Alemanha: Rothenburg ob der Tauber na Rota Romântica

0

Rothenburg ob der Tauber é a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha e a mais famosa da incrível Rota Romântica, a linda estrada que liga 29 pequenas cidades no sul do país. Nós já falamos um pouquinho sobre todas as cidades no post “Alemanha: A incrível Rota Romântica“, demos sugestões sobre o que conhecer em Würzburg, a primeira cidade da Rota no post “Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica” e contamos todas as dicas para visitar o incrível Castelo de Neuschwastein (aquele que inspirou a Disney a construir o castelo da Cinderela) no final da estrada. Agora chegou a vez de explorarmos a belíssima Rothenburg ob der Tauber! É impossível não se apaixonar por esse lugar mágico, quer ver?

ALEMANHA: ROTHENBURG OB DER TAUBER NA ROTA ROMÂNTICA

A cidade de Rothenburg ob der Tauber é daqueles lugares que parece que saíram de contos de fadas. O nome “Rothenburg ob der Tauber” significa, em alemão, “fortaleza vermelha acima do (rio) Tauber”. A cidade é uma gracinha, com ruas de paralelepípedo, casinhas lindas de exaimel decoradas com florzinhas e fachadas coloridas…tudo parece fazer parte de um mundo encantado. Embora haja indícios de civilização no local antes do ano 1000, Rothenburg ob der Tauber em 1170, em plena Idade Média e era formada pela praça central (Marktplatz), a Igreja de St. Jakob e o Castelo Staufer (destruído por um terremoto em 1356). As famosas muralhas e torres que circundam a cidade visando sua proteção foram construídas durante o século XIII. São cerca de 3 km de muralhas que  impressionam por estarem tão bem preservadas. Há pontos nas muralhas que é possível subir através de escadas e caminhar por elas. A vista da cidade é simplesmente incrível e você se sente pisando em história! Essa é, sem dúvida, uma das atrações mais interessantes para conhecer na cidadela.

caminhando pelas muralhas-rothenburg
Caminhando pelas Muralhas de Rothenburg
Imensas muralhas que circudam a cidade
Imensas muralhas que circudam a cidade

Conta a história que em outubro de 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, o católico Johann Tserclaes, conde de Tilly, estava planejando que seus 40 mil soldados tomassem a Rothenburg ob der Tauber, uma cidade de população luterana. Ao invés de permitir a entrada, a cidade se defendeu para suportar o cerco. No entanto, as tropas de Tilly derrotaram rapidamente Rothenburg, perdendo apenas 300 soldados.

rothenburg-vista
Vista da cidade de Rothenburg na região do Burggarten

A lenda conta que o general desafiou Nusch, prefeito da cidade, a tomar um cântaro de 3,250 litros de vinho em um gole só para que não destruísse completamente a cidade. O prefeito aceitou o desafio e Tilly cumpriu a promessa de não destruir Rothenburg. Depois do inverno, as tropas deixaram a cidade pobre e quase vazia, e em 1634, a peste negra matou muitos mais habitantes. Sem qualquer dinheiro ou poder, Rothenburg parou de crescer, preservando assim seu estado século XVII.

rothenburg-rua3
Casinhas coloridas e com flores nas janelas são o charme da cidade

Desde 1881, no Dia de Pentecostes (celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa), a cidade encena na praça central o “Der Meistertrunk”, o encontro de Nusch com o conde de Tilly, visando relembrar seu passado medieval que ainda está presente em cada cantinho de Rothenburg. Veja mais informações e adquiria ingressos neste link. Mesmo que você não esteja na cidade durante esta época, pode aproveitar sua passagem pela Marktplatz para admirar um prédio branco com um relógio astronômico, o Ratstrinkstube mit Kunstuhr. Diariamente, de hora em hora (entre 10h e 22h) a janelinha do relógio se abre mostrando o “herói” da cidade, o antigo prefeito Nusch.

O famoso prédio branco com o relógio astronômico. Foto: tourismus.rothenburg.de
O famoso prédio branco com o relógio astronômico na Marktplatz. Foto: tourismus.rothenburg.de

Curiosidades Cinematográficas

A cidade serviu de inspiração para a Disney criar a vila da animação Pinóquio (1940) e vários outros filmes. Além disso, Rothenburg serviu de local de filmagem para os filmes Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010) e Parte 2 (2011).

NACHTWÄTCHER

Uma das coisas mais interessantes para mergulhar na cultura local é fazer um tour pela cidade com o Nachtwätcher (Vigia Noturno). Na Idade Média, alguns vigias eram responsáveis pela segurança da cidade, guardando a cidade de possíveis invasões. Embora agora esse perigo não exista mais, a tradição é mantida e é comum encontrar com um homem vestido com roupas escuras e antigas andando à noite pela cidade trabalhando, atualmente, como um guia que leva os visitantes para um tour pelas ruas da cidade, contando histórias da época medieval. Os tours são feitos em inglês e alemão. As histórias contadas são super interessantes e, algumas, muito divertidas! Nós adoramos o passeio e recomendamos.

  • Ponto de encontro: Marketplatz
  • Horários: duração de 60 minutos
    • de meados de março a início de janeiro: diariamente às 20h (tour em inglês) / 21h30 (tour em alemão)
    • do início de janeiro até meados de março: somente aos sábados  às 20h (tour em inglês) / 21h30 (tour em alemão)
  • Preços: 8 euros (tour em inglês) / 7 euros (tour em alemão)
Natchtwätcher contando histórias divertidas e curiosas durante o tour
Natchtwätcher contando histórias divertidas e curiosas durante o tour

DOCE TÍPICO: ROTHENBURGER SCHNEEBÄLLE

E não é que a cidade tem seu doce típico? O nome dele é Rothenburger Schneebälle (Bola de Neve de Rothenburg). Trata-se de uma massa doce no formato de uma esfera com diferentes tipos de coberturas. Há várias lojas na cidade que vendem o doce.

rothenburg-SCHNEEBÄLLE
Vitrine de uma doceria especializada em Schneeballen

O QUE FAZER EM ROTHENBURG OB DER TAUBER

Todos as atrações que separamos estão listadas no mapa abaixo. Também incluímos os portões da antiga muralha da cidade e da loja de Natal conhecida internacionalmente que é magnífica.

PORTÕES

1. Rödertor

Este é o portão principal da entrada da antiga cidade medieval, formado por telhados ponteagudos. A torre principal é a parte mais antiga do complexo portão. Ela remonta ao século XIII, enquanto o nível superior de enxaimel foi adicionado por volta do século XVII. Além da torre da Prefeitura (Rathausturm), a Rödertor é a única torre acessível na cidade de Rothenburg (Horários: de março a novembro de 10h às 17h). Ao lado do portão funcionava uma alfândega responsável pela cobrança de pedágio para acessar a cidade.

Rödertor, o principal portão de entrada da cidade. Foto: tourismus.rothenburg.de
Rödertor, o principal portão de entrada da cidade. Foto: tourismus.rothenburg.de

2. Galgentor

Este portão foi construído no século XII e fica localizado no ponto mais alto da cidade. Ele é o portão de saída para Würzburg, a primeira cidade da Rota Romântica. Cinco torres foram adicionadas às fortificações por volta do ano 1600. É precisamente aqui que os generais Tilly e Turenne conseguiram romper as defesas cidades durante a Guerra dos Trinta Anos, em 1631 e 1645 respectivamente. Atualmente, existe no local um parque infantil.

Torre Galgentor vista de cima da muralha
Lateral da Torre Galgentor vista de cima da muralha

3. Kobolzeller Tor

Construída em 1360, a Kobolzeller Tor é a porta de saída mais próxima da área em que se localiza a Ponte do Rio Tauber, que dá nome à cidade. Há uma torre na área que proporciona uma linda vista.

Entrada para o portão Kobolzeller Tor
Entrada para o portão Kobolzeller Tor

4. Klingentor

Com mais de 30 metros de altura, desde o século XVI essa torre teve um vaso de cobre instalado e a torre foi convertida em uma torre de água, servindo para abastecimento da cidade desde então. Uma das características especiais do portão Klingentor é que ele compartilha uma parede com a Igreja de St. Wolfgang, formando uma ligação entre arquitetura mundana e espiritual que é bastante singular. Na Idade Média, era possível subir a torre por dentro da igreja, permitindo que os defensores da cidade disparassem sobre o invasores

Torre Klingentor, um dos acessos para se caminhar nas muralhas
Torre Klingentor, um dos acessos para se caminhar nas muralhas

5. Burgtor & Burggarten

Antigamente, nesta região havia sido construído um castelo imperial em 1142 do rei Konrad III. A razão para a construção deste “Portão do Castelo” foi um desastre natural que se abateu sobre Rothenburg, em 1356, quando um terremoto destruiu as fortificações. Foi decidido que uma torre fortificada deveria proteger a cidade dos invasores do oeste. Qualquer um que queria deixar Rothenburg à noite precisava de uma autorização expressa da Câmara Municipal.

O imponente Burgtor
O imponente Burgtor

Atualmente, a Burgtor forma a entrada para os Jardins do Castelo (Burggarten), um pequeno parque muito bonito e florido. Durante à noite ocorrem apresentações do famoso Teatro de Marionetes da cidade. As vistas do horizonte da cidade a partir deste local são belíssimas. É, sem dúvida, um dos locais mais aconchegantes de Rothenburg.

rothenburg-jardins
Vista incrível da cidade, ao fundo, na região do Burggarten
rothenburg-jardins2
Muita área verde e bancos para sentar e admirar a paisagem
rothenburg-jardins3
Belos jardins e estátuas decorativas
rothenburg-jardins4
Antigas construções ainda podem ser acessadas

6. Spitaltor / Spitalbastei

Este local é simplesmente incrível! É a área mais nova da muralha e a mais impressionante de todas. Construídas em forma de um oito em o fim do século XVI, estas fortificações impressionantes eram obra de Leonhard Weidmann. Sete portas, uma ponte levadiça, uma ponte levadiça e um parapeito que poderia ser usado para ataques com canhões para proteger Rothenburg de ataques do sul estão entre as atrações. Não veja somente do lado de fora, entre nas muralhas, veja o fosso, os canhões e toda a construção medieval que é imperdível!

placa-spitaltor
Placa indicando o Spitaltor
rothenburg-Spitaltor
Portão de Entrada Spitaltor
Pátio na região de Spitalbastei
Pátio feito com a muralha na região de Spitalbastei
rothenburg-Spitalbastei4
Caminhando por dentro da fortificação que conta com canhões antigos
rothenburg-Spitalbastei
Ponte na região do Spitalbastei

ATRAÇÕES

7. St. Wolfgangskirche 

Esta igreja em estilo gótico tardio é fortificada externamente e tem uma decoração delicada no seu interior. Ela é a única igreja fortaleza da cidade, por ser integrada ao Klingentor, como mencionamos anteriormente. A igreja conta com três altares que datam de 1500. A igreja era local em que muitos pastores rezavam para que seus rebanhos ficassem protegidos de predadores.

  • Endereço: Klingentorbastei 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários: sexta e sábado de 9h30 às 17h / domingo de 10h às 13h e de 13h30 às 16h30 / durante o mês de agosto: aberta diariamente de 9h30 às 17h
Região da Wolfgangskirche
Região da Wolfgangskirche que se integra com o Klingentor

8. Jakobskirche

Com janelas estreitas e torres altas, esta é a mais importante igreja da cidade. As pessoas da cidade doaram tesouros de arte valiosos e um conjunto impressionante de obras de arte desde que a construção foi concluída em 1485. As maiores relíquias da igreja são o Altar do Santo Sangue que, segundo a lenda, guarda uma gota do sangue de Cristo; e a representação da Última Ceia que é considerada como um dos melhores exemplos do trabalho do famoso entalhador Tilman Riemenschneider.

  • Endereço: Klostergasse 15, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários: de janeiro a março e novembro de 10h às 12h e de 14h às 16h / de abril a outubro de 9h às 17h / dezembro de 10h às 16h45
rothenburg-vista-igreja-jakob
Igreja de St. Jakob vista das muralhas
rothenburg-igreja-jakob-dentro
Altar da igreja St. Jakob

9. Reichsstadtmuseum (Museu da Cidade Imperial)

Este incrível “Museu da Cidade Imperial” possui 3 andares de exibições que contam em detalhes a história de mais de 800 anos da belíssima cidade de Rothenburg ob der Tauber. O museu apresenta uma impressionante variedade de artefatos históricos e culturais. Desde 1936, o museu foi instalado no antigo convento dominicano, que fechou em 1544. A exibição traça a história do armamento na Europa da Idade da Pedra até o século XIX e inclui armas de alta qualidade e utensílios variados.

  • Endereço: Klosterhof 5, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários: diariamente
    • de abril a outubro: de 9h30 às 17h30
    • de novembro a março: de 13h às 16h
  • Entrada: 4,50 euros / 3 euros para ter a permissão de tirar fotos
Peças do acervo do museu em exposição. Foto: site oficial do museu
Peças do acervo do museu em exposição. Foto: site oficial do museu

10. Marktplatz (Praça do Mercado)

A Praça do Mercado é o coração de Rothenburg. Rodeada por charmosas casinhas de enxaimel, é aqui que também fica a Prefeitura (Rathaus) da cidade que possui uma torre (Rathausturm) de 52 metros de altura, em que se pode subir seus 220 degraus para se ter uma linda vista da cidade; e um museu, o Historiengewölbe, com uma exposição de armas e equipamentos medievais.

Casinhas coloridas típicas na Marktplatz
Casinhas coloridas típicas na Marktplatz

Rathaus

  • Endereço: Marktplatz 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários da Torre:
    • de abril a outubro: diariamente de 9h30 às 12h30 e de 13h às 17h
    • de janeiro a março e novembro: sábado e domingo de 12h às 15h
    • dezembro: diariamente de 10h30 às 14h e 14h30 às 18h (sexta e sábado até 19h)
  • Entrada: 2 euros
A imponente prefeitura e sua torre. Foto: rothenburg.de
A imponente prefeitura e sua torre. Foto: rothenburg.de

Historiengewölbe

  • Endereço: Rosengasse 31, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários: 
    • março: de 12h às 16h
    • abril: de 10h às 16h
    • de maio a outubro: de 9h30 às 17h30
    • novembro: de segunda a sexta de 13h às 16h / sábado e domingo de 10h às 16h
    • dezembro: de segunda a sexta de 13h às 16h / sábado e domingo de 10h às 19h
  • Entrada: 2,50 euros
Exposição do Museu Historiengewölbe. Foto: tourismus.rothenburg.de
Exposição do Museu Historiengewölbe. Foto: tourismus.rothenburg.de

11. Käthe Wohlfahrt-Weihnachtsdorf (Loja de Natal)

Esta é a loja mais famosa em decoração natalina em toda a Europa. Com um acervo surpreendente e muitos itens feitos à mão em madeira e vidro, é um show visual incrível de decorações natalinas dos mais variados tipos. Uma árvore de Natal de 5 metros de altura fica localizada no centro da loja e é simplesmente encantadora. Além de Rothenburg ob der Tauber, a loja tem filiais em outras cidades alemãs e lojas nos Estados Unidos, Bélgica e França (confira todos os endereços neste link).

  • Endereço: Herrngasse 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários: aberta o ano inteiro
rothenburg-loja-natal-carro
Carro natalino em frente à loja
rothenburg-loja-natal3
Árvore de 5 metros de altura simplesmente magnífica

12. Deutsches Weihnachtsmuseum (Museu do Natal)

O Museu do Natal fica localizado no andar superior da Käthe Wohlfahrt. Vá até o caixa da loja e avise que quer visitar o museu. Você vai receber uma ficha que deve ser depositada na catraca da entrada do museu. As exposições procuram retratar as celebrações de Natal de 1800 até 1960, através de enfeites artesanais, presépios, cartões de Natal e uma enorme coleção de árvores de Natal. Infelizmente, é proibido tirar fotos dentro do museu.

  • Endereço: Herrngasse 1, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários: diariamente de abril a 23 de dezembro de 10h às 17h / de janeiro a março horários restritos / confira outras datas e horários neste link
  • Entrada: 4 euros
  • Tours guiados: de março a novembro na primeira segunda feira de cada mês às 10h; aproximadamente 1 hora; taxa de entrada + 2 euros
rothenburg-loja-museu-natal
Museu do Natal fica colado na Loja Käthe Wohlfahrt e o acesso é feito por dentro da loja

13. Markusturm

Markusturm é uma torre alta de mais de 22 metros de altura que faz parte da primeira fortificação erguida na cidade por volta do século XII. O local é ótimo para tirar fotos junto às casas de enxaimel!

  • Endereço: Rödergasse 22, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Caminhando pelas ruas de Rothenburg na região do Markusturm
Caminhando pelas ruas de Rothenburg na região do Markusturm

14. Mittelalterliches Kriminalmuseum (Museu do Crime)

O Museu do Crime e Justiça Medieval é o único museu europeu voltado para leis. Mil anos de história jurídica são trazidos à vida no Museu do Crime Medieval, com os verdadeiros horrores cometidos em exposição. É preciso ter estômago para conhecer no detalhe os métodos de “correção” e pena de morte. As exposições são impressionantes e contam com comentários detalhados, oferecendo uma visão sobre os meandros da lei que você não vai esquecer tão depressa. Casos criminais notórios são registrados em xilogravuras e gravuras de cobre, enquanto há um departamento inteiro dedicado à bruxaria e de caça às bruxas na Baviera.

  • Endereço: Burggasse 3-5, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
  • Horários: diariamente
    • de abril a outubro de 10h às 18h
    • de novembro a março de 13h às 16h
    • última entrada 45 minutos antes do fechamento
  • Entrada: 7 euros
Entrada para o Museu do Crime
Entrada para o Museu do Crime

15. Plönlein

Um dos locais mais importantes e icônicos da cidade é esse belíssimo cruzamento que é o cartão postal de Rothenburg ob der Tauber. Um estreito edifício de enxaimel com uma pequena fonte na frente, ele é enquadrado pela torre Kobolzeller (à direita da foto) e pela torre maior Siebers, com moradias cuidadosamente restauradas criando um efeito charmoso e pitoresco.

rothenburg-plonlein-ana-paulo
Cruzamento mais emblemático de Rothenburg ob der Tauber
rothenburg-vista-plonlein
Plönlein vista da rua de cima

QUANTOS DIAS

Rothenburg é uma gracinha de cidade e uma das coisas mais legais é ficar se perdendo por suas ruelas. Para aproveitar bem o que a cidade tem a oferecer, vale a pena ficar de 2 a 3 dias. Nós ficamos 3 noites e 2 dias inteiros e conseguimos conhecer as principais atrações.

COMO CHEGAR A ROTHENBURG OB DER TAUBER

É possível chegar a Rothenburg ob der Tauber de carro, ônibus da Rota Romântica, trem e excursões ou tours saindo de cidades grandes próximas. Para ver detalhes, acesse este post com detalhes sobre o que e como conhecer a Rota Romântica.

ONDE SE HOSPEDAR

Existem opções tanto dentro das muralhas, quanto fora (costumam ser mais baratas). Nós ficamos hospedados em um hotel dentro da cidade, o Hotel BurgGartenpalais, um hotel 4 estrelas super charmoso e com funcionários muito prestativos. O edifício é antigo, com um belo jardim de rosas, decorado em estilo renascentista. O Hotel oferece café da manhã em um lindo salão com móveis em madeira e wifi gratuito nos quartos. Super recomendado!

Hotel BurgGartenpalais

  • Endereço: Herrngasse 26, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

Outras opções de hotéis bem avaliados em Rothenburg ob der Tauber:

Em frente ao hotel em que nos hospedamos em Rothenburg
Em frente ao hotel em que nos hospedamos em Rothenburg

Leia mais sobre a Rota Romântica:

Deixe seu comentário