Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney

0
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Seguros Promo

Confira todas as dicas para conhecer as incríveis Blue Mountains, um parque incrível pertinho de Sydney, na Austrália. Não deixe de conferir o Scenic World, um local repleto de atrações na área!

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

AS BLUE MOUNTAINS

Blue Mountains é uma região montanhosa que se estende por 96 km localizada no estado de New South Wales a cerca de 50 km de Sydney. O Blue Mountains National Park consiste em montanhas são um planalto dissecado esculpido em rocha arenítica e é repleto de cânions, cachoeiras, trilhas e lindas paisagens. O ponto mais alto possui 1.189 metros de altitude. O nome Blue Mountains (Montanhas Azuis) é derivado do tom azul que o local assume quando visto à distância. Isso ocorre devido devido à existência de terpenóides, uma substância que quando liberada em grandes quantidades pelos eucaliptos das florestas nos seus arredores, cria uma onda azul acinzentada.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
O visual azul das Blue Moutains

Quando os europeus chegaram à Austrália, as Blue Moutains  já eram habitadas por vários milênios pelo povo aborígene Gundungurra. Com o decorrer do tempo, várias cidades foram sendo fundadas nos seus arredores, incluindo Katoomba, Blackheath, Mount Victoria e Springwood. No ano 2000, a área que compreende as Blue Mountains, juntamente com sete parques nacionais e uma reserva de conservação entraram para a lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. As Blue Mountains são um destino muito procurado por aqueles que querem fazer escalada, mountain biking, caminhadas, canoagem, rapel, críquete e outros esportes de aventura.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
A vista das Three Sisters, uma das mais famosas formações rochosas do parque

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


CLIMA, VEGETAÇÃO E ANIMAIS

O clima no parque varia com a elevação. Na cidade de Katoomba, que possui uma elevação de cerca de 1.010, a temperatura média máxima no verão é de cerca de 22°C. Durante o inverno, a temperatura é de cerca de 10°C durante o dia e chega a -1 °C à noite. Chega até mesmo a nevar nesse período. Vale a pena visitar o local em dias que estejam bem ensolarados, para poder curtir melhor as belas vistas da região. A vegetação natural predominante das cristas mais altas é a floresta de eucalipto.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Belezas naturais da Blue Mountains

A vegetação baixa está presente nas bordas do planalto acima das falésias. Os desfiladeiros geralmente contêm florestas tropicais temperadas. Há também muitos pântanos suspensos com solo preto espesso e profundo.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Vegetação encontrada nas montanhas

A região é habitada por mais de 400 formas diferentes de animais. Entre eles estão espécies raras de mamíferos como o gato-tigre, o coala, o planador de barriga amarela e o potoroo de nariz comprido. Há também alguns répteis raros, como o lagarto de água das Moutains.  Existem também alguns dingos (uma espécie de cachorro selvagem) na área, que formam os principais predadores dos cangurus cinzas.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Vista das lindas Blue Mountains

O QUE CONHECER NAS BLUE MOUNTAINS

As Blue Mountains é um parque recheado de belezas naturais e vistas incríveis. É simplesmente impossível conhecer todo o local em apenas algumas horas. Por isso, separamos alguns dos principais destaques das Blue Mountains. Eles foram todos colocados no mapa interativo abaixo e serão detalhados em seguida.

ECHO POINT & THREE SISTERS

Echo Point é o ponto de partida para qualquer passeio que se preze pelas Blue Mountains. Neste local fica um mirante para uma das maiores atrações do parque, as Three Sisters, uma formação rochosa incomum ao norte do Vale do Jamison. Tratam-se de três picos rochosos que ficam juntinhos e daí o nome (Três Irmãs). São elas: Meehni (922 m), Wimlah (918 m) e Gunnedoo (906 m). Elas foram formadas pela erosão da terra, já que o arenito das Blue Mountains foi sendo erodido ao longo do tempo pelo vento, chuva e rios, fazendo com que as falésias ao redor do Vale do Jamison fossem lentamente quebradas. Entre Echo Point e Three Sisters há uma pequena trilha de apenas 15 minutos. Há também um local com restaurantes e outras atrações em Echo Point.

GIANT STAIRWAY

Esta é uma das principais trilhas para caminhada através do pitoresco Vale Jamison através da histórica “Escadaria Gigante”, que parte do Echo Point até o Scenic World. Ela tem esse nome porque tem nada mais que 800 degraus! A trilha possui 4,7 km de extensão e o tempo sugerido para completá-la é cerca de 2 a 3 horas.

Leia mais: Austrália: O que fazer em Sydney – Roteiro de 5 ou 6 dias

 

KATOOMBA FALLS

Katoomba Falls é uma cachoeira que está localizada perto do Echo Point no rio Kedumba descendo para o Vale Jamison localizado dentro do Blue Mountains National Park.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Kattomba Falls

FUBER STEPS

A íngreme pista de caminhada oferece vistas panorâmicas, cachoeiras, observação de pássaros, uma visita às Cataratas de Katoomba e a oportunidade de andar pela Scenic Railway no Blue Mountains National Park. Com 2,4 km de extensão, o tempo sugerido para completá-la é cerca de 1 a 2 horas.

Curiosidade: a Lenda das “Three Sisters”

Segundo diz a lenda três lindas irmãs chamadas Meehni, Wimlah e Gunnedoo viviam com a tribo aborígene Gundungurra no Vale do Jamison. As moças estavam apaixonadas por três irmãos da tribo vizinha do povo Dharruk, mas o casamento era proibido pela lei tribal.  Os irmãos eram guerreiros e decidiram levar as donzelas à força. A guerra tribal forçou o Kuradjuri (sábio da tribo) do povo Gundungurra a transformar as irmãs em pedra. Ele pretendia restaurá-las depois que o perigo tivesse passado e a guerra tivesse terminado. Infelizmente, o Kuradjuri foi morto na batalha e até hoje ninguém foi capaz de quebrar o feitiço e transformar as Três Irmãs de volta à sua forma natural.

 

SCENIC WORLD BLUE MOUNTAINS

O Scenic World Blue Mountains é uma atração turística localizada na cidade de Katoomba, dentro da área das Blue Mountains. É uma alternativa incrível para complementar o passeio ou para quem quer ter vistas deslumbrantes da região, mas por algum motivo, não quer ficar fazendo trilhas pelo parque, seja por dificuldade de locomoção, seja pelo perfil que você tem como viajante. O Scenic World é abriga 4 quatro atrações para explorar a região: Scenic Railway,  Scenic Skyway,  Scenic Cableway e  Scenic Walkway. O mapa abaixo mostra a localização deles dentro do parque.

Mapa das atrações do Scenic World nas Blue Mountains. Figura: site oficial
Mapa das atrações do Scenic World. Figura: site oficial

1. SCENIC SKYWAY

Construído em 1958, o Scenic Skyway é um veículo com transmissão por cabo no Scenic World. Ele atravessa o desfiladeiro acima das Katoomba Falls, a 270 metros acima do nível do vale. A cabine, com wifi, tem capacidade para até 72 pessoas e possui janelões de vidro de cristal líquido. Há uma seção elevada do piso que é transparente e é possível ver a floresta a seus pés enquanto ocorre o passeio. Com vistas de 360°, a jornada de 720 metros oferece as melhores vistas das Katoomba Falls, das Three Sisters e do Vale do Jamison que se estende até o horizonte. Desde 2005, uma segunda estação na face oposta do penhasco se abriu, permitindo que os passageiros do Skyway desembarcassem e seguissem as trilhas de caminhada do bosque até o Echo Point nas proximidades.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Scenic Skyway

2. SCENIC CABLEWAY

Em 2000, a Scenic World instalou o Sceniscender, agora chamado Scenic Cableway. Trata-se de um teleférico de 84 passageiros que passa por uma torre de 25 metros de altura na borda do penhasco e, em seguida, desce suavemente 510 metros até o Vale do Jamison. A cabine totalmente fechada do Cableway oferece um ponto de observação exclusivo para a visualização das Three Sisters, do Mt Solitary e das Katoomba Falls. Desembarque na estação inferior para acessar a Passarela Panorâmica e passear pela floresta tropical jurássica.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Vista das Three Sisters a partir do Scenic Cableway

3. SCENIC WALKAWAY

 A Scenic Walkway é calçadão elevado de 2,4 km construído na antiga floresta tropical. Ao longo do caminho, é possível explorar elementos da história da mineração de carvão do local, incluindo a entrada da mina, uma réplica da cabana de mineiros e uma escultura de bronze de um mineiro e seu pônei. É possível aprender sobre a flora local, ouvir o pássaro nativo da lira ou provar a água pura das Montanhas Azuis diretamente da nascente do Marrangaroo. Há várias opções de caminhadas que levam de 10 minutos a 1 hora inteira que são sinalizadas, juntamente com a conexão acessível para cadeira de rodas entre as estações de teleférico e ferroviárias inferiores.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Scenic Walkway

4. SCENIC RAILWAY

A Scenic Railway é considera a ferrovia inclinada do mundo, com uma inclinação de até 52 graus em uma pista de 310 metros de extensão. Ela foi originalmente construída, na década de 1880, para atender a uma operação de mineração de xisto de carvão, transportando o material vale acima. De 1928 a 1945, a linha transportava carvão durante a semana e passageiros nos fins de semana. No entanto, a mina de carvão foi fechada em 1945, tornando-se, posteriormente, uma uma atração turística. Atualmente, os carrinhos partem a cada 10 minutos e levam até 84 pessoas de cada vez, permitindo que os passageiros escolham suas próprias aventuras.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Scenic Railway com uma vista linda das Three Sisters

É possível ajustar a sua posição sentada em até 20 graus. Você pode escolher um passeio aventureiro “Cliffhanger” com uma inclinação acentuada de 64 graus ou, para aqueles que procuram uma viagem descontraída, a opção “Laid Back”. sÉ claro que ainda pode-se fazer o percurso com a posição “Original” de 52 graus.

RESTAURANTES DO SCENIC WORLD

A Scenic World tem dois restaurantes em funcionamento: o EATS270 e o Terrace Café. Veja mais detalhes sobre cada um deles em seguida:

  • EATS270: Refeições bem servidas oferecem uma experiência gastronômica 270 metros acima do Jamison Valley! O restaurante oferece diversos menus de almoço com produtos sazonais provenientes de fornecedores locais. Há opções de hambúrgueres, carnes ou especialidades sazonais. O EATS270 oferece mesas internas e externas para um almoço mais pitoresco nas Blue Mountains. Aberto diariamente de 10h30 às 15h.
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Mesas do Restaurante EATS270
  • TERRACE CAFÉ: Com mesas ao ar livre e vistas panorâmicas do Jamison Valley, o Terrace Café é perfeito para relaxar enquanto admira o espetacular Parque Nacional. Aproveite para tomar um café espresso, chás especiais, lanches e artigos de padaria, incluindo biscoitos locais. O local tem um lindo terraço que é um ótimo ponto de observação para se conhecer as Three Sisters, o Mt Solitary e o vasto Vale do Jamison. Aberto diariamente de 9h às 17h.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Vista incrível do deck do Terrace Cafe

COMO CHEGAR ÀS BLUE MOUNTAINS

1. CARRO

Para quem quiser ter mais liberdade para ir e vir para onde quiser e na hora que quiser, uma boa opção é alugar um carro. A viagem entre o centro de de Sydney até o Echo Point, ponto de partida para a visita, tem cerca de 100 km e dura cerca de 1h30 minutos. Faça uma cotação para aluguel de carro neste link.

2. TRANSPORTE PÚBLICO: TREM + ÔNIBUS

Para chegar do centro de Sydney para as Blue Mountains, você precisará fazer um combo de trem + ônibus. Há diversas combinações, mas uma das mais populares é pegar o trem  Blue Mountains Line  que sai da Estação Central de Sydney. Após pouco menos de 2 horas de viagem (20 paradas), desça na Estação Katoomba, localizada na cidade de mesmo nome. Em Katoomba, pegue o  ônibus 686  e desça no ponto Echo Point Rd opp Cliff Dr. Caminhe cerca de 5 minutos até o Echo  Point, ponto de partida para o passeio.

3. TOURS E EXCURSÕES PARA AS BLUE MOUNTAINS

Existe uma infinidade de tipos de tours e excursões pelas Blue Mountains. Alguns combinam almoço, passeio de barco, tudo incluso para o Scenic World, visita a cavernas, ao parque de vida selvagem para ver cangurus de perto, entre tantos outros. Abaixo seguem algumas das opções oferecidas. Em seguida, falaremos sobre a nossa experiência visitando o local com uma dessas excursões.

BLUE MOUNTAINS
BLUE MOUNTAINS + FEATHERDALE E MAIS
BLUE MOUNTAINS + JENOLAN CAVES E MAIS
BLUE MOUNTAIS E OUTROS



NOSSA EXPERIÊNCIA NAS BLUE MOUNTAINS

Nossa viagem para a Austrália nos obrigou a apertar a agenda devido ao tempo escasso que teríamos no país. Foi por isso que resolvemos fazer o pacote completo da “Blue Mountains: Tour com cruzeiro e Featherdale de Sydney“. Ela incluía um passeio incrível pelas Blue Mountains com as atrações do Scenic World. Depois de nos pegar no hotel pela manhã, ônibus fez uma parada no Echo Point para termos a vista imperdível das Three Sisters. Paramos por um tempo no local e aproveitamos para tomar um café quentinho em um dos restaurantes ali de Echo Point. O vento estava gelado pela manhã.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Chegada a Echo Point
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Mirante com vista para as Blue Mountains, com destaque para as Three Sisters, à esquerda
SCENIC WORLD

Subimos no ônibus novamente e ele nos deixou na estação para começar o passeio do Scenic World pelo Scenic Skyway, que atravessa horizontalmente o parque e proporciona vistas lindíssimas. De lá, fomos para a fila do Scenic Cableway, o teleférico que nos levou do topo da montanha até a parte mais baixa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir de lá, fizemos o trajeto mais longo (de 1 hora) pelo Scenic Walkway, o calçadão pelo meio da floresta. É bem tranquila a caminhada, mesmo para quem não curte ficar fazendo trilhas abertas por parques.

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Você pode optar pelo caminho mais curto ou pelo mais longo
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Caminhando pelo Scenic Walkway
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
O calçadão suspenso do Scenic Walkway

Chegamos à região onde ficava a mina de carvão e, finalmente, subimos de volta pelo Scenic Railway e tivemos a oportunidade de sentir como ele é inclinado mesmo!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

E O PASSEIO CONTINUA…

Em seguida, voltando ao ônibus, nossa próxima parada foi na cidade de Leura para almoçar antes de seguir para o Featherdale Wildlife Park, um parque de vida selvagem onde tivemos a oportunidade de ver cangurus e coalas de pertinho. Ao final, passamos rapidamente pelo Parque Olímpico de Sydney construído para os jogos de 2002. Dali pertinho saem os passeios de barco que seguiam de volta para Sydney (o trânsito para voltar à cidade é terrível e o passeio de barco vem a calhar).

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Cangurus no Featherdale Wildlife Park

A EXCURSÃO VALE A PENA?

O dia foi puxado, cansativo, mas não poderia ter sido melhor! Nós simplesmente adoramos o passeio e achamos tudo muito organizado. O guia (que é também o motorista) nos passou diversas informações sobre a Austrália, Sydney e os lugares que visitamos. Foi muito interessante e instrutivo e temos que recomendar muito a experiência.

ONDE SE HOSPEDAR E COMER NA REGIÃO 

Para quem pretende ficar mais tempo na região das Blue Mountains para poder explorar todas as suas atrações e atividades, as cidades mais próximas para se hospedar na área das Blue Moutains são Katoomba e Leura. Abaixo, você vai encontrar uma seleção de locais para se hospedar e dicas de onde comer em ambas as cidades. A cidade mais próxima é Katoomba, mas durante o tour que fizemos, fomos almoçar na pequena Leura, que fica ao lado.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

HOSPEDAGEM

> HOTÉIS EM KATOOMBA
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Palais Royale. Foto: divulgação
> HOTÉIS EM LEURA
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
Fairmont Resort Blue Mountains. Foto: divulgação

RESTAURANTES, CAFÉS E OUTROS

> ONDE COMER EM KATOOMBA
> ONDE COMER EM LEURA
Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
O. ambiente do Wisteria Place Cafe

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Blue Mountains National Park & Scenic World Blue Mountains

  • Endereço:
  • Horários: 
    • Blue Mountains: diariamente do nascer ao pôr do sol
    • Scenic World: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: 
    • Scenic World: geralmente AU$ 43 (há descontos dependendo da época do ano)

Guarde estas dicas no Pinterest!

Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney - Viajonários


Leia mais sobre a Austrália:

DICAS
GRANDE BARREIRA DE CORAIS & ARREDORES
SYDNEY
VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui