Inglaterra: O que fazer em Arundel – Roteiro de 1 dia

0

Arundel parece nome de cidade de conto de fadas, não é mesmo? Essa simpática cidadezinha fica a pouco mais de 1 hora de Londres e vale a visita, principalmente, devido ao seu histórico castelo. Confira o que conhecer em Arundel.

A CIDADE DE ARUNDEL

Arundel é uma pequena cidadezinha de pouco mais de 3 mil habitantes, localizada a 80 km a sudoeste de Londres. Entre suas principais atrações estão um castelo bem preservado, uma catedral católica-romana e o museu da cidade. Ela fica às margens do Rio Arun, sendo seu nome uma derivação do rio que banha a cidade, que significaria algo como Vale do Rio Arun. Embora pequena, Arundel é muito simpática e um bate-volta fácil e tranquilo a partir de Londres.

No caminho para o centro da cidade já é possível avistar o castelo
Vista do Rio Arun
Centrinho da cidade

O QUE FAZER EM ARUNDEL

Para ajudar você a se localizar geograficamente na cidade, colocamos todas as atrações sugeridas neste roteiro no mapa interativo abaixo. Há também opções de restaurantes e a localização da estação de trem da cidade.

1. CASTELO DE ARUNDEL

O Castelo de Arundel é a grande atração da cidade e o maior motivo de viajar até lá. Eu já esperava um castelo interessante, mas fui surpreendida porque além da parte interna cheia de atrações para serem visitadas, os jardins são simplesmente incríveis e o castelo é circundado por uma imensa área verde. O Castelo de Arundel foi estabelecido em 1068 e há mais de 400 anos pertence à família do Duque de Norfolk. Em 1846, a Rainha Victoria e seu marido, o Príncipe Albert, visitaram o castelo. Praticamente todas as partes que a Rainha iria visitar foram remodeladas e decoradas para satisfazer os padrões reais. A suíte de quartos em que Victoria se hospedou são agora parte dos apartamentos privados da família do Duque de Norfolk. Os móveis e decoração feitas especialmente para ela estão em exibição em uma outra área do castelo.

  • Endereço: Arundel BN18 9AB, UK
  • Horários: aberto de abril a outubro de terça a domingo
    • Jardins, Capela Fitzalan, Loja de Presentes: de 10h às 17h
    • Restaurante, Café, Torre de Menagem: de 10h às 16h30
    • Salas e Quartos do Castelo: de 12h às 17h
  • Entrada: ticket válido por 1 ano
    • Bronze (Acesso à Loja, Café, Restaurante, Capela Fitzalan e Jardins): £11
    • Silver (Acessos do Bronze + Torre de Menagem): £13
    • Gold (Acessos do Silver + Salas Principais do Castelo): £18
    • Gold Plus (Acessos do Gold + Quartos do Castelo): £20
    • Tickets para eventos especiais: preços variam
Primeira visão do castelo após passar pela bilheteria
Vista das muralhas
Jardins belíssimos e floridos
A bela fortificação de Arundel

2. MUSEU DE ARUNDEL

O Museu de Arundel fica em frente ao castelo, às margens do Rio Arun, e conta com uma série de exibições organizadas que descrevem a história da cidade em ordem cronológica, com objetos variados e áreas interativas que relatam desde os assentamentos pré-romanos até os dias atuais.

  • Endereço: Mll Road, Arundel BN18 9PA, UK
  • Horários: diariamente de 10h às 16h
  • Entrada: £3.50 (quando estive visitando a cidade, havia uma promoção de apenas £1 para quem mostrasse o ingresso do Castelo, mas não sei se essa promoção é válida diariamente)
Museu de Arundel

3. CATEDRAL DE ARUNDEL

Fundada em 1873, a Catedral de Arundel (cujo nome oficial é Cathedral Church of Our Lady and St Philip Howard – Catedral de Nossa Senha e Santo Philip Howard) é, curiosamente, uma igreja católica e não anglicana como a maioria das catedrais inglesas. Isso acontece porque a família Howard, de onde são os Duques de Norfolk (também conhecidos como Condes de Arundel), é a família católica mais proeminente do país. Em 1868 Henry Fitzalan-Howard, 15º duque de Norfolk, encomendou ao arquiteto Joseph Hansom o projeto um santuário novo católico romano. O estilo arquitetônico da catedral é o gótico francês, popular entre os anos 1300 e 1400, período em que os Howards e os Duques de Norfolk aumentaram sua importância nacional na Inglaterra.

Fachada da Catedral de Arundel

Curiosidade: Houve um grupo de pessoas que se recusou a mudar de religião para o Anglicanismo após a fundação da Igreja Anglicana pelo Rei Henrique VIII no início do século XVI. Estas pessoas ficaram conhecidas como “recusantes”, pois preferiram ficar fiéis ao papa e à Igreja Católica Romana. Eles foram oprimidos (com multas, confisco de bens, prisão e até morte) e só passaram a ter total liberdade religiosa no início do século XIX.

  • Endereço: London Rd, Arundel BN18 9AY, UK
  • Horários: diariamente de 9h às 18h
  • Entrada: gratuita
Nave da Catedral
Linda rosácea da Catedral

4. IGREJA DE ST NICHOLAS

Pertinho da Catedral de Arundel fica a Igreja Anglicana de St Nicholas (São Nicolau). Anteriormente, havia no local uma outra igreja que foi fundada em 1102. A construção atual data de 1380. Ela é bem mais simples e menor do que a Catedral de Arundel, mas sua construção mostra características medievais interessantes. Para ajudar na visita à igreja, há informações impressas em vários idiomas, inclusive português. Na frente e lateral da igreja há área gramada com diversas lápides.

  • Endereço: 2 London Rd, Arundel BN18 9BZ
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: gratuita
Fachada da Catedral
Parte interna da igreja
Um dos belos vitrais
Lápidas na área da frente

5. PASSEIOS DE BARCO NO RIO ARUN

Nos meses de verão (março a outubro), é possível alugar pequenos barcos para passear pelo Lago Arun (saiba mais: Boat Hire at The Waterside Tea Garden and Bistro) ou fazer passeios guiados de 1 a 2 horas com um guia especializado (veja mais: River Arun Ferry), um programa perfeito para relaxar depois de caminhar muito pelo Castelo.

ONDE COMER EM ARUNDEL

A maior parte do tempo em que estive em Arundel, fiquei no Castelo. Por isso, acabei almoçando no restaurante do Castelo de Arundel. No entanto, existe várias outras opções fora e você pode sair do Castelo para comer (peça para carimbarem a sua mão para poder voltar). A cidade é minúscula e existem basicamente 2 ruas onde estão praticamente todas as opções gastronômicas da cidade: High St e Tarrance St. Seguem algumas opções:

COMO CHEGAR A ARUNDEL

Trens partem diariamente da estação London Victoria com sentido a Arundel. A viagem leva cerca de 1 hora e 20 minutos. Chegando na estação, é preciso caminhar cerca de 15 a 20 minutos até o centro da cidade. Tome cuidado porque o início do trajeto é uma estrada movimentada. Você terá que ficar alternando entre um lado e outro da pista porque em alguns trechos só há calçada de um lado. Para atravessar a pista pela primeira vez, use o semáforo de pedestres. Chegando mais perto da cidade é preciso atravessar a rua, mas não há semáforo. Olhe com cuidado para ambos os lados antes de atravessar, lembrando-se da mão inglesa. Eu comprei as passagens pelo site TrainLine e paguei £10.75 o trecho (março/2017).


Leia mais sobre passeios bate-volta a partir de Londres:

Deixe seu comentário