Bélgica: Museu dos Quadrinhos em Bruxelas

0

A Bélgica não possui waffles, batatas fritas e chocolates fantástico. O país é famoso por sua produção de histórias em quadrinhos, com personagens famosos como Tintim e Smurfs. Confira o que encontrar no encantador Museu dos Quadrinhos em Bruxelas.

MUSEU DOS QUADRINHOS EM BRUXELAS

O edifício em que se encontra o museu foi projetado em 1905 pelo mundialmente famoso arquiteto Victor Horta em estilo Art Nouveau e serviu, inicialmente, como uma loja de departamento de têxteis, a Magasins Waucquez. Após a morte do proprietário em 1920, o edifício foi ficando cada vez mais decadente e a empresa fechou suas portas na década de 1970. Jean Delhaye, antigo ajudante da Horta, salvou o edifício da demolição e, em 1975, o prédio foi reconhecido como um monumento protegido.

Entrada do museu no belo edifício projetado por Victor Horta
Entrada do museu no belo edifício projetado por Victor Horta

Em 1980, o arquiteto Jean Breydel e vários artistas de quadrinhos planejaram restaurar o edifício e dar-lhe um novo destino como museu dedicado à história dos quadrinhos belgas. Originalmente, o museu seria uma homenagem a Hergé (autor de Tintim), mas ele próprio sugeriu honrar toda a indústria belga de quadrinhos. Finalmente, em 6 de outubro de 1989, o museu foi inaugurado na presença do Rei e da Rainha da Bélgica. Toda essa história é contada em uma das áreas de exposição do museu.

A história do edifício é contada na exposição
A história do edifício é contada na exposição

Atualmente, o museu conta com exposições permanentes que são regularmente renovadas e um programa diversificado de exposições temporárias permitem aos visitantes descobrir os inúmeros aspectos da arte de quadrinhos. Tintim e os Smurfs lideram o caminho para novas aventuras, um encontro com um mundo onde a criatividade não tem limites. O museu ainda conta com uma biblioteca, salas de estudo e um auditório.

museu-quadrinhos-bruxelas2
Um Smurf gigante
museu-quadrinhos-bruxelas3
Busto de Tintim e quadro com seu criador, Hergé
museu-quadrinhos-bruxelas4
A turminha do Tintim com trajes de astronauta!

COMO VISITAR O MUSEU

O piso térreo do museu abriga uma livraria, um restaurante e salas de estudo. Suba a escadaria ao centro para chegar na bilheteria que fica no 1º andar. Compre seus ingressos para dar início ao passeio. O museu conta toda a história da invenção das histórias em quadrinhos. O objetivo desta exposição, que abrange a história do mundo e das civilizações, procura responder de que forma se originaram os quadrinhos.

museu-quadrinhos-bruxelas6
Como foi o início das histórias em quadrinhos contado em detalhes no museu
museu-quadrinhos-bruxelas7
Os primeiros quadrinhos em movimento

Em seguida, o destaque da exposição é mostrar que da mesma forma que outras disciplinas artísticas, como a literatura ou o cinema, a arte de quadrinhos é um modo de expressão que se manifesta de muitas maneiras, através de gêneros, estilos e formatos muito diferentes, para uma variedade de públicos. É impressionante ver a seleção incrível de rascunhos, mostrando no detalhe o processo criativo, como é feita a coloração dos personagens, dos personagens. Há também televisores exibindo videos bem interessantes, para entender no detalhe como os quadrinhos são produzidos.

museu-quadrinhos-bruxelas8
Quadrinhos como uma forma de arte
museu-quadrinhos-bruxelas11
Quadrinhos de comédia, suspense, drama, para a família…uma variedade imensa
museu-quadrinhos-bruxelas10
A arte de colorir os quadrinhos

É claro que uma área dedicada ao grande artista Hergé não poderia faltar! Hergé não só culminou na glória das “Aventuras de Tintin”, mas também era um artista renomado muito antes de criar Tintin e, assim, continuou com sua carreira de ilustrador.

museu-quadrinhos-bruxelas17
Área dedica ao artista Hergé, criador de Tintim
museu-quadrinhos-bruxelas16
Quem são os personagens das Aventuras de Tintim
museu-quadrinhos-bruxelas18
Quem é que não se diverte com as incríveis histórias em quadrinhos escritas por Hergé?

Outro destaque do museu é a exposição de Peyo, criador dos queridinhos personagens azuis Smurfs! Quem chega ao 2º andar do Museu imediatamente vê os 100 retratos dos Smurfs (todos eles diferentes, diga-se de passagem) que são apresentados num painel com mais de 20 m² e suspensos logo acima da exposição permanente do seu criador. Há uma infinidade de informações pouco conhecidas e documentos sobre este gigante dos quadrinhos, além de reproduções altamente realistas. É diversão garantida para as crianças, já que é possível entrar em uma casa dos Smurfs e ver vários deles!

museu-quadrinhos-bruxelas19
Vista do painel dos Smurfs à direita
Peyo, o criador dos Smurfs
Peyo, o criador dos Smurfs
museu-quadrinhos-bruxelas14
Os Smurfs começaram como personagens coadjuvantes e ganharam destaque e uma série de inimigos
museu-quadrinhos-bruxelas15
Que tal entrar na casinha dos Smurfs ou tirar uma foto com um painel com o Gargamel?

No último piso, há várias exposições temporárias que são renovadas periodicamente. O acesso a elas está incluso no valor do ticket de entrada no museu. É interessante ver como o universo das histórias em quadrinhos continua evoluindo nos dias de hoje e a mágica inicial conseguiu ser mantida! Para quem gosta de quadrinhos, pode ter certeza que é diversão garantida!

Vista do último piso do museu
Vista do último piso do museu

LIVRARIA SLUMBERLAND

Aberta em 1989, no piso térreo (do lado esquerdo de que está entrando no museu) fica a simpática  Livraria Slumberland com um enorme acervo de livros, revistinhas, miniaturas e artigos para presente com referências a famosos personagens. Vale a pena dar uma passadinha por lá mesmo se você não for comprar nada porque a variedade de artigos é bem bacana.

livraria-museu-quadrinhos1
Miniaturas dos Smurfs
livraria-museu-quadrinhos2
Aventuras de Tintim
livraria-museu-quadrinhos3
Artigos variados relacionados a quadrinhos

RESTAURANTE HORTA BRASSERIE

O edifício projetado por Victor Horta também abriga um restaurante, o Horta Brasserie. Trata-se de um agradável bistrô que também fica no piso térreo de edifício e que serve pratos caprichados e saborosos. Confira o menu neste link.

O bonito restaurante Horta
O bonito restaurante Horta

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Belgian Comic Strip Center

  • Endereço: Rue des Sables 20, 1000 Bruxelas, Bélgica
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: € 10
  • Idomas: Todos os textos do museu estão escritos em francês, holandês e inglês. No entanto, há um guidebook disponível em alemão, espanhol, italiano, português e chinês, que está incluso no preço do ingresso.
  • Tours guiados: confira as informações sobre tours guiados acessando este link

Leia mais sobre a Bélgica:

Deixe seu comentário