British Summer Time: o Horário de Verão Britânico

0

Se você está programando uma viagem para a “terra da rainha”, vale a pena ficar de olho no relógio! Assim como no Brasil e nos Estados Unidos (conhecido como Daylight Saving Time), há também o horário de verão britânico! Confira o período de vigência e conheça algumas curiosidades.

BRITISH SUMMER TIME: O HORÁRIO DE VERÃO BRITÂNICO

O British Summer Time (BST) é o Horário de Verão Britânico e, durante sua vigência, os relógios são adiantados 1 hora em relação ao Greenwich Mean Time (GMT), horário oficial do Meridiano de Greenwich, fazendo com que as manhãs sejam menores e as tardes maiores. Tudo começou, em 1908, quando o construtor William Willett início uma campanha para mudar o horário durante os meses mais quentes. Sua proposta inicial era adiantar os relógios em 80 minutos, em intervalos semanais de 20 minutos aos domingos em abril e pelo procedimento inverso, em setembro. Mas ficava confuso demais, não é mesmo? Somente em 1916, através de uma lei, o British Summer Time teve início em 21 de maio e terminou no dia 1 de outubro. Willett, no entanto, nunca chegou a ver a sua ideia implementada, uma vez que faleceu no início de 1915.

Entrada do Observatório Real de Greenwich
Entrada do Observatório Real de Greenwich

DURAÇÃO DO HORÁRIO DE VERÃO BRITÂNICO

Diferente do Brasil que tem uma vigência de aproximadamente 4 meses (de outubro a fevereiro), o Horário de Verão Britânico abrange grande parte do ano – são 7 meses em que a população fica com 1 hora adiantada no relógio: de final de março a final de outubro.

Acertem os relógios no British Summer Time, o Horário de Verão Britânico!
Acertem os relógios no British Summer Time, o Horário de Verão Britânico!

QUANDO COMEÇA/TERMINA O BRITISH SUMMER TIME

Todos os anos, o Horário de Verão Britânico tem início à 1h da manhã do último domingo de março e termina à 1h da manhã (GMT) – ou às 2h da manhã segundo o BST – no último domingo de outubro. Desde 1995, o início e o término do horário de verão é feito de maneira alinhada com todos os países da União Europeia (resta saber se isso será mantido após a definição das regras do Brexit – saída britânica da União Europeia que foi aprovada em referendo no final de junho de 2016). Confira as datas de início e término nos próximos anos:

Ano Início Término
2016 27 de março 30 de outubro
2017 26 de março 29 de outubro
2018 25 de março 28 de outubro
2019 31 de março 27 de outubro

 

FUSOS HORÁRIOS

Muitas fontes afirmam que a Grã-Bretanha foi o primeiro país a usar o tempo padrão (tempo uniforme para lugares mais ou menos na mesma longitude). Felizmente, todo o Reino Unido possui somente um fuso horário ao longo do ano todo. Não é como no Brasil ou Estados Unidos que, por conta do tamanho continental do território, há diversos fusos horários que podem confundir no momento do cálculos dos deslocamentos. Em 1971, foi feito um experimento adotando como horário oficial o Horário de Verão Britânico, mas devido a queixas, o experimento foi abandonado no ano seguinte.


Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário