Blenheim Palace: Patrimônio Unesco e lar da família Spencer-Churchill

0

Conheça o Blenheim Palace um palácio lindíssimo e cheio de história no charmoso interior da Inglaterra. Entre outras coisas, foi aqui que o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill nasceu. Confira o que encontrar por lá!

BLENHEIM PALACE

Localizado na cidade de Woodstock, na charmosa região de Cotswolds, no interior da Inglaterra, o Blenheim Palace é a principal residência dos Duques de Marlborough. Construída entre 1705 e 1722, o palácio foi originalmente destinado a ser um presente da Rainha Anne para John Churchill, 1º Duque de Marlborough, pelos seus triunfos militares contra os franceses e os bávaros durante a Guerra da Sucessão Espanhola, culminando na Batalha de Blenheim de 1704.

Blenheim Palace

Projetado no estilo barroco inglês, ele se tornou o lar da família Spencer-Churchill nos 300 anos seguintes. Uma curiosidade é que o Blenheim Palace é a única residência da Inglaterra que não é da realeza e nem episcopal a possuir o título de “palácio”. Blenheim Palace também é notável pelo fato de ser o local de nascimento do ex-primeiro-ministro Sir Winston Leonard Spencer-Churchill, uma das personalidades britânicas mais relevantes. Sua importância histórica e beleza são tão significativas que, desde 1987, o palácio está listado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Parentesco entre Winston Churchill e Diana, a Princesa de Gales

Para quem é observador, reparou que o sobrenome de Winston Churchill é, na verdade, Spencer-Churchill. Spencer é o sobrenome da falecida princesa Diana. Ambos pertenciam à aristocracia inglesa e eram primos de quarto grau, mas pertenciam a gerações diferentes. Churchill faleceu em 1965, quatro anos depois do nascimento de Diana.

Conheça mais duas residências da família:

Curiosidades Cinematográficas

O Palácio já serviu como local de locação de diversos filmes e produções. Alguns destaques são: “Transformers: O Último Cavaleiro” (2017); “O Bom Gigante Amigo” (2016); “007 contra Spectre” (2015); “Missão Impossível – Nação Secreta” (2015); “Cinderela” (2015); “Um Pouco de Caos” (2015); “As Viagens de Gulliver” (2010); “A Jovem Rainha Victoria” (2009); “Harry Potter e a Ordem da Fênix” (2007); “O Libertino” (2004); “Honra & Coragem – As Quatro Plumas” (2002); “Armadilha” (1999), “Os Vingadores” (1998), “Hamlet” (1996) e “Sherlock & Eu” (1988).

COMO É A VISITA AO BLENHEIM PALACE

Para visitar o Blenheim Palace reserve, no mínimo 2 horas, mas dá para passar o dia inteiro no local, se você quiser incluir tours especiais durante a sua visita (veja mais detalhes no final do post). O local é enorme e, além da parte interna do palácio, há belíssimos jardins e lagos que valem a pena serem vistos. O mapa abaixo mostra o que encontrar na propriedade. Existe também um aplicativo para celular para auxiliar na hora da visita.

Mapa do Blenheim Palace. Figura: site oficial

1. PALÁCIO

Internamente, o palácio é de tirar o fôlego. Fiquei encantada com o que vi por lá e considero um dos mais bonitas que já vi na Inglaterra. Logo na entrada, um hall com um pé direito altíssimo e um teto pintado absolutamente encantador. O Palácio é o lar de uma das coleções mais importantes e extensas da Europa, que inclui retratos, móveis, escultura e tapeçarias.

O belo Blenheim Palace
O incrível teto do Hall de Entrada

A visita começa seguindo para à direita, onde está uma exposição sobre a vida de seu ex-morador mais ilustre, Winston Churchill. Há muitas informações sobre vida e carreira de Churchill, desde o seu nascimento até a sua morte. Retratos, fotografias, informações históricas e objetos pessoais podem ser vistos. Para mais informações, acesse este link e faça o download de um panfleto com todas as informações históricas que relacionam Churchill ao Blenheim Palace. Um detalhe é que a maior parte dos itens pessoais de Churchill estão no Churchill War Rooms, em Londres.

Exposição conta um pouco da história de Churchill
Fotos do arquivo pessoal de Churchill. Ao centro, ele e sua esposa Clementine.
Quadros pintados por Churchill
Documentos e insígnias da Order of the Garter (Ordem da Jarrateira), a maior ordem da cavalaria britânica
Quarto onde Winston Churchill nasceu

Em seguida, a visita continua pelo lado esquerdo do hall de entrada. Entre os muitos tesouros encontrados estão as pinturas do Grande Salão e os famosos Tapetes de Marlborough (na Sala de Escrita Verde e na Primeira, Segunda e Terceira Salas de Estado. Tudo é finamente decorado e há muitos afrescos decorando os ambientes. O que mais me encantou foi a imensa Biblioteca, com suas paredes recheadas com mais de 10 mil livros, muitos deles de centenas de anos e de grande significado histórico. O último destaque é a linda Capela com belas esculturas em mármore.

Corredor que leva até as Salas de Estado
Sala Verde
Sala Vermelha
O maravilhoso teto do Grande Salão
Tapeçarias incríveis na Primeira Sala de Estado
A belíssima biblioteca. Ao fundo, uma estátua da rainha Anne.
A linda capela

2. JARDINS 

  • FORMAL GARDENS: Os Formal Gardens cercam o Palácio, e eles incluem o majestoso Water Terraces (Terraço das Águas); o Jardim Italiano Privado do Duque, o Churchill Memorial Garden (em homenagem a Winston Churchill), que fica ao lado do Templo de Diana (em homenagem à Diana, Princesa de Gales); o escondido Jardim Secreto; o lindamente delicado Rose Garden; entre outros. Há também diversas estátuas espalhadas pelas áreas verdes que ligam os jardins.
  • PLEASURE GARDENS: Os Pleasure Gardens são o jardim divertido para a família. Lá estão áreas para divertir a garotada: o Marlborough Maze (labirinto feito de arbustos), Butterfly House (estufa de borboletas provenientes da Tailândia, Malásia e Filipinas), Jardins de Lavanda e muito mais.
O palácio visto do Water Terrace
Os belos jardins merecem uma visita
Templo de Diana
Memorial Churchill e uma linha do tempo no chão com datas marcantes em sua vida
Water Terrace
Jardim Italiano Privado do Duque

3. PARQUE

Um belo parque de 80 hectares faz parte da propriedade. A primeira coisa que você verá é a Vanbrugh’s Grand Bridge que fica sob o Great Lake (Grande Lago). Atravessando a ponte, o destaque é para a Coluna da Vitória, encabeçada por uma estátua do primeiro Duque de Marlborough. O monumento possui 41 metros de altura. Outros destaques são Rosamund’s Well (acredita-se que tenha sido originalmente um lugar de banho que o Rei Henrique II construiu para sua amante, a Rosamund Clifford); a Grande Cascata no extremo oeste do Great Lake é uma das cachoeiras mais pitorescas da Inglaterra.

Área com mesas em madeira fica pertinho do Centro de Visitantes
Great Lake
Coluna da Vitória

ONDE COMER NO BLENHEIM PALACE

Não faltam opções gastronômicas no Blenheim Palace. Há 4 lugares em que você pode fazer refeições informais, ou parar para tomar um café da tarde:

LOJAS DO BLENHEIM PALACE

Há duas lojas em que você pode fazer comprinhas no Blenheim Palace. Uma delas fica no Centro de Visitantes, a The East Courtyard Shop (diariamente de 09h30 às 18h). A outra é a loja nos jardins, a The Gardens Shop (diariamente, no verão, de 10h às 17h).

A maior loja fica no Centro de Visitantes

COMO CHEGAR AO BLENHEIM PALACE

Para chegar ao Blenheim Palace a partir de Londres é necessário um combo trem + ônibus ou trem + táxi. Uma sugestão é pegar o trem na estação London Marylebone e descer em Oxford Parkway. De lá, pegue o ônibus número 7 com destino a Old Woodstock. Desça no ponto Blenheim Palace. Caminhe por cerca de 10 minutos para chegar à entrada o palácio. A passagem de trem pode ser comprada com antecedência no site da TrainLineDica: Mostre seu bilhete do trem na bilheteria do palácio e ganhe 30% de desconto no ticket para visitá-lo.

EXCURSÕES PARA O BLENHEIM PALACE

Para quem não quer se preocupar com transporte público e quer aproveitar o dia fora de Londres para incluir outros passeios, existem excursões que saem de Londres de ônibus e levam até o Blenheim Palace. Minha recomendação é fazer o tour que eu fiz: Blenheim Palace and the Cotswolds Tour from London. Ele inclui além de uma visita ao Blenheim Palace, um passeio por 3 cidades na linda região de Cotswolds, incluindo um lanche para almoço no ônibus. Ele é o tour número 16 no ponto de encontro. Dica: sente-se do lado direito do ônibus (mesmo lado do motorista).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

Blenheim Palace

  • Endereço: Woodstock OX20 1PP
  • Horários: 
    • Palácio: diariamente de 10h30 às 17h30
    • Jardins: diariamente de 9h às 18h30 (ou até o anoitecer, o que vier antes)
    • Formal Gardens: diariamente de 10h30 às 18h
    • Centro de Visitantes: diariamente de 9h30 às 18h
    • The Pleasure Gardens: diariamente de 10h às 18h
  • Tours guiados: Os tours pela residência e jardins estão inclusos no preço de entrada. No entanto, há também tours especiais que precisam ser pagos adicionalmente (£5 para cada um deles).
  • Entrada:
    • Palácio, Park e Jardins: £24.90 (pode ser convertido em um passe com validade de 1 ano – veja mais informações neste link)
    • Park e Jardins somente: £15.30


Veja mais lugares relacionados a Winston Churchill:

Deixe seu comentário