Califórnia: Guia Completo para explorar o Vale do Silício

0

O Vale do Silício na Califórnia é considerada a região mais tecnológica do planeta e lar das empresas de tecnologia mais famosas do mundo como Google, Apple, HP, Facebook e tantas outras. Uma ideia ótima para quem visita San Francisco é incluir esta região que fica a pouco mais de 60 km ao sul da cidade. Acabamos conhecendo muita coisa pelo fato de morar na região e nada mais justo que compartilhar todas as dicas com quem quer conhecer um pouco mais da área!

COMO TUDO COMEÇOU…

Tudo começou na década de 1930 quando dois ex-alunos da Universidade de Stanford, William Hewlett e David Packard, desenvolveram em uma garagem na cidade de Palo Alto, um oscilador óptico que foi vendido aos estúdios Disney. Nascia a empresa HP. A garagem da HP é considerada o berço de nascimento do Vale.

63433-p1300397
A garagem da HP

Mas foi lá pelos anos 1960 que o termo “Vale do Silício” passou a ser utilizado. Nos anos 1940, Frederick Terman, reitor da Universidade de Stanford, começou a incentivar professores e alunos a começarem suas próprias empresas na região. Em 1956, William Shockley, considerado um dos pais do transistor, criou a empresa Shockley Semiconductor Laboratory na cidade de Mountain View (onde se localiza a sede do Google nos dias de hoje). Como o silício é a principal matéria-prima para a fabricação desses dispositivos, o nome Silicon Valley acabou virando sinônimo de centro de tecnologia.

COMO CHEGAR / SE LOCOMOVER NO VALE

Não tem jeito, se você quiser conhecer o Vale do Silício, a maneira mais fácil e rápida é de carro, uma vez que transporte público não é o forte da região. Como a maioria das pessoas que vai para o Vale é porque está em San Francisco, nossa dica é ficar os dias em San Francisco sem carro e, no último dia, alugar um carro (faça uma cotação com nosso parceiro RentalCars). Você poderá seguir tanto pela rodovia estadual CA 101 (mais perto, mas, geralmente, congestionada) quanto pela Interstate 280 (boa opção para desviar do trânsito nas horas de pico). Depois de visitar a região, você pode continuar o passeio pelo Litoral da Califórnia (o blog está recheado de dicas sobre essa região) até chegar a Los Angeles ou San Diego.

AS CIDADES DO VALE DO SILÍCIO

O Vale do Silício é formado por pequenas cidades no interior da Califórnia. Embora abriguem empresas mundialmente famosas, a grande maioria delas é desconhecida pela maior parte das pessoas. Já escrevemos detalhadamente sobre cada uma dessas cidades no post “Califórnia: As cidades do Vale do Silício“, incluindo até mesmo um mapa interativo com a localização. As principais cidades são: Cupertino, Menlo Park, Mountain View, Palo Alto, Redwood City, San Jose (considerada a “capital” informal do Vale do Silício) e Santa Clara.

Sede da Oracle em Redwood City

O QUE CONHECER NO VALE DO SILÍCIO EM 1 DIA

Se você só tem um dia para curtir as atrações do Vale do Silício, a melhor opção é focar nas atividades voltadas para as famosas empresas de tecnologia e todos os locais que fizeram parte da história da região como conhecemos hoje. Nossa sugestão é que você visite os seguintes locais indicados no mapa interativo abaixo em azul. Em seguida, vamos traçar um roteiro para que você, partindo de San Francisco visite os lugares indicados na ordem. E se sobrar um tempinho? Mais sugestões de passeios (em vermelho no mapa)!

1. SEDE DO FACEBOOK

Saindo de San Francisco, a primeira parada é a Sede do Facebook, a rede social mais famosa do mundo, comandada por Mark Zuckerberg. Ela fica localizada na cidade de Menlo Park e, infelizmente, não disponibiliza tours abertos ao público. Estacione o carro e fique na fila de visitantes ávidos por tirar uma foto junto à placa de “curtir”, em frente da empresa. E já que estamos falando no assunto, você já curtiu a página dos Viajonários no Facebook? Dá um joinha para a gente!

  • Endereço: 1 Hacker Way, Menlo Park, CA 94025
Placa com o símbolo famoso de curtir do Facebook
Placa com o símbolo famoso de curtir do Facebook

2. GARAGEM DA HP

A segunda parada é na icônica Garagem da HP, em Palo Alto, onde o Vale do Silício nasceu! Foi exatamente nesta garagem que Dave Packard e Bill Hewlett, alunos Universidade de Stanford, criaram um oscilador óptico que foi o pontapé inicial para criar esta região tão rica de conhecimento e inovação. A garagem não está aberta para visitas, mas vale a pena tirar uma foto com a placa que mostra que ali é o “local de nascimento do Vale do Silício”.

  • Endereço: 367 Addison Ave, Palo Alto, CA 94301
f8fdb-p1300406
A placa que indica que ali começou o Vale do Silício

3. STANFORD UNIVERSITY

Continuando na cidade de Palo Alto, é hora de visitar uma das mais importantes universidades do mundo, a Universidade de Stanford. Ela faz parte da história da formação e desenvolvimento do Vale do Silício por ser um centro de excelência em pesquisa e inovação extremamente eficiente. Tem muita coisa bacana e gratuita para conhecer na universidade, inclusive tours frequentes que passam pelas principais áreas do campus.

  • Endereço: 450 Serra Mall, Stanford, CA 94305

Leia mais: Um passeio pela Universidade de Stanford no Vale do Silício

Universidade de Stanford com a Hoover Tower ao fundo

4. GOOGLEPLEX (SEDE DO GOOGLE)

Depois de passear pela Universidade de Stanford, chegou a hora de pegar o carro e ir para Mountain View, onde fica o Googleplex, nome dado ao complexo de prédios que abriga a sede do Google, uma das melhores empresas do mundo. Há uma infinidade de prédios e locais para se explorar nesse campus colorido e animado. Não existem tours oferecidos para o público, já que o trabalho lá dentro é estritamente confidencial. No entanto, tem muita coisa legal para ver do lado de fora e nós detalhamos o que e como conhecer em posts específicos.

  • Endereço: 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043

Leia mais:

Googleplex, em Moutain View
Jardim Android fica pertinho da loja de produtos Google e do Centro de Visitantes Beta

5. COMPUTER HISTORY MUSEUM

Aproveite sua passagem pelo Google para conhecer um museu incrível que fica ao lado: o Museu da História da Computação! Sua exposição procura contar toda a história do computador desde os primórdios até os dias atuais! Além de computadores para uso pessoal, o museu mostra a importância do desenvolvimento de tecnologias durante períodos de guerras, em avanços feitos para a conquista do espaço e na indústria do entretenimento com jogos, videogames e tantos outros itens. Quem curte tecnologia, não vai se arrepender de parar aqui!

  • Endereço: 1401 N Shoreline Blvd, Mountain View, CA 94043
  • Horários: de quarta a domingo de 10h às 17h; fechado segunda e terça
  • Entrada:

Veja mais no post: O Museu da História do Computador no Vale do Silício

Hora de lembrar os antigos programas de computador

6. GARAGEM DO STEVE JOBS

Depois de curtir as atrações do Museu da História do Computador, é hora de seguir viagem para a cidade de Los Altos, para conhecer onde Steve Jobs e Steve Wozniak montaram o primeiro Mac e deram início à famosa Apple! Mas não se empolgue muito porque é proibido se aproximar muito da casa. Há uma placa em frente pedindo para que as pessoas não se aproximem. Imaginem só a quantidade de curiosos que aparecem por lá diariamente? Está mais do que na hora de construírem um museu em homenagem a Steve Jobs e à Apple, não acham?

  • Endereço:  2066 Crist Drive, Los Altos, CA 94024
Garagem do Steve Jobs em Los Altos
Garagem do Steve Jobs em Los Altos

7. SEDE DA APPLE

A última parada deste passeio de 1 dia é a sede da Apple na cidade de Cupertino. Ela fica na Rua Infinite Loop número 1. O campus é formado por vários edifícios modernos. Assim como as demais empresas, a Apple não disponibiliza visitas aos seus escritórios. O único local aberto ao público é a “The Company Store”, a única loja do mundo autorizada a vender produtos oficiais da Apple como camisetas e itens como o logotipo da empresa.

  • Endereço: 1 Infinite Loop, Cupertino, CA 95014
b3054-p1300465
Entrada principal da sede da Apple em Cupertino

TEM MAIS TEMPO? OUTRAS ATRAÇÕES NO VALE!

A ideia dessas outras opções é aproveitar a sua passagem por determinada cidade para combinar com alguma atração diferente, caso você tenha mais tempo para curtir a região.

Ana de astronauta no museu da NASA
Quem curte futebol americano vai adorar conhecer o estádio e o museu do San Francisco 49ers – Detalhe para os troféus
Fachada da frente da famosa mansão mal assombrada Winchester Mystery House

ONDE SE HOSPEDAR NO VALE DO SILÍCIO

Quem pretende se hospedar na região, fizemos recomendações de vários hotéis que receberam excelentes avaliações dos usuários e estão localizados em 12 cidades estratégicas do Vale. Um deles é o The Zen Hotel, localizado na cidade de Palo Alto em que nós nos hospedamos e aprovamos. Confira todas as dicas no post “Califórnia: Onde se hospedar no Vale do Silício“.

Já nos hospedamos no The Zen Hotel e recomendamos. Foto: Booking.com
Já nos hospedamos no The Zen Hotel e recomendamos. Foto: Booking.com

ONDE COMER NO VALE DO SILÍCIO

Bateu fome? Dependendo do local em que você estiver, vale a pena fazer uma paradinha para comer. Já publicamos muita coisa sobre restaurantes em diversas cidades do Vale. Confira algumas dicas:

Delicioso ravioli de espinafre no Il Fornaio

Deixe seu comentário