Bolsover Castle: castelo da família Cavendish na Inglaterra

1
Bolsover Castle: castelo da família Cavendish na Inglaterra

Para quem adora conhecer castelos antigos, o Bolsover Castle é uma opção interessante no interior da Inglaterra. Confira o que conhecer e como incluir o castelo no seu roteiro de viagem pelo país.

O BOLSOVER CASTLE

O Bolsover Castle é um castelo construído no século XVII, que fica localizado na pequenina cidade de Bolsover, a pouco mais de 40km de distância da cidade de Sheffield (leia mais em: Sheffield: cidade do 1º time de futebol do mundo e das regras do jogo) e a mais de 230 km de Londres. O castelo foi construído no alto do Vale de Scarsdale, pela família Cavendish, uma das mais tradicionais do país. No entanto, a história é muito mais antiga. No local em que o castelo foi construído, ficava anteriormente uma fortaleza medieval do século XI, que pertencia à família Peverel e passou, posteriormente, para o domínio da Coroa. 

Bolsover Castle: castelo da família Cavendish na Inglaterra
Muralhas do Bolsover Castle

A partir de 1290, o castelo e a sua mansão circundante foram concedidos a uma série de agricultores locais e acabaram entrando em decadência. Em 1553, o castelo e a mansão foram comprados por Sir George Talbot e, em 1608, foram vendidos para Sir Charles Cavendish, que começou a reconstruir o castelo. Seu filho William Cavendish, deu continuidade aos trabalhos.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

O NOVO BOLSOVER CASTLE

Ao contrário de seu passado, as obras da família Cavendish tinham como objetivo a construção de uma mansão elegante com quartos luxuosos, que passou a ser conhecida como “Little Castle” (Pequeno Castelo) e completada em 1621. Durante a Guerra Civil Inglesa, o castelo foi tomado pelos parlamentares e acabou sendo bastante deteriorado. William Candish restaurou o castelo e adicionou um novo salão e quartos de Estado ao “Terrace Range” (Complexo do Terraço) até a sua morte em 1676.

Bolsover Castle: castelo da família Cavendish na Inglaterra
À esquerda, o “Pequeno Castelo” e uma parte do Terraço, à direita
Frente do “Little Castle”

O declínio do castelo teve início com o o filho de William, Henrique, que desmantelou os apartamentos de Estado. Por volta de 1770, o “Terrace Range” já estava em ruínas. Depois de passar por diversas famílias, em 1883, o castelo de Bolsover foi definitivamente abandonado. Em 1946, ele foi doado ao governo inglês e, desde 1984, é administrado pelo English Heritage, que restaurou diversas áreas do castelo e o abriu para visitação.

Portão do muro que circunda o “Little Castle”

O QUE VER/FAZER NO BOLSOVER CASTLE

Depois de comprar seu ticket na bilheteria, siga em frente para começar a visita. Não se esqueça de pegar o seu audio guide que ajudará muito a entender um pouco sobre a história do local e o significado de cada um dos cômodos e áreas que serão visitadas durante o passeio.

1. ESTÁBULOS (EXIBIÇÃO E ESCOLA DE EQUITAÇÃO)

A primeira coisa que você verá passando por uma área verde e entrando na propriedade é a área dos estábulos (à esquerda). Trata-se de um grande galpão retangular onde, no passado, ficava uma Escola de Equitação coberta, uma das melhores do país. William Cavendish construiu o local para os elegantes cavalos que ele importava da Turquia e do Norte da África. Atualmente, há uma exposição sobre a história do castelo na região dos estábulos, bem como um video introdutório sobre o local.

Área dos estábulos
Exposição nos estábulos

Nos finais de semana de abril a setembro, há uma exibição especial chamada “Cavalier Horsermanship“, na qual cavaleiros vestidos com trajes da época, que babados, penas e botas altas, demonstram o que conhecemos hoje como adestramento. Para assistir a esse espetáculo, que permite no máximo 100 pessoas por show, é preciso reservar tickets com antecedência (Preço: £3).

Área onde ocorrem as apresentações equestres

2. TERRACE RANGE

William Cavendish foi o responsável por adicionar esta área ao castelo, que contava com uma bela vista para o Vale de Scarsdale. Em 1634, o rei Charles I e a rinha Henrietta Maria foram hóspedes do castelo e conheceram esta área. Após a Guerra Civil, William reconstruiu esta área com um magnífico telhado e galerias para observação da paisagem local. No entanto, o que no passado foram apartamentos de Estado luxuosos, que formavam a entrada para o Bolsover Castelo, atualmente, são cômodos em ruínas, nos quais que sobraram somente as paredes, mas não há mais telhado.

3. LITTLE CASTLE

O “Pequeno Castelo” foi criado para ser um local de descanso extravagante do ricaço e poeta, Sir William Cavendish. O edifício possui torres de estilo medieval que foi desenhado para surpreender os visitantes, evocando uma construção normanda.

Arquitetura do “Little Castle” em estilo medieval

O interior conta com abóbadas românicas maciças no porto e góticas pontudas do piso de entrada. Alguns dos quartos passaram por obras incríveis de restauração, preservando salas suntuosas, artes nas paredes, ladeiras de mármore esculpidas e tetos com pinturas impressionantes. Há grandes janelas nos andares superiores que foram projetadas para curtir as vistas panorâmicas na área ao redor do castelo.

Confira uma seleção de fotos da área interna do castelo:

4. CAMINHADA PELA MURALHA

Uma das coisas que eu mais curti fazer durante a visita pelo castelo foi caminhar pela muralha que circula a área do “Jardim da Fonte”, que será mencionado em seguida. A muralha foi restaurada para que os visitantes pudessem passear por ela, como era feito no passado. Durante 250 anos, essa região do castelo ficou em ruínas. Agora, a área oferece uma vista panorâmica do castelo e da paisagem ao redor dele, no Vale de Scarsdale. O local é ótimo para fotos.

Caminhando pela muralha que circunda o castelo

5. JARDIM DA FONTE

Fountain Garden foi projetado em torno da estátua de Vênus, a deusa do amor, que fica ao centro. No passado, havia uma área isolada, com janelas de vidro e portas esculpidas à mão, para banquetes íntimos ao lado da parede do jardim. E por falar em jardim, há mais de 5 mil plantas e flores que foram plantadas durante a restauração do castelo, para mostrar como o jardim era no seu auge. Ha também árvores frutíferas que são cuidados por jardineiros voluntários.

Jardim da fonte

ONDE COMER E COMPRAR NO BOLSOVER CASTLE 

Junto à bilheteria fica uma Loja com produtos variados, lembrancinhas e livros e, ao lado, um Café, com uma variedade de pratos quentes da culinária britânica, sanduíches, sopas e saladas. Além disso, há bolos, biscoitos caseiros e outros docinhos. Eu aproveitei a fome depois do passeio e acabei pedindo uma sopa de ervilhas, acompanhada de pão.

Restaurante, ao fundo, e mesas de madeira para um piquenique no gramado

COMO CHEGAR AO BOLSOVER CASTLE

A forma mais fácil de chegar até o Bolsover Castle é pegar um trem de Londres. Os trens saem da estação London St Pancras para a pequena cidade de Chesterfield, que fica a menos de 10 km de distância do castelo, na região metropolitana de Sheffield. A viagem de trem dura menos de 2 horas. Não deixe de conferir todas as nossas dicas para viajar de trem pela Inglaterra. Chegando em Chesterfield, você pode pegar um táxi ou utilizar o transporte público. Caso opte por transporte público, você precisará ir até o centro da cidade para pegar um ônibus. Caminhe até a rua Stephenson Place (há uma passarela para pedestres que atravessa a estrada). Pegue o ônibus número 82 ou 83, sentido Langwith no ponto Stephenson Place (ponto K2). Os ônibus costumam passar a cada meia hora e a viagem até o Bolsover Castle dura menos de 40 minutos. Desça no ponto Bolsover, Market Place e caminhe até o castelo (menos de 5 minutos). Confira os horários e faça simulações no site da companhia de ônibus Stagecoach.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Bolsover Castle

  • Endereço: Castle St, Bolsover, Chesterfield S44 6PR, Inglaterra
  • Horários: de abril a setembro diariamente de 10h às 18h / outubro diariamente de 10h às 17h / de novembro a março somente aos sábados e domingos de 10h às 16h / confira os horários completos no site
  • Entrada: £10.80

Guarde esta dica no Pinterest!

Bolsover Castle: castelo da família Cavendish na Inglaterra - Viajonários


Leia mais sobre castelos na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui