Inglaterra: A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia

2

Canterbury (também conhecida como Cantuária em português) é uma importante e histórica cidade no condado de Kent, Inglaterra. A cidade é o local mais importante do cristianismo inglês, uma vez que abriga o Arcebispo de Canterbury, líder religioso da Igreja Anglicana (falamos um pouco sobre ele no post “Lambeth Palace: lar do líder da Igreja Anglicana em Londres“). Mas a cidade possui muito mais atrações além de sua belíssima catedral. Confira o que fazer em um dia nesta adorável cidade.

A HISTÓRICA CANTERBURY

Às margens do Rio Stour, Canterbury (fala-se “Kentabri”), possui uma enorme importância histórica para a Inglaterra. Sua catedral é a principal atração da cidade e também Patrimônio Mundial da UNESCO. Ela foi a primeira cidade inglesa a receber o cristianismo. Isso aconteceu a partir de 597, quando o Papa Gregório Magno enviou Agostinho (que mais tarde veio a se tornar Santo Agostinho) para converter o rei inglês ao cristianismo. Após a conversão, Canterbury, sendo uma cidade romana, foi escolhida por Agostinho como o centro de sua sede episcopal em Kent, e uma abadia (atualmente em ruínas) e uma catedral foram construídas.

Catedral de Canterbury vista do observatório Westgate Towers

Assim, Agostinho se tornou o primeiro Arcebispo de Canterbury. Este fato fez com que a economia da cidade se desenvolvesse através de atividades relacionadas à cerâmica, têxteis e couro. Atualmente, esta cidade localizada a pouco menos de 90 km de Londres e com uma população de aproximadamente 55 mil habitantes, tem em sua economia uma enorme dependência do turismo.

Centro de Canterbury, próximo à entrada da Catedral

O QUE FAZER EM CANTERBURY

Para ajudar você a se localizar na cidade, colocamos todas as nossas dicas de atrações no mapa abaixo. Além disso, incluímos sugestões de onde comer na cidade e a localização das duas estações de trem de Canterbury.

1. CATEDRAL DE CANTERBURY

Fundada em 597, a catedral foi completamente reconstruída de 1070 a 1077. O extremo leste foi grandemente ampliado no início do século XII, e em grande parte reconstruído no estilo gótico após um incêndio em 1174, com extensões significativas para leste para acomodar o fluxo de peregrinos que visitam o santuário de Thomas Becket, o arcebispo que foi assassinado na catedral em 1170. A nave normanda e transeptos sobreviveram até o final do século XIV, quando foram demolidas para dar lugar para as estruturas presentes. Como a Catedral de Canterbury é a principal atração da cidade, decidi que era interessante fazer um tour guiado para conhecer todos os cantinhos e histórias mais importantes desta importante construção. O tour, teoricamente, tem duração de 1 hora e meia, mas o meu guia se empolgou e acabou ultrapassando as 2 horas de passeio. Foi muito interessante e bastante instrutivo, mas é importante estar com o inglês em dia para conseguir aproveitar bem.

  • Endereço: Cathedral House, 11 The Precincts, Canterbury CT1 2EH, UK
  • Horários: 
    • de segunda a sábado de 9h às 17h (no verão até 17h30)
    • domingo de 12h30 às 14h30
    • cripta abre a partir de 10h até o horário de fechamento da Catedral
  • Entrada: £12 – o ticket vale para entradas ilimitadas ao longo de 12 meses
  • Tours:
    • Horários: de segunda a sábado às 10h30, 12 e 14h
    • Entrada: preço de entrada + £5
Área externa da Catedral
Torre vista por dentro
Vitrais coloridíssimos e enormes
Claustro
Altar da catedral
Arquitetura impecável

2. CAMINHAR PELA HIGH STREET

A High Street é a principal rua do centro da cidade. Trata-se de um agradável calçadão para pedestres, com vários restaurantes, lojinhas e casarões históricos. Vale a pena fazer um passeio a pé para curtir a arquitetura, a gastronomia local e comprar alguns souvenires. Há um casarão histórico, construído em 1500, que abriga o Restaurante Old Weavers House (Canterbury CT1 2JE, United Kingdom).

Calçadão delicioso para caminhar
Restaurante Old Weavers House, a casa data do ano 1500

3. JARDINS: GREYFRIARS GARDENS, WESTGATE GARDENS & DANE JOHN GARDENS

Canterbury possui áreas verdes lindíssimas, ótimas para fazer um piquenique, relaxar e aproveitar um dia gostoso de sol. Eu, particularmente, adorei conhecer o Westgate Gardens super vale a visita, por ser um parque que fica às margens do Rio Stour. Há diversas placas com dados históricos da cidade, muitas flores coloridas e plantas. Ele pode ser visto do observatório do Museu Westgate Tower que falaremos em seguida.

O Rio dá um charme especial à cidade
Torre Westgate vista dos jardins

4. IGREJA DE SÃO TOMÁS DE CANTERBURY

Esta é a única igreja católica da cidade de Canterbury e homenageia Thomas Becket, o antigo arcebispo de Canterbury que foi assassinado na Catedral da cidade. O edifício foi construído entre 1874 e 1875 em estilo neogótico. Na Capela dos Mártires da igreja, há um relicário sobre o altar. Contém uma parte da vestimenta de Becket e um pedaço de osso de seu corpo.

  • Endereço: 59 Burgate, Canterbury CT1 2HJ
  • Entrada: gratuita
Igreja de St Thomas of Canterbury

5. MUSEU WESTGATE TOWERS & OBSERVATÓRIO

Na área conhecida como One Pound Lane fica o Westgate Towers Museum and View Point, há mais de 100 anos em funcionamento. O museu fica dentro das icônicas torres de Westgate, construídas em 1380, que serviam de portões da cidade. Dentro delas fica uma pequena exposição, que conta a história do local como prisão da cidade. Mais do que a exposição, o que vale mesmo a pena é a vista a partir do alto da torre. Do topo, uma linda vista do centro de Canterbury, da Catedral da cidade e dos jardins Westgate Gardens. A entrada para o Museu & Viewpoint é através do Pound Bar & Kitchen, bastando subir as escadas.

  • Endereço: 1 Pound Lane, Canterbury CT12BZ
  • Horários: diariamente de 11h às 16h
  • Entrada: £4
Edifício histórico que atualmente abriga um museu e um observatório no topo
O acervo do museu é pequeno, mas há artigos da época medieval
É possível ver a Catedral lá de cima e o centrinho da cidade
Vista do Westgate gardens a partir do obseratório

6. RUÍNAS DO CASTELO DE CANTERBURY E MURALHAS

Canterbury está repleta de ruínas históricas, que podem ser visitadas gratuitamente. As ruínas do Castelo de Canterbury, considerado um dos mais antigos da Grã-Bretanha (1070), podem ser visitadas do amanhecer ao pôr-do-sol. O castelo que teve uma grande importância no passado, já havia caído em desuso no final dos anos 1300. Foi usado como prisão, mas desde o século XVII já estava em ruínas. Ali pertinho também ficam as ruínas da antiga muralha de proteção que circundava a cidade.

Chegando às ruínas do Castelo de Canterbury
Atualmente, o castelo está abandonado e não possui mais telhado
Sobraram apenas os paredões de pedra
Uma parte da muralha da cidade

7. RUÍNAS DA ABADIA DE SANTO AGOSTINHO

Outro destaque são as ruínas da Abadia de Santo Agostinho, que mencionamos no início deste post. Fora das muralhas da cidade, a abadia foi criada, originalmente, como um lugar para sepultamento dos reis anglo-saxões. As ruínas estão localizadas em uma área próxima à Universidade de Canterbury e também faz parte do complexo que é Patrimônio Mundial da UNESCO.

  • Endereço: Longport, Canterbury CT1 1PF
  • Horário:
    • de novembro a março: sábado e domingo de 10h às 16h / fechadas de segunda a sexta
    • outubro: diariamente de 10h às 17h
    • de abril a setembro: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada:  £6.20
Entrada para as ruínas da Abadia de St Agostinho
Um pequeno museu na entrada reúne objetos encontrados durante as escavações
Ruínas da Abadia de Santo Agostinho
Siga os números e leia as informações nas placas para se informar melhor

8. IGREJA DE SÃO MARTINHO

Junto com a Catedral de Canterbury e as ruínas da Abadia de Santo Agostinho, a Igreja de São Martinho está listada como patrimônio da UNESCO. A importância desta igreja é imensa para a história inglesa, uma vez que ela é a primeira igreja fundada na Inglaterra, a igreja paroquial mais antiga em uso contínuo e a igreja mais antiga dos países de língua inglesa. Pequenina por dentro, do lado externo há um cemitério com muitas sepulturas antigas de famílias nobres e artistas ingleses.

  • Endereço: N Holmes Rd, Canterbury CT1 1PW, UK
  • Horários: terças, quintas e sextas-feiras de 11h às 15h / sábados de 11h às 16h / domingo de 9h45 às 10h30
  • Entrada: gratuita
Vista da Igreja de São Martinho
Ao redor da Igreja fica um cemitério

9. MUSEU THE BEANEY HOUSE OF ART KNOWLEDGE

Fundado em 1899, o Museu The Beaney House of Art Knowledge fica no centrinho da cidade, na High Street, e possui entrada gratuita. Seu acervo reúne pinturas de artistas locais. Há também coleções originais incluíam cerâmica inglesa e europeia e porcelana oriental. Além do museu, há também um café localizado no edifício.

  • Endereço: 18 High St, Canterbury CT1 2BD, UK
  • Horários: de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita
Fachada do Museu The Beaney House of Art Knowledge
Galeria de pinturas de artistas locais
Itens decorativos expostos em uma das galerias

10. PASSEIO DE BARCO PELO RIO STOUR

Uma das principais dicas para quem visita a cidade durante os meses de verão é fazer um passeio de barco pelo Rio Stour. E deve ser bem agradável mesmo aproveitar a bela vista em dias ensolarados. Infelizmente, por diferentes motivos, eu não consegui fazer nas duas vezes que estive na cidade. Confira mais informações de como fazer o tour de barco:

Canterbury Historic River Tours Visitor Attraction

  • Endereço: The Kings Bridge, St Peter’s St, Canterbury CT1 2AT, United Kingdom
  • Horários: de março a novembro entre 10h às 17h (partidas a cada 15 a 20 minutos)
  • Preço: £9.50 por pessoa

ONDE COMER EM CANTERBURY

Seguem algumas sugestões de onde comer na cidade, desde algumas redes de restaurantes famosas no Reino Unido, até charmosos cafés.

RESTAURANTES E CAFÉS

PUBS E BARES

ONDE COMPRAR EM CANTERBURY

  • The Goods Shed: mercado especializado em produtos orgânicos, vende cervejas artesanais, pães caseiros, sucos naturais (Station Rd W, Canterbury CT2 8AN, UK)
  • Canterbury Pottery: linda loja que vende artigos diversos em cerâmica produzidos localmente (38A Burgate, Canterbury CT1 2HW, UK)
  • Marlowe Arcade: uma pequena galeria de lojas e restaurantes super charmosa (Marlowe Arcade, Canterbury CT1 2TJ, UK)
  • Whitefriars Shopping Centre (14 Gravel Walk, Canterbury CT1 2TF, UK)
Guarda-chuvas coloridos decoram o Marlowe Arcade

EXCURSÕES PARTINDO DE LONDRES

Para otimizar seu dia, você pode optar por visitar Canterbury através de excursões de 1 dia inteiro que incluem outros locais interessantes como o Castelo de Dover, as Falésias Brancas de Dover e o belo Castelo de Leeds (leia mais sobre ele aqui). Veja algumas opções interessantes de conhecer Canterbury com excursões partindo de Londres:

COMO CHEGAR A CANTERBURY

Canterbury é facilmente acessível de trem a partir de Londres. A cidade conta com duas estações: Canterbury West, mais próxima do centro e Canterbury East, mais próxima à região do castelo. Há trens da companhia Southeastern partindo de Londres das estações London Victoria (para Canterbury West e East), London St Pancras International (West) e London Charing Cross (West). O trajeto completo leva de 1 hora a 2 horas, dependendo da quantidade de paradas. A dica é comprar as passagens no site TrainLine ou National Rail.


Confira mais atrações para um bate-volta de Londres:

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário