Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt

0
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt

Quem vai para Frankfurt não pode deixar de fazer uma visita à Casa de Goethe, museu do célebre escritor alemão. Confira como é a visita e mais informações sobre a vida e obra de Goethe.

QUEM FOI GOETHE

Johann Wolfgang von Goethe foi um escritor alemão que se tornou uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e início do século XIX. Sua obra inclui romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Através do romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa, mas é “Fausto” que é considerada a sua obra-prima. Até os dias de hoje, Goethe é considerado um dos mais importantes escritores de língua alemã de toda a história e sua obra influenciou muitos escritores do mundo inteiro.

Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt
Retrato de Goethe exposto no local

A CASA DE GOETHE

A Casa de Goethe é um museu localizado exatamente ao lado de onde o grande poeta alemão  Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749. O edifício foi residência da família Goethe até 1795. O poeta viveu no local até os 16 anos quando se mudou para Leipzig para estudar Direito. Na verdade, o edifício abriga originalmente duas casas. O pai de Goethe remodelou extensivamente e modernizou a construção nesta estrutura atual. A casa abriga mobiliário da época, inclusive a escrivaninha em que Goethe escreveu seus primeiros trabalhos como Götz von Berlichingen (1773) e seu primeiro romance mundialmente famoso “Os Sofrimentos do Jovem Werther” (1774), bem como lançou as bases para a sua célebre obra “Fausto”.

Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt
Em frente à Casa de Goethe

Depois de deixar a família Goethe em 1795, a casa passou por uma série de proprietários, até sua compra em 1863 pelo geólogo Otto Volger, que a restituiu à condição da família Goethe, como homenagem a seu famoso habitante. No entanto, a casa foi destruída durante o bombardeio aliado de Frankfurt em 1944, mas foi restaurada após a guerra entre 1947 e 1951, o mais próximo possível de sua condição original, dando uma visão de como era a vida em Frankfurt no século XVIII.

Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt
Placa em frente à casa indica que ali fica a entrada para visitação

COMO É A VISITA A CASA DE GOETHE

Confira abaixo o que encontrar em cada um dos cômodos da Casa de Goethe durante a visita. A casa é bem grande, uma vez que a família era abastada. Ela possui ao todo 4 pisos e é possível visitar praticamente todos os cantinhos dela. Há muitas escadas, por isso, prepare-se para caminhar bastante por dentro da residência.

Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt
Informações sobre a casa e o museu do lado de fora
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt 
Sentada no pátio da casa

> PISO TÉRREO

  • Hall de Entrada: Caminhando pelo pátio que possui um poço antigo, você vai entrar pela casa pelas portas dos fundos. O corredor abriga um armário de Frankfurt e uma caixa forte, na qual objetos de valor podem ser retirados rapidamente da casa em uma emergência. O relógio vem da oficina de um parente da família Goethe.
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt 
Entrando na casa
  • Sala Amarela: Nessa sala está uma coleção da mãe de Goethe de todas as lembranças que recebeu depois de 1775. No centro está o retrato do jovem Goethe. O retrato da duquesa Anna Amalia de Saxe-Weimar, adornando a parede oposta, foi apresentado por ela em 1778. As silhuetas de cada lado do relógio do console são da duquesa e seu filho Carl August.
  • Sala Azul: Esta é uma sala de jantar que possui um espelho barraco ricamente esculpido. Na parede está o restante de um papel de parede feito de óleo da velha casa, que por conta de Goethe foi esticado sobre as camas das crianças no sótão para proteger da chuva durante as reformas. A almofada de renda na janela nos lembra que a mãe de Goethe era uma ótima produtora de renda. O armário de canto com vigas de vidro exibe a porcelana do período rococó, entre outras, da fábrica Höchst.
  • Cozinha: Na cozinha da casa da família Goethe trabalhavam uma cozinheira e duas criadas. A característica especial da cozinha é a bomba de água original, que é conectada a um poço na adega. A comida seria cozida no fogão em uma chapa quente sobre brasas ou um fogo aberto.

> PISO 1

  • Antessala: Subindo pela elegante escada, chega-se até o primeiro andar da Casa de Goethe. Os armários em estilo barroco eram usados para guardar a roupa da família. As gravuras em cobre de motivos romanos são lembranças da viagem que o pai de Goethe trouxe da Itália em 1740.
  • Sala Vermelha (Peking): Esta é uma das mais belas salas da casa. Com mobílias elegantes, a sala era usada para festas familiares e para receber visitas importantes. O papel de parede é de um tecido de seda vermelho e reflete a moda do século XVIII. Durante a Guerra dos Sete Anos, o governador francês Thoranc ficou hospedado neste local e o retrato dele está na Galeria Norte. O retrato do avô de Goethe está em destaque.
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt 
Belos móveis da Sala Peking
  • Sala de Música: O desenho do teto desta sala conta com a presença de instrumentos musicais. A família Goethe era muito musical: o pai tocava alaúde, os outros o piano, e mãe e filha cantavam. A sala é dominada por uma raridade: um pianoforte conhecido como um piano pirâmide.
  • Sala da Lareira: Acredita-se que Goethe, quando jovem, utilizou esta sala como escritório de advocacia após obter sua licença de advogado em 1771. Hoje, a sala da lareira é usada para pequenos eventos (necessita de reserva prévia).

> PISO 2

  • Antessala: Uma atração especial nesta antessala é o relógio astronômico, que foi construído em 1746 em um projeto de Wilhelm Friedrich Hüsgen. Anéis em órbita acima mostram a data e, embaixo deles, o tempo, a fase da lua e a posição do sol com os signos do zodíaco.
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt 
Relógio na antessala
  • Quarto do Nascimento: Acredita-se que foi neste quarto que Goethe nasceu.  A estrela e a lira, símbolo do poeta, formam o círculo da vida e da morte; eles vêm da decoração no estado de Goethe em Weimar, em março de 1832.
  • Quarto da Mãe de Goethe: Na janela, acima de sua mesa de penteadeira, está um retrato em tons pastéis da mãe de Goethe. À esquerda, ao lado da porta, está um retrato póstumo de seu pai. O armário de parede contém peças de porcelana que pertenceram à senhora Goethe. As tampas das xícaras impediam que uma camada de nata se formasse em sua bebida favorita, o chocolate quente.
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt
Quarto da mãe de Goethe
  • Galeria de Pinturas: Nesta sala há uma série de pinturas de artistas contemporâneos que Johann Caspar Goethe colecionava. Elas estão emolduradas em preto e dourado e cobrem as paredes de forma simétrica.
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt 
Galeria de Pinturas e a Biblioteca na sala seguinte
  • Biblioteca: O pai de Goethe montou, ao longo da vida, uma considerável biblioteca com cerca de 2 mil volumes cobrindo praticamente todos os campos do conhecimento.  Tanto ele quanto seu filho estudaram e leram muito no local.
  • Quarto de Cornélia: Acredita-se que este era o quarto da irmã de Goethe, Cornélia, até a data de seu casamento. clavicórdio é uma referência ao virtuoso jogo de piano. Acima da cômoda há um retrato de sua amiga Charitas Meixner. Era ela quem possuía o retrato de um jovem elegante, que acredita-se ser Johann Wolfgang.
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt 
Quarto de Cornélia

> PISO 3

  • Antessala: Nesta sala pode-se encontra uma prensa de roupas, formada por tábuas de madeira que eram utilizadas para passar roupas. Há também uma tabuleta ornamental com vistas da cidade e retrato do imperador Joseph II, que é uma lembrança das celebrações de sua coroação, testemunhada por Goethe em 1764.
  • Teatro de Marionetes: No meio desta sala fica um brinquedo que simula um teatro e era utilizado para fazer brincadeiras com fantoches. Dado como um presente para o Johann Wolfgang de quatro anos de idade, ajudou a inspirar sua imaginação e criatividade.
  • Mansarda: Durante seu trabalho na casa da família Goethe, o governador francês Thoranc mandou que os pintores de Frankfurt trabalhassem para ele neste local.
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt
Mansard, sala das pinturas
  • Sala de Escrita: Esta sala era domínio de Goethe. Foi neste local e, principalmente nesta escrivaninha, que ele escreveu seus primeiros trabalho, incluindo poemas, peças de teatro, dramas líricos sátiras, o romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, entre muitos outros.
  • Exibição: Aqui fica uma série de documentos sobre a casa, seus habitantes, a vida cotidiana, e diversas informações sobre a vida de Goethe em Frankfurt e sobre os seus primeiros trabalhos.

CONHEÇA TAMBÉM O MUSEU GOETHE

É possível chegar ao Frankfurt Goethe Museum através das escadas ou do elevador localizado na ala que fica ao lado da Casa de Goethe. O museu, na verdade, é a única galeria de pinturas e imagens dedicada exclusivamente à Era de Goethe. O escritor era um artista e colecionador que atribuiu grande importância à arte ao longo de sua vida. O museu abriga importantes pinturas de artistas de língua alemão, do barroco tardio, classicismo e  romantismo até o período Biedermeier. Confira o que encontrar em cada uma das 14 salas do Museu Goethe:

  • Sala 1: A Arte em Frankfurt na Era de Goethe
  • Sala 2: Mudança de estilos
  • Sala 3: Henry Fuseli: contos contados novamente
  • Sala 4: Anton Graff: retrato de um pintor do seu tempo
  • Sala 5: Os primeiros anos de Goethe em Weimar
  • Sala 6: Roma – “a academia do mundo”
  • Sala 7: “Eu também em Arcadia”
  • Sala 8: Os amigos artistas de Goethe, Tischbein e Hackert
  • Sala 9: Weimar clássica
  • Sala 10: Johann Gottfried Herder
  • Sala 11: Clemens Bretano, Bettine e Achim von Arnim
  • Sala 12: Pintores de paisagens românticas
  • Sala 13: Dentro do romantismo alemão
  • Sala 14: Goethe: O Monumento

COMO CHEGAR À CASA DE GOETHE

A Casa de Goethe fica localizada bem no centro de Frankfurt, próxima a outras atrações interessantes da cidade. Veja algumas das maneiras mais fáceis de chegar de transporte público até o local.

  • S-Bahn (trem): A estação mais próxima é a Hauptwache atendida pelos trens metropolitanos S1, S2, S3, S4, S5, S6, S7, S8, S9. A Casa fica a apenas 5 minutos de caminhada.
  • U-Bahn (metrô): As estações mais próximas são a Willy-Brandt-Platz, atendida pelas linhas U1, U2, U3, U4, U5 e U8 (5 minutos de caminhada) e a Dom/Römer atendida pelas linhas U4 e U5 (7 minutos a pé).
Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt
A rua da Casa de Goethe é super tranquila

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Frankfurter Goethe-Haus

  • Endereço: Großer Hirschgraben 23-25, 60311 Frankfurt am Main, Alemanha
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 18h / domingos e feriados de 10h às 17h30
  • Entrada: €7
  • Importante: a casa não é acessível para cadeirantes, devido ao grande número de escadas

Guarde esta dica no Pinterest!

Alemanha: Um passeio pela Casa de Goethe em Frankfurt - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/casa-de-goethe/ | #viajonarios #alemanha #frankfurt #goethe #goethehaus #goethemuseum #germany #deutschland #museu #casadegoethe #literatura #fausto #literaturaalema


Leia mais sobre Frankfurt:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui