British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres

2
Seguros Promo

Um dos lugares que me surpreendeu em Londres foi a British Library, a famosa Biblioteca Britânica. Ela possui exposições permanentes incríveis e sempre está rolando alguma exposição provisória super bacana. Confira alguns dos motivos de inclui-la no seu roteiro na cidade.

A BRITISH LIBRARY

Fundada em 1973, a British Library (Biblioteca Britânica) é a biblioteca Nacional do Reino Unido e uma das maiores bibliotecas do mundo, contando com mais de 170 milhões de itens catalogados de diversos países diferentes. Ela recebe pelo menos uma cópia de simplesmente todos os livros produzidos no Reino Unido e na Irlanda. Ela abriga cerca de 14 milhões de livros, incluindo manuscritos e itens históricos com até 2 mil anos! Além de um enorme acervo impresso em diversos idiomas, a British Library possui um impressionante acervo digital, que inclui livros, manuscritos, revistas, jornais, gravações de som e música, videos, scripts, patentes, bases de dados, mapas, selos, impressões e desenhos.

O QUE VER NA BRITISH LIBRARY

A British Library é um lugar incrível e vale a pena a visita. Logo na entrada há um grande pátio (Piazza) com um Café, jardins e uma estátua de bronze chamada “Newton” (1995) do escultor escocês Eduardo Paolozzi.

British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
Piazza em frente à biblioteca
British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
Estátua de bronze na área externa

O edifício é bem moderno, com muito vidro, escadas rolantes e design minimalista. Para acessar as salas de leitura é preciso se cadastrar e receber um cartão. Mas você não vai precisar disso caso sua visita seja rápida e não pretenda ver algum item em específico. Há muito o que conhecer no local mesmo sem o acesso às salas de leitura.

British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
Edifício moderno da British Library

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

Confira algumas dicas:

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. A BIBLIOTECA DO REI

Um dos destaques do centro do edifício que abriga a British Library é a King’s Library Tower (Torre da Biblioteca do Rei). Quando George III se tornou rei em 1760, ele herdou uma biblioteca incrível de seu pai, George II. O rei começou a montar uma nova coleção de obras ainda maior, com diversos manuscritos e raridades, que atingiu cerca de 65 mil livros. Quando ele morreu em 1820, George IV doou a biblioteca ao país e ordenou que a coleção ficasse separada de qualquer outro acervo, uma vez que ela é uma das coleções mais importantes de livros e panfletos da Era do Iluminismo. A coleção ficou alojada na “Galeria do Iluminismo” do British Museum entre 1827 e 1997. A partir da década de 1970, o acervo começou a transferido para a recém criada British Library. A coleção está agora alojada na King’s Library Tower, uma estrutura de vidro e bronze de seis andares no hall de entrada da British Library.

British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
Porta de entrada da Biblioteca do Rei
British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
A Biblioteca do Rei, à direita, fica no meio do edifício e ocupa todos os andares

2. TESOUROS DA BRITISH LIBRARY

Esta é a minha área favorita da biblioteca. Entrando na British Library, suba as escadas e se dirija para a esquerda. Lá fica a entrada de The Sir John Ritblat Treasures, mais conhecidos como os “Tesouros da British Library”. Antes de mais nada, vale lembrar que é proibido tirar fotos neste local devido à sensibilidade dos documentos exibidos.

British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
Porta de entrada para os “Tesouros”, lembrando que é proibido tirar fotos lá dentro

O local abriga alguns dos mais importantes livros e documentos do mundo! Há manuscritos de músicas dos Beatles e livros de Jane Austen, primeiras edições de livros de Shakespeare, documentos históricos assinados por reis, papas e outros,  Bíblia de Gutenberg (1455), partituras de Handel, compositor de “Hallelujah”, rascunhos de Leonardo da Vinci, e muitos outros. Além disso, a British Library abriga duas das quatro cópias originais da Magna Carta, assinada em 1215, que é um dos documentos mais importantes do mundo (as outras duas cópias estão expostas na Catedral de Salisbury e no Castelo de Lincoln).

British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
Área de exibição dos Tesouros da British Library. Foto: site oficial

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

3. EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Além do acervo permanente, a biblioteca oferece exposições temporárias incríveis dos mais diversos assuntos. Elas podem ser tanto gratuitas como pagas e visitadas com hora marcada. Uma das exposições mais requisitadas recentemente foi para comemorar o vigésimo aniversário da publicação do primeiro livro do bruxinho Harry Potter. Na exposição (paga) “Harry Potter: A History of Magic” foram exibidos, pela primeira vez, manuscritos raros e desenhos originais da autora J.K. Rowling e do ilustrador Jim Kay. O calendário completo de eventos pode ser consultado no site oficial da biblioteca.

British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
A exposição de Harry Potter é um dos exemplos de exibições temporárias da biblioteca. Figura: divulgação

ONDE COMER, BEBER E COMPRAR NA B. LIBRARY

BEBER

  • Origin Coffee Bar: situado no hall de entrada, oferece uma seleção de espressos e drinks feitos com café. Há alguns doces e donuts
  • Origin Coffe, Euston Road: localizado na Euston Road, possui uma enorme variedade de tipos de café, chás e bebidas geladas; também serve café da manhã e almoço
  • The Rotunda Bar: fica do lado de fora da Piazza, oferecendo bebidas e petiscos
  • King’s Library Coffee Bar: localizado na entrada do King’s Library Café, serve chás e cafés artesanais e doces caseiros
  • The Coffee Shop: situada no piso Upper Ground, oferece uma variedade de sanduíches, saladas, bolos e lanches, além de bebidas quentes e frias
  • The Last Word: está localizado no lado exterior da Piazza, oferecendo cafés, chás e uma seleção de bebidas geladas, além de uma variedade de sanduíches, bolos caseiros, doces e snacks para levar
British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
The Last Word, à direita, fica localizado na Piazza em frente à entrada da biblioteca

COMER

  • The Terrace Restaurant: situado no 1º andar, oferece pães artesanais, quiches, saladas, ovos, snacks, saladas e refeições, além de bolos e sobremesas
  • The King’s Library Café: localizado no 1º andar, oferece refeições em estilo bistro, com um assado do dia e uma mesa de saladas variada, além de snacks quentes e frios

COMPRAR

  • British Library Shop: vende livros variados, até mesmo de contos de fada, histórias de crimes clássicos e muitos outros. Localizada na entrada da biblioteca.
British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
Loja da British Library. Foto: site oficial

COMO CHEGAR A BRITISH LIBRARY

Chegar a British Library é extremamente fácil. Ela fica pertinho de três estações de trem importantes em Londres, a London St Pancras, London King’s Cross e London Euston e a duas das principais estações de metrô da cidade, a King’s Cross St Pancras e a Euston. Confira que linhas passam por cada uma das estações:

  • King’s Cross St PancrasVictoria Line, Northern Line, Piccadilly Line, Circle Line, Hammersmith & City Line e Metropolitan Line.
  • Euston: Northern Line e London Overground

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

British Library

  • Endereço: 96 Euston Rd, Londres NW1 2DB, Inglaterra
  • Horários: de segunda a quinta de 9h30 às 20h / sexta de 9h30 às 18h / sábado de 9h30 às 17h / domingo de 11h às 17h – confira a grade completa de horários aqui
  • Entrada: gratuita para a maior parte das exposições / preços variam de acordo com as exposições provisórias especiais

Salve esta dica no Pinterest!

British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres - Viajonários


Conheça outras atrações em Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui