Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast

3
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast

A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido junto com Inglaterra, Escócia e País de Gales. No entanto, ainda é um destino pouco explorado pelos turistas. Neste post, fizemos um roteirinho cheio de dicas e muitas sugestões para conhecer Belfast, a capital da histórica Irlanda do Norte.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE BELFAST

Além de capital, Belfast é a maior cidade da Irlanda do Norte, com uma população por volta de 350 mil habitantes. No início dos anos 1800, Belfast era famosa por ser o lar de um porto muito importante e abrigar o maior estaleiro do mundo. Não é à toa que a empresa Harland e Wolff, construtora de navios, construiu o famoso navio Titanic em Belfast. Além disso, Belfast teve um papel fundamental na Revolução Industrial, tornando-se a maior produtora de linho do mundo.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Escultura do Titanic em Belfast

Irlanda x Irlanda do Norte

Em 1801, o Reino da Grã-Bretanha (formado por Inglaterra, Escócia e País de Gales) anexou a ilha da Irlanda, criando o Reino Unido. No entanto, a população se dividiu e, entre 1019 a 1921, ocorreu a Guerra de Independência da Irlanda, uma guerra de guerrilha entre o exército republicano irlandês (IRA) e as Forças Britânicas de Segurança na Irlanda. Devido ao conflito armado, em 1922, a Irlanda acabou sendo repartida em duas: Irlanda do Norte e República da Irlanda (cuja capital é Dublin). Foi com a divisão do país, que Belfast ganhou o status de capital da Irlanda do Norte.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Edifício em pedra no centro de Belfast

Durante as décadas de 1970 e 1990, Belfast foi considerada uma das capitais mais perigosas do mundo. A partir de 1969, a cidade sofreu muito com os “The Troubles”, como ficou conhecido o conflito armado entre a população de maioria protestante (em favor de preservar o relacionamento com a Grã-Bretanha) e uma minoria católica (em favor da independência ou reintegração da Irlanda em um único país, como no passado).

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Muros grafitados em Belfast

Em 1998, foi assinado o Acordo de Belfast, que estabeleceu bases para um novo governo, composto por católicos e protestantes. No século XXI, a cidade se viu longe da violência política do passado e passou por um forte crescimento econômico, turístico e comercial. Uma curiosidade é que a cidade se tornou um local de produções cinematográficas. Paint Hall Studios, localizado no estaleiro da Harland and Wolff, se tornou responsável por grandes produções, como, por exemplo, a série da HBO, Game of Thrones. É em Belfast e na região norte da Irlanda do Norte em que a maior parte das cenas da série é gravada.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Ruela em Belfast

CURIOSIDADE: O QUE É ULSTER

Uma coisa me deixou muito curiosa quando cheguei a Belfast foram várias menções que eu via em vários lugares ao nome “Ulster”. Curiosa que sou, fui procurar mais informações a respeito. Acabei descobrindo que Ulster é uma província no norte da ilha da Irlanda, composta por 9 municípios, dos quais 6 são da Irlanda do Norte e 3 da República da Irlanda! Ela é segunda mais populosa das quatro províncias da Irlanda, sendo Belfast sua maior cidade. No entanto, Ulster não tem função oficial para fins de governo local em nenhum dos países.

O QUE FAZER EM BELFAST

Colocamos todas as nossas sugestões de atrações em Belfast no mapa interativo abaixo. Além disso, acrescentamos opções de onde comer e comprar na cidade. No final do post, você encontra informações importantes sobre como chegar do aeroporto até o centro da cidade, onde se hospedar, e muito mais!

1. PREFEITURA DE BELFAST

Em 1888, a rainha Victoria concedeu a Belfast o status de cidade e concordo com a construção de um belo edifício para refletir esse novo status. A prefeitura, em estilo revival barroco, abriu suas portas em 1906, em um momento em que a economia de Belfast ia muito bem. O edifício é imponente e, claro, uma enorme estátua em homenagem à rainha Victoria está bem em frente a ele. Um dos grandes atrativos do edifício é a sua coleção de vitrais coloridos que estão por toda parte.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Prefeitura de Belfast

Tours públicos são oferecidos diariamente e é possível visitar diversas salas acompanhado de um guia. Os tours duram cerca de 1 hora e não é possível reservar com antecedência. Registre-se com 15 minutos de antecedência para participar do tour.

  • Endereço: Donegall Square, Belfast BT1 5GS, Irlanda do Norte
  • Horários: todos os horários aqui
    • Recepção e exibição: de segunda a sexta de 9h30 às 17h / sábado e domingo de 10h às 17h
    • Tours: de segunda a sexta às 11h, 14h e 15h / sábado e domingo às 12h, 14h e 15h
    • Jardins: de segunda a quarta de 10h às 20h / quinta a sábado de 10h às 22h / domingo de 12h às 18h
  • Entrada: gratuita
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Estátua da Rainha Victoria em frente à prefeitura

2. “MUROS DA PAZ”

Parece incrível que existam muros separatistas ainda hoje em Belfast. Construídas a partir de 1969, essas barreiras separam bairros predominante republicanos e nacionalistas católicos dos bairros unionistas protestantes. O objetivo da construção, inicialmente provisória, era tentar minimizar a violência intercomunitária entre católicos (que se auto-identificam como irlandeses) e protestantes (a maioria se auto-identifica como britânicos). As barreiras de separação percorrerem mais de 30 km e podem ser desde muros de tijolos e/ou aço, portões feitos de ferro ou até mesmo cercas. Alguns trechos têm portões (em alguns casos, com policiamento) que permitem a passagem durante o dia, mas são fechados à no período da noite.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Muros dividem a cidade. Foto: peacewall-archive.net

Em 2008, teve início uma discussão sobre quando os muros serão removidos. Um estudo divulgado em 2012, apontou que 69% dos residentes ainda acreditam que os muros são necessários por conta da potencial violência. No entanto, segundo uma declaração do Departamento de Justiça da Irlanda do Norte, as estruturas devem ser removidas até 2023. Atualmente, os muros se tornaram um local turístico na cidade e muitos trechos estão grafitados. Você vai facilmente encontrá-los percorrendo a Falls Road, entre outras ruas na região.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Trecho grafitado com princesas da Disney. Foto: peacewall-archive.net

3. CRUMLIN ROAD GAOL

Crumlin Road Gaol é única prisão da época vitoriana que ainda existe na Irlanda do Norte. Ela foi aberto em 1846 e funcionou até 1996. A prisão foi originalmente construída para manter entre 500 e 550 prisioneiros. Ela foi a primeira prisão na Irlanda a ser construída de acordo com “The Separate System”, destinada a separar os prisioneiros uns dos outros sem comunicação entre eles. Mais tarde, no início da década de 1970, cerca de três prisioneiros eram colocados em cada cela. Além disso, havia um túnel que ligava a prisão ao Tribunal Crumlin Road, logo em frente. Este túnel era usado para transportar prisioneiros entre os edifícios.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Vista externa da prisão. Foto: site oficial

Desde 2012, o local funciona como um museu histórico que disponibiliza alguns tipos de tours para os visitantes, além de servir como um centro de conferências e local para shows.

  • Endereço: 53-55 Crumlin Rd, Belfast BT14 6ST, Irlanda do Norte
  • Horários: Tours diariamente de 10h às 16h30 (duração de 1h15)
  • Entrada: £9
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Corredores dentro da prisão. Foto: site oficial

4. CATEDRAL DE BELFAST (ST ANNE’S CATHEDRAL)

A Catedral de Santa Ana, também conhecida como Catedral de Belfast, é uma igreja anglicana que foi construída entre os anos de 1899 a 1904. Ela foi construída em torno da antiga igreja de Santa Ana, construída em 1776. Em 1924, foi decidido construir a frente ocidental da catedral como um memorial para os Ulstermen e mulheres que haviam servido e morrido na Primeira Guerra Mundial. A igreja possui algumas joias, como os belos mosaicos retratando São Patrício, na Capela do Espírito Santo e uma grande cruz celta na Capela da Unidade.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Frente da Catedral de Belfast

Em 2007, foi instalado um enorme pináculo de 40 metros de altura em cima da catedral. Confesso que quando vi de longe, parecia que alguém tinha desenhado no céu, não parecia de verdade! Há uma plataforma de vidro no telhado da catedral que permite que pode ser visto da nave da catedral.

  • Endereço: Donegall St, Belfast BT1 2HB, Irlanda do Norte
  • Horários: segunda a sábado de 9h às 17h15 / domingo de 13h às 15h
  • Entrada: £5 / Tour guiado £6
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
O alto pináculo que foi instalado no telhado

5. ALBERT MEMORIAL CLOCK

Trata-se de um relógio instalado em uma torre que é um dos cartões postais de Belfast. Localizado na simpática e reformada Queens Square, a obra foi completada em 1869. Anos antes, houve uma competição para quem tinha o melhor desenho para um memorial para o Príncipe Consorte Albert, marido da rainha Vitoria. Feito em arenito e com quase 35 metros de altura, o memorial é uma mistura dos estilos góticos francês e italiano. Um sino de 2 toneladas está alojado na torre. O interior não está aberto para visitação pública.

  • Endereço: Queens Square, Belfast BT1 3FF, Irlanda do Norte
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
A famosa torre do relógio, um dos cartões postais da cidade

6. THE BIG FISH & ARREDORES DA LAGAN WEIR

The Big Fish, também chamado de “Salmão do Conhecimento”, é uma escultura em formato de peixe decorada com mosaicos de cerâmica em tons de azul. Ela possui 10 metros de comprimento por 3 metros de altura e foi construída em 1999. Toda decoração do peixe é feita com cerâmicas decoradas com textos e imagens relacionadas à história de Belfast, com notícias de jornais, fotos e muitas informações. O trabalho foi encomendado para celebrar a regeneração do rio Lagan.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Paulo em frente ao The Big Fish
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Detalhe dos azulejos

Quem vê essa linda área hoje não acredita que o local foi muito poluído, mal cheiroso e sujo até 1994. Ao custo de £14 milhões, a área entre a Ponte Rainha Elizabeth e a Ponte M3 foi revitalizada. A barragem do Rio Lagan é uma série de  de barreiras de aço massivas que são levantadas à medida que a maré se retira para manter o rio a um nível artificialmente constante. O local ficou belíssimo com a construção de uma bela ponte para pedestres que atravessa o rio limpíssimo e proporciona vistas lindíssimas do centro de Belfast.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Ponte de pedestres sob o Rio Lagan
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Vista linda do Museu do Titanic

7. SS NOMADIC

O SS Nomadic é um barco a vapor fabricado pela White Star Line e inaugurado em 1911. Ele foi construído com o objetivo de ser um barco auxiliar, para a transferência de pessoas e correspondências para dois navios, o RMS Olympic e o famoso RMS Titanic. Feito todo de aço, o Nomadic possui 70 metros de comprimento e 11 de largura, com peso total de 1.273 toneladas.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Área em que fica o Nomadic

Internamente, o Nomadic foi equipado com um padrão similar aos dos forros Olympic e Titanic e tinha mais luxos do que a maioria dos navios da sua época. Este “mini Titanic” contava com bancos estocados, mesas, fontes de água de porcelana, trabalhos em gesso e diversas obras decorativas. Atualmente, é possível visitar a parte interna do navio, que foi restaurada e possui com uma exposição interativa que conta um pouco de sua história e do Titanic.

  • Endereço: Hamilton Dock, Queens Rd, Belfast BT3 9DT, Irlanda do Norte
  • Horários:
    • de outubro a março: diariamente de 11h às 17h
    • de abril a maio e setembro: diariamente de 10h às 18h
    • de junho a agosto: diariamente de 10h às 19h
  • Entrada: £7 / Audio Guide: £1.50 – compre online
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
SS Nomadic

8. MUSEU DO TITANIC (TITANIC BELFAST)

Inaugurado em 2012, o Titanic Belfast é o maior museu sobre Titanic no mundo, com 12 mil m² de área. O museu está localizado no antigo estaleiro Harland & Wolff, onde o RMS Titanic foi construído. O museu está instalado em um prédio com um design super moderno e uma arquitetura que impressiona até mesmo antes de entrar. A maior parte da fachada do edifício está revestida de 3 mil fragmentos de alumínio anodizado de prata. Ele tem 38 m de altura, a mesma altura que o casco do Titanic.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Titanic Belfast

Em frente, fica a bela escultura Titanica, de bronze e base em latão, que mostra uma figura feminina mergulhando. A escultura é inspirada nas figuras decorativas que costumavam ficar na proa dos navios, e representa a esperança e a positividade.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Escultura Titanica

O Titanic Belfast possui 8 andares e está dividido em 9 galerias interativas que exploram aspectos da construção, design, naufrágio e legado do Titanic. Uma reprodução da escadaria original no Titanic, famosa pelo filme Titanic de James Cameron em 1997, está localizada neste centro de conferências.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Área interna do museu com vista para a área onde ficava o estaleiro

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Bote salva-vidas do Titanic

TEM TEMPO? ATRAÇÕES MAIS DISTANTES

9. HILLSBOROUGH CASTLE

Localizado a 20 km do centro Belfast, o Castelo Hillsborough é a residência oficial da família real britânica quando está na Irlanda do Norte. A rainha continua se hospedando no local toda vez que visita o país para compromissos oficiais. Hillsborough Castle é uma linda casa georgiana cerca por cerca de 100 hectares de jardins belíssimos, que foram criados a partir de 1760. A propriedade também é o lar do Secretário de Estado desde anos anos 1970.

  • Endereço: The Square, Hillsborough, BT26 6AG
  • Horários:
    • Castelo:
      • de julho a setembro: tours diariamente, a cada hora, entre 10h e 16h
      • de outubro a março: tours de quarta a domingo, a cada hora, entre 10h e 15h
    • Jardins:
      • de julho a setembro: diariamente de 9h30 às 17h
      • de outubro a março: diariamente de 9h30 às 16h
  • Entrada: £9.50 (Tour no castelo + acesso livre nos jardins) / £5 (Acesso somente aos jardins) – compre online neste link
  • Como chegar: A melhor forma de chegar até o castelo é através de ônibus a partir do centro de Belfast. Os ônibus saem do terminal Belfast Europa. Você pode pegar o ônibus número 238 sentido Newry. O ponto fica próximo ao memorial de guerra de Hillsborough (War Memorial). O trajeto leva cerca de 35 minutos.
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Hillsborough Castle. Foto: Site oficial

10. TOUR GAME OF THRONES E/OU CALÇADA DOS GIGANTES

Quem tem 1 diazinho a mais em Belfast e é fã da série Game of Thrones, precisa incluir no roteiro o Tour Game of Thrones. Uma outra opção é conhecer a incrível Calçada dos Gigantes, patrimônio da UNESCO. Há vários tipos de tour, de acordo com o seu perfil. Nós fizemos um tour que incluía uma visita a vários lugares onde foram gravadas cenas da série, além da fantástica Calçada dos Gigantes, e da amedrontadora ponte de corda Carrick-a-Rede. Confira alguns tours disponíveis:

DICAS DE BARES, PUBS, CAFÉS E RESTAURANTES

  • The Crown Liquor Saloon: pub histórico fundado em 1826 com uma decoração vitoriana incrível, que é patrimônio da cidade
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
O pub que é um patrimônio da cidade

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
O incrível The Dock Café, que acredita na honestidade das pessoas para pagar

TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM BELFAST

Confira algumas das opções bacanas de tours e excursões disponíveis na cidade de Belfast e nos arredores, em outras áreas da Irlanda do Norte.

ONDE COMPRAR (E COMER) EM BELFAST

  • St George’s Market: É o último mercado coberto vitoriano sobrevivente em Belfast. Ele foi construído em três fases entre 1890 e 1896. Hoje é um mercado próspero com 300 comerciantes, músicos e opções gourmets.
  • CastleCourt Shopping Centre: Grande Shopping Center famoso na cidade que recebe cerca de 16 milhões de pessoa todos os anos. São quase 130 lojas distribuídas em em 2 andares.
  • Victoria Square: Complexo de compras e lazer, que inclui lojas internacionais e locais, restaurantes e cinema. O Victoria Square ainda abriga o icônico Dome“, uma cúpula de vidro de 35 metros de diâmetro que oferece vistas incríveis da cidade.
Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Uma das entradas da Victoria Square

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Plataforma de observação na Victoria Square

ONDE SE HOSPEDAR EM BELFAST

Ficamos hospedados no Holiday Inn Belfast City Centre, um hotel 4 estrelas, localizado no centro da cidade, a uma curta caminhada dos lugares que estávamos planejando visitar, inclusive do Victoria Square, o moderno shopping center da cidade, repleto de opções gastronômicas. Leia toda a nossa experiência no hotel no post: Irlanda do Norte: Dica de hotel em Belfast.

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Um dos quartos confortáveis do hotel. Foto: divulgação

Existem muitas outras opções interessantes de hospedagem na cidade. Vale a pena fazer sua reserva com antecedência para aproveitar as promoções e escolher um hotel bacana com um preço acessível.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

COMO CHEGAR DO AEROPORTO AO CENTRO

Quem chega no aeroporto de Belfast, precisa encontrar alternativas para ir até o centro da cidade que fica a cerca de 30 km de distância. No post “Irlanda do Norte: Como ir do aeroporto de Belfast ao centro” falamos sobre as principais formas de se deslocar até o centro de Belfast. A mais barata, é de ônibus!

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast
Foto: divulgação

Guarde estas dicas no Pinterest!

Irlanda do Norte: O que fazer na capital Belfast - Viajonários


Leia o que fazer nos países que compõem o Reino Unido:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui