Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda

0
Seguros Promo

Conheça o Castelo de Buda, uma das principais atrações de Budapeste, a belíssima capital da Hungria. O local é incrível, cheio de história e proporciona vistas incríveis da cidade devido à sua localização privilegiada.

O CASTELO DE BUDA

O Castelo de Buda é um palácio histórico e lar dos reis húngaros. O primeiro castelo foi concluído em 1265, mas o que vemos hoje não é a versão original. O palácio medieval foi destruído no grande cerco de 1686, quando Buda foi capturada por forças cristãs aliadas. Atualmente, o que se vê é um palácio construído entre 1749 e 1769 em estilo barraco. Depois da revolução de 1918 e da queda da Dinastia Habsburgo, o Palácio Real tornou-se na sede do novo regente do Reino da Hungria, Miklós Horthy, que viveu com a sua família no local entre 1920 e 1944.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Castelo de Buda e Ponte das Correntes durante a noite

DICA DE ECONOMIA: BUDAPEST CARD

O Budapest Card é a melhor forma de conhecer as principais atrações da cidade, economizando muito! O departamento de turismo de Budapest nos ofereceu duas unidades do cartão para testar e nós adoramos! Além de dar incluir entrada gratuita a diversas atrações e descontos de até 50% em tantos outras, o Budapest Card inclui transporte gratuito e ilimitado pela cidade. Há 5 versões do cartão: 24h, 48h, 72h, 96h e 120h. É possível comprar online (e retirar em algum ponto de venda, ou pedir para que seja entregue no seu hotel) ou comprar em algum dos pontos conveniados. Os preços online estão mais baratos e, por isso, vale a pena se planejar para adquirir antecipadamente. Para efetuar a compra, acesse este link.

Leia mais: Hungria: O que fazer em Budapeste – Roteiro de 3 dias

 

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Castelo de Buda visto do outro lado do Rio Danúbio
Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Vista belíssima a partir do alto do castelo

Durante esse período, o palácio foi o centro da vida política e social da Hungria. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, teve início uma série de esforços para reconstruir o palácio, que havia sido severamente destruído, mas muitas das fachadas foram simplificadas e algumas áreas não foram reconstruídas. Uma série de salas do antigo castelo medieval foram reconstruídas entre 1958 a 1962. Desde 1987, o Castelo de Buda é faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Atualmente, ele abriga alguns museu: o Museu da História de Budapeste, que explora a história de Budapeste desde as suas origens até ao final da era comunista, e a Galeria Nacional Húngara.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


O QUE CONHECER NO CASTELO DE BUDA

O QUE CONHECER NO CASTELO DE BUDA

1. JARDINS DO CASTELO DE BUDA

O castelo e os seus jardins foram decorados com obras de arte desde a sua fundação no século XIV. Muitas das estátuas sobreviveram à destruição durante o cerco de Budapeste entre 1944 e 1945 e depois foram restauradas. Por outro lado, importantes obras de arte foram destruídas durante a controvertida reconstrução do castelo durante os anos 1950 e 1960. Os principais monumentos que ainda podem ser vistos nos dias de hoje são:

Fonte de Matias

Esta fonte é representada retrata uma cena de caça real com uma história de amor escondida. Segundo a lenda, o rei Matias, o mais belo da Hungria, foi caçar disfarçado para saber exatamente o que estava acontecendo no país. Durante a caça, ele conheceu uma bela camponesa chamada Helena (Szép Ilonka, em húngaro). Eles se apaixonaram, mas quando ela descobriu que ele era o rei da Hungria, ela percebeu que ser amor nunca seria completo e acabou morrendo de coração partido.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Fonte de Matias

A fonte retrata uma estátua, em estilo neobarroco, do rei Matias (no topo) e um cervo morto que foi abatido por ele. Além disso, estão os 3 cães do rei que estão bebendo água em uma nascente. À esquerda está a figura sentada de Galeotto Marzio, o historiador da corte italiana do rei Matthias, que segura um falcão no pulso. Do outro lado da fonte está a própria Szép Ilonka, que parece estar alimentando um jovem cervo. A fonte foi projetada em 1904 e construída contra a parede da ala central do Castelo de Buda. Felizmente, ela sofreu pequenos danos durante a Segunda Guerra Mundial.

Monumento ao Príncipe Eugênio de Savóia

Trata-se de uma estátua neobarroca equestre do Príncipe Eugênio de Savóia, localizada no terraço do Danúbio. Ela foi comprada em 1900 como uma solução temporária até que a estátua planejada do rei Francisco José ficasse pronta. Como isso nunca aconteceu, a estátua não foi substituída. Ela é decorada com relevos de bronze e retrata a Batalha de Zenta de 1697.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Monumento ao Príncipe Eugênio de Savóia

Domador de Cavalos

Esta é uma estátua, erguida em 1901, em que um cavalo selvagem é domado. Originalmente, ela ficava em frente da Escola de Equitação. No entanto, a estátua foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial e removida durante a década de 1960 para restauração. Atualmente, ela fica ao lado oeste do Palácio de Buda, ao lado da Fonte de Matias.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Estátua Domador de Cavalos no centro da praça

Turul

A estátua da ave mitológica Turul foi construída em 1905. A ave é uma tradição húngara e um de seus símbolos nacionais. Ela é ornamentada em estilo neobarroco e foi muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial, durante o cerco de Budapeste. A estátua foi restaurada no início dos anos 1980.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Estátua do Turul no Castelo de Buda

Crianças Pescando

Esta é uma fonte construída em 1912 que retrata duas crianças lutando com um peixe. A fonte foi removida em 1955 e reerguida na Praça Rákóczi em Peste, mas trazida de volta ao seu lugar original em 1976. Ela foi amplamente restaurada em 2001.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Estátuas Crianças Pescando e Príncipe Eugênio de Savóia ao fundo

Csongor e Tünde

Essas são duas estátuas, de 1903, que representam figuras literárias do drama de Mihály Vörösmarty. Originalmente, elas decoravam os degraus em frente do palácio dos Hasburgo. No entanto, os degraus foram demolidos após a guerra, mas as estátuas foram salvas e recolocadas em 1976.

Leões

Decoram os jardins do Palácio de Buda quatro estátuas de leões, de 1901, que ficam guardando o portão monumental que leva até a Praça dos Leões. Os animais que estão do lado de fora do portão são calmos e dignos, enquanto os interiores são ameaçadores. Um leão foi quebrado em duas partes durante a guerra, mas foi refeito na década de 1950.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Estátuas de leão que decoram o local

Guerra e Paz

As belas estátuas alegóricas de bronze de Guerra e Paz ficam ao lado da entrada do Museu de História de Budapeste. Guerra e Paz são representados por anjos, um com uma trombeta e outro com um ramo de oliveira. Sob o anjo da paz há um soldado que retorna, enquanto sob o anjo da guerra há um soldado otomano morto e antigos guerreiros húngaros.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Estátuas Guerra e Paz na entrada do Museu

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

2. MUSEU DE HISTÓRIA DE BUDAPESTE

O Museu de História de Budapeste está localizado na ala sul do Castelo de Buda, no Edifício E, em quatro andares. Apresenta a história de Budapeste desde os seus primórdios até a era moderna. A parte restaurada do castelo medieval, incluindo a Capela Real e o Salão Gótico com costela, pertence à exposição. Os destaques da exibição incluem estátuas góticas do Castelo de Buda e uma tapeçaria de seda do século XIV, decorada com os brasões angevinos. Pequenos jardins foram recriados nos zwingers medievais (áreas abertas dentro de duas muralhas de defesa) em torno das partes mais antigas do edifício.

3. GALERIA NACIONAL HÚNGARA

Fundada em 1957, a Galeria Nacional Húngara está localizada nos edifícios A, B, C e D do Castelo de Buda. Suas coleções cobrem todos os gêneros dos artistas húngaros do século XI até o presente, com uma exposição especial concentrada em retábulos góticos (abrigados no antigo salão de baile barroco). A Cripta Palatina, único interior do antigo castelo que ainda sobrevive até os dias de hoje, também pertence ao museu.

Entre os artistas que possuem obras na galeria estão: Károly Alexy, Maurice Ascalon, Miklós Borsos, Gyula Donat, John Fadrusz, Béni Ferenczy, István Ferenczy e Miklós Izsó. Brassai e Ervin Marton, Mihály Munkácsy, László Paál, Károly Markó, Joseph Borsos, Barabás Miklós, Bertalan Székely, Charles Lotz, Paul Szinyei Merse, István Kiss, Béla Iványi Grünwald, Tivadar Kosztka Csontváry, József Rippl-Rónai e Károly Ferenczy.

4. BIBLIOTECA NACIONAL SZÉCHÉNYI

O “Edifício F” do Castelo de Buda é ocupado pela Biblioteca Nacional Széchényi, a biblioteca nacional da Hungria. Fundada em 1802, a biblioteca nacional leva o nome do aristocrata húngaro Count Ferenc Széchényi, seu fundador. Sua coleção de livros, códices e manuscritos raros e antigos contém 35 peças de Corvina da famosa biblioteca do rei Matias Corvino.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Biblioteca Széchényi

ONDE COMER NO CASTELO DE BUDA

Para a hora da fome, uma boa pedida é o Budapest Terrace, um restaurante aberto em 2012. O restaurante fica dentro do Castelo de Buda e possui vistas incríveis para o Rio Danúbio e da cidade de Budapeste. O local fica aberto diariamente da primavera até o outono de 10h às 22h e serve drinks, gostosos snacks, saladas, massas e uma variedade de pratos quentes. Confira o menu completo neste link.

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
Espaço do restaurante do Castelo de Buda. Foto: site oficial

COMO CHEGAR AO CASTELO DE BUDA

Para chegar ao Castelo, você pode caminhar pelas escadas que ficam pertinho da famosa Ponte das Correntes ou pela ladeira que fica à esquerda do funicular (essa é para os fortes)! Como o castelo fica no alto de uma colina, a opção mais conveniente de chegar até ele é pegar um funicular. Recomendamos você subir de funicular e descer caminhando para admirar a vista do rio Danúbio e das atrações do lado de Peste. Veja todas as informações  sobre o funicular neste link.

  • Endereço:  Sikló u., 1013 Budapeste, Hungria
  • Horários: diariamente de 7h30 às 22h
  • Preços: HUF 1.200/ ida e volta: HUF 1.800
Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda
O funicular que sobe até o Castelo de Buda

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Castelo de Buda

  • Endereço: Szent György tér 2, 1014, Budapeste, Hungria
  • Horários:
    • Museu da História de Budapeste: de terça a domingo de novembro a fevereiro de 10h às 16h / de março a outubro de 10h às 18h
    • Galeria Nacional Húngara: de terça a domingo de 10h às 18h
    • Biblioteca Nacional Széchényi: de terça a sábado de 9h às 20h (confira detalhes aqui)
  • Entrada:
    • Gratuita para passear pelos jardins, Pátio dos Leões e arredores
    • Museu da História de Budapeste: HUF 1.800
    • Galeria Nacional Húngara: HUF 2.200
    • Inclusa para quem tem o Budapest Card

Agradecemos ao Budapest Festival and Tourism Center pelos ingressos para atrações, incluindo o Castelo de Buda, e transporte na cidade de Budapeste.

Guarde esta dica no Pinterest!

Budapeste: Como visitar o histórico Castelo de Buda - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/castelo-de-buda/ | #viajonarios #hungria #hungary #budapest #budapest #buda #castelodebuda #museu #museum #castlemuseum #budapesthistorymuseum


Leia mais sobre Budapeste:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui