Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra

0
Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Seguros Promo

Confira este roteiro com as principais atrações em Carlisle, cidade localizada no norte da Inglaterra e repleta de história!

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE CARLISLE

Carlisle é uma cidade inglesa localizado condado de Cumbria, a apenas 16 km da divisa com a Escócia e na confluência dos rios Eden, Caldew e Petteril. As origens de Carlisle remontam da época em que a cidade era um assentamento romano conhecido como Luguvalium e abrigou fortes da famosa Muralha de Adriano, Patrimônio Mundial da UNESCO. Durante a Idade Média, devido à sua proximidade com o Reino da Escócia, Carlisle tornou-se uma importante fortaleza militar. O Castelo de Carlisle foi construído em 1092 por William II, e serviu como prisão para Maria da Escócia, que havia reivindicado o trono da rainha Elizabeth I. 

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Castelo de Carlisle

No início do século XII, Henrique I permitiu a fundação de um priorado em Carlisle. A cidade ganhou o status de cidade quando sua diocese foi formada em 1133, e o convento se tornou a Catedral de Carlisle.

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Área interna da Catedral de Carlisle

A introdução da manufatura têxtil durante a Revolução Industrial iniciou um processo de transformação socioeconômica em Carlisle, que se transformou em uma cidade industrial e densamente povoada. Isso, combinado com sua posição estratégica, permitiu o desenvolvimento de Carlisle como uma importante cidade ferroviária. Atualmente, a “Cidade das Fronteiras” tem cerca de 80 mil habitantes e é o principal centro cultural, comercial e industrial do norte de Cumbria.

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Green Market, praça central de Carlisle

O QUE FAZER EM CARLISLE

Para facilitar o seu dia em Carlisle, todas as atrações sugeridas neste post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Além disso, vamos dar dicas de locais para comer, comprar e se hospedar na cidade.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. MURALHA DE ADRIANO

A Muralha de Adriano (Hadrian’s Wall), apenas a poucos passos do centro Carlisle, é um fascinante Patrimônio Mundial da UNESCO e o monumento mais importante construído pelos romanos na Grã-Bretanha. Ela foi uma fortificação defensiva construída na antiga Britânia, a Inglaterra da época romana, cujas obras foram iniciadas em 122 d.C., no reinado do imperador Adriano. Com 135 km de extensão, a muralha percorria das margens do rio Tyne, perto do Mar do Norte e da cidade de Newcastle upon Tyne, até Solway Firth, no mar da Irlanda, e era o limite norte do Império Romano, já que ao norte ficavam as terras dos antigos bretões.

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Mapa da Muralha de Adriano. Figura: British Heritage

A muralha tinha uma base de pedra e um muro de pedra. Havia um forte a cada cinco milhas romanas (1 milha romana variava entre 1,40 e 1,58 km). Além do papel militar defensivo da muralha, acredita-se que seus portões podem ter sido postos alfandegários. O local foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. Um equívoco comum é considerar que a Muralha de Adriano marca a fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. Na verdade, a Muralha de Adriano está inteiramente dentro da Inglaterra e nunca formou a fronteira anglo-escocesa. 

> COMO VISITAR A MURALHA DE ADRIANO

Uma parte significativa da muralha ainda está de pé e pode ser seguida a pé ao longo do Hadrian’s Wall Path (Trilha da Muralha de Adriano). Em Carlisle, a trilha fica às margens do Rio Eden, atrás do Castelo de Carlisle. A Hadrian’s Wall Path foi especialmente planejada para seguir o curso da Muralha, começando de Bowness-on-Solway e terminando em Wallsend, poucos quilômetros depois de passar a cidade de Newcastle upon Tyne. Para os ciclistas, a Ciclovia de Adriano (Rota Nacional 72) segue a linha da Muralha de Adriano e continua pela costa da Cumbria até Ravenglass. O ônibus AD122 leva os visitantes de volta aos tempos romanos, onde é possível pode visitar alguns dos destaques da Muralha. Veja mais informações sobre trilhas neste link.

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Um dos trechos da Muralha da Adriano

2. CASTELO DE CARLISLE & CUMBRIA’S MILITARY MUSEUM

O Carlisle Castle está situado bem perto das ruínas da Muralha de Adriano. Em 1093, ele foi construído em estilo normando, no local de um antigo forte romano, durante o reinado de William II, o filho de William, o Conquistador, que invadiu a Inglaterra em 1066. A necessidade de um castelo em Carlisle era manter a fronteira norte da Inglaterra protegida contra a ameaça de invasão da Escócia. Em 1122, Henrique I da Inglaterra ordenou a construção de um castelo de pedra no local. Assim, uma fortaleza e muros da cidade foram construídos.

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Entrada do Castelo de Carlisle

O castelo tem mais de 900 anos e tem sido palco de muitos episódios da história britânica. Dada a proximidade de Carlisle à fronteira entre Inglaterra e Escócia, o local tem sido o centro de muitas guerras e invasões. De meados do século XIII até a União das Coroas da Inglaterra e da Escócia, em 1603, formando a Grã-Bretanha, o Castelo Carlisle Castle foi uma zona de segurança vital para proteger a parte ocidental da fronteira anglo-escocesa. Depois de 1746, o castelo tornou-se um pouco negligenciado e algumas partes do castelo foram demolidas para uso como matéria-prima no século XIX.

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Área dentro das muralhas

Entre 1873 e 1959, o castelo serviu como quartel-general administrativo do antigo Regimento Real da Fronteira do Rei. O museu do regimento, conhecido como Cumbria’s Museum of Military Life, fica dentro das muralhas do castelo.

  • Endereço: Castle Way, Carlisle CA3 8UR, Inglaterra
  • Horários: 
    • Castelo: geralmente, de abril a setembro diariamente de 10h às 18h / outubro diariamente de 10h às 17h / de novembro a março somente aos sábados e domingos de 10h às 16h – confira aqui
    • Museu: de abril a setembro diariamente de 10h às 18h / outubro diariamente de 10h às 17h / de novembro a março de sábado a quinta de 10h às 16h; fechado às sextas-feiras
  • Entrada: £7.20 Castelo / £4.50 Museu

3. CATEDRAL DE CARLISLE

A Catedral de Carlisle teve seu início em 1122, como um priorado agostiniano, durante o reinado do rei Henrique I. Com no estilo arquitetônico normando, com alvenaria sólida, grandes pilares redondos, arcos redondos e pequenas janelas redondas, ela se tornou uma catedral, oficialmente, em 1133. No século XV e início do século XVI, os edifícios monásticos foram renovados.

No entanto, com a fundação da Igreja Anglicana pelo rei Henrique VIII e consequente Dissolução dos Monastérios a partir de 1536, os frades dominicanos e franciscanos foram dissolvidos. Durante o período da Guerra Civil Inglesa, uma parte da nave da catedral foi demolida pelo Exército Presbiteriano Escocês para usar a pedra para reforçar o Castelo de Carlisle. Suas características notáveis incluem alguns finos entalhes em pedra figurativa, um conjunto de coroas medievais e a maior janela em estilo gótico com decoração fluida na Inglaterra. Além disso, o coro é coberto por uma abóbada de madeira do século XIV.

  • Endereço: 7 The Abbey, Carlisle CA3 8TZ, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sábado de 7h30 às 18h15 / domingo de 7h30 às 17h
  • Entrada: gratuita

Este slideshow necessita de JavaScript.

4. GUIDHALL MUSEUM

Acredita-se que o prédio da Guildhall data do final do século XIV. Seus andares superiores projetam-se da maneira usual com estrutura de madeira. O edifício foi extensivamente renovado em 1978, mas muito das estruturas originais de madeira sobreviveram, assim como paredes internas de pau a pique. O piso térreo do edifício é ocupado por uma empresa privada. A entrada e a escadaria atuais do Museu são relativamente modernos. A estrutura aberta do telhado mostra dois tipos de construção diferentes. Não há praticamente nenhuma evidência documental da construção ou estrutura inicial do Guildhall, e as primeiras ilustrações datam do século XIX.

  • Endereço: 31-33 Fisher St, Carlisle CA3 8JE, Inglaterra
  • Horários: toda quinta-feira de 12h às 16h entre os meses de maio e agosto
  • Entrada: gratuita

5. TULLIE HOUSE MUSEUM & ART GALLERY

Tullie House Museum & Art Gallery é, sem dúvida, o melhor museu da cidade. Inaugurado em 1893, o edifício original é uma mansão jacobina convertida, com extensões adicionadas. Inicialmente, o prédio continha o museu e também uma biblioteca, uma escola de arte e uma escola técnica, as quais se mudaram para outros endereços na segunda metade do século XX. 

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Área do antigo casarão
Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Galerias do museu

O museu possui grandes coleções de material zoológico, botânico e geológico. As belas coleções de artes decorativas incluem obras de Burne-Jones e outros artistas pré-rafaelitas. Há uma coleção de instrumentos de cordas, incluindo um violino de Andrea Amati. O museu também abriga coleções importantes e exposições temporárias associadas à Muralha de Adriano. A coleção de história humana também apresenta exposições permanentes dedicadas aos Vikings. Não deixe de visitar a bela área dos jardins que fica na parte mais antiga do edifício.

  • Endereço:  Castle Street, Carlisle, CA3 8TP, Inglaterra
  • Horários:
    • de abril a outubro:
      • Museu & Galerias: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
      • Loja: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
      • Restaurante: de segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 11h às 17h
    • de novembro a março:
      • Museu & Galerias: de segunda a sábado de 10h às 16h / domingo de 12h às 16h
      • Loja: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h
      • Restaurante: de segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 12h às 17h
  • Entrada: £6.50
Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Tullie House Museum & Art Gallery

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Jardins do Museu

ONDE COMER EM CARLISLE

Para a hora da fome, aqui estão sugestões bacanas de redes de restaurantes famosas na Inglaterra, pubs, gastropubs, bares e cafés. E só escolher e saborear!

RESTAURANTES E CAFÉS

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Salada Caesar do restaurante Prezzo

BARES, PUBS E GASTROPUBS

ONDE COMPRAR EM CARLISLE

No caso de você querer aproveitar a passagem pela cidade para fazer umas comprinhas, aqui estão os principais centros de compras de Carlisle:

  • The Lanes Shopping Centre: São mais de 70 lojas, incluindo Primark, Debenhams, Next, Monsoon, New Look e H & M, além de uma variedade de lojas especializadas e um estacionamento com 600 lugares. (Endereço: Globe Lane, Carlisle CA3 8NX, Inglaterra | Horários: de segunda a sábado de 9h às 17h30 / domingo de 10h30 às 16h30)
  • The Market Hall Carlisle: Este é um dos poucos mercados vitorianos cobertos que ainda restam no país, contando com uma grande variedade de barracas. Há um pouco de tudo, desde carne e vegetais frescos, armarinhos e roupas até flores, cartões, papelaria e vários cafés. (Endereço: The Market, Scotch St, Carlisle CA3 8QX, Inglaterra | Horários: de segunda a sábado de 8h às 17h)

ONDE SE HOSPEDAR EM CARLISLE

Caso você resolva extender a sua estadia em Carlisle, aqui estão algumas sugestões de hospedagem na cidade:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!

Booking.com *confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra
Crown & Mitre Hotel. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A CARLISLE

É bem fácil chegar a Carlisle, caso você esteja em Londres. A maneira mais rápida é através de trem. Eu costumo comprar os tickets no site da Trainline porque sempre encontro os melhores preços. Os trens partem da estação London Euston e a viagem dura cerca de 3h15 (há trens que levam mais tempo, por isso, veja os detalhes antes de comprar o ticket). Chegando na estação, você pode fazer uma caminhada a pé até as atrações citadas no post, já que nada fica muito longe. Veja mais informações no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.

Guarde estas dicas no Pinterest! Carlisle: Cidade na trilha da Muralha de Adriano na Inglaterra - Viajonários


Veja mais dicas de viagens a partir de Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui