Inglaterra: O que fazer em Bournemouth – Roteiro de 1 dia

3
Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Seguros Promo

Confira o que fazer na cidade praiana de Bournemouth, no litoral sul da Inglaterra. Com um clima animado, ela garante diversão para toda a família. Neste post, você vai encontrar informações sobre a cidade e dicas de atrações, alimentação e hospedagem. Vamos embarcar?

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE BOURNEMOUTH

Bournemouth é uma cidade inglesa litorânea com cerca de 200 mil habitantes, localizada a cerca de 150 km de Londres. Confesso que demorei para lembrar seu nome completo, mas fica fácil quando você pensa em duas palavras separadas “Bourne” (igual ao filme “Identidade Bourne”), que deriva de uma palavra do inglês antigo que significa “riacho”, “córrego”;  e “Mouth”, que significa “foz”. E, realmente, o nome faz todo sentido, uma vez que o riacho chamado Bourne, corta a cidade.

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Canal no centro da cidade

Bournemouth foi fundada oficialmente em 1810 e, no passado, era um local relativamente deserto, geralmente, frequentado por pescadores e contrabandistas. Posteriormente, passou a ser um conhecido resort com spas voltados à saúde. Em 1870, a chegada da estrada de ferro impulsionou o desenvolvimento da cidade.

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Vista da praia de Bournemouth

Felizmente, Bournemouth escapou dos pesados bombardeios pelos quais a Inglaterra foi submetida durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1993, o IRA (sigla para Exército Republicano Irlandês) executou um ataque terrorista na cidade, mas os danos não foram muito grandes. O centro de Bournemouth conta com uma notável arquitetura vitoriana e a cidade atrai cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos.

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Praia e Pier de Bournemouth

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
É possível ver até as falésias brancas do litoral da Inglaterra em dias abertos

O QUE FAZER EM BOURNEMOUTH

Para ajudar você a programar seu dia em Bournemouth, colocamos todas as sugestões dadas neste post no mapa interativo abaixo. Em seguida, damos mais detalhes sobre cada uma delas.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. JARDINS: UPPER, CENTRAL & LOWER GARDENS

No centro da cidade fica lindas áreas verdes, onde os visitantes costumam curtir os dias de verão fazendo piqueniques, atividades ao ar livre, além aproveitar apresentações de música e teatro. Os jardins são cortados pelo rio Bourne, que forma um pequeno canal dividindo-os em duas partes. O principal desses jardins é o Central Gardens, localizado no coração da cidade. Neste jardim, há áreas para jogar tênis, um parque infantil, um memorial de guerra, e muitas flores.

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Área agradável no canal que corta a cidade

2. PIER DE BOURNEMOUTH  

O primeiro píer construído na cidade se resumia a uma pequena estrutura de madeira que foi concluída em 1856. Em 1866, a estrutura de madeira foi trocada por uma de ferro fundido, mas acabou sendo danificada por um vendaval. Em 1877, o píer foi demolido por estar com uma estrutura bastante precária. Um novo píer foi, então, inaugurado em 1880 e um coreto foi adicionado ao local 5 anos mais tarde, com o objetivo de abrigar concertos de bandas militares. Devido à Segunda Guerra, o píer foi demolido em 1940, como precaução de uma possível invasão alemã pelo mar. Atualmente, o Píer de Bournemouth possui uma estrutura de concreto, com uma aparência de ponte. De lá, é possível brincar de tirolesa, no Rock Reef, e saborear pratos da culinária britânica no Key West Bar & Grill.

  • Endereço: Pier Approach, Bournemouth BH2 5AA, Inglaterra
  • Horários:
    • Pier: de outubro a maio de 9h às 19h / de junho a setembro de 9h às 23h
    • Rock Reef: diariamente de 10h às 19h
    • Key West Bar & Grill: diariamente – confira os horários no site oficial
  • Entrada: £1.20 (ticket vale para múltiplas entradas o ano todo)

3. PRAIA DE BOURNEMOUTH

A praia de Bournemouth é uma das únicas praias famosas da Inglaterra que possui areia, já que maior parte das praias do país é formada por pedras. Além de tomar um banho de sol/mar, confira o que mais fazer na praia de Bornemouth:

  • Parque de Diversões: O parque conta com uma ampla variedade de máquinas de entretenimento e video-games. Horários: diariamente fora de temporada de 10h às 17h / alta de 10h às 22h30
  • Aquário Oceanarium: O aquário da cidade abriga criaturas marinhas fascinantes,, como tubarões, tartarugas marinhas, arraias, crocodilos anões, águas-vivas, peixes-palhaço, uma família de lontras, pinguins, entre outras. Horários: diariamente a partir de 10h, os horários de fechamento variam entre 16h e 18h, dependendo da época do ano | Entrada: £12.50 na bilheteria (há desconto comprando online)
Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Aquário Oceanarium
  • ElevadoresExistem 3 elevadores que levam os visitantes da praia até o alto dos morros de Bournemouth, proporcionando lindas vistas. O West Cliff Lift foi construído em 1908 e fica em frente do Bournemouth International Centre; o East Cliff Lift também foi construído no mesmo ano e liga a praia a Russell-Cotes Art Gallery & Museum; o Fisherman’s Walk Cliff Lift foi construído em 1935 e liga a praia ao topo da colina onde há um Café e um playground. Tickets: £1.50 por trecho
  • Caminhada pelo Calçadão: Para mim, ainda é mais divertido fazer uma caminhada pela orla de Bournemouth e admirar as cabanas coloridas utilizadas por quem utiliza a praia regularmente para guardar os seus pertences.
Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Praia de Bournemouth
Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Cabanas de madeira na beira da praia
Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Cada uma pintada de uma cor, formando um degradê
Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Vista da praia de Bournemouth

4. RUSSELL-COTES ART GALLERY & MUSEUM

Na minha opinião, essa é a melhor atração da cidade. Eu não estava com expectativa muito alta quando decidi visitá-la e fui surpreendida por seu interior surpreendente, finamente decorado. A casa foi construída em 1897 pelo arquiteto John Frederick Fogerty, o qual foi contratado por Merton Russell-Cotes, então proprietário do Royal Bath Hotel, para construir uma casa para dar de presente de aniversário à sua esposa Annie. Após Annie ter doado a casa e toda a sua coleção de arte para a cidade, a mansão abriu como museu e galeria de arte, em 1922. A casa e um anexo que foi construído posteriormente exibem vários itens colecionados no curso das viagens de Sir Merton, especialmente para o Japão, e pinturas de sua coleção pessoal de arte.

  • Endereço: Russell Cotes Rd, Bournemouth BH1 3AA, Inglaterra
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h
  • Entrada: £6

5. IGREJA DE SÃO PEDRO & TÚMULO DE MARY SHELLY

Construída entre em1855 e 1879, a Igreja de São Pedro possui um estilo neogótico com uma alta torre de 62 metros de altura. A capela-mor já foi descrita como “um dos mais ricos interiores do neogótico na Inglaterra”. Ao lado da igreja fica uma área gramada onde está localizado o túmulo de Mary Shelly. Ela foi uma famosa escritora britânica cujo trabalho mais famoso é o clássico romance de terror gótico “Frankestein: ou O Moderno Prometeu” (1818), considerada a primeira obra de ficção científica da história.

  • Endereço: 4 Hinton Rd, Bournemouth BH1 2EE, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: gratuita

ONDE COMER EM BOURNEMOUTH

Para a hora da fome, separamos algumas sugestões de restaurantes na cidade de Bournemouth. Confira essas dicas:

RESTAURANTES

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Uma saladinha é sempre uma boa pedida para um dia quente

PUBS / BARES / GASTROPUBS

REDES DE RESTAURANTES

ONDE COMPRAR EM BOURNEMOUTH

Se você quiser aproveitar sua passagem pela cidade para fazer umas comprinhas, entre os lugares mais famosos para compras em Bournemouth estão:

ONDE SE HOSPEDAR EM BOURNEMOUTH

Caso deseje se hospedar na cidade, aqui estão algumas dicas de hotéis bem localizados e bem avaliados, para todos os gostos e bolsos:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia
Um dos quartos do Hallmark Hotel Bournemouth Carlton. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A BOURNEMOUTH

É bem fácil chegar a Bournemouth, caso você esteja em Londres. A maneira mais rápida é através de trem. Eu costumo comprar os tickets no site da Trainline. Os trens partem da estação London Waterloo e a viagem dura menos de 3 horas. Chegando na estação, você pode fazer uma caminha a pé até as áreas citadas no post ou utilizar o transporte público. Eu fui a pé mesmo, seguindo as indicações nas placas sentido o píer e, em cerca de 20 minutos, já estava no centro turístico da cidade. Veja mais informações no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: O que fazer em Bournemouth - Roteiro de 1 dia - Viajonários


Veja mais dicas de viagens a partir de Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui