DE CARDIFF

O Castelo de Cardiff é bem fácil de ser visitado. Ele fica no centro da cidade e é cercado por muralhas. Acesse o castelo pela “Entrada Principal” (conforme o mapa abaixo) e à sua direita estará a bilheteria. Nesta área também fica um Café e uma exposição no subsolo. Compre os tickets para começar a explorar as principais atrações do mapa abaixo, as quais falaremos em seguida.

Mapa do Castelo de Cardiff. Figura: site oficial, com legenda editada pelo blog Viajonários

Não há uma rota definida para começar a visitar o castelo. Você pode começar por qualquer atração que desejar. O complexo é relativamente pequeno e é possível visitar tudo em torno de 1 hora e meia. O castelo compreende uma história de mais de 2 mil anos, que mistura um antigo forte romano, um impressionante castelo normando e um palácio em estilo gótico vitoriano. Há também tours especiais oferecidos no castelo que comentaremos no final do post.

Brincando de prisioneira no Castelo

1. APARTAMENTOS DO CASTELO

Entrando no complexo do Castelo de Cardiff, os apartamentos do Castelo ficarão à sua esquerda. Os apartamentos do Castelo são ricamente decorados com murais, pinturas, detalhes dourados, esculturas elaboradas em madeira, vitrais, mármores e muita beleza. Tudo feito com muito empenho pelo arquiteto William Burges, a pedido do 3º Marquês de Bute. Nós estivemos visitando o local no final do ano e, por isso, os apartamentos estavam todos decorados com árvores de Natal.

Fachada do edifício dos Apartamentos

Depois de admirar o belo hall de entrada, com belos vitrais, suba as escadas à esquerda para começar a visitar os cômodos do castelo. O primeiro grande destaque é o magnífico “Salão Árabe”, com um teto impressionante.

Teto incrível do Salão Árabe

“Salão dos Banquetes” não fica atrás no quesito beleza. Vale a pena parar para admirar a riqueza dos detalhes da decoração deste grande salão. Há belíssimas pinturas nos altos das paredes, lindos ornamentos talhados em madeira e esculturas coloridas.

Salão dos Banquetes
Detalhe da belíssima decoração

Siga visitando os demais cômodos, menores, mas também muito bonitos. Desça as escadas e continue admirando a beleza dessas antigas salas. Finalmente, chega-se à refinada “Biblioteca do Castelo”, que abriga livros antigos em belas estantes de madeira escura.

Biblioteca

2. BATTLEMENT WALK

Essa área fica do lado oposto dos Apartamentos do Castelo. Em frente ao muro, fica uma grande catapulta de madeira, que é uma réplica das que eram utilizadas no século XIII, com o objetivo de proteção do castelo. Usando um sistema de contrapeso sofisticado, grandes rochas de até 150 kg eram colocadas na catapulta e eram lançadas com tanta força que poderiam danificar fortificações. A catapulta do Castelo de Cardiff possui 10 metros de altura e pesa quase 6 toneladas.

  • Curiosidades Cinematográficas: A catapulta que está em exposição no Castelo de Cardiff foi construída por carpinteiros locais para as gravações do filme “Sangue e Honra” (2011).
Catapulta do Castelo

Muita gente não sabe que nesta área não há somente uma parte do muro que cerca o castelo, mas também túneis dentro da muralha, os quais foram usados como abrigos antiaéreos durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que mais de 1800 pessoas poderiam se abrigar dentro das paredes quando as sirenes soavam avisando sobre os bombardeios. Havia dormitórios, cozinhas, banheiros e postos de primeiros socorros escondido dentro das paredes.

3. TORRE DE MENAGEM NORMANDA (NORMAN KEEP)

Esta torre de menagem normanda foi a primeira construção a ser erguida no século XI e que deu origem ao Castelo de Cardiff. Ela foi erguida com o objetivo de proteção do castelo. Suba em torno de 50 degraus íngremes feitos de pedra que levam à entrada da torre formada por 12 muros.

A bela torre de pedra no centro do complexo e o portão norte ao fundo

É preciso subir mais alguns degraus para chegar até o topo, onde fica uma área de observação, que proporciona vistas panorâmicas da cidade. Atrás da Torre de Menagem fica o chamado “Portão Norte”, uma outra entrada do Castelo, que dá acesso ao Bute Park, mas que fica fechada atualmente.

Área interna da torre vista do topo
Bonita vista de Cardiff do topo da torre
Vista da área interna do complexo do Castelo

4. MUSEU DO CASTELO: EXPOSIÇÃO “FIRING LINE”

No mesmo edifício em que você comprou os bilhetes para visitar o Castelo, há também outras atrações. Foi somente quando o Terceiro Marquês de Butte decidiu construir uma nova torre, os operários descobriram restos de uma fortificação romana. Restos dessa muralha podem ser vistas dentro deste edifício.

Restos de uma muralha romana

Além de um Café e banheiros, esta área abriga uma exposição chamada “Firing Line”. Basta descer as escadas até o subsolo do prédio. A visita à exposição está inclusa no ticket de entrada. A exibição tem como objetivo mostrar a história dos soldados galeses, mostrando mais de 300 anos de história, incluindo a Batalha de Waterloo (1815), Rorke’s Drift (1879) e incursões recentes no Iraque e no Afeganistão. Há uma mistura de informações históricas, exposições, um programa de eventos de história de vida e atividades práticas.

Desça para o subsolo para conferir a exposição
Exposição “Firing Line”

5. TOURS ESPECIAIS OFERECIDOS PELO CASTELO

  • TOUR COM GUIA ESPECIALIZADO: É o tour mais procurado do Castelo. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre os detalhes do local, vale a pena incluir no roteiro este tour com um guia especializado pelos apartamentos do Castelo de Cardiff, que inclui visitas a cômodos não abertos para quem visita o local desacompanhado.
    • Duração: 50 minutos
    • Quando: diariamente de hora em hora entre 10h e 17h (de março a outubro) e 10h às 16h (de novembro a fevereiro)
    • Preço: ticket de entrada + £3
  • TOUR CONNOISSEUR: Trata-se de um tour privado com um guia especializado que inclui a visita aos cômodos da Torre do Relógio.
    • Duração: 90 minutos
    • Quando: somente marcando antecipadamente (telefone: 029 2087 8100)
    • Preço: £25 por pessoa (inclui chá ou café e bolos galeses após o tour) / mínimo de 2 e máximo de 8 pagantes por tour
  • TOUR “BEHIND THE SCENES”: Para quem quer uma visita mais detalhada e um olhar mais atento em alguns dos cantos, recantos e salas notáveis na casa não normalmente abertos ao público.
    • Quando: somente marcando antecipadamente (telefone: 029 2087 8100)
    • Preço: £12.50 / mínimo de 4 pagantes
  • TOUR PELA TORRE DO RELÓGIO: A Torre do Relógio se tornou um dos mais belos e icônicos locais do Castelo de Cardiff e pode ser visitada através deste tour guiado. É preciso subir vários degraus neste tour.
    • Duração: 30 minutos
    • Quando: somente marcando antecipadamente (telefone: 029 2087 8100)
    • Preço: ticket de entrada + £4
Torre do Relógio
  • TOUR COM O CURADOR (PARA GRUPOS GRANDES): O curador do castelo, Matthew Williams, é o principal especialista em Castelo de Cardiff e fornece ao grupo uma perspectiva sobre a história do castelo, a surpreendente decoração e influência do Marquês Bute e do arquiteto de arte William Burges.
    • Duração: 2 horas
    • Quando: somente marcando antecipadamente (telefone: 029 2087 8100)
    • Preço: £30 por pessoa (inclui chá ou café e bolos galeses após o tour) / mínimo de 20 e máximo de 40 pagantes por tour
  • TOUR DE LOCAIS DE FILMAGEM: Conheça mais sobre o lado deste castelo que já foi usados para produções de filmes e séries como Doctor Who, Sherlock e Sarah Jane Adventures.
    • Duração: 40 minutos
    • Quando: somente marcando antecipadamente (telefone: 029 2087 8100)
    • Preço: ticket de entrada + £4 / mínimo de 4 pagantes
  • TOUR PELAS MURALHAS: Passeio pelas muralhas medievais com um guia especializado. O tour começa no Castelo e termina no Angel Hotel na Castle Street, dando uma visão de como a cidade cresceu desde a época medieval. O passeio inclui informações históricas e não é recomendado para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção, já que é preciso caminhar bastante.
    • Duração: 75 minutos
    • Quando: somente marcando antecipadamente (telefone: 029 2087 8100)
    • Preço: £15 / mínimo de 4 pagantes
  • TOUR FANTASMA: Explore a história do castelo de um ângulo completamente diferente através de histórias de encontros fantasmagóricos de épocas passadas até os dias de hoje. As histórias de fantasmas são contadas no escuro, revelando como à noite este castelo assume um personagem totalmente diferente, atmosférico e misterioso!
    • Duração: Tour essencial: 80 minutos / Tour Premium: 2 horas
    • Quando: confira neste link
    • Preço: Tour essencial: £11.50 / Tour Premium: £15

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Castelo de Cardiff

  • Endereço: Castle St, Cardiff CF10 3RB
  • Horários: diariamente de novembro a fevereiro de 9h às 17h / de março a outubro de 9h às 18h / entrada permitida até 1 hora antes do fechamento / veja mais detalhes neste link
  • Entrada: £12 (inclui audio guide)


Leia mais sobre passeios a partir de Londres:

Deixe seu comentário