O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido

2
O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido

Neste post, você vai encontrar as principais dicas para conhecer Birmingham, a segunda maior cidade do Reino Unido em termos de população. Infelizmente, a cidade é pouco conhecida dos turistas, mas seu visual moderno promete encantar quem a visita. Confira o que fazer em Birmingham.

A CIDADE DE BIRMINGHAM

Em termos de população, a cidade de Birmingham fica somente atrás de Londres em todo o Reino Unido. Com mais de 1,1 milhão de habitantes, a segunda maior cidade do Reino Unido deixa para trás cidade como Leeds (730 mil); Glasgow, na Escócia (620 mil); Liverpool (470 mil); e Edimburgo, também na Escócia (450 mil), apenas para citar algumas. Situada às margens do Rio Rea, até o período medieval, Birmingham (fala-se “Bãrmingam”) tinha um porte médio. No entanto, ela teve um “boom” no século XVIII, sendo o coração importante do Iluminismo na Inglaterra. A cidade esteve na vanguarda dos avanços mundiais em ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico, produzindo uma série de inovações que colocaram muitos dos fundamentos da sociedade industrial moderna.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Museu e Galeria de Arte de Birmingham, localizado na Victoria Square, o marco zero da cidade

 O perfil econômico distintivo de Birmingham, com milhares de pequenas oficinas que praticam uma grande variedade de negócios especializados e altamente qualificados, incentivou níveis excepcionais de criatividade e inovação e proporcionou uma base econômica diversa  para a prosperidade industrial até o final do século XX. Suspeita-se que a máquina a vapor tenha sido inventada na cidade.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Prédio moderno ao lado do complexo de compras e restaurantes The Mailbox

No entanto, bombardeios ocorridos na cidade entre 1940 e 1943, devido à Segunda Guerra Mundial, causaram danos à infra-estrutura da cidade, levando a demolições e redesenvolvimentos extensos nas décadas subseqüentes. Atualmente, a economia de Birmingham é dominada pelo setor de serviços e suas seis universidades tornam o maior centro de ensino superior do país fora de Londres. Quanto ao esporte, o time de futebol mais bem sucedido da cidade é Aston Villa. Em 2022, a cidade irá sediar os Jogos da Commonwealth (espécie de olimpíada dos 52 países membros da Commonwealth).

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Uma das atrações imperdíveis em Birmingham: passeio às margens do canal

Curiosidade musical

A cidade foi o berço do heavy metal, com bandas de metal pioneiras durante os anos de 1960 e 1970. Entre bandas mais famosas nascidas na cidade estão: Black Sabbath (o músico Ozzy Osbourne nasceu na cidade), Judas PriestDuran Duran.

O QUE FAZER EM BIRMINGHAM

No mapa abaixo estão todas as sugestões de lugares para visitar em Birmigham. Para facilitar, elas estão separadas em cores: as principais atrações para uma visita de 1 dia na cidade estão em azul. Dicas de restaurantes e compras estão marcados na cor vermelha. E na cor preta estão as principais estações de trem da cidade (ver mais informações de como chegar à cidade, partindo de Londres, no final deste post). Além disso, há ainda mais dicas para quem tem mais tempo na cidade, desde visita à fábrica de chocolates até tour nas fábricas automobilísticas da Jaguar e Land Rover!

1. IGREJA DE SÃO MARTINHO EM BULL RING 

Com 18 metros de altura e 16 sinos, a St Martin in the Bull Ring é uma igreja Anglicana localizada ao lado do Shopping Center Bull Ring. A primeira versão da igreja foi construída em 1263 e, ela foi ampliada durante o período medieval. Em 1873, a igreja foi demolida e reconstruída, preservando a torre anterior e o pináculo. Durante a demolição, pinturas e decorações de paredes medievais foram descobertas na capela, incluindo uma que mostra a caridade de São Martinho que divide sua capa com um mendigo. Duas vigas pintadas também foram encontradas atrás do teto de gesso. O interior é de arenito com um telhado de madeira aberto. Ela é decorada com uma série de vitrais coloridos, que tiveram que ser substituídos depois da Segunda Guerra Mundial.

  • Endereço: Edgbaston St, Birmingham B5 5BB, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 16h / domingo de 9h às 19h
  • Entrada: gratuita
O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Igreja de São Martinho

2. BULL RING & NEW STREET

No passado, a região conhecida hoje como Bull Ring era um mercado de milho chamado Corn Cheaping. Dentro do Corn Cheaping havia uma área usada para abater touros (“bull”, em inglês), que eram presos a um aro de ferro (“ring”, em inglês). Por este motivo, a região ficou conhecida como Bull Ring e assim é chamada até os dias de hoje.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Estátua de um touro de bronze na região de Bull ring

Bull Ring compreende a extensão que vai da New Street (Rua Nova), uma das principais ruas do centro de Birmingham e que, atualmente, é grande calçadão de pedestres até a igreja de São Martinho.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Calçadão de Pedestres na New Street

Nos dias de hoje, Bull Ring é um dos centros comerciais mais movimentados do Reino Unido, abrigando uma das únicas quatro lojas Selfridges. Nesta região, é possível encontrar diversas opções para compras, além de muitos restaurantes e bares.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Calçadão reúne lojas, restaurantes e opções de entretenimento
O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
À direita, a Igreja de São Martinho e, à esquerda, o moderno edifício da Selfridges

3. CATEDRAL DE BIRMINGHAM

A Catedral de São Felipe é a principal igreja de Birmingham e foi construída entre 1710 e 1725 em estilo barroco. O interior retangular do corredor da igreja tem corredores separados da nave por pilares estriados de forma clássica com capitais toscanos que suportam uma arcada encimada por uma cornisa fortemente projetada.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Parte externa da catedral

As galerias de madeira estão esticadas entre os pilares de uma maneira típica das igrejas barrocas inglesas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral foi bombardeada e destruída em 7 de novembro de 1940. Os tesouros mais significativos e várias janelas de Edward Burne-Jones, foram removidos nos estágios iniciais da guerra, saindo ilesos. O edifício passou por uma ampla restauração em 1948, após o término da guerra.

  • Endereço: Colmore Row, Birmingham B3 2QB, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sexta de 7h30 às 18h30 / sábado e domingo de 7h30 às 17h
  • Entrada: gratuita
  • Tours: Há tours gratuitos de 30 minutos às segundas às 13h e quartas às 11h30
O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Altar da igreja com um dos belos vitrais coloridos

4. VICTORIA SQUARE 

Victoria Square é uma das principais praças de Birmingham, o marco zero da cidade e onde está localizada a Prefeitura (cujo edifício lembra um templo grego). O nome da praça é uma homenagem à rainha Victoria e há uma grande estátua dela na área central. Até o final do século XX, a área era um cruzamento de diversas ruas. Foram feitos planos tornar o local em um espaço para a circulação de pedestres. A construção da praça começou em 1992 e foi concluída em 1994, quando foi oficialmente aberta por Diana, a Princesa de Gales.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Victoria Square

Além da estátua da rainha Victoria, há diversas esculturas e uma grande fonte de água. Durante o Natal, a Victoria Square abriga uma feira de Natal, com direito a várias cabanas de madeira que vendem artesanatos, joias, obras de arte, ornamentos, roupas e, claro comidas típicas.

À esquerda, estátua da rainha Victoria e o edifício do Museu e Galeria de Arte de Birmingham, ao fundo
À esquerda, estátua da rainha Victoria e o edifício do Museu e Galeria de Arte de Birmingham, ao fundo

5. MUSEU E GALERIA DE ARTE DE BIRMINGHAM

Fundado em 1885, o Birmingham Museum and Art Gallery possui uma coleção de importância internacional que abrange obras de arte, cerâmica, trabalho em metal, joalharia, história natural, arqueologia, etnografia, história local e história industrial. Entre as obras mais importantes estão pinturas de artistas consagrados como Rubens, Degas, Pissarro, Renoir, Botticelli, Canaletto e muitos outros. A coleção diversificada de antiguidades inclui moedas da Antiguidade até a Idade Média, artefatos da Índia antiga e Ásia Central, Chipre antigo e antigo Egito. Há material da Grécia Clássica, do Império Romano e da América Latina.

  • Endereço: Chamberlain Square, Birmingham B3 3DH, Inglaterra
  • Horários: de sábado a quinta de 10h às 17h / sexta de 10h30 às 17h
  • Entrada: gratuita

6. CENTENARY SQUARE & HALL OF MEMORY

Centenary Square é uma praça pública que foi assim nomeada em 1989 para comemorar o centenário de Birmingham, quando conquistou o status de cidade. A praça é usada como uma área de preparação para muitos dos principais eventos culturais da cidade, incluindo o Mercado de Natal, os Festivais de Arte, as Celebrações de Ano Novo e, durante o Natal, uma pista de gelo temporária e roda-gigante. Um dos destaques da praça é o “Hall of Memory”, um monumento inaugurado em 1925 para homenagear os 12.320 cidadãos de Birmingham que morreram na Primeira Guerra Mundial.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Vista área do Hall of Memory na Centenary Square

7. BIBLIOTECA DE BIRMINGHAM

Se fosse necessário escolher uma única atração para visitar em Birmingham, com certeza, eu escolheria sua super moderna biblioteca, pois fiquei completamente encanta por sua arquitetura. Ela fica localizada na Centenary Square, em um edifício incrível inaugurado em 2013, que substituiu a antiga Birmingham Central Library. Quem participou da cerimônia de abertura foi Malala Yousafzai, a estudante paquistanesa que sobreviveu a uma tentativa de assassinato do Talibã e que agora mora em Birmingham.

A belíssima Biblioteca de Birmingham
A belíssima Biblioteca de Birmingham

Ela é uma das principais bibliotecas públicas do Reino Unido e um dos maiores espaços culturais da Europa. A biblioteca possui coleções importantes de nível nacional e internacional, incluindo arquivos Boulton e Watt. Um dos grandes destaques é a “Shakespeare Memorial Room”, que abriga a coleção Shakespeare mais importante da Grã-Bretanha e uma das mais importantes coleções de Shakespeare no mundo. O acervo contém 43 mil livros, incluindo itens raros como primeiras edições de alguns de seus livros. Não deixe de visitar os terraços e jardins da biblioteca, que proporcionam incríveis vistas panorâmicas e gratuitas de Birmingham.

  • Endereço: Centenary Square, Broad St, Birmingham B1 2ND, Inglaterra
  • Horários: de quarta a sábado de 11h às 17h / segunda e terça de 11h às 19h / fechada aos domingos
  • Entrada: gratuita

8. AQUÁRIO SEA LIFE

Para quem viaja com crianças, uma boa pedida é visitar a unidade do aquário Sea Life em Birmingham. Ele foi aberto em 1996 e conta com 60 exposições de água doce e marinha. Seu tanque oceânico de um milhão de litros abriga tartarugas marinhas verdes gigantes, tubarões de recife e peixes de recife tropicais, no único túnel subaquático de 360º totalmente transparente do Reino Unido. O aquário abriga mais de 2 mil criaturas de todo o mundo, como um polvo gigante do Pacífico, caranguejos, lagostas, tubarões, raias e lontras. Há também um cinema 4D e uma área que se tornou o lar de uma colônia de pinguins.

  • Endereço: The Waters Edge, 3 Brindleyplace, Birmingham B1 2HL, Inglaterra
  • Horários: dias de semana de 10h às 16h / finais de semana, feriados e dias de pico de 10h às 18h (confira todos os horários aqui)
  • Entrada: £13 (online) / £20 (bilheteria)
O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
O bonito edifício do SEA LIFE de Birmingham

9. IKON GALLERY

Inaugurada em 1965, a galeria Ikon foi criada para incentivar o público a se envolver em arte contemporânea. A galeria executa diversos programas e promove artistas e sua arte. A educação é o cerne das atividades da Ikon, estimulando o interesse público e a compreensão da arte visual contemporânea. Através de uma variedade de palestras, workshops e seminários, o programa “Educação e Interpretação” reconhece que a expressão artística pode capacitar as pessoas, aumentando a experiência individual e comunitária. As obras de arte em destaque incluem todas as formas de mídia, incluindo som, escultura e fotografia, bem como pinturas. Geralmente, elas ficam em exibição temporária por um ano e são substituídas.

  • Endereço: 1 Oozells Square, Brindleyplace, Birmingham B1 2HS, Inglaterra
  • Horários: de terça a domingo de 11h às 17h / fechada às segundas, exceto feriados
  • Entrada: gratuita
O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
A linda fachada da Ikon Gallery

10. CANALSIDE WALK

Um dos passeios mais agradáveis que eu fiz na cidade foi caminhar pelo calçadão do canal de Birmingham, inaugurado em 1773, desde o aquário SEA LIFE até o shopping center Mailbox. Durante a década de 1990, grande parte da área ao redor da bacia foi reconstruída e edifícios antigos remodelados, tornando-se um lugar popular para caminhadas e passeios. Os trechos mais bacanas ficam na região da Broad Street e da Gas Street, chamado de Gas Street Basin.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido

TEM TEMPO? ATRAÇÕES DISTANTES DO CENTRO

Para quem tem mais tempo na cidade, há muito mais do que conhecer em Birmingham, desde museus, mansões históricas, uma experiência incrível em uma fábrica de chocolates, visita a um jardim botânico e até mesmo tour em fábricas automobilísticas do grupo Jaguar Land Rover. A cidade é cheia de possibilidades e não deixa os visitantes sem opções de entretenimento. Nos lugares abaixo, aconselhamos verificar a disponibilidade de transporte público (no próprio site da atração e simulando a rota através do Google Maps). Outra possibilidade é pegar um táxi ou Uber, que funcionam muito bem na área.

11. MUSEUS E GALERIAS DE ARTE

12. MANSÕES HISTÓRICAS

  • Soho House Museum (Mansão georgiana do século XVIII do industrial Matthew Boulton)
  • Aston Hall (Mansão jacobina do século XVII, localizada em um lindo parque)

13. FÁBRICA DE CHOCOLATE CADBURY WORLD

Que tal experiência interativa em uma divertida fábrica de chocolates? Repleta de atividades, sabores, dicas e instruções sobre a produção de chocolates, é possível mergulhar no mundo encantado da Cadbury, uma famosa marca de chocolates fundada em 1824. No Brasil, a empresa distribui a marca Adams.

  • Endereço: Linden Rd, Bournville, Birmingham B30 1JR, Inglaterra
  • Horários: variam (confira neste link)
  • Entrada: £17 adultos / £12.50 crianças (4 a 15 anos) / gratuita para <4 anos

14. JARDIM BOTÂNICO DE BIRMINGHAM

Para os amantes da natureza, uma dica é visitar o Jardim Botânico de Birmingham. São 16 acres com flora exótica, jardim de Bonsai, coleção de pássaros e grandes estufas de plantas.

  • Endereço: Westbourne Rd, Birmingham B15 3TR, Inglaterra
  • Horários: de outubro a março de 10h às 17h / de abril a setembro de 10h às 18h (19h nos fins de semana)
  • Entrada: £6.75

15. TOURS AUTOMOBILÍSTICOS: JAGUAR E LAND ROVER

Para quem é apaixonado por velocidade, que tal conhecer as fábricas das famosas marcas de veículos Jaguar e Land Rover? A sede da empresa Jaguar Land Rover fica na cidade de Coventry, importantíssima para a história da indústria automobilística, que fica ao lado de Birmingham. As fábricas oferecem experiências únicas com tours guiados e exibição de automóveis.  Existem 3 plantas que podem ser visitadas (2 da Jaguar e 1 da Land Rover). Veja mais informações sobre o que e como visitar clicando em cada uma delas:

TOURS E EXCURSÕES EM BIRGMINHAM

ONDE COMER E BEBER EM BIRMINGHAM

Nessa grande cidade inglesa o que não faltam são opções de lugares gostosos para comer. Seguem algumas dicas para aproveitar a gastronomia local:

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
Canalside Cafe estrategicamente localizado em Gas Street Basin

ONDE COMPRAR EM BIRMINGHAM

Para quem quer aproveitar a visita a Birmingham para fazer umas comprinhas, há 3 grandes centros de compras na área central cidade. Além de lojas de roupas e artigos variados, eles também abrigam opções gastronômicas como restaurantes, fast food, bares e pubs.

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
The Mailbox

ONDE SE HOSPEDAR EM BIRMINGHAM

Para quem pretende ficar mais tempo na cidade e está procurando um lugar para passar a noite, confira algumas dicas de hotéis bem localizados no centro da cidade:

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido
ibis Styles Birmingham Centre. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A BIRMINGHAM

Quem está em Londres e planeja uma viagem até Birmingham, a forma mais rápida e eficiente e ir de trem. Eu costumo comprar os tickets no site da Trainline. Os trens saem da estação London Euston e param na Birmingham New Street, uma estação linda e super moderna. Outra opção é pegar o trem na London Marylebone e descer na estação Birmingham Snow Hill. Ambas ficam localizadas no centro da cidade e você poderá seguir a pé para as principais atrações. O trajeto leva de 1h30 a 2h30 dependendo do percurso. Para saber todas as informações sobre como viajar de trem pela Inglaterra, confira o post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.

Guarde estas dicas no Pinterest!

O que fazer em Birmingham: 2ª maior cidade do Reino Unido - Viajonários


Confira outros roteiros de cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui