Bélgica: Gravensteen – Castelo dos Condes em Ghent

2

Aproveite sua visita à Bélgica para conhecer a encantadora cidade de Ghent e o seu castelo medieval, o Gravensteen, repleto de histórias e muitas curiosidades. Vem com a gente descobrir o que encontrar por lá!

BÉLGICA: GRAVENSTEEN – CASTELO DOS CONDES EM GHENT

O Gravensteen (Castelo dos Condes, em português) é um castelo medieval no coração da cidade de Ghent, na Bélgica. Ele é um local histórico autêntico com séculos de história, por vezes, sangrenta. Houve um tempo em que homens nobres andavam com seus cavalos, cavaleiros duelavam e prisioneiros gritavam de medo da morte nas dependências deste castelo.

Entrada do Gravensteen
Entrada do Gravensteen

O atual castelo foi construído em 1180 pelo Conde Philip da Alsácia e sua arquitetura foi modelada de acordo com os castelos que ele viu quando participou das Cruzadas. Anteriormente, havia um castelo de madeira no mesmo local, que datava do século IX. O castelo serviu como sede dos Condes de Flandres até o século XIV. Ele foi, então, usado como um tribunal, uma prisão e até mesmo uma fábrica. Com o tempo, acabou ficando extremamente deteriorado e sua demolição foi programada no final do século XIX.

Caminhando pela área externa
Caminhando pela área externa

No entanto, em 1885, a cidade de Ghent comprou o castelo e começou um projeto de renovação. O castelo foi reparado o suficiente para permitir que seja visitado por turistas e que possam subir até o seu telhado, mas ainda há várias partes que não foram restauradas.

É possível identificar áreas não restauradas no castelo
É possível identificar áreas não restauradas no castelo

Ele ainda está parcialmente cercado pelo seu antigo fosso. No interior há um museu com vários itens históricos como armaduras, armas e espadas e, inclusive, uma sala com vários instrumentos de tortura (e uma guilhotina) que foram utilizados durante a Idade Média.

gravensteen10
Alguns dos itens da sala de tortura
gravensteen9
Guilhotina

Atualmente, mais de 300 mil pessoas visitam o castelo todos os anos, que além de ter visitas regulares, ainda abriga eventos (Castle Festival e Winter Wonder Castle) e também é utilizado para eventos privados como casamentos, aniversários, festas e workshops.

NOSSA VISITA AO CASTELO GRAVENSTEEN

Chegamos ao Castelo Gravensteen em uma manhã de sexta-feira de outono na Bélgica. Logo que entramos no castelo, compramos nossos tickets na bilheteria, recebemos um panfleto que contava brevemente a história do castelo (mas não tem mapa dos cômodos a serem visitados) e começamos o passeio. Acabamos não conseguindo tirar todas as fotos de que gostaríamos porque a nossa visita coincidiu com um tour escolar de crianças de várias faixas etárias. Elas foram divididas em turmas e estavam em praticamente todos os cômodos do castelo. Fora a gritaria (das crianças e das professoras) e de algumas informações nos objetos do museu que estavam escritas exclusivamente em holandês, tudo saiu como previsto!

Corredores e escadas estreitas do castelo
Corredores e escadas estreitas do castelo

Para fazer a visita de forma ordenada, siga os números do tour que estão disponíveis nas salas visitadas e vão de 1 a 15. O passeio completo pelo castelo leva de 45 minutos a 1 hora. Alguns destaques da visita são: o Salão dos Cavaleiros (número 1); o telhado da Torre de Menagem ou Torre Fortificada (número 4); o Calabouço (número 7); a Muralha ao longo da parte traseira (número 9); e a Sala de Detenção (número 11).

Armaduras, armas e outros artefatos no Knight Hall (sala 1)
Armaduras, armas e outros artefatos no Knight Hall (sala 1)
Teto todo feito em pedra
Teto todo feito em pedra
Muralha na parte traseira
Muralha na parte traseira
Sala que já abrigou uma capela e, posteriormente, foi utilizada como prisão
Sala que já abrigou uma capela e, posteriormente, foi utilizada como prisão (sala 10)
Sala do subsolo do castelo que serviu como prisão
Sala do subsolo do castelo que serviu como prisão

Uma das coisas que não está em nenhum dos números, mas que vale a visita é a incrível vista da cidade de Ghent a partir do telhado do castelo! Tiramos várias fotos e não cansávamos de observar aquela linda vista.

gravensteen4
Linda vista de Ghent
gravensteen5
Casinhas coloridas são um destaque na cidade
gravensteen6
Vista da bandeira da Bélgica a partir das muralhas
gravensteen8
Ainda há uma área com fosso e é possível ver a partir das muralhas

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Gravensteen

  • Endereço: Sint-Veerleplein 11, 9000 Ghent, Bélgica
  • Horários: diariamente
    • de abril a outubro: de 10h às 18h
    • de novembro a março: de 10h às 17h
  • Entrada: € 10


Leia mais sobre a Bélgica:

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário