10 coisas que amamos na Grécia

0

Depois de 4 anos sem férias propriamente ditas, tiramos duas semaninhas para curtir um país lindo: a Grécia! Nossa viagem foi muito mais focada em relaxar, curtir o momento, do que conhecer uma quantidade enorme de lugares e coisas. Poderíamos ter incluído pelo menos mais 2 destinos no país pelo tempo que ficamos lá, mas teríamos que fazer tudo de maneira mais apressada, o que não era nosso objetivo principal desta viagem. Passamos dias extremamente agradáveis no país e estamos loucos para compartilhar muitas dicas bacanas! Neste post inicial sobre este destino incrível, reunimos 10 coisas que amamos na Grécia!

10 COISAS QUE AMAMOS NA GRÉCIA

Nossas percepções dizem respeito a 4 destinos que visitamos na Grécia: a ilha de Zakynthos, onde fica a Navagio Beach (também chamada de Shipwreck), muitas vezes chamada de a praia mais bonita do mundo; Atenas, a histórica capital do país; a ilha de Mykonos, famosa por suas baladas e diversidade; e a ilha de Santorini, onde está localizada a cidade de Oía, famosa pelas igrejinhas de teto azul e produção de vinhos.

Em Navagio Beach, considerada por muitos a praia mais bonita do mundo, na ilha de Zakynthos

1. HOSPITALIDADE DO POVO GREGO

Uma das primeiras coisas que nos chamou atenção na Grécia foi a incrível hospitalidade do povo grego. Pessoas simpáticas, felizes e educadas. Faziam de tudo para que nos sentíssemos confortáveis e bem recebidos. A economia grega é extremamente dependente do setor de serviços, que envolve as áreas relacionadas a turismo como atrações, restaurantes e hotéis. E, embora o país tenha passado por algumas dificuldades nos últimos anos, eles não deixam de manter o bom humor. A língua grega é difícil e, por isso, todo mundo fala inglês, mesmo que com sotaque carregado, para acolher muito bem os visitantes.

2. GASTRONOMIA

Nós ficamos apaixonados pela gastronomia grega, que faz parte da culinária mediterrânea. Saladas frescas deliciosas, acompanhadas por queijo feta, pratos típicos a base de carne de cordeiro, vitela e porco. Um tempero suave, que deixa um toque saboroso na comida, mas nada picante. Provamos o famoso gyros (pão pita com carne picada), moussaka (um tipo de lasanha com beringela e carne de cordeiro), souvlaki (espetinho de carne), frutos do mar e peixes variados, iogurte grego, café frappé (café gelado), tzatziki (pastinha de iogurte com pepino) e muitas outras delícias!

Salada grega, pãozinho e enroladinhos de beringela com recheio de queijo feta
Moussaka com salada

3. CIDADES CHARMOSAS

As cidades gregas, que em sua maioria são pequenos vilarejos, encantam a todos os visitantes. Elas possuem uma arquitetura bastante pelicular, usam muito a cor branca e detalhes coloridos. Mykonos Town é uma cidade incrível, com ruelas que parecem labirintos que nos lembrou Veneza. Em Santorini, o charme fica por conta da cidade de Oía, no extremo norte da ilha. Quando se fala em Grécia, sempre vem aquela imagem da igrejinha branca de teto azul, cartão postal de Santorini. Zakynthos Town não é branquinha com as duas anteriores, mas possui um centrinho delicioso, com uma praça ampla em que acontecem apresentações de dança e música típicas a céu aberto, muitos restaurantes e lojinhas. Atenas, dispensa comentários. Em, praticamente, qualquer lugar da cidade é possível avistar a incrível Acrópole. A cidade toda é recheada de ruínas históricas e museus imperdíveis!

Ruela em Mykonos Town
Centrinho de Zakynthos Town
Igrejinhas de teto azul em Oía, Santorini

4. PAISAGENS INCRÍVEIS 

É fato que a Grécia é conhecida por paisagens incríveis que são um deleite para os olhos. Percebemos que as ilhas não costumam ter uma vegetação rica nem uma fauna exuberante. Mas, de um jeitinho só seu, a Grécia sabe ser linda, com seus terrenos acidentados, paredões de pedra, colinas que proporcionam lindas vistas, praias com areias e pedras dos mais diferentes tipos e cores. É só preparar a câmera e bater muitas fotos.

Vista da Navagio Beach, em Zakynthos

5. FORMA DE CURTIR A PRAIA

Nós adoramos a forma de curtir a praia na Grécia. Em grande parte delas, há espreguiçadeiras e guarda-sóis instalados na areia por restaurantes e bares que ficam ali pertinho. Você pode passar um dia inteiro no conforto de uma espreguiçadeira pagando uma pequena taxa ou de graça, consumindo alguma coisa no restaurante. Foi uma delícia poder tomar drinks, almoçar, comer snacks deitados de frente para o mar, enquanto os garçons anotavam nossos pedidos e traziam nossas comidinhas e bebidas. Depois de termos morado por 2 anos nos EUA, estávamos acostumados com praias americanas da Califórnia e do Hawaii. Nos EUA é proibido consumir bebidas alcoólicas na praia e é bem raro encontrar opções “pé na areia”. Desculpa aí EUA, ponto para Grécia!

Curtindo a praia em Santorini em uma espreguiçadeira pertinho do mar

6. CORTESIAS

Como blogueiros de viagem, recebemos algumas cortesias como tickets para visitar atrações, hospedagem em hotéis e outras coisitas. No entanto, ganhamos cortesias que nada tem a ver com o fato de termos blog. Diversas vezes em restaurantes (principalmente em Zakynthos), ganhamos garrafas de água de 1,5 litro, ou uma entradinha, ou vinho, ou sobremesa, drinks. Os gregos fazem de tudo para agradar!

7. DANÇA E MÚSICA

Que delícia mergulhar na cultura local e curtir músicas e danças típicas da Grécia! Aproveitamos nossa passagem por Atenas para conhecer um restaurante turístico que oferece diariamente shows típicos com comida, dança e música grega. Valeu super a pena estar mais próximo do povo e de sua cultura. No final do show, todos os clientes receberam um prato para participar da “dança do quebra-pratos”. Como não amar a Grécia?

Apresentação de dança e música grega em um restaurante de Atenas

8. PISAR, LITERALMENTE, EM HISTÓRIA

Uma coisa que nós tínhamos combinado antes da viagem é que teríamos muito tempo livre para curtir as praias, comer as delícias gregas e ficar à toa. No entanto, nossos 3 dias inteiros em Atenas foram muito intensos. A sensação de estar “pisando em história” é incrível. Tínhamos sentido algo semelhante visitando Roma. Deve ser aquela memória das primeiras aulas de história geral que temos na escola, né? Tudo acaba remetendo ao passado e à cultura greco-romana. Lembramos das aulas de história, mas estando lá, foi ainda mais bacana. Aproveitamos muito para visitar a Acrópole, diversas ruínas e museus históricos e arqueológicos. Ficamos fascinados pelo Museu da Acrópole e o Museu Nacional Arqueológico de Atenas. Em Mykonos, aproveitamos uma manhã para pegar um barco e visitar as ruínas da ilha de Delos. A Grécia tem praias, curtição e, principalmente, muita história.

Em frente ao Parthenon, na Acrópole de Atenas
Ruínas na ilha de Delos, que fica a meia hora de barco de Mykonos

9. ÁGUAS CRISTALINAS

Temos que confessar que as praias gregas, em geral, estão longe de ser as mais bonitas que já vimos na vida. Em grande parte, são pequenas faixas de área grossa, ou praias pedregosas que dependem do uso de um sapatinho emborrachado para conseguir andar tranquilamente. No entanto, as águas cristalinas são um show à parte. Que mar incrível! São diversos tons azulados e esverdeados que encantam! Uma delícia para brincar debaixo d’água, fazer snorkel (mergulho de superfície), ficar boiando naquelas águas límpidas, ou, simplesmente ficar de bobeira admirando a natureza.

Mergulho nas águas cristalinas da Praia Vermelha em Santorini
Delícia de água na praia Platys Gialos em Mykonos
Essa água da Navagio Beach, em Zakynthos, tem um cor que parece de mentira!

10. PÔR-DO-SOL

Por último, mas não menos importante, está o pôr-do-sol. Lemos várias recomendações antes de viajar sobre não perder nenhum pôr-do-sol na Grécia. E, olha, reforçamos as vozes de que super vale a pena! Aquele sol gigante, laranja, em meio a uma paisagem incrível é totalmente fascinante. Tivemos momentos especiais vendo o pôr-do-sol ao lado dos moinhos em Mykonos e, em Santorini, com direito a passeio de barco e degustação de vinhos em uma vinícola! Tem coisa melhor do que ver o sol se por ao lado de quem a gente ama?

Curtindo o pôr-do-sol nos moinhos de Mykonos
Pôr-do-sol em Oía, Santorini
Pôr-do-sol em Zakynthos

Deixe seu comentário