Califórnia: Inverno no Lake Tahoe

Uma pergunta que sempre nos fazem é onde é possível ver neve na Califórnia. E isso nós respondemos no post “Lista das estações de esqui da Califórnia“, em que listamos 25 estações de esqui no estado, sendo que 12 delas ficam na região do Lake Tahoe, um lindíssimo lago andino de água cristalina que divide os estados da Califórnia e Nevada, que é um dos lugares que mais gostamos de passar o inverno. Uma das grande diferenças deste local e que além da neve, é possível aproveitar uma vista incrível do lago. Por isso, mesmo que você não curta esportes de inverno, pode se divertir muito neste local. Vamos conferir como é o inverno no Lake Tahoe?

Em uma praia na cidade de South Lake Tahoe
Em uma praia na cidade de South Lake Tahoe

INVERNO NO LAKE TAHOE

O inverno no Lake Tahoe não é extremamente rigoroso como em alguns outros estados americanos famosos por esportes de inverno como, por exemplo, o Colorado, cujas temperaturas facilmente atingem -25ºC. Na região do Lake Tahoe, as temperaturas geralmente variam entre -8ºC e 4ºC nos meses mais frios (entre meados de novembro a fevereiro). A abertura das estações de esqui varia com as condições climáticas, mas, geralmente, funcionam até o início de abril.

Montanha coberta de neve
Montanha coberta de neve
Admirando a imensidão do Lake Tahoe
Admirando a imensidão do Lake Tahoe

Nós já tínhamos ido no finalzinho do inverno e este ano tivemos a oportunidade de ir ao local no auge da estação mais fria do ano e foi muito divertido. Um dos locais mais bonitos para se conhecer é o Emerald Bay (citamos neste post), mas nos dias que estivemos lá, este trecho da estrada que contorna o Lake Tahoe estava fechada por questões de segurança, já que havia possibilidade de avalanche.

Região próxima a Emerald Bay
Região próxima a Emerald Bay

Por isso, para se deslocar ao longo do lago, a alternativa era percorrê-lo passando pelo estado de Nevada. Mas, em geral, a área é bastante segura e como a precipitação de neve não é super intensa, não é obrigatório usar correntes nos pneus. O tempo todo há caminhões específicos que limpam a neve das principais estradas e ruas das cidades da região. Claro, não precisamos nem dizer que é preciso ter cuidado redobrado para dirigir na neve.

thumb_DSC03011_1024
Cuidado redobrado para dirigir na neve

Há muitos lodges (hotéis baratinhos na região) e na cidade de Stateline, no estado de Nevada, há alguns cassinos de vários andares que podem ser uma boa opção de hospedagem pelo fato do imposto ser mais barato do que na Califórnia e estarem pertinho da cidade de South Lake Tahoe e da estação de esqui Heavenly Mountain, que proporciona uma vista maravilhosa do lago bem do alto da montanha, como mostramos neste post.

Hotéis em South Lake Tahoe
Hotéis em South Lake Tahoe

AS VISTAS DO LAKE TAHOE

Na nossa opinião, o grande barato do Lake Tahoe é curtir a beleza natural do lugar. Vários locais dos Estados Unidos têm neve e estações de esqui, mas poucos contam com uma paisagem tão interessante. Separamos alguns exemplos de vistas incríveis ao redor do lago tanto do lado da Califórnia quanto o de Nevada. É incrível ver a mudança de cor do lago que mescla tons entre azul e verde conforme você o contorna. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

thumb_DSC02728_1024 thumb_DSC02797_1024 thumb_DSC02951_1024 thumb_DSC02966_1024 thumb_DSC03048_1024

O QUE FAZER NA REGIÃO DO LAKE TAHOE

  • Esquiar, praticar snowboard ou tubing (tipo um tobogã em que se desliza na neve com uma boia) nas estações de esqui da região.
Estação de Esqui Squaw Valley, sede das Olimpíadas de Inverno de 1960
Estação de Esqui Squaw Valley, sede das Olimpíadas de Inverno de 1960
  • Conhecer as praias que são formadas por faixas de areia beirando o lago, para brincar na neve e construir bonecos de neve.
Boneco de Neve em uma "praia" às margens do Lake Tahoe
Boneco de Neve em uma “praia” às margens do Lake Tahoe
Cadeiras na praia de Incline Village em Nevada
Cadeiras na praia de Incline Village em Nevada
  • Contornar o Lake Tahoe de carro e ir parando ao longo do caminho para apreciar a linda vista e tirar muitas fotos incríveis.
Pedras no Lake Tahoe
Pedras no Lake Tahoe
Na pontinha de uma pedra no Lake Tahoe
Na pontinha de uma pedra no Lake Tahoe
  • Para quem quiser deslizar na neve, sem pagar nada, há áreas em que é possível usar pranchas plásticas (há várias lojas nas cidades que vendem e alguns hotéis também comercializam) para descer ladeiras de neve. Mas não façam como o Paulo no video abaixo que quase se machucou feio durante uma dessas brincadeiras! Vão com calma, conhecendo o local e experimentando aos poucos!
Paulo com a prancha de plástico na mão, preparando-se para aprontar (de novo) na neve
Paulo com a prancha de plástico na mão, preparando-se para aprontar (de novo) na neve

Video do Paulo (quase) se arrebentando todo na neve:

  • Fazer um passeio romântico para curtir o frio e aproveitar para conhecer a gastronomia local (Veja essas dicas de 10 restaurantes no Lake Tahoe).
Um arco-íris sempre tudo mais romântico
Um arco-íris sempre tudo mais romântico
Óculos escuros sempre
Preparados para enfrentar o frio juntos

QUE ROUPAS USAR

  • Use botas de neve para proteger os pés do frio e evitar acidentes atravessando a rua, por exemplo. Os carros derramam óleo, levam sujeira e vão deixando a neve das ruas suja (coloração marrom) e muito escorregadia! Botas de couro não esquentam o suficiente e ficam molhadas com a neve.
  • Prefira um casaco quente com capuz, para se proteger do frio.
  • Leve cachecol, luvas, gorro e meias de lã ou bem grossas.
  • Use uma calça térmica, impermeável e uma calça “segunda pele” por baixo da roupa. Não se arrisque a ir de calça jeans porque além de molhar com a neve, o jeans deixará suas pernas geladíssimas caso você não use uma calça apropriada por baixo.
  • Óculos escuros são super importantes, pois a neve reflete os raios solares e pode incomodar bastante para enxergar.

Abaixo um exemplo de como se vestir para regiões frias com neve. É claro que depois que a Ana tirou essa foto, levou uma “bolada”! A neve desperta nossa criança interior, não tem jeito! 🙂

Paulo com calças impermeáveis, botas de neve, casaco com capuz, luvas, gorro, cachecol e óculos escuros
Paulo preparado para a neve: calças impermeáveis, botas de neve, casaco com capuz, luvas, gorro, cachecol e óculos escuros

Leia mais sobre o Lake Tahoe: