Colorado: As 4 estações de esqui em Aspen

0

O inverno no hemisfério norte está chegando e muita gente já está programando curtir a neve! E, claro, a cidade de Aspen é um dos lugares mais badalados durante as temporadas de inverno e costuma ficar cheia de celebridades. Nós estivemos na cidade durante o Réveillon e contamos neste post falamos sobre as 4 estações de esqui em Aspen e as diferenças entre elas.

A CIDADE DE ASPEN

Com menos de 7 mil habitantes, Aspen está situada em uma área remota das Montanhas Rochosas, no estado do Colorado. A cidade foi fundada como um campo de mineração durante a Corrida da Prata e passou a se chamar “Aspen” devido à abundância de árvores de álamo na área. Aspen cresceu muito durante a década de 1880, sua primeira década de existência.

No centro de Aspen coberto por neve
No centro de Aspen coberto por neve

No final do século XX, a cidade se tornou um refúgio popular para celebridades, o que tornou os preços dos imóveis muito elevado. O centro tem sido amplamente transformado em um sofisticado distrito de compras que inclui sofisticados restaurantes, salões de beleza e boutiques. Embora nunca tenha sediado uma Olimpíada de Inverno, desde 2002, a cidade é sede dos jogos de inverno Winter X Games organizados pelo canal esportivo ESPN, que tem como foco a competição de esportes radicais.

Fazendo um boneco de neve no centro da cidade
Fazendo um boneco de neve no centro da cidade

Como a cidade se localiza nas Montanhas Rochosas, espere muito frio durante o inverno! Nós passamos a virada de Ano Novo em Aspen e acabamos pegando -20ºC com uma sensação térmica de -30ºC!

COLORADO: AS 4 ESTAÇÕES DE ESQUI EM ASPEN

Uma dúvida que sempre surge para quem está programando uma viagem à Aspen é sobre as estações de esqui. O complexo Aspen Snowmass administra as 4 estações de esqui da cidade. São elas:

  • Aspen Mountain: a mais velha das quatro áreas, localizada nas Montanhas Bell e Aspen, fica no centro da cidade.
  • Aspen Highlands: localizado na Highland Peak e Loge Peak ao norte de Aspen.
  • Buttermilk: uma área de esqui de baixa altitude de caráter familiar ao norte de Aspen Highlands e sede dos Winter X Games.
  • Snowmass: a maior das quatro áreas (maior do a soma das outras três estações juntas), localizada perto de Snowmass Village.

Abaixo, colocamos as 4 estações de esqui de Aspen em um mapa interativo e vamos falar mais sobre cada uma delas em seguida:

1. ASPEN MOUNTAIN

A Aspen Mountain (também conhecida por seu antigo nome, Ajax) está localizada entre a Aspen Mountain e a Bell Mountain a uma altitude de 3.417 metros. A estação foi fundada em 1946, tornando-se o primeiro empreendimento do tipo na cidade. A Aspen Mountain é a menor das 4 estações, com apenas 2,7 km². A área em que fica a estação, bem no centro de Aspen, é uma gracinha, com várias lojinhas e restaurantes. A Aspen Mountain também disponibiliza atividades durante o verão.

Em frente à estação Aspen Mountain
Em frente à estação Aspen Mountain – proibida para novatos como nós
  • Operação inverno 2016-17: de 24 de novembro de 2016 a 16 de abril de 2017
  • Horário da gôndola: de 9h às 15h30
  • Restaurantes:

O mapa das trilhas mostra que não há opções fáceis para esquiar/praticar snowboarding. Portanto, a montanha é mais favorável para praticamente mais experientes.

Mapa de trilhas da Aspen Mountain. Figura: site oficial
Mapa de trilhas da Aspen Mountain. Figura: site oficial

2. ASPEN HIGHLANDS

A Aspen Highlands foi fundada em 1958. Ela é famosa pela Highland Bowl, uma área que fornece o que alguns consideram um dos mais intensos esquis no estado do Colorado (somente para experts, ok?). O sistema de elevação foi recentemente refeito e oferece transporte rápido em torno da montanha. O cume da Aspen Highlands está a uma altitude de 3.774 metros e ela serviu como cenário para o filme “Aspen – Dinheiro, Sedução e Perigo” (1993).

Caminhando na neve após uma bela descida praticando snowboarding
Caminhando na neve após uma bela descida praticando snowboarding
  • Operação inverno 2016-17: de 10 de dezembro de 2016 a 9 de abril de 2017
  • Horário da gôndola: de 9h às 15h30
  • Restaurantes: ambos no topo da montanha

Além das trilhas difíceis e para pessoas muito experientes, a Aspen Highlands disponibiliza trilhas fáceis também (em verde no mapa abaixo).

Mapas das trilhas da Aspen Highlands. Figura: site oficial
Mapas das trilhas da Aspen Highlands. Figura: site oficial

3. BUTTERMILK

A Buttermilk é uma montanha de duas faces. Por um lado, é a melhor opção para quem nunca esquiou ou está em uma fase bem inicial da prática de esqui / snowboarding por ter uma grande quantidade de trilhas fáceis. Por outro lado, ela é abriga os Winter X Games, de campeonato esportes radicais na neve. O cume da montanha está a 3 mil metros de altura e ela possui 34 km de trilhas.

A estação perfeita para principiantes
A estação perfeita para principiantes
  • Operação inverno 2016-17: de 10 de dezembro de 2016 a 9 de abril de 2017
  • Horário da gôndola: de 9h às 15h30
  • Restaurantes:
    • Bumps: culinária internacional (fica na base da montanha)
    • Cliffhouse: culinária internacional (fica no topo da montanha)

O foco mesmo da montanha de trilhas fáceis para iniciantes e famílias. Devido à nossa inexperiência, foi a estação de esqui que mais nos agradou. Ela tem uma boa estrutura e é bem menos cheia do que a Snowmass, a mais famosa das estações de Aspen. Mas, se você for experiente em esqui / snowboarding, a Buttermilk não é a melhor opção.

Mapa de trilhas da Buttermilk. Figura: site oficial
Mapa de trilhas da Buttermilk. Figura: site oficial

4. SNOWMASS

Fundada em 1967 e com 94 trilhas (240 km de trilhas no total), a Snowmass é a maior estação de Aspen. O seu cume atinge 3.810 metros de altura. A infra-estrutura é de dar inveja, contando com a Snowmass Village, uma vila com restaurantes, lojas e hotéis, formando um complexo incrível. Para quem estiver começando a prática de esqui / snowboarding a Snowmass, no entanto, não é uma boa opção porque somente 5% de suas trilhas são fáceis. A estação é enorme e está sempre cheia, por isso, é preciso ter paciência com as filas das gôndolas. A Snowmass também disponibiliza atividades de verão.

Praticando snowboarding
Praticando snowboarding

TUBING: A estação Snowmass é a única das 4 que disponibiliza o Tubing, ideal para crianças, para quem não tem intenção de praticar snowboarding e esqui, ou somente para quem quer fazer alguma atividade bacana na neve. Nós adoramos tubing porque é divertidíssimo! Trata-se de deslizar em cima de uma boia por uma superfície inclinada (rampa), que rende muitas emoções! Como a estação é enorme, para chegar até o local do tubing é preciso pegar duas gôndolas! Para mais informações e preços, confira este link.

Tubing é diversão total para todas as idades
Tubing é diversão total para todas as idades
Mapa de trilhas da Snowmass. Figura: site oficial
Mapa de trilhas da Snowmass. Figura: site oficial

TICKETS, AULAS E ALUGUEL DE EQUIPAMENTO

  • Tickets: Os valores de tickets variam pela quantidade de dias, o período do ano e o esporte que você pretende praticar. Para ter uma visão completa dos preços, confira este link.
  • Aulas: Precisando fazer aulas de ski ou snowboarding? Há aulas em grupo ou particulares para todas as idades. Confira detalhes neste link.
  • Aluguel de Equipamento: Você pode alugar todo equipamento para praticar esqui ou snowboarding nas lojas de equipamentos localizadas nas estações. Veja mais detalhes e preços aqui.
aspen17
Buttermilk, a estação de Aspen de que mais gostamos

COMO CHEGAR A ASPEN

A maneira mais fácil de chegar à cidade é através do aeroporto Aspen–Pitkin County Airport, localizado a 10 minutos de carro do centro da cidade. No entanto, os voos para o aeroporto de Aspen são mais caros e em menor volume do que para a capital do estado, Denver. Quem desembarca no Denver International Airport precisa alugar um carro e rodar quase 300 km para chegar até Aspen. Para quem não quer alugar um carro, vale a pena consultar o site da empresa Colorado Mountain Express que faz o serviço de translado de Denver até Aspen.

COMO SE LOCOMOVER EM ASPEN

Aspen é uma cidade super pequena e você não precisa ficar com um carro alugado por lá se não quiser. Dirigir na neve é extremamente perigoso para quem não está acostumados e nós recomendamos evitar o máximo possível. Todas as estações da cidade podem ser acessadas através de transporte público gratuito. Além disso, o hotel em que nos hospedamos (e que recomendamos muito) disponibilizava um serviço gratuito de transfer entre o aeroporto da cidade e o hotel.


Leia mais sobre o Colorado:

Deixe seu comentário