Woolsthorpe Manor: A casa do genial Isaac Newton na Inglaterra

0

Já pensou em conhecer a casa de um dos maiores nomes da ciência de todos os tempos? Confira como e o que conhecer na Woolsthrope, a casa de Isaac Newton, localizada a pouco mais de 1 hora de Londres.

ISAAC NEWTON & WOOLSTHORPE MANOR

É difícil explicar tudo o que Isaac Newton representa para o mundo em que vivemos hoje. Este matemático, físico e astrônomo inglês revolucionou a ciência e se tornou um dos nomes mais importantes da história. Entre os seus legados estão: Teorema Binomial, Cálculo, Lei da gravitação universal, Natureza das cores e decomposição da luz solar, Construção do primeiro telescópio de reflexão, Teoria corpuscular de propagação da luz, Princípios da Óptica, Leis dos movimentos, Movimentos de corpos em meios resistentes, Vibrações isotérmicas, Velocidade do som, Densidade do ar, Queda dos corpos na atmosfera, Pressão atmosférica, e muitos outros.

Parte da exposição atual da Woolsthorpe Manor

OS PRIMEIROS ANOS DE NEWTON

Nascido no Natal de 1642, em Woolsthorpe, um pequeno vilarejo próximo à cidade de Grantham, Isaac Newton nunca conheceu seu pai, que faleceu alguns meses antes de seu nascimento prematuro. Quando tinha 3 anos, sua mãe, Hanna, casou-se novamente, deixando Isaac Newton para ser criado pela sua avó materna. Entre os 12 e 17 anos, ele estudou na King’s School, em Grantham, onde ele aprendeu latim e grego.

A Casa de Isaac Newton

No entanto, Newton foi retirado da escola assim que sua mãe se tornou viúva pela segunda vez. Voltando a morar na casa da família, Woolsthorp Manor, ela tinha planos que Isaac cuidasse da fazenda da família, mas ele odiava a ideia. Hanna acabou sendo convencida por um professor da King’s School a permitir que seu filho voltasse a estudar. Algum tempo depois, Newton foi aceito na Trinity College de Cambridge, uma das universidades mais importantes e tradicionais do país.

 A ÉPOCA DA FACULDADE E VIDA ADULTA

Na universidade, Newton passou a ter contato com ensinamentos baseados em Aristóteles, que Newton complementava com filósofos modernos como Descartes e astrônomos como Galileu e Thomas Street, através dos quais ele aprendeu o trabalho de Kepler. Logo que Newton obteve seu diploma de bacharelado, a universidade fechou temporariamente como uma precaução contra a Peste Negra.

Busto de Newton que fica dentro da casa

Nesta época, Newton voltou a Woolsthorp Manor e lá teve tempo para estudar, fazer testes e desenvolver grande parte de suas teorias. Em 1669, Newton se tornou professor de Cambridge. Ele também foi membro do Parlamento Britânico, representando a Universidade de Cambridge. Newton foi um dos cientistas mais respeitados da história e sua obra revolucionou completamente a ciência. Em seus últimos dias, passou por diversos problemas renais que resultaram em sua morte. Newton nunca se casou e não deixou descendentes.

Uma das janelas da casa com vista para o pomar da casa

COMO É A VISITA À WOOLSTHORPE MANOR

Nós estávamos planejando há muito tempo visitar a casa de Isaac Newton, mas estava faltando encontrar um espaço na agenda, uma vez que ela fica em uma área rural no interior da Inglaterra.

Chegando à Woolsthorpe Manor
Entrada para a propriedade

Chegando à Woolsthorpe Manor, entre na bilheteria para adquirir os seus ingressos e pegar um mapa com a indicação dos locais para visitar. O local da bilheteria também abriga uma pequena lojinha de presentes com alguns itens referentes a Isaac Newton. Em seguida, siga pela direita da bilheteria para dar início à visita.

Mapa das atrações na Woolsthorpe Manor

1. VIDEO SOBRE ISAAC NEWTON

Comece o passeio assistindo a um video curtinho sobre a vida de Isaac Newton (#5 no mapa). Caso você chegue à sala e ele não esteja sendo exibido, basta apertar um botão que fica na parede ao lado da porta. Para quem visita o local com crianças, no edifício em que fica a sala do video também há um centro de atividades para os baixinhos. Nas paredes, muitas teorias e explicações físicas formuladas por Newton para atividades do cotidiano.

Video sobre a vida de Isaac Newton

2. CENTRO DE APRENDIZADO DE CIÊNCIAS

Neste outro galpão (#4 no mapa) fica o Science Discovery Center. Há uma linha do tempo sobre a vida de Newton nas paredes e diversas formas de testar suas hipóteses como a decomposição da luz, movimento gravitacional, movimento circular, gravidade, e muitos outros. Nós adoramos “brincar” de ciência por lá.

Entrada para o Centro de Aprendizagem
Centro de Aprendizagem recheados de experiências científicas

Havia muitas crianças e é bom legal ver que desde pequenas já estão sendo familiarizadas com esses temas. Mas garantimos que que a diversão não fica só por conta da garotada, nós achamos os experimentos bem bacanas. Newton vai muito além das 3 famosas leis que aprendemos na escola. Ele se envolveu em diversas áreas e inaugurou o estudo da física como conhecemos nos dias atuais.

As famosas 3 Leis de Newton

Subindo as escadas, os experimentos continuam e é possível testar princípios ópticos, difração e como as descobertas de Newton auxiliaram na evolução com microscópios, telescópios. Há também uma pequena exposição falando sobre as diferenças de teorias entre Newton e descobertas de Einstein séculos depois.

Experiências didáticas sobre as lentes
Usos atuais das descobertas de Newton

3. CASA

É possível visitar a casa onde Isaac Newton nasceu e morou durante boa parte de sua vida (#2 no mapa). São dois andares que podem ser visitados. No térreo, ficam uma sala de estar, uma sala de jantar e uma grande cozinha. Subindo as escadas, ficam os quartos de Newton, de sua mãe (e onde ela deu à luz), além de mais dois cômodos com exposições com detalhes sobre a vida de Newton e outro sobre a Woolsthorpe Manor.

Em frente à Woolsthorpe Manor
Sala de Estar
O famoso livro de Newton publicado em latim
Sala de Jantar
Cozinha
Quarto de Newton
Quarto com uma exposição sobre a vida de Newton
Quarto da mãe de Newton e onde ele nasceu
Placa em homenagem a Newton no quarto em que ele nasceu

4. A FAMOSA MACIEIRA

Uma das teorias mais famosas de Newton que diz respeito à força da gravidade, supostamente foi desenvolvida pelo cientista quando ele estava lendo um livro debaixo de uma grande macieira no pomar de sua casa. E não é que a macieira ainda está lá? Durante uma tempestade, a macieira acabou se dividindo com um raio, mas as raízes permaneceram intactas. É essa macieira meio desengonçada que pode ser vista até hoje! Foi bem bacana estar bem pertinho de um marco tão importante da ciência.

Ela continua bonitona mesmo depois de tanto tempo!
Placa comemorativa da macieira mais famosa da história
Maçãs, ainda verdes, no pé
Sentado sob a famosa macieira assim como Newton fazia no passado

5. NEWTON’S BARN COFFEE SHOP

No mesmo galpão em que está o Centro de Aprendizado há um Café embaixo das escadas. Há bolos, brownies, sanduíches prontos, bebidas quentes e a “sopa do dia”. Na área externa, há várias mesinhas para sentar e relaxar após explorar toda a propriedade e aprender (ou relembrar) com as atividades oferecidas.

Área do pequeno Café
Área externa do Café

COMO CHEGAR À WOOLSTHORPE MANOR

Para chegar à Woolsthorpe Manor a partir de Londres é preciso pegar o trem na estação London King’s Cross até a estação Grantham. O trajeto leva em torno de 1 hora. De lá, pegue um táxi até a Woolsthorpe Manor que fica a menos de 15 minutos de distância. O táxi ficou em torno de £18 o trajeto. Não se esqueça de pegar o contato do taxista para que ele possa buscá-lo ou já deixe um horário marcado com ele. Existe um ônibus (número 28: Grantham – South Witham) que leva do centro de Grantham até a casa de Isaac Newton de segunda-feira à sábado. No entanto, os horários são muito restritos. Veja mais informações neste link.

CENTRO DA CIDADE DE GRANTHAM

Antes de voltar para Londres, nós aproveitamos para fazer um almoço tardio em Grantham e passear um pouco pelo centro da cidade, que é bem simpática por sinal. Há uma estátua de Isaac Newton localizada em uma praça em frente ao Guildhall Arts Centre. Ao lado, fica o Grantham Museum. Tudo na cidade acaba se referindo ao famoso cientista e se você quiser fazer umas compras, poderá ir ao Isaac Newton Shopping Centre.

Estátua de Newton em frente ao Guildhall Arts Centre

Se você também pretende comer em Grantham, seguem algumas sugestões de redes famosas e um café:

Salada Caesar do restaurante Prezzo no centro de Grantham

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Woolsthorpe Manor

  • Endereço: Barn 6, Woolsthorpe Manor, Water Ln, Grantham NG33 5PD
  • Horários: de quarta a segunda de 11h às 17h / fechado às terças-feiras
  • Entrada: £6.81 (£3.59 quando a casa estiver fechada)


Conheça mais lugares próximos a Londres:

Deixe seu comentário