Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro

1
Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro

Quando estávamos planejando nossa viagem para Estocolmo, estávamos em dúvida de como iríamos fazer para ir do aeroporto ao centro da cidade de maneira rápida e prática. E foi pesquisando que descobrimos que o Arlanda Express é a melhor opção para esse deslocamento. Confira como utilizá-lo.

O QUE É O ARLANDA EXPRESS

Inaugurado em 1999, o Arlanda Express é o trem expresso (sem paradas e rápido, chegando a atingir até 200 km/h) que liga o Aeroporto Stockholm-Arlanda, até a estação de trem central da cidade. A distância entre esse dois pontos é de, aproximadamente, 40 km. O Arlanda Express é a maneira mais eficiente de fazer esse trajeto, uma vez que leva apenas 20 minutinhos. Vale lembrar que há duas estações de trem no aeroporto de Arlanda: uma delas atende aos terminais do sul (Terminais 2, 3 e 4) e uma outra que atende ao terminal norte (Terminal 5).

Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro
Estações do Arlanda Express no aeroporto. Figura: site oficial Arlanda Express

Cada trem tem capacidade para levar até 190 passageiros sentados e o wifi gratuito está disponível durante toda a viagem. Há de 4 a 6 trens disponíveis a cada hora, com horários especiais em algumas datas comemorativas e feriados. Em geral, o horário de funcionamento é o seguinte:

  • Primeiro trem parte do centro de Estocolmo para o aeroporto às 4h35 da manhã e o último às 0h35. Importante: A Estação Central fica fechada de 0h15 às 5h. Para pegar o trem, é preciso ir até a plataforma do Arlanda Express através da rua Vasagatan.
  • Primeiro trem parte às 5h05 do aeroporto para o centro de Estocolmo e o último às 01h05 da manhã.
  • Na maior parte do dia o intervalo entre os trens é de 15 minutos (somente depois da meia-noite e antes de 5h da manhã o intervalo pode ser maior)
  • Consulte os horários exatos neste link.
Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro
Localização da plataforma do Arlanda Express na estação Central de Estocolmo. Figura: site oficial

DICA DE ECONOMIA: STOCKHOLM PASS 

Já sabendo que Estocolmo não é uma cidade barata, dicas de economia são sempre bem vindas, não é mesmo? Uma boa opção para economizar é adquirir o Stockholm Pass, um cartão que inclui entrada gratuita a mais de 60 atrações (entre elas o Vasa Museum, Skansen, Palácio Real, Nobel Museum, Nordic Museum); tours gratuitos de ônibus e barco pela cidade de Estocolmo, ilhas e canais; e um guia impresso com todas as dicas da cidade. Nós testamos e aprovamos! Há opções para 1, 2, 3 ou 5 dias.

Leia mais: Suécia: O que fazer em Estocolmo – Roteiro de 2 ou 3 dias

 

COMO COMPRAR TICKETS

Você pode comprar o ticket tanto nas máquinas de bilhete que estão disponíveis nos terminais do aeroporto (vimos em vários lugares: do lado da esteira de bagagem, na área de desembarque, etc.). No entanto, recomendamos fortemente que você compre os ingressos pela internet antecipadamente. O primeiro motivo é porque é prático, o segundo e, principal, porque os descontos podem ser de até 45% no valor do ticket.

Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro
Trem da Arlanda Express. Foto: site oficial

Nós compramos pela internet, pagando com cartão de crédito, e recebemos a confirmação por email instantaneamente. No email havia um código de 5 dígitos que mostramos para o fiscal dentro do trem. Não embarque o trem sem ter o bilhete comprado se não quiser ter problemas!

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

TARIFAS

  • Básica: SEK 280 (ida) / SEK 540 (ida e volta)
  • Comprada pela internet com antecedência:
    • 45% de desconto se comprada com 90 dias de antecedência: SEK 154
    • 30% de desconto se comprada com 30 dias de antecedência: SEK 196
    • 10% de desconto se comprada com 14 dias de antecedência: SEK 252
  • Viajando em grupo: tarifas promocionais de quinta-feira a domingo para bilhetes só de ida para 2 pessoas (SEK 350), 3 pessoas (SEK 450) ou 4 pessoas (SEK 550) viajando juntas.

* valores referentes a maio de 2017

COMO É A VIAGEM DE TREM

Chegar até a estação de trem do aeroporto de Estocolmo é muito fácil. Há diversas placas indicando sua localização por todo o aeroporto. Será preciso descer as escadas rolantes para chegar à plataforma de embarque. Não há nenhuma catraca, apenas entre no trem e procure um assento após ter comprado o bilhete.

Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro
Escada rolante do aeroporto que leva até a plataforma do Arlanda Express. Foto: site oficial

O trem tem poltronas boas, não são super acolchoadas, mas são confortáveis. Há um letreiro luminoso e mensagens de voz que falam sobre o trajeto tanto em sueco, quanto em inglês. Como o trem é expresso, não há paradas no meio do caminho, bastando sentar-se e aguardar até a chegada na Estação Central de Estocolmo.

Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro
Parte interna do trem. Foto: site oficial

Caso você tenha optado por comprar o ticket em uma das máquinas existentes no aeroporto, basta mostrá-lo para o fiscal quando solicitado. Se você preferiu, como nós, comprar o bilhete online, você precisará mostrar o código para o fiscal. Ele vai digitar o código em sua maquineta para confirmar se seu bilhete está válido. Tudo muito simples e rápido. A 200 km/hora e wifi gratuito, os 20 minutinhos passam voando!

DICA: BAIXE O APLICATIVO NO CELULAR

Para acompanhar os horários do trem e até mesmo deixar os bilhetes que você comprou no seu celular, recomendamos que você baixe o aplicativo do Arlanda Express (para iPhone e para Android). Ele é gratuito e é uma “mão na roda” para você se programar para a chegada do próximo trem.

Guarde esta dica no Pinterest!

Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro - Viajonários


Leia mais sobre Estocolmo:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui